China põe Brasil no devido lugar.

De Rolf Kuntz, no Estadão. Íntegra aqui.

"Foi uma tolice fazer cara de choro porque o presidente Hu Jintao recusou-se a receber o chanceler brasileiro, Celso Amorim, antes da chegada do presidente Lula. Por que agiria de outra forma? Por ter recebido, antes, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton? Em vez de guardar ressentimento, o governo brasileiro deveria ter aprendido a lição: os Estados Unidos são prioritários para a China. O Brasil não é. A China tornou-se o mercado número um para produtos brasileiros, nos últimos meses. Importou grandes volumes de matérias-primas, enquanto os outros grandes mercados estavam em recessão. Se os chineses não tivessem comprado, os preços teriam caído mais e o Brasil não teria para onde exportá-los. Os chineses sabem disso e têm consciência de sua posição vantajosa nessa relação. Mas o presidente Lula e seus estrategistas internacionais demonstram enorme resistência ao aprendizado. O presidente brasileiro encerrou a visita convidando os chineses para produzir etanol na África. Aceitem ou não, os chineses só decidirão com base em seus interesses. Já estão na África, onde exploram recursos naturais com mão de obra chinesa, e devem achar muito engraçada a proposta brasileira de uma aliança para salvação da África. O presidente Lula e vários de seus auxiliares parecem acreditar em coisas estranhas. Vivem proclamando sua crença em alianças do tipo Sul-Sul, defendem o ingresso dos bolivarianos para fortalecer o Mercosul e falam dos Bric como se Brasil, Rússia, Índia e China formassem um bloco de países com interesses convergentes. Mas essas quatro letras são apenas uma sigla, inventada por um economista para designar quatro países com possibilidades de assumir um peso muito grande na economia mundial. Dos quatro governos, só o brasileiro atribui a essas letras um significado geopolítico e, mais que isso, ideológico. Os outros, de vez em quando, fingem levar a sério essa esquisitice. No fundo, devem achar essa conversa muito engraçada."

19 comentários

Alô amigos
PRESIDENTE nenhum recebe MINISTROS,a não ser ocasiões especialíssimas e com INTERESSES maiores.
Só em tribo de índio o cacique recebe qualquer gato pingado.

ai meus protocolos
abraços

Reply

O gente patética. Será que não tem semancol?

Reply

Excelente artigo! Claro, lúcido e objetivo. Pena que a turminha do Itamaraty não vai lê-lo e, se ler, vai achar que não é nada disso. Preferem morrer pastando, a admitir que estão errados.

Reply

O Brasil só interessa à China, EUA e Europa quando vende suas riquezas a preço de banana como vai acontecer com tudo que temos de riqueza natural na Amazônia, vide o caso da Reserva Raposa do Sol.

Damos a B...a para todos os países e ainda queremos ter moral ?

Todos os países desenvolvidos sabem que o brasileiro é um dos povos mais corruptos do mundo e, por isso, somos motivo de piada em vários países.

Reply

Eles acreditam piamente que "us brasileirus são os malhores e melhores du mundu! ". E nosso presidente está convencido de que sua conversa mole de balcão de buteco convence outros, além dos trouxas daqui!

Reply

Caro Coronel, a visita foi um retundante fracasso. A negociação da carne de frango já estava pronta, feita pelo setor, com um trabalho sem apoio do Itamaraty.

Agora, como vai ser o empréstimo de 10 bi para a BR? Como vamos entregar este óleo durante tanto tempo, sem ter certeza do preço, das condições do futuro... como foi feita esta negociação que, até o momento, está clara como petróleo. Só sabemos da grana que entra e do óleo que sai. Como vai ser feito o equilíbrio das contas no futuro, ninguém sabe... E o que a BR está fazendo com o seu lucro, que não consegue grana para investimento???

Reply

CORONEL:
Nosso presidente nos envergonhando.
ACORDA ELEITOR IDIOTA

Reply

Viu a última, Coronel, os donos da famigerada Petrobrás fizeram um protesto para que a empresa deles não seja investigada pelo Congresso: http://www.estadao.com.br/noticias/economia,protesto-contra-cpi-da-petrobras-reune-25-mil-no-rio,374603,0.htm

O Bolivariano da Silva levou foi um puxão-de-orelhas na China que ao invés de alimentarem a volta da ciranda financeira do Apedeuta, pediram para ele reduzir os preços em 40%.

Imagina só, Coronel, o cara que está acostumado a manter os preços da gasolina em patamares como se nada tivesse acontecido na economia mundial vai entender o que disseram o chineses?

Esquece, Coronel! Quem não entende o óbvio vai lá entender um sujeito falando em mandarim?

Reply

Para o petralha que faz interpretações literais do primeiro comentário deste post:

Presidentes não recebem subalternos, mas manda que subalternos se encontrem para preparar a reunião e foi isso que não aconteceu com o tapado que chamam por aí o chanceler nosso.

Reply

e apos mais esse vexame itamaratiano, os brasileiros ainda terão que continuar a comprar as bagulhadas produzidas por la...kkkkkkkk

o Brasil ainda parece uma colonia, aonde só despacha matéria-prima bruta e depois compra o produtinho com valor agregado dando o real lucro pra chinesada...

eh colocar um carrinho de pipoca na mão dessa gente e a falência eh certa...

eh tao verdade, que tudo que essa gente consegue administrar são sindicatos, ongs e órgãos oficiais, aonde nada eh produzido e o saco eh sempre sem fundo...

ou seja, prejuízos não são contabilizados..

Reply

Coronel:

O seu aqui remete ao site do Itamaraty. Irônico, não? E o artigo completo desanca ainda mais fortemente o Itamaraty! Outro gigante asiático que não está nem aí para o Brasil é a Índia, a terceira potência econômica asiática (fica atrás do Japão e da China). As eleições indianas confirmaram o atual partido no poder, que é francamente a favor dos mercados livres, e cada vez mais segue a receita do FMI. Já descolou do BRIC. No dia em que a vitória do Primeiro Ministro Manmohan Singh foi confirmada - a maior vitória eleitoral em 20 anos - a bolsa indiana deu um salto de 17%.

Hereticus

Reply

Caro Coronel,

Celso Amorim quer tirar uma de Hillary? Jesus!

Hillary, além de ser Secretária de Estado dos EUA, é (ela mesmo) Hillary, a mulher que disputou com Obama e foi importante para a vitória dos democratas, além de ser mulher de Bill Clinton. Esse Celso... quem é ele mesmo?

Ô turminha que não sabe seu lugar!!!!

Um abraço

Reply
ronaldo sergio repsold mitchell mod

O que a China quer e conseguiu é comprar nossas commodities a preço de rescaldo de crise e pagando com a moeda chinesa.O apedeuta não tem, idéia do que vai resultar deste escambo,será igual ás importações dos argentinos ano passado,que nos deixaram com um monte de moeda podre e calote em dolar.

Reply

Coronel:

noticia do Estadão:

A Turquia, que depende de recursos de petróleo estrangeiros para suas necessidades energéticas de aproximadamente 100 milhões de barris de óleo por ano, fechou acordo este ano para que a Petrobras explore dois poços no Mar Negro.

"Estamos planejando investimentos de 300 milhões de dólares em atividades de exploração no Mar Negro em 2009 e 2010. Esse é o custo dos dois poços", disse o diretor internacional da Petrobras, Jorge Zelada, nos bastidores de uma conferência em Istambul.

Meu comentário:

Vai usar os bilhões chineses ou somos nós os tolos que vamos fornecer esses 300 milhões de dólares para perfurar no Mar Negro? E a comissão é a de sempre? 30% ?

Hereticus

Reply

lí por aí que os caciques petistas estiveram na china nesta caravana em busca de técnicas para manter o povo calado e obediente na ditadura.

pipoca

Reply

Lulla quer apito, se não der pau vai comer....(bis..)

Nós voltamos aos tempos do Cabral, que dava aos índios pentes, espelhinhos,
apitos e recebia em troca ouro, pedras preciosas...
Hoje nós damos aos chineses matéria-prima( ferro, petróleo, etc...) e recebemos
deles pentes, espelhinhos e apitos (pirateados, por sinal...)...
VIVA O BRASIL!! VIVA O LULLA!!

Reply

Coronel

Ainda vou viver o suficiente para ver algum muro pichado com as frases:

FORA CHINA!
FORA IMPERIALISTAS CHINESES!

Reply

Se bobear os chineses fazem como o Chaves: passam a mão na bunda do Lula e ainda dão risada. Sabe como é: c… de bebado não tem dono.

Reply

Alô amigos
Se os bolivarianos olharem em direção do Suriname verão uma bandeira americana!!!!.
Os EUA acabam de assinar um acôrdo de vigilância eletrônica,etc...para rastrear tráfico,armas,?,e outras cositas más.
O nome bonitinho é : "eTrace"...
Bem no meio dos bolivarianos.

ai meus espiões
abraços

Reply