Para um Jobim fora de tom.

" Finalizando, quero salientar que a desprezível conceituação de que "o general que declarou insatisfação não tem nada a administrar porque é absolutamente indiferente, foi para a reserva, se liberou", bem demonstra a consideração que o senhor empresta aos integrantes da Reserva das Forças Armadas, segmento que o seu ministério pretende representar. Isto mostra,também, o seu desconhecimento da grandeza e da servidão da profissão militar, pois, como bem disse o general Otávio Costa, "a farda não é uma vestimenta que se despe, mas uma segunda pele que adere definitivamente à alma...".Lembre-se que os militares da ativa sempre conferem prestígio, não somente aos chefes de hoje, como, também, aos de ontem. Não existem dois Exércitos. Há apenas um: o de Caxias, que congrega, irmanados, os militares da ativa e da reserva.A certeza de que o espírito militar, que sempre me acompanhou nos meus 47 anos de vida dedicados totalmente ao Exército, o qual, oxigenado pela camaradagem, é formado por coragem, lealdade, ética, dignidade, espírito público e amor incondicional ao Brasil, é o que me faz voltar, permanentemente, contra a concepção contida na sua END."

Carta do General Luiz Cesário em resposta ao Ministro da Defesa Nelson Jobim. A íntegra - não consegui o link do Jornal do Brasil - está publicada na área de comentários deste post.

43 comentários

Carta do Gen Cesário ao Jobim...
ninguém está comentando..
Carta a um Jobim fora do tom :

Luiz Cesário da Silveira Filho
GENERAL DA RESERVA DO EXÉRCITO

Ministro Jobim,
Tomei conhecimento de sua entrevista, publicada no Jornal do Brasil em 15
março de 2009, na qual o senhor responde à pergunta de como pretende
administrar a insatisfação de alguns generais em relação a algumas
diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END).
Por considerar deselegante para comigo e para com os integrantes da Reserva
das Forças Armadas a sua resposta de que "o general que declarou a
insatisfação não tem nada a administrar porque é absolutamente indiferente,
foi para a reserva, se liberou", resolvi considerar a possibilidade de
responder-lhe.
Sei que o senhor não leu as minhas palavras de despedida do Comando Militar
do Leste. Nelas, relembro o saudoso ministro do Exército, General Orlando
Geisel, que afirmou: "Os velhos soldados se despedem, mas não se vão".
Sou um general com 47 anos de serviço totalmente dedicados ao meu Exército e
ao meu país. Conquistei todas as promoções por merecimento. Fiz jus à farda
que vesti. Não andei fantasiado de general. Fui e continuarei a ser, pelo
resto de minha vida, um respeitado chefe militar. Vivi intensamente todos os
anos de minha vida militar. Fui, sempre, um profissional do meu tempo.
Alçado ao mais alto posto da hierarquia terrestre, acompanhei, por dever,
atentamente, a evolução do pensamento político-estratégico brasileiro,
reagindo com as perspectivas de futuro para a minha instituição, na certeza
de que a história do Brasil se confunde com a história do Exército.
Vivemos, atualmente, dias de inquietude e incerteza. Sei que só nós, os
militares, por força da continuidade do nosso dever constitucional, temos
por obrigação manter a trajetória imutável da liberdade no Brasil. É, por
este motivo, que serei sempre uma voz a se levantar contra os objetivos
inconfessáveis que se podem aduzir da leitura de sua Estratégia Nacional de
Defesa.
Ela está eivada de medidas, algumas utópicas e outras inexequíveis, que
ferem princípios, contrariam a Constituição Federal e afastam mais os chefes
militares das decisões de alto nível. Tal fato trará consequências negativas
para o futuro das instituições militares, comprometendo, assim, o
cumprimento do prescrito no artigo 142, da Constituição Federal, que trata
da competência das Forças Armadas.
"Competência para defender a Nação do estrangeiro e de si mesma".
Em época de grave crise econômica, como a que atinge o país, apesar das
tentativas de acobertá-la por parte do governo ao qual o senhor serve, os
melhoramentos materiais sugeridos serão, obviamente, postergados. Mas, o
cerne da estratégia e suas motivações políticas poderão ser facilmente
implementados.
É clara, nela, a intenção de se atribuir maiores poderes ao seu cargo de
ministro da Defesa, dando-lhe total capacidade de interferir em todas as
áreas das Forças Armadas, desde a indicação de seus comandantes, até a
reestruturação do ensino e do preparo e emprego das Forças.
Vejo, atualmente, com preocupação, a subvalorização do poder militar. Desde
a Independência do Brasil, sempre tivemos a presença de um cidadão fardado
integrando a mesa onde se tomam as mais importantes decisões do país. O
Exército Brasileiro sempre foi um ator importante na vida brasileira, e, ao
longo da história, teve o papel de interlocutor, indutor e protagonista.
A concepção ressentida da esquerda, que se consolidou no poder político a
partir de 1995, absorvendo as ideias exógenas do Estado mínimo e da
submissão total do poder militar, mantendo "a chave do cofre e a caneta" em
mãos civis, a fim de conseguir a sua subserviência ao poder político civil,
impôs a criação de um ministério destinado a coordenar as três Forças
Armadas. Isto não se fazia necessário, no estágio evolutivo em que se
encontrava o processo político brasileiro. Em um governo, à época da criação
do Ministério da Defesa, constituído por 18 ministérios, nos quais pelo
menos cinco eram militares, foram substituídos, estes últimos, por um
ministério que, por desconhecimento de seus ocupantes (até hoje, nenhum
ministro da Defesa prestou sequer o Serviço Militar Obrigatório, como
soldado), tem apenas atuado no campo político.
Estou convencido que afastar-nos da mais alta mesa de decisão do país foi
uma estratégia política proposital, o que tem possibilitado, mais
facilmente, o aparelhamento do Estado brasileiro rumo à socialização, com a
pulverização da alta administração do país, atualmente, em 37 ministérios e,
apenas um, pretensamente, militar.
A expressão militar deve ser gerida com conhecimento profissional, pois ela
é um componente indissolúvel do poder nacional. Sem a presença de militares
no círculo das altas decisões nacionais, temos assistido a movimentos
perturbadores da moral, da ética e da ordem pública intentarem contra a
segurança do direito, aspecto basilar em um regime que se diz democrático.
Tal fato traz, em seu bojo, condições potenciais de levar o país rapidamente
a uma situação de anomia constitucional, o que poderá se configurar em risco
de ruptura institucional.
A sua END aprofunda o contexto de restrições à autonomia militar e sugere
medidas que, se adotadas, trarão de volta antigos costumes de politização
dos negócios internos das Forças Armadas. Talvez isso favoreça o modelo de
democracia que querem nos impingir. Será isto o que o senhor quer dizer
quando fala em sua entrevista "que é o processo de consolidação da transição
democrática"?
Finalizando, quero salientar que a desprezível conceituação de que "o
general que declarou insatisfação não tem nada a administrar porque é
absolutamente indiferente, foi para a reserva, se liberou", bem demonstra a
consideração que o senhor empresta aos integrantes da Reserva das Forças
Armadas, segmento que o seu ministério pretende representar. Isto mostra,
também, o seu desconhecimento da grandeza e da servidão da profissão
militar, pois, como bem disse o general Otávio Costa, "a farda não é uma
vestimenta que se despe, mas uma segunda pele que adere definitivamente à
alma...".
Lembre-se que os militares da ativa sempre conferem prestígio, não somente
aos chefes de hoje, como, também, aos de ontem. Não existem dois Exércitos.
Há apenas um: o de Caxias, que congrega, irmanados, os militares da ativa e
da reserva.
A certeza de que o espírito militar, que sempre me acompanhou nos meus 47
anos de vida dedicados totalmente ao Exército, o qual, oxigenado pela
camaradagem, é formado por coragem, lealdade, ética, dignidade, espírito
público e amor incondicional ao Brasil, é o que me faz voltar,
permanentemente, contra a concepção contida na sua END.

18 de Março de 2009 17:38

Reply

Esse vagabundo é um CRIMINOSO por ter falsificado a Constituição e CRIMINOSO por ter usado um uniforme oficial do EB como fantasia.

Reply

Tem outra carta fenomenal, esta do Francisco Batista Torres de Melo, General de Divisão Reformado do EB, em replica a Miriam Leitão.

Eu destaco esta parte:
"""
[...] O que já se ouve, o que se escuta é o povo dizendo: SÓ OS MILITARES PODERÃO SALVAR A NAÇÃO. Pois àquela época da "ditadura" era que se era feliz e não se sabia...Mas os Militares de Hoje, como os de Ontem, não querem ditadura, pois são formados democratas. E irão garantir a Lei e a Ordem, sempre que preciso.

Os militares não irão às ruas sem o povo ao seu lado. OS MILITARES DE HOJE SÃO OS MESMOS QUE OS MILITARES DE ONTEM. A nossa desgraça é que políticos de hoje (olhe os PICARETAS do Lula!) - as exceções justificando a regra - são ainda piores do que os de ontem. São sem ética e sem moral, mas também despudorados. E o Brasil sofrendo, não por conta dos MILITARES, mas de ALGUNS POLÍTICOS - uma corja de canalhas, que rasgam as leis e criam as desordens.
[...]
"""

Reply

Coronel. Deveria ter copiado o link da resenha do CComSEx e te enviado. Copiei de lá. Por vezes o link do JB é complicado, mesmo para o assinante.

Reply

Quem sabe este homem, agora na reserva, jogue gasolina no fogo em brasa que eh a oposicao ao lullismo no pais.

Reply

Coronel,

Acabo de ler o post.

Da carta do General Cesário, destaco o dever de os militares cuprirem o artigo 142, da Constituição Federal, que trata
da competência das Forças Armadas:

"Competência para DEFENDER A NAÇÃO do estrangeiro e DE SI MESMA" (ênfase de minha responsabilidade).

Este é o cerne da preocupação de todo brasileiro de bem, seja civil, seja militar.

Que raio de "modelo de democracia" é esse que o Gen. afirma que querem nos impingir?

Onde pretende chegar o cínico ministro - que teve o acinte de confessar a seus pares e a todos os brasileiros, aboletado então na cadeira de presidente do STF, a falsificação de nossa Constituição -, quando sugere que está em curso um processo de "transição democrática"? Isso
nos levará aonde? "Transição democrática" para que?

Está na hora de a caserna se manifestar. Quer saber, Coronel?, demorou.

Aguardo ouvir mais vozes, como a do Gen. Cesário.

Ao chamado das Forças para ajudar a defender o Brasil de si mesmo, certamente os brasileiros de bem estarão a postos e responderão usando o tom adequado.

Ass. Soldado

Reply

Carta a um Jobim fora do tom

http://jbonline.terra.com.br/leiajb/noticias/2009/03/18/sociedadeaberta/carta_a_um_jobim_fora_do_tom.asp

Jacutinga

Reply

Vergonha, vergonha a desgraça que tomou conta do Estado. Lembremo-nos de que FH é o pai do esfacelamento da nação.

Dizia Ruy, mais ou menos assim, que reeleição seria coisa danosa para o país. Fê-la para si e para seu companheiro. Isso não pode continuar.

O comando de qualquer atividade não pode estar na mão de despreparados. É o fim da picada. Lula tem seu exército particular: MST.

Reply

...É!

CERTOS GENERAIS JAMAIS DEVERIAM SE APOSENTAR PELO BEM DA NAÇÃO...

ESTE, É UM DELES !

E FARÁ FALTA AO SEU AMADO EB E A PÁTRIA QUE ELE DEFENDEU !

COM A IDA DESTE BRAVO PARA A RESERVA ,OS GENERAIS MELANCIA A SERVIÇO DO PT FARAO A FESTA !!

POBRE EB !
POBRE BRASIL !!
NAO TEMOS NENHUMA CHANCE, NÓS, O EB, AS FFAA TODAS E ESTE PAÍS !!!

Reply

Pelo menos esse falou grosso. Esperamos mais pois se se calam o apelido "melancia" vai grudar.

Mago

Tem um bom artigo sobre investimentos em defesa na BBC: o Brasil em 2007 foi o 12º no mundo em investimentos militares mas o percentual em relação ao PIB caiu bastante.

Reply

Sou reservista de primeira
categoria com nove anos
de serviço sempre em corpo
de tropa,já ha trinta
anos fora do quartel,mas pronto a me apresentar a
primeira convocação para
defender a patria do jugo
desses "vermelhos",pois
ainda tenho esta segunda pele aderida a alma.
apesar da idade ainda
posso fazer muita coisa
em defesa de nossa patria.

Reply

Coronel

Se me permite, retifico o Gen Ex Reserva Luiz Cesário da Silveira Filho, pois quando escreveu: "bem demonstra a consideração que o senhor empresta aos integrantes da Reserva das Forças Armadas", deveria ter dito também: "e Forças Armadas no Ativo."

Quant à carta do General, já a tinha lido na sua íntegra, neste Blog:

http://bootlead.blogspot.com/

Infelizmente, até as FA para além de terem um comandante-em-chefe bastardo, igualmente possuem um ministro da defesa vagabundo, grosso e canalha.

Reply

De quanto será conta do "nosso" celular, hein?

Reply

Essa é pra acabar com qualquer vaidoso imbecil.


Minha continência ao General

Luiz Cesário da Silveira Filho

Reply

"Não andei fantasiado de general."
Adorei esse soco nos rins do Jobim das Selvas, kkkkkkk.
Agora falando sério... o general está coberto de razão. Se passa esse The END acabaram as FFAA, vai virar politicanalha tal qual o resto do país... e a Amam vai começar a formar cadetes vermelhos.
Acordem pessoal!!!

Reply

É uma pena que o general Luiz Cesário só viesse a enfrentar o Sr Jobim às vésperas de deixar o serviço ativo. Penso que seria melhor se os nossos generais não se mantivessem tão calados frente ao avanço do comunismo que está cada vez mais evidente. Hierarquia e disciplina é diferente de condescendência em demasia. A lealdade deve ser com a pátria e com a democracia. A sociedade respeita os generais. Vide a manifestação do general Heleno meses atrás.

Reply

Coronel

De toda a carta do Sr. General, algo tem dimensão astronômica, algo desponta, algo brilha e, mais do que tudo, algo esmaga com o coturno aquela coisa desprezível:

"Não andei fantasiado de general"

Se uma frase assim a mim fosse dirigida, pensaria seriamente em estourar meus miolos, porque não aguentaria a vergonha de me olhar no espelho.

Bravo, general.

Perito

Reply

Quem é Jobim, um cretino que declarou haver incluido na Constituição dois artigos não votados (fora os que não confessa e quero crer que o da tal função social da propriedade é um deles), para fazer qualquer comentário acerca do mais humilde dos subalternos? Deveria, antes de fantasiar-se de soldado, ter aprendido o que todo recruta aprende ao chegar à caserna: recruta tem todo o direito de não ter direito; revogam-se as disposições em contrário. Não se trata de nenhuma regra tirânica, mas da garantia de que não falará nem fará merda.

Reply

Militares do meu Brasil,

Vamos nos unir.
Nao e` insubordinacao, e` sobrevivencia e dignidade.
A ativa de hoje sera` a reserva de amanha.
Esta corja socialista esta tratando os militares como os beneficarios da bolsa-familia, esta tirando a dignidade, esta dividindo.
Defendo que socialista de qualquer intensidade de vermelho, so` e` bom depois de enterrado.

.50 Nelles

Reply

O reservista de terceira categoria posto por Lula no Ministerio da Defesa,é despreparado para o cargo.Está por sua nefanda ideologia.

Reply

Esse Jobim desafinado é só mais um aloprado entre milhares que boiam nesse oceano de esgoto em volta da merda maior que é o luLLAnta!

O que me consola, e ao mesmo tempo é muito triste, é que a crise ha de nos salvar desse bando de aloprados.

Teremos de volta o Brasil, quebrado mais teremos.

Gino/SP

Reply

Durante o período em que estão na atividade esses Generais fazem e acontecem. Prendem, soltam, punem, o diabo, mas somente para baixo, não existe um que represente a Instituição, se esse General fosse verdadeiro teria sido HOMEM e feito as críticas quando estava na ativa. Na ativa só olham para seus umbigos, a tropa que se vire. Os militares da ativa sabem bem disso. Agora que o GENERAL levou uma patada de um fraudador ficam "putinhos", vão fazer o quê? Não fazem nada na ativa a não ser prejudicar e ferrar os subordinados, vão fazer algo na reserva? Só ficam alardeando em jornalecos e blogs que ninguém passa a vista. Por isso que o lema do EB é: BRAÇO FORTE PARA DENTRO E MÃO AMIGA PARA FORA. Explicando para o pessoal de dentro ferro, o pessoal civil, prefeitos, autoridades civis, e outros que sirvam aos interesses dos Comandantes, tudo.

Reply

Coronel, acho que esta Carta deveria ser PUBLICADA, em forma de CARTA AO POVO BRASILEIRO, ´para que toda a Nação tome conhecimento do que pensa o sr ministro sobre os nobres GENERAIS.Dora Jardim

Reply

Coronel

chavez tentou um golpe militar em Cuba para tirar raul castro do Poder. Foi descoberto. Isso poderá fazer com que raul se aproxime dos EUA, já que chavez conta com o apoio da URSS.

http://www.defesanet.com.br/al1/cu_raul_chavez.htm

Reply

O meu coturno está brilhando.

Reply

Coronel

Todo este aparato na midia com a "reserva" Raposa Serra do Sol, vinda do FDP do principe charles para ver as suas terras que ocupam toda Amazônia, e ninguém se lembra do imenso território oferecido por collor de melo ao FDP do principe charles, que através dos serviços secretos MI6, da Survival Internacional e da WWF tudo também controlado pelo MI6, já tomou posse do territorio chamado de Ianomami.

Que estão fazendo nossas FA? Por que não intervêm e acabam de imediato com o separatismo, bandeira, passaports e toda essa merda?

Ou as nossas FA já defendem também o separatismo? Estou a crer que sim.

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6306&Itemid=1

Reply

Ao Anônimo das 21:55 meus aplausos. A mais pura verdade foi dita por vc, na ativa, capacho de terrorista, na reserva, "putinhos".

Reply

"Reserva" Raposa Serra do Sol

Artigo 3
Os povos indígenas têm direito à livre determinação. Em virtude desse direito, determinam livremente a sua condição política e perseguem livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural.

Artigo 4
Os povos indígenas no exercício do seu direito à livre determinação, têm direito à autonomia ou ao autogoverno nas questões relacionadas com seus assuntos internos e locais, assim como os meios para financiar suas funções autônomas.

Artigo 30
“Não se desenvolverão atividades militares nas terras ou territórios dos povos indígenas, a menos que as justifiquem uma razão de interesse público pertinente, ou que as aceitem ou solicitem livremente os povos indígenas interessados”.

Ao invés de carta, que tal reagir contra isso? Estão tungando parte do território Nacional na cara dura.

Reply

Coronel :

Além do ...

01 - " Fiz jus à farda que vesti. Não andei fantasiado de general."

Tem essa também :

02 - " (até hoje, nenhum ministro da Defesa prestou sequer o Serviço Militar Obrigatório, como soldado),"

E agora, qdo irão defender a Pátria dela mesma ?

Estamos esperando !
.

Reply

Sr. Coronel: Novamente fora de contexto.

Continuo vendo TV Senado.
Programa gravado mostra um cara (William Douglas)que chora copiosamente ao defender o sistema de cotas para negros.

Esse cara está pregando a discórdia.


Apesar de católico, estou agora desobedecendo a orientação da igreja e sendo favorável ao aborto; se esse cara tivesse sido abortado não estaria pregando o que pode se tranformar em guerra civil no nosso país.

Reply

Coronel, mais uma vez Jobim mostrou seu desrespeito ao homem que veste verde-oliva. Desconhece que uma vez General sempre General e esse posto não é cargo, é mérito. A essência desses homens é sua fidelidade a seu juramento à Pátria. Já o cargo de ministro, muitos, apenas conveniência, serviçais de Governos dançando conforme a música .

Parabéns General sua resposta a esse senhor foi mais que necessária faz lembrar a frase:
"Os lugares mais quentes do INFERNO estão reservados para aqueles que EM TEMPOS DE CRISE MORAL optam por ficar na NEUTRALIDADE." (Dante Alighieri).
Abraços
J.Angel

Reply

Anônimo das 21:19, do post colocado dia 17, ás 23:28, com o título:Criador e Criatura, encimado com uma foto de duas aberrações marxistas, tendo ao fundo um Cristo pensativo, perguntando-se o que fazia entre aqueles dois ladrões.

Não confunda alhos com bugalhos. Se não entendeu o que Hereticus escreveu, è uma coisa, problema seu. Ele falou de El Salvador que colocou um marxista no Poder. Este El Salvador atual, moderno mas estúpido!

È um paiseco de merda sim, como todos aqueles que nos cercam, mas agora, atualmente, com a sua inclinação política marxista, esquerdopata, ainda mais.

Hereticus não falou no passado. Falou de agora, com a escolha por parte do eleitor pé descalço de um FDP de marxista que usou apenas demagogia petralha na campanha eleitoral.

E Hereticus tem toda razão em falar no BNDES e o dinheiro que eles vão entregar, pois è o que lamentavelmente sucedeu com todos os países da AL que elegeram governos marxistas. Seus governantes ficaram ricos e o povo na merda.

Aliás, o verdadeiro Banco do Sul de chavez, afinal è o nosso BNDES com as muitas dezenas de bilhões de US$ já emprestadados a esses FDP.

Hereticus tem razão, como sempre.

Se não sabe entender nem digerir o que lê, deveria refletir sobre o que tem andado a fazer todos estes anos. Ou então, o seu texto è uma obra prima gramscista prenhe de marxismo esquerdopata (pleonasmo), ao defender o marxismo, falando do passado que já era, que teve seu tempo e lugar na Historia de El Salvador sem no entanto falar diretamente nele e dele.

Reply

Coronel

A espantosa Cuba e seu estalinismo implacável.

"Cabeças rolam em Havana, desconcertando os "especialistas em Cuba".

http://www.midiaamais.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98&Itemid=62

Reply

As criticas feitas por alguns comentaristas ao General Luiz Cesário da Silveira Filho, são de todo, por quaisquer dos seus termos, infundadas e injustas.

Fiz sucinto comentário acerca do General em 15 de março último, em outro blog (http://democraciaoumorte.blogspot.com/2009/03/alerta-verde-oliva.html), por entender que um General que na ativa e imbuido de sua condição de comandante de uma fração de tropa como o Comando Militar do Leste que tem tantas divisões sob seu comando com 94 Unidades Administrativas subordinadas ( vide http://www.cml.eb.mil.br/ vide link subordinação) que sabendo das implicações e responsabilidades do seu posto afronta destemido o poder constituido e ditatorial de comunistas do tipo da escória que hoje domina as três Forças, participando de atos de desagravo a outro militar, em defesa da dignidade e da soberania é antes de tudo, honrado e não merece ser tratado como a imensa maioria que agarrada aos seus galões, treme como se estivesse sofrendo de mal de parkinson diante de comunistas que fogem vestidos de mulher ao primeiro contratempo.

O general Silveira não foi o único, isso é verdade, mas foi o único investido de um grande comando a participar do desagravo ao General Augusto Heleno, tendo sido perseguido por isso.

Sobre a coragem do General - note-se ainda na ativa à época - assim manifestou-se a mídia, mesmo a marrom:

O general Luiz Cesário da Silveira Filho, na primeira fila do auditório, afirmou que o problema em Roraima é de soberania. Segundo o militar, a discussão passa pelo cumprimento do artigo 142 da Constituição, que trata da atuação das Forças Armadas na defesa da pátria

vide:

http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=271&Itemid=36

e ainda:

"A declaração do General Heleno foi aplaudida pelo Comandante Militar do Leste, General Luiz Cesário da Silveira Filho, também de 4 estrelas e colega de Heleno no Alto Comando do Exército, que prestigiou o evento no Clube Militar. Na primeira fila do auditório, o General Cesário destacou que o problema em Roraima é de soberania. Segundo o militar, a discussão passa pelo cumprimento do artigo 142 da Constituição, que trata da atuação das Forças Armadas na defesa da pátria: "Nossa preocupação é constitucional, com a soberania brasileira".

O chefe do Estado Maior do Comando Militar do Leste, General Mário Matheus Madureira, também manifestou preocupação com a homologação em faixa contínua da reserva: "O risco da soberania é com áreas que podem ser separadas do território brasileiro. ONGs internacionais e grupos indígenas podem solicitar essa divisão política. Pode ser a mesma situação que ocorreu no Kosovo. É uma preocupação de todos".

Até então única voz pública das Forças Armadas contra a homologação da reserva Raposa Serra do Sol, Augusto Heleno recebeu ontem o apoio de ex-ministros, como Zenildo Lucena (Exército) e Bernardo Cabral (Justiça), além dos demais Generais do Alto Comando e do líder indígena Jonas Marcolino, convidado para o debate no Clube Militar.

leiam mais em:

http://www.ilheusamado.com.br/?q=node/7361


O INSUSPEITO REINALDO AZEVEDO:

(http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2008/05/colgio-militar-se-manifesta-em-favor-do.html)

Colégio Militar se manifesta em favor do general Heleno
Na Folha:
Em cerimônia pelos 119 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, o general Luiz Cesário da Silveira, do Comando Militar do Leste, afirmou estar convicto de que o STF (Supremo Tribunal Federal) "decidirá pela soberania nacional" na polêmica em torno da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima.
"A soberania será mantida custe o que custar.O STF, essa grande casa, com certeza, dará uma solução que seja a melhor para o país. E o Exército existe para garantir a soberania do país", disse o general ontem.
Durante o evento, o Colégio Militar tornou-se cenário de manifestações em apoio ao posicionamento do comandante da Amazônia, general Augusto Heleno, que critica a demarcação contínua da reserva indígena. Ele afirmou em abril, durante uma palestra, que a política indigenista do país é "lamentável, para não dizer caótica". Ex-alunos do Colégio Militar vestiram camisetas camufladas com a inscrição "A Amazônia é Nossa", vendidas por R$ 30 pela Associação dos Ex-alunos do Colégio Militar.




Jobim, detentor do cargo de maior ascendência das tropas, é apenas um fantoche do imbecil maior. Deveria ser dotado de mais inteligência que o imbecil que o controla, afinal, foi até presidente da única instituição capaz de por freios às demais, o Supremo Tribunal Federal, mas nada fez, senão corromper até a Constituição e é, portanto, indigno de compor os quadros da defesa porque os que têm este tipo de comportamento são excluídos a bem da disciplina.

façam uma pesquisa no google com o nome do general, e ficarão convencidos de que o General LUIZ CESÁRIO DA SILVEIRA FILHO, além de muito honrado, não é o que alguns aqui disseram.

Perfilaram com o General outros nomes ilustres como o General Mario Matheus Madureira , homem digno deste nome, pois foi Sena Madureira o defensor dos militares que regressavam da Guerra do Paraguai (Episódio envolvendo o Montepio dos Militares e que desencadeou a Questão Militar, uma das três causas da derrocada do Império e fatal para a queda do Regime - vide história do Brasil em qualquer livro sério - e encontravam suas famílias e as viúvas de outros militares passando fome como hoje passam em pleno século XXI sem que nenhum "melancia" faça nada)

Para quem tem dúvidas, aconselho que faça como São Thomé, bastando para tanto visitar a página:
http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=271&Itemid=36

e ver as fotos, pois uma imagem vale mais que todo um discurso do Padre Antônio Vieira ou qualquer dos discursos intermináveis de Fidel Castro

O General Luiz Cesário da Silveira Filho estava lá vestindo suas galonas e empunhando sua espada brandiu o bastão de comando dianat de todos.

Minha continência, General, o Brasil precisa de, pelo menos, meia dúzia de soldados como o senhor. O senhor é digno de perfilar ao lado de Caxias.

Reply

Carta de luto. (LEU LEUTRAIX)

Desde que nasci, nunca tive muito orgulho de ser ... Hoje tenho vergonha! Com tantos lugares no mundo para viver, triste a minha sorte de cair nesta terra premiada pela ignorância e pela moral baixa (ou falta total dela).

Não sei o que meu Pai tinha na cabeça, quando resolveu migrar ...para o Brasil. Infeliz decisão. Sinceramente, preferiria ser um miserável em qualquer lugar com dignidade, do que viver neste antro da esperteza.

Muitos se dizem aviltados com a corrupção e a baixeza de nossos políticos. Eu não, eles são apenas o espelho do povo brasileiro : Um povo preguiçoso, malandro, e que idolatra os safados. É o povo brasileiro que me avilta!

Não é difícil entender porque os eleitores brasileiros aceitam o LULA e a quadrilha do PT como seus líderes. A maioria das pessoas deste país fariam as mesmas coisas que os larápios oficiais: mentiriam, roubariam, corromperiam e até matariam. Tudo pela sua conveniência. Com muitas exceções, os brasileiros se dividem em 2 grupos: 1) Os que roubam e se beneficiam do dinheiro público, e 2) Os que só estão esperando uma oportunidade de entrar para o grupo 1.

Por que será que o brasileiro preza mais o Bolsa Família, que a moralidade? Fácil: Com a esmola mensal do bolsa família não é preciso trabalhar, basta receber o dinheiro e viver às custas de quem trabalha e paga impostos. Por que será que o brasileiro é contra a privatização das estatais? Fácil: Em empresa privada é preciso trabalhar, ser eficiente e produtivo; senão perde o emprego. Nas estatais é eficiência zero, comprometimento zero e todos a receber o salário garantido, pago com o imposto dos mesmos idiotas contribuintes.

Para mim chega! Passei minha vida inteira trabalhando, lutando e tentando ajudar os outros. Resultado: Hoje sou chamado de "Elite Privilegiada". Hoje a moda é ser traficante, lobista, assaltante e excluído social. Por isso, tomei a decisão de deixar de ser inocente útil, e de me preocupar com este povo que não merece nada melhor do que tem. Daqui pra frente, mudarei minha postura de cidadão. Vou me defender e defender os direitos e interesses da nossa "Elite Privilegiada".

1) Ao contrário dos últimos 20 anos, não farei mais doações para creches, asilos e hospitais. Que eles consigam os donativos com seu querido "Governo voltado para o Social".

2) Não contribuirei mais com as famosas listinhas de fim de ano de porteiros, manobristas, faxineiros e outros. Eles já recebem a minha parte pelo Bolsa-Família.

3) Não comprarei mais CDs e não assistirei a filmes e peças de teatro dos artistas que aderiram ao Lulismo (lembra, tem que por a mão na M...
Eles que consigam sua renda com as classes c e d, já que a classe média que os sustentou até hoje não merece consideração.

4) Não terei mais empregados oriundos do norte-nordeste (curral eleitoral petista). Porque eles não utilizam um dos "milhões de empregos gerados por este governo"?

5)retirado para evitar processos do mnistério público

6) Está abolida toda e qualquer "gorjeta" ou "caixinha" para carregadores, empacotadores, frentistas, e outros "excluídos sociais". Como a vida deles "melhorou muito com este governo de esquerda", não precisam mais de esmolas.

7) Não comprarei mais produtos e serviços de empresários que aderiram ao Lulismo. É só consultar a lista da reunião de apoio ao Lula, realizada em Set/06. Como a economia está "uma beleza", eles não estão precisando de clientes da "Elite Privilegiada".

8) As revistas, jornais e tv´s que defenderam os corruptos em troca de contratos oficiais estão eliminadas da minha vida (Isto É, Carta Capital, etc). A imprensa adesista é um "câncer a ser combatido". As tv´s que demitiram jornalistas que incomodaram o governo (lembra da Record com o Boris Casoy?) já deixaram de ser assistidas em casa.

9) Só trabalho com serviços públicos privatizados. Como a "Elite Privilegiada" defende a Privatização, usarei DHL ao invés dos Correios, não terei contas na CEF, B.Brasil e outros Órgãos Públicos Corruptos.

10) Estou avisando meus filhos: Namorados petistas serão avisados a não entrar na minha casa. Dinheiro de mesada que eu pago não financia balada e sem restaurante com petista. Sem Negociação.

11) Não viajo mais para o Nordeste. Se tiver dinheiro, vou para o exterior, senão tiver vou para o Guarujá. O Brasil que eu vivo é o da "Elite Privilegiada", não vou dar PIB para inimigo.

12) Não vou esquecer toda a sujeira que foi feita para a reeleição do "Sapo Barbudo", nem os nomes dos seus autores. Os boatos maldosos da privatização (Jacques Vagner, Tarso Genro, Ciro Gomes), a divisão do Brasil entre ricos e pobres (Lula, José Dirceu), a Justiça comprada no STF (Nelson Jobin), a vergonha da Polícia Federal acobertando o PT (Tomás Bastos), a virulenta adesão do PMDB (Sarney, Calheiros, Quércia), a superexposição na mídia do Lula. Sugiro que vocês comecem a defender sua ideologia e seu estilo de vida, senão logo logo, teremos nosso patrimônio confiscado pela "Ditadura do Proletariado".

Reply

Sou brasileira nata, residente no interior de SP, eleitora absolutamente fiel, nunca deixei de votar. Portanto, com o direito que a Constituição me assegura pergunto ao Presidente do Congresso e espero uma resposta divulgada publicamente:
- Quantos jornalistas/reporteres trabalham na casa?
- Como obtiveram seu cargo/emprego?
- Quantos EFETIVAMENTE TRABALHAM DIARIAMENTE no Congresso?
- Há algum/ns jornalistas/reporteres estudando/trabalhando no exterior pagos pelo Erario brasileiro?
- Qual o salario e vantagens conferidos a esses profissionais?

A propósito: não sou jornalista. Sou penas uma brasileira que, na juventude, estudou a noite e trabalhava de dia porque acreditava no futuro. Agora, com mais de 40 anos, percebi que o futuro não existe para quem não tem "padrinho" ou não é afiliado a partidos.
Rem.:Dona de casa indignada com a pouca-vergonha que tomou conta do País.

Reply

Estou enojada Coronel, e pior, sei que nada será feito , porque não existem mais "homens" de brio , com vergonha na cara e amor a Pátria, como nos anos 60...infelizmente creio que meus filhos pagarão pela inação daqueles que um dia jjuraram defender este solo .Sinto vergonha de ser brasileira quando leio coisas como esta.Até quando Coronel, voces como MILITARES vão assistir a tuddo isto inertes?Dora

Reply

Parabéns ao General Luiz Cesário, vejo que ainda existem homens com H neste Brasil, são poucos, mas ainda existem.

Reply

23 anos de ideologias comunistas transformaram essa nação em um bando de pessoas idiotizadas incapazes de reagir à um simples tapa na cara, com algumas raras exceções.Desta vez, ou as FA saem na frente para por ordem na casa ou a vaca vai pro brejo difinitivamente. Por via das duvidas vou providenciar a dupla cidadania e o passaporte enquanto há tempo.

Reply

Coronel,

Realmente é melancólico para as FFAA brasileiras ter um ministro fora do tom... a tal estratégia é com certeza o "the END" das FFAA e dos valorosos militares brasileiros que teimam em aturar gente da pior espécie, alguns de língua enrolada, outros com coturnos gauchescos sem moral...

Reply

-Voces tão deixando as coisas piorarem...
Dilmão 2010; Caxias cai, sobe El Porco, Ernesto Guevara.
-Ja perceberam que nos escritórios da corja petralha sempre tem um retrato do El Porco na mesa ou na parede?
-O General escreveu bem; mas estava de saida.
"Este pessoal já éra".
-Se dentro da caserna os da ativa veem assim, calculem os paisanos, os vermelhos então, morrem de rir, tudo se encaminha para um desfecho, duvidoso.

Reply

Coronel, se puderes divulga esta mensagem do gen Paulo Chagas aos militares:

Há lições que são difíceis de aprender

Caros amigos

Por ocasião do lançamento do intempestivo livro “Direito à Memória e à Verdade”, relato de uma versão facciosa de fatos que ainda estão efervescentes na memória e no julgamento da sociedade, lhes escrevi um texto que chamei de “Uma lição para todos”.

Naquela oportunidade, reagindo ao julgamento antecipado da história, o Alto Comando do Exército, em nota oficial, manifestou com precisão e elegância seu repúdio à atitude demagógica do governo, comprometido com a falsidade e com a desinformação.

No mesmo evento, o Sr Ministro Nelson Jobim, recentemente empossado no cargo, manifestou sua completa ignorância a respeito dos princípios milenares que orientam a prática da liderança militar e revelou, mais uma vez, as principais características de sua personalidade: a arrogância e a vaidade, imaginando que o volume do porte e a impostação da voz pudessem ser substitutos para predicados que ainda não praticara.

Disse e repito: “O desconhecimento da ética profissional militar, por parte do Sr Ministro Nelson Jobim, levou-o a imaginar que aos soldados cabe suportar até a afronta de seus superiores hierárquicos. Ao contrário do que ele possa pensar, erra quem afronta e muito mais quem a suporta ‘acordeiradamente’”.

Agora, passados os muitos meses de sua administração à frente da Pasta da Defesa, tendo convivido intensamente com marinheiros, soldados e aviadores, o Sr Ministro nos deixa em dúvida quanto ao que possa ter aprendido ou entendido a respeito da qualidade que define o líder que ele gostaria de ser: a humildade.

Uma simples e rápida leitura de sua recente entrevista ao JB mostra com clareza sua dificuldade para aprender o que deve para superar os imperativos dos vícios que adornam sua personalidade. O que é, sem dúvida, lamentável!

Tenho relatos precisos de que Sua Excelência reconhece o valor e que até se esforçou para copiar o comportamento dos soldados. Imaginou que se vestindo como um deles lhe seria mais fácil entender, apreciar e absorver sua cultura. Ledo engano! A cultura militar não se aprende por retórica ou simples observação, mas por vocação, honestidade de sentimento e pureza de coração.

Da entrevista, pode-se concluir que o Sr Ministro ainda não entendeu que Defesa é um problema de Estado e não de governo. Confunde o afastamento progressivo dos militares das decisões políticas com seu completo alijamento do processo decisório, o que é um absurdo, já que, como especialistas da Defesa, os militares têm obrigação constitucional de marcar posições em todos os assuntos que lhes são afetos, mesmo que estas não sejam, necessariamente as do governo!

Parece-me que confunde o Sr Ministro “não ter poder de veto sobre decisões políticas” com estar alheio ao processo que conduz à tomada das decisões. Parece não entender que os militares são um segmento importante da sociedade, com destinação constitucional, sendo, portanto, parte a ser ouvida e considerada no processo político, sempre que este interferir em seu compromisso com a Nação.

Revela o Sr Ministro que, juntamente com toda classe política, até bem pouco tempo confundia Defesa da Pátria com perseguição política e repressão, só agora, depois de Ministro, é que descobriu que o poder civil tem responsabilidades nesta área e, de uma hora para outra, como em um toque de mágica, passou a achar que os civis estão mais preparados que os militares para pensar a Defesa!

Imagina o Sr Ministro que o processo de consolidação da transição democrática implica em redução da autonomia militar. Outro equivoco! Os militares sempre estiveram subordinados à constituição, exercendo o papel que lhes cabia na conjuntura vigente, nunca tiveram autonomia além do direito, limite somente ultrapassado para atender ao clamor popular, em defesa da liberdade, pressuposto básico de vida e convivência da Nação brasileira!

Diz o Sr Ministro na entrevista que passou a fazer alguns gestos para deixar claro que os civis, aqueles que nunca se interessaram pela defesa, começavam a ocupar espaços que eles, militares, não tinham ocupado. Devo dizer que os gestos do Sr Ministro revelam apenas a incoerência e a arrogância que se julgava sepultada em seu arquivo do arrependimento! Como pode um seguimento ostensivamente alheio aos problemas da defesa da Pátria, de repente estar identificando e ocupando espaços vazios? Com que competência?

Revela, ainda, o Sr Ministro que a classe política não acessava o problema da defesa porque a ela faltava “dinheiro”. Aí há uma confissão importante que se identifica com o perfil do político brasileiro: se não havia dinheiro não havia o que “administrar”! Ao mesmo tempo é mais uma revelação incoerente em face das declarações anteriores, pois, se os militares tinham autonomia excessiva, interferência no processo decisório, veto e tanto excesso de poder a ser retirado, então por que não havia dinheiro? Por que não se davam ou exigiam dinheiro? É bem provável que o Sr Ministro, tanto quanto eu, esteja a condenar e lamentar o longo período de vigência da estratégia do “Grande Mudo”.

Mais adiante, referindo-se à aquisição de equipamento militar, o Sr Ministro nos diz que o que deve ser comprado não é o que querem os militares, mas o que é entendido como necessário pelo poder civil! O mesmo poder que há pouco não tinha interesse por assuntos de defesa! Só mesmo alguém com muito desprezo pelos militares poderia pensar tamanha estultícia! Seria este o verdadeiro pensamento do Sr Ministro, ou foi traído pela grandiloqüência?

Depõe contra a sua sensibilidade e inteligência a manifestação de felicidade por livrar-se de Generais que, no exercício de seus direitos, colocaram restrições às suas idéias e atitudes. Desconhece, ainda, a índole dos soldados e recebeu justa, contundente e merecida resposta!

Demonstra o Sr Ministro conhecer o prestígio conquistado pelos militares junto à sociedade a que servem, mas não deixa claro se sabe que este é um privilégio conquistado pelas Forças e não por seu Ministério. Seria distração, vaidade, presunção ou a velha arrogância recidiva?

Se, na oportunidade da fanfarronada do lançamento do livro falacioso, o Sr Ministro pôde apreciar a verdadeira dimensão de seu poder e aprender que a liderança militar é algo consentido e não imposto, neste episódio, por outro lado, demonstra, basicamente, dubiedade e incoerência.

Continua a valer, no entanto, a afirmação de que a sociedade sabe que pode confiar no bom senso e nas atitudes dos homens a quem confia o último recurso da razão e o Governo, por sua vez, continua sabendo que o Exército é “disciplinado, mas não está morto”.

Gen Bda Paulo Chagas

Reply

Uma carta c/ esse teor escrita por um General da ATIVA seria o aviso necessário de que as FA não morreram. Os militares de hoje não são diferentes dos de ontem. O meu coturno está pronto p/ uso.

Reply