Folha abranda editorial.

O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, divulgou ontem as seguintes declarações:"O uso da expressão "ditabranda" em editorial de 17 de fevereiro passado foi um erro. O termo tem uma conotação leviana que não se presta à gravidade do assunto. Todas as ditaduras são igualmente abomináveis.Do ponto de vista histórico, porém, é um fato que a ditadura militar brasileira, com toda a sua truculência, foi menos repressiva que as congêneres argentina, uruguaia e chilena -ou que a ditadura cubana, de esquerda.A nota publicada juntamente com as mensagens dos professores Comparato e Benevides na edição de 20 de fevereiro reagiu com rispidez a uma imprecação ríspida: que os responsáveis pelo editorial fossem forçados, "de joelhos", a uma autocrítica em praça pública.Para se arvorar em tutores do comportamento democrático alheio, falta a esses democratas de fachada mostrar que repudiam, com o mesmo furor inquisitorial, os métodos das ditaduras de esquerda com as quais simpatizam."

Otavio Frias Filho

21 comentários

Não se deve dizer ou escrever nada que pareça, mesmo o mais remotamente possível, com um pedido de desculpas para com essa gente da esquerda; eles logo vão pedir o "resto" das desculpas. E vão infernizar a vida do alvo até conseguir.

Pororoca da Silva

Reply

Ôôôpa.

Será que já estão redigindo aquele Caderno Especial ?

Será que ainda leremos aquele título, Os 20 anos em que omitimos o Foro De São Paulo dos brasileiros.
Subtítulo, Nossos motivos e consequências.

Aí, então, Sr. Otavio Frias Filho, seus assinantes reconhecerão o valor dado por V. Exas. aos jornalistas que tombaram praticando jornalismo de verdade.

.

Reply

Discordo. Essa retratação não passa de pusilanimidade. O termo "ditabranda" está corretíssimo. Tanto que o país está hoje nas mãos peludas daqueles mesmos antidemocratas que o regime de então não puniu como devia. "Ditabranda" é também o atual desgoverno, embora de uma outra forma, muito mais perversa e dissimulada.

Jânio de Freitas, escrevendo na Folha de hoje, critica Marco Antonio Villa, por ter apoiado o uso do termo, chamando-o de "historiador à brasileira". Talvez, desde que ele, Jânio, assuma que é um "jornalista à brasileira", tanto quanto o seu jornal é um "jornal à brasileira". Não fossem, já teriam estampado, em editoriais de primeira página, desde o mensalão, uma centena de "Bastas Lula", a exemplo do que fizeram uma vez com o Collor. O mesmo Collor cujo resgate político pelo desgoverno Lula deploram hoje em editorial. Sem dizer, numa só linha que, se ele foi um governo deposto, a continuidade do que está aí é uma prova definitiva do quanto a "democracia à brasileira" e seus acólitos, inclusive jornalistas e jornais, pode ser leviana, sem-vergonha, covarde e absolutamente cúmplice!

Por tudo isso, a "política à brasileira", não passa de ser, hoje, com uma contribuição insuperável de Lula e seus acólitos de dentro e de fora do desgoverno, um esgoto a céu aberto.

Reply

pedir desculpas para comunista é frias.

tem que mais é que pisar no pescoço dessa gentalha¹³.

trecheiro

Reply

Pois falando em dita...dura vejam só que coisa: o governo da Suja Majestade Bobônica (Espanha) vai admitir transexuais (???) nas forças armadas daquele feliz reino, mesmo mutilados (???)... ai meus vinhos!!! Mas o que é isso afinal? Mesmo mutilados, que coisa horrorosa. Li isso num blog argentino, onde o editor recomenda aos militares argentinos se alistarem rapidamente nas forças (!!!) armadas (armadas de quê???) espanholas. Não seria o caso de muitos dos militares daqui, da Bocolândia?

Luiz Riogrande

Reply

Anônimo disse...
pedir desculpas para comunista é frias.

tem que mais é que pisar no pescoço dessa gentalha¹³.

---------------
concordo,
foi ditabranda.
Teria sido ditadura se não tivesse sobrado nenhum para pagar idenizações milhonárias ou sobrar um para presidente do país e ministro....

Reply

O uso do termo é corretíssimo. Não tem nada que se desculpar com esses bocós, que não querem reconhecer que a ditadura militar foi até muito bondosa com esses terroristas, por medo de perderem o direito de ficar distribuindo indenizações e aposentadorias que estão conseguindo mamar.

Reply

Homem correto, pos os pingos nos "is". Não foi por menos que chutou o mascate do seu orgão, pois não lhe era admissivel conviver com um larápio achacador.

Reply

Coronel:

Porque a grande midia (Folha, Estadão, Globo, etc.) é irredutivelmente poderosa?

Por que ela produz tudo o que conhecemos do mundo, com a única exceção de nossa experiência pessoal. Como a midia conta histórias, quais histórias ela resolve contar, e quais ela resolve NÃO contar: este é o universo dos fatos aceitos.

Quem controla a midia, controla a informação. E a ESQUERDA controla tudo, com a unica exceção de alguns blogs e sites. Só aqui pode-se ouvir comentários à direita de V. I. Lenin e K. Marx.

Hereticus

Reply

Incrível a FOLHA,,,francamente, até quando vão ficar se deixando pautar?Dora

Reply

"(...) é um fato que a ditadura militar brasileira, com toda a sua truculência, (...)"

UMA OVA!!!! QUE "TRUCULÊNCIA"??? Assim escrito dá a entender que a "ditadura" brasileira foi algo como a de Pol Pot ou dos próprios Castros.

Essa CANALHA COMUNISTA, Otavio Frias incluso, JAMAIS MENCIONA QUE AS MEDIDAS DE FORÇA SEMPRE FORAM EM REAÇÃO ÀS TENTATIVAS DE TOMADA DO PODER PELA BANDIDAGEM VERMELHA.

Concordo com Sharp Random: será que, algum dia, essa canalha comunista, incluso Otávio Frias Filho, vai pedir perdão por ter escondido o Foro de São Paulo?

Reply

Prezados colegas comentaristas:

Make no mistake, Barack Hussein Obama is the most dangerous men alive today!

Hereticus

Reply

Colegas comentaristas:

Did Obama form a Secret Pact with Mad Billionaire George Soros?

You better believe it!


Hereticus

Reply

SUGESTÃO:

Para melhor se ajustar, sugiro que a expressão seja mudada para DITA-MEIABOMBA.

Reply

SUGESTÃO:

Melhor que DITA BRANDA seria DITA MEIABOMBA.

Reply

A Folha, aquele pasquim miserável, abriu as pernas para meia dúzia de manifestantes. Bem típico.

Reply

Foi "ditabranda" mesmo.A prova é que os safados estão aí.Ditadura mesmo,os safados ,estariam no inferno.Perguntem ao Fidel,ao "porco fedorento,ao Raul,como se faz.

Reply

Ditadura vivemos agora, trancados em casa com medo de sair na rua, pagando fortuna em impostos para sustentar terroristas e anistiados por nada.
Ditadura vivemos agora com vagabundos invadindo propriedades particulares e ficando impunes.
Ditadura vivemos agora com presidente, governadores, prefeitos, ministros, senadores, deputados e vereadores que ficam ricos da noite para o dia, carregam processos criminais nas costas, mas continuam soltos roubando so cofres públicos.
Mostrem um militar que ficou rico durante a ditadura, mostre um militar analfabeto que conseguiu fazer carreira militar.
Cambada de ladrões é o que temos hoje na política brasileira.

Reply

Calma, calma.
A resposta do Otavio é perfeita, equilibrada e distribui sopapos para os críticos da democracia alheia. Pau no Konder e na Malevides.
O problema: não pode o dono do jornal evitar que sejam publicadas tantas bobagens em suas folhas? Poder, pode. É só contratar gente mais qualificada, mais estudada e equilibrada.
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Ao anônimo das 8:31

Peço vênia para subscrever "in totum" seu comentário e cumprimentá-lo por,com perfeição conceitual e gramatical, haver desferido certeiras e merecidas estocadas nos esquerdóides "à brasileira" que infestam a Falha de São Paulo.
Seu comentário é que não dá prá não ler.

Reply

ditabranda
sem ternuma
é verdade
sufocada
a luz é
para as
trevas assim
como a verdade
é para o justo

Reply