Bolsa-família: beco sem saída.

Anunciado em agosto do ano passado, às vésperas das eleições municipais, o plano do governo para qualificar profissionalmente beneficiários do Bolsa-Família - e facilitar seu ingresso no mercado de trabalho - ainda não decolou. O pior para o governo, porém, é que os entraves na pista de decolagem aumentam. O mais visível deles? A mudança da conjuntura econômica - idealizado quando a economia efervescia, o plano de qualificação enfrenta agora um cenário desfavorável, de encolhimento do mercado de trabalho. Mas não é só. As autoridades foram surpreendidas também pelo desinteresse das pessoas convidadas para os cursos profissionalizantes.No ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Social selecionou 370 mil pessoas - com mais de 18 anos e a 4ª série do ensino fundamental concluída - e enviou-lhes uma cartinha. Nela apresentava o chamado Plano Setorial de Qualificação e as convidava a participar. O retorno foi fraco: só 5% mostraram interesse. Leia mais aqui.

14 comentários

Coronel
Olha isso (fonte: Alerta Total):

"Quem tem reservas internacionais estimadas em quase US$ 2 trilhões pode se dar ao luxo de cair na folia em plena crise global. A República Popular da China tem dinheiro a rodo para investir em ativos reais pelo planeta afora. Comunistas no autoritarismo de sua política (aliás, nunca conheceram democracia em sua história) e capitalistas (até selvagens) na economia, os chineses seguem firmes em seu projeto de hegemonia global, antecipando-se ao quase certo agravamento da desestruturação econômica nos EUA.
Os capimunistas chineses botaram o bloco econômico na rua. A ideologia comunista é mera alegoria. Só vale como instrumento de dominação e controle internos. Para os chineses, berra mais alto o pragmatismo dengxiaopingano de “pegar o rato, não importa com que gato”. Por isso, os capimunistas chineses partem com tudo para cima de negócios seguros e promissores em países “emergentes” (ou que só fingem que se desenvolvem, como é o caso, infelizmente, do Brasil)."

Lá no G-1 há a notícia de que o Chavez visitou Cuba sem ninguém saber... Não sei não deve ter ido comemorar a democradura...

Reply

Coronel
Volto a repetir: o mulla transformou o brasil num CEU:
Curral Eleitoral Único.
O Jarbas Vasconcelos (à parte quaisquer divergências políticas e ou outras) deu o grito: O REI ESTÁ NU....

Reply

Querido Coronel,

Todo este desgoverno é uma imensa
porta de entrada, sem saída.
Ordem do dia:
Divertir-se no carnaval, fantasiado,
de preferêcia de caçado de Petralhas.
Abs

Reply

Racinha de vadios...

Reply

A partir do momento em que se conheceu o esquema do mensalão a dura realidade emergiu.

Havíamos eleito um presidente da república estelionatário.

O miserável juntou as angústias do povo durante 20 anos, as converteu em votos mediante promessas e apoios solenes dos mais variados perfis crentes que o PT do Lula implementaria a sociedade igualitária em oportunidades livres de preconceitos.

Havia, de fato, um plano.

Havia uma sociedade secreta ditando que os fins justificariam os meios, quaisquer meios, para se chegar a um fim que, pasmem, não correspondiam a pregação política do PT e do próprio Lula.

Ambos os cenários, do PT e do eleitor foram deformados pela realidade do tamanho do Brasil, restando como elo de ligação a figura patética de um mentiroso contumaz, condenado a mentir pelo resto do tempo em que conseguir permanecer no poder.

Como é possível a mídia que secretou o Foro de São Paulo por mais de 15 anos dos brasileiros continuar cobrindo a vida política do país sem dizer um 'a' que analise o sentido que se pode dar a isso tudo quando o partido que está no poder trabalha para ver implantado um regime incompatível com a Constituição e vontade expressa da maioria dos cidadãos.

Nesse momento de reflexão, tendo ao fundo a alegria artificializada do carnaval, só podemos contar com um milagre da Providência pelo qual todos devemos rezar, qual seja, a dissolução da base de apoio do governo do crime organizado pela via da redistribuição das forças políticas do presidenciáveis "oposicionistas".

O grande momento histórico para Aécio Neves se avizinha.
Tendo a coragem política de costurar sua candidatura pelo PMDB ao cindir as amarras que mantém coesas as forças de apoio inconsciente ao Foro Comunista de São Paulo pela via da corrupção haveremos de despertar o brio do brasileiro cansado de promessas e mentiras cada dia com uma cor diferente.

A acomodação na polarização de faz-de-conta, a anestesia da ressaca da roubalheira, a sobrecarga de processos e de chicanas protelatórias vão implodir nossa democracia.

Não há tempo a perder.

Serra, Aécio, Alckmin, Meirelles e mesmo Ciro Gomes devem reabilitar as bases de um governo comprometido com o futuro democrático para o Brasil.

Aos militares se reserva um capítulo especial. Deve ser escrito por eles próprios.
A direção é óbvia.
O povo quer dignidade.

Dignidade que Lula e o PT nos tomaram avacalhando as metas de vida do brasileiro, nossas Instituições e a nossa imagem perante o mundo.

Se permitirmos sermos vistos como ralé nada deterá o cabresto dos comunistas em nosso lombo.

Acordai, ó oposição, enquanto o povo vê alguma diferença.

Reply

Eu já não vejo diferença entre o poder e a oposição ao poder. Tenho a terrível impressão que todos são farinha do mesmo saco, embora alguns tentem ser pão, outros tentem ser bolo. No fundo, o gosto azedo e o bolor de ingredientes estragados aparecem no paladar.
Não vejo parlamentares comprometidos com o povo. Infelizmente, isso não há!! Tudo o que fazem é legislar em causa própria, engalfinharem-se por cargos e confabularem sobre as próximas eleições para determinar com antecedência quem deterá o poder e assim, estarem ligados à esse grupo.
Sinto uma desolação imensa sobre nossa política e futuro do país. A cada dia afundamos mais nesse lamaçal de falcatruas enquanto vejo nas ruas crianças e velhos desemparados, enquanto vejo que infelizmente não temos hoje um jornalismo que não esteja vendido de alguma forma e que possa, livre de conchavos, investigar e denunciar abertamente os dejetos fabricados na Esplanada.
Belíssima Brasília, no entanto, como diz o ditado, por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Até quando nós teremos um governo seguido de outro que pense apenas em seu universo umbilical???

Salve Salve blogs como esse.

Reply

O bolsa família não ter saída era perfeitamente previsível.

Em primeiro lugar, porque foi criado para gerar eleitorado cativo, logo não tinha qualquer meta de tornar as pessoas capacitadas ao seu auto-sustento; a idéia era criar dependência para garantir os votos que (eventualmente) darão continuidade à dependência.

Em segundo, porque se não existisse o primeiro, o programa deveria ter sido planejado com características do tipo - quem não se capacita fica 2 anos e sai sem poder voltar; quem se capacita ganha mais um ano durante a capacitação e mais um ano com meia bolsa durante o primeiro trabalho de carteira asssinada, etc.

Logo, o que aconteceu foi o quadro default. No surprise!

Reply

como cantava Luiz Gonzaga:
a esmola:
ou mata de vergonha
ou vicia o cidadão.

VICIOUUUUUUUUUUUUUUUU

abraços

Reply

"As autoridades foram surpreendidas também pelo desinteresse das pessoas convidadas para os cursos profissionalizantes."

Nem em piada dá para acreditar que "as otoridadi" foram surpreendidas.

Que me desculpem os nortistas/nordestinos, que são a maior população beneficiada com programas assistenciais, que frequentam este blog. O povo destas regiões são avessas ao trabalho.

Vou contar apenas um dos inúmeros episódios tristes e revoltantes pelos quais passei.

Foi em Salvador. Por volta de 14:30. Enorme fila no caixa de um supermercado. A fila, cheia de turistas, simplesmente, não andava. Por que?

A menina do caixa estava, tranquilamente, comendo alguma coisa. Muitos, inclusive eu, reclamando e ela justificando, na maior calma típica do nordestino: "... tá ma hora da minha merenda, num sabi?"

Essa ainda "trabalhava". Ora! Se alguém lhes dá um dinheirinho "de grátis", por que se dar ao trabalho de bater ponto?

Não estou dizendo que todo nordestino é vagabundo (todos conhecemos ao menos um, não?). Os que querem trabalhar vem para o sul/sudeste e, não raro, há os que estão bem sucedidos e ricos. Conheço diversos.

Reply

Sharp,

"Se permitirmos sermos vistos como ralé nada deterá o cabresto dos comunistas em nosso lombo."

A questão não é "sermos vistos como ralé". A canalhada comunista tem apenas um objetivo: transformar a grande maioria em meros escravos idiotizados (v. baixíssimo nível da qualidade do ensino).

Não há oposição para este objetivo até porque os que tem algum poder (parlamentares) pensam que se manterão na "elite dominante e escravizadora".

Reply

Boa tarde a todos.

Coronel,vou escrever o mesmo que coloquei no blog do Noblat:

Já no tempo do FHC, (que os petistas adoram cuspir nele), D.Rute já reclamava que, sem tentar "qualificar"os bolsistas para o futuro, seria clientelismo...
Ela estava cheia de razão! as coisas deveriam ter sido feitas simultaneamente; mas,assim que o Faraó de Garanhuns começou a reinar, ele só fez ampliar o clientelismo...Elle mais que dobrou o Bolsa-Esmola.
E deu no que deu...
Quem é que vai querer trabalhar, se as coisas podem vir "di grátis"?
Zinha

Reply

Quem é que disse que o maior curral eleitoral do mundo não tem saída? Tem sim: é só depositar o votinho na urna que o cara sai livre e solto pra continuar recebendo os seus caraminguás até a próxima eleição! Em que votará em algum petralha, claro!

Por falar em eleição, a emissora do bispo (?!), comentando o triunfo de Chavez, fez questão de assinalar que ele, embora seja acusado de ditador, já patrocinou uma porção de plebiscitos na Venezuela (?). Será que é todo mundo burro na emissora do bispo (?!), ou ela também reza pela cartilha do Foro de São Paulo?

Reply

A coisa é simples:

12 milhoes de bolsas sei lá o quê representam +ou- 48 milhões de votos(claro que o brasileiro adepto da lei de Gerson não quer perder essa bocada), o resto dos votos para eleger o poste saí dos "aloprados". E nois "sifu".....

Reply

Essa conversa de beco com saída para o bolsa família é conversa fiada. O fim dessa demagogia deverá ser igual ao seu começo: com uma CANETADA.

Reply