Pobre Cuba.

Da EFE, Havana:

O déficit comercial de Cuba subiu em 2008 devido a um aumento de 43,8% das importações de bens frente a um aumento de 2,1% das exportações, informou a imprensa local nesta sexta-feira. Ao abordar a questão diante da comissão do Parlamento cubano encarregada do setor externo, o ministro do Comércio Exterior, Raúl de la Nuez, afirmou que um dos principais desafios da economia cubana é reverter esta situação. Além disso, o programa de substituição de importações que o governo impulsiona ainda está "muito abaixo do que pode ser alcançado", ressaltou, durante seu discurso perante os deputados, que ao longo da semana prepararam a última sessão do Parlamento de 2008, convocada para amanhã (27). O ministro destacou que este ano será um dos piores para a balança comercial de Cuba, devido ao aumento dos preços de combustível, alimentos e matérias-primas, além de uma queda no valor dos bens de exportação cubanos, como o níquel e o açúcar. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas, em 2007, Cuba importou produtos no valor de US$ 10,083 bilhões e exportou US$ 3,701 bilhões em mercadorias.

7 comentários

Ue, Coronel

A ilha nao e o paraiso na terra? Porque esse maravilhoso sistema comunista nao funciona? Sera que eles estao quebrados?

Reply

Porra!
...mas os tipos não andam a reclamar do boqueio dos USA???

Eles, os esquerdinhas, com suas informações pela metade não induzem os tontos a crerem que os USA efetivamente bloquearam Cuba e que por tal esta não consegue comercializar com o mundo.

Ninguém esclarece a população oquê efetivamente é o o embargo dos USA e com isso os salafrários se aproveitam para deitar falatório engabelador de tolos.

Os espanhóis são grandes investidores em Cuba, sobretudo em hotéis com sociedade com o governo cubano. Muitos empresários se prostituem com as otoridadis cumpanheiras em Cuaba para usufruirem de mão de obra barata e sem direito algum, apenas favores e concessões da nomenklatuara, da mesma forma que ocorre na China.

Assim, essa conversa mole do embargo chamado bloqueio nunca é explicada. Bloqueio houve contra a Africa do Sul para forçar a entrega do governo ao pulha Mandela, que separou-se da esposa bandida dizendo não saber do que esta fazia. NO FINAL A WINIE SE SAFOU TAL QUAL OS PETISTAS SE SALVAM DE SEUS CRIMES (se não me engano. apesar dos assassinatos de negros não alinhados).

Enfim, se a informação fosse "cri cri", fosse as minúcias, se saberia o o embargo USA não faz lá diferença alguma para Cuba, que pode comercializar a vontade, emboara os USA não concedam regalias para empresas USA que comercializem com Cuba. Sobretudo os hotéis e as diversas vendsas e compras de Cuba bem o provam.

O brasil mesmo há décadas comercializa e presta favores (sabugisse) a cuba. Que porra de "bloqueio é esse?"
...Os socialistinhas deveriam esclarecer que estão na miséria por não comercializarem com o "grande Satã do Norte" e aí como ficaria a verborréia dos safados acusando o imperialismo e exploração dos USA sobre quem com eles comercializam??

QUEM FINANCIA O DÉFICIT DE CUBA SE dizem que CUBA está sob BLOQUEIO dos USA????

Essa é uma boa questão a ser expósta.
Informação detalhada ou com resalvas é fundamental, ou se acaba julgando uma copisa por outra e sendo engabelado.

Um abraço
C. Mouro

Reply

Coronel:

Retirei, neste momento, de uma estante de minha biblioteca, um precioso volume que me custou uma fortuna no e-bay. Trata-se de The Book of Courtesye, edição de 1511.

Nele se pode ler:

-Whan the borde is thyne, as of seruyse,
Nought replenished with grete diuersite
Of mete & drinke, good chere may then suffise
With honest talking -


Minha tradução do inglês antigo:

Quando ocorra que a tua mesa não está abundantemente servida de grande diversidade de carnes e bebidas, bastará a alegria com uma honesta conversação.

Hereticus

Reply

Esta é um tipo de notícia que não se deve comentar por aqui, senão o Bolivariano da Silva começa a derramar lágrimas de crocodilo e manda mais dinheiro para alimentar a tirania agonizante dos Bolivarianos Castros Genocidas.

Reply

Dr, Evil, cuba não está quebrada... ela está falida há 45 anos, só não desapareceu do mapa por que a antiga URSS, e nos últimos anos a Venezuela, China, Koréia do Norte, Vietanam, Brasil e Rússia estão estão dando oxigenio; enquanto isso empresários espanhóis investiram milhões de dólares para construir hotéis e atrair turistas. Conheci cuba (em minúsculo em homenagem ao ditador Fidel) em 1994 em viagem de turismo, pois queria ver a "maravilha do paraíso socialista", antes que o coma-andante morresse. Infelizmente o maldito não morreu ainda, e sinto pena dos cubanos... aquilo lá é uma panela de pressão prestes a explodir.

Cuba se tornou um prostíbulo dos soldados soviéticos... no Tropicana, uma casa de shows famosa desde os anos 30, estava lotado de soldados e oficiais russos e de outros países aliados da URSS, muito bem acompanhados pelas mulatas cubanas - as jineteras.

Nas ruas de Havana, ao ver um turista as moças cubanas os assediavam por um prato de comida,... pobre país!

A pobreza já era imensa, e deve ter piorado mais ainda. Para mim só existe uma explicação para a sobrevivência da ditadura Castro, o tráfico de drogas.

Marcelo S. Willett

Reply

Willet:
Não para consumo próprio...he he, a Jamaica é ali...mas Marley é um completo desconhecido em Cuba. I know. Cuba é um grande entre-posto...só isso. Vc tb sabe e el pueblo del mexico e Flórida tambien.
Abs Artur SC

Reply

Quem sabe começam a exportar serviços do militares,médicos,professores para novas revoluções na AFRICA.
Afinal lá precisam muito de um govêrno eficiente como o de Cuba.
Angola,Moçambique e outros mais adorariam ver os verde-oliva de Cuba.

isto não vai acabar bem
abraços

Reply