Embraer: pagando para vender.

Da Folha:

Diante da perspectiva de mais dificuldades de financiamento no ano que vem, a Embraer já estuda disponibilizar empréstimos-ponte aos seus clientes para garantir a venda de aeronaves já encomendadas.De acordo com o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, alguns clientes já procuraram a empresa pedindo o adiamento da compra de aviões por conta da falta de financiamento. Ele diz que, por conta do aperto no crédito, o número de pedidos em carteira já não pode ser visto como garantia de receita no futuro.O financiamento aos compradores por meio de empréstimos-ponte (linhas emergenciais de curto prazo) deve ser feito como "ação cirúrgica", analisando "caso a caso", nas palavras do presidente da Embraer."Obviamente, essa é uma operação cara. Podemos fazer com alguns clientes. Mas não conseguiremos atender todo mundo", disse Curado.Para 2009, a Embraer prevê a entrega de 270 jatos -nos segmentos de aviação executiva, comercial, de defesa e governamental. Neste ano, a expectativa é a de entregar entre 195 e 200 aeronaves. A expansão deve-se especialmente às encomendas do jato Phenom-100.Segundo o presidente da Embraer, o momento de crise exige maior abertura de diálogo com os clientes. Segundo ele, os pedidos de adiamento de compra podem se tornar mais freqüentes no ano que vem. "Não podemos adotar uma atitude muito dura agora."Ele diz que a empresa está procurando minimizar os impactos da crise, mas prevê um ano difícil em 2009. Segundo ele, essas dificuldades estão sendo comunicadas aos funcionários da empresa.Curado, porém, negou a notícia de que a empresa promoverá o corte de 4.000 empregados e evitou falar em demissões.

3 comentários

alô gentemmm
como crise não anda de avião,vem chumbo grosso encima da Embraer.
Infelizmente

sem sal
abraços

Reply

Coronel:

§ aí vem emprestimo do BNDES para financiar essas vendas.

§ que nome mais idiota para um avião.

§ a Embraer não fabrica nenhum dos gadgets aviônicos de seus aviões; ela é uma das empresas brasileiras que mais reduz o nosso saldo comercial com suas importações em dólares.

§ se não vão haver demissões, como surgiu esse número mágico de 4 mil?

Hereticus

Reply

calma hereticus....
A Embraer tem tecnologia na fabricação de partes da estrutura das aeronaves que poucas,mas muito poucas empresas do mundo possuem.
Assim é que a própria China veio fazer parceria para "chupar"a tecnologia.
abraços

Reply