O governo sofreu ontem à noite uma derrota no plenário do Senado, com a escolha do ex-senador José Jorge, indicado pelo DEM, a uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).Jorge recebeu 41 votos, contra 34 do candidato apoiado pelo Planalto, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). A decisão será agora submetida à apreciação da Câmara."O Senado é autônomo para escolher. Todo mundo me conhece por aqui, acredito que cada senador levou em conta quem poderia realizar um melhor trabalho no TCU. Foi uma bela disputa", comemorou Jorge. Se for referendado, ele substituirá o ministro Guilherme Palmeira, que se aposentou, após completar 70 anos.As vagas no TCU atraem geralmente políticos sem mandato, basicamente por dois motivos: o salário, de R$ 23,3 mil mensais, e a atribuição de analisar as contas da União. Este último ponto fez, inclusive, crescer o interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na vaga. Lula, segundo aliados, não queria um novo integrante do DEM no tribunal.Hoje, há dois ministros do TCU ligados ao DEM -o ex-deputado Aroldo Cedraz e Valmir Campelo. Se Jorge for confirmado para o cargo, 4 dos 9 ministros do tribunal terão vínculos com partidos da oposição.A vitória do democrata no plenário do Senado se deu, sobretudo, porque ele tem bom trânsito na Casa e mais prestígio político que Quintanilha. Além de senador, foi deputado federal por quatro mandatos, ex-ministro de Minas e Energia, e candidato a vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência, em 2006. Hoje, preside a CEB (Companhia Energética de Brasília).Nas últimas semanas, José Jorge foi visto com freqüência no Senado, em campanha. Nos bastidores, o comentário era que o próprio PMDB não deu ao colega os 20 votos da bancada -se Quintanilha fosse escolhido, um suplente do PT assumiria a vaga do peemedebista.Quintanilha preside o Conselho de Ética do Senado. Integrante da tropa de choque de Renan Calheiros (PMDB-AL) no processo que o levou a renunciar à presidência do Senado em 2007, ele responde a processos no Supremo Tribunal Federal que apuram seu suposto envolvimento num esquema de direcionamento de emendas para beneficiar empreiteiras no Tocantins e recebimento de propinas.Lula, segundo relatos de aliados, tem criticado decisões do TCU que paralisaram obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
4 comentários
O SARGENTO DA PM/DF, O TENENTE DO EXÉRCITO E OS MALSINADOS TORTURADORES.
ReplyTernuma Regional Brasilia
Gen Bda R1 Valmir Fonseca AZEVEDO Pereira
CORONEL VEJA O QUE O GEN AZEVEDO ESCREVEU NO TERNUNA. PENA QUE ESSE PESSOAL SÓ CRIE CORAGEM QUANDO VESTE O PIJAMA.........
CONTINUANDO SOBRE O TERNUMA, VC SABE QUE A HIERARQUIA E DISCIPLINA VAI POR UM FIO, O CASO DO CEL USTRA MOSTRA BEM QUEM NÃO PODEMOS CONFIAR NOS NOSSOS CHEFES, A PRIMEIRA DIFICULDADE ELES NOS ABANDONAM.
ReplyCoronel
ReplyOlha isso (fonte Claudio Humberto):
"TCU: Lula manda Câmara barrar
José Jorge
O ex-ministro do governo FHC José Jorge ganhou, mas não vai levar: ele venceu Leomar Quintanilha por 41 votos a 34, ontem, no Senado, para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, mas a orientação do presidente Lula já era conhecida mesmo antes do resultado da votação. É que o governo decidiu rejeitar a indicação de José Jorge na Câmara dos Deputados, onde o governo tem maioria mais confortável."
Mas será que ele chega ao TCU Coronel?Dora Jardim
Reply