Sem russos.

Do Painel da Folha:

Martelo batido 1. A Aeronáutica anuncia hoje os três finalistas do projeto FX-2, de renovação da frota de combate da FAB. São o F-18 Superhornet, da Boeing (EUA), o Rafale, da Dassault (França), e o Gripen, da Saab (Suécia).

19 comentários

Cartas marcadas....rafale. Infelizmente. Nao confio em equipamentos franceses. Sem duvida optaria pelo hornet, se vier com trsnferencia de tecnologia. Mas como eles passariam tecnologia a um governinho comunista como o nosso?

Reply

VAI DAR OS FRANCESES...E SAO UMAS PORCARIAS !

OS HELICOPTEROS SAO BONS, MAS OS AVIOES SEMPRE DEIXAM OS MECANICOS LOUCOS !!

PIOR QUE AVIAO FRANCES, SÓ ITALIANO !!

obs.: ganharam porque tranferirão 'tecnologia'...

Reply

jc..bingo
se vier só vem sucata e sem peças de reposição.
Por isto é que a venezuela está "carneando" os seus aviões de origem americana e sendo OBRIGADO A RECEBER OS AVIÕES RUSSOS.
O mercado negro de sucata de avião americano é fabuloso,pois os gringos não dão moleza para bandidagem.
Pulou do roda,tá fora e não recebe nada.
Vai ficar sem peças de reposição também no caso russo,pois os mesmos estão com dificuldades,com sua própria frota.

abraços

Reply

Tranferência de tecnologia? A "tecnologia" que interessa à turminha de Brasília é a que vem nas maletas e nas cuecas. Quem transferir mais, leva!

Reply

Coronel

O F-18 está fora de questão. Os franceses, são FDP. Eu não gosto dessa raça. O Gripen, da Saab reune boas condições tecnologicas e baixo custo de manutenção.

Mas no final, tudo depende do valar da propina que o responsavel pela decisão, receber.

Reply

O farol aponta para o Rafale e não tenho bola de cristal. Vamos aguardar. Na pior das hipóteses, melhor que nossos pilotos conduzirem aeronaves que seus comandantes já pilotaram !

Reply

Se o Brasil fosse um país sério, investiria no desenvolvimento de tecnologia aeronáutica AQUI ao invés de importar tecnologia estrangeira.

Nenhum país SÉRIO jamais usaria tecnologia de fora, ainda mais em um setor estratégico como o de Defesa Nacional.

Reply

O aviao russo e' melhor ao fim que se destina, mas e' feito por pais comunista e alimentar coisa ruim com dinheiro bom, so' o idiota do Chaves e seus afiliados.
O rafale e' uma bosta de mirage com papel celofane pra enganar trouxa.
O hornet seria uma boa com armamentos de ponta e transferencia de tecnologia, que o americano nao vai dar e o governinho melancia nao vai querer comprar dos americanos.
Uma boa opcao seria o gripen.
Mas tudo e' tecnologia ultrapassada, de ponta mesmo e' aviao sem piloto, que eles nao vendem, e que nos deviamos estar desenvolvendo.

.50

Reply

Governo investir em tecnologia aqui? Imagine o q seria da Embraer, q eh uma baita duma empresa, se ainda fosse estatal...
Esqueca, aqui soh se investe "no social", tecnologia e educacao avancada eh ruim para os controladores. O q eh melhor pro mulla, mais alguns bilhoes em bolsa familia ou em sistemas de defesa modernos?

Reply

Coronel,

Dr Evil anda meio por fora. Mas pelo que parece, Dr Quinzinho mudou o nome das coisas. O que antigamente Dr Evil conhecia por "bola", agora ellle chama de transferencia de tecnologia.

Reply

anõnimo 10:45

menas,menas...
tecnologia aqui só daqui uns troscentos anos.
O setor aeronáutico,principalmente o militar exige umas dez(10)quebradas de bolsa como a americana atual.
Mesmo os americanos(maiores e melhores no setor)"importam" alguns itens para suas aeronaves de combate.
O desenvolvimento de item por item é demasiadamente caro.
Não é coincidência os custos astronômicos das aeronaves.
Os bombardeiros estão beirando os trilhões nos custos unitários!!!!.
Não nos esqueçamos que não basta ter a aeronave,existem os acessórios e infra-estruturas necessárias.
abraços

Reply

Só para saber, o F18 não é uma máquina excelente? Fiquei em duvida com a exclamação no nosso colega Filoxera. Ele é ruim? Ou é caro demais e não tem chance de vencer? Lembro de ter lido ser o F18 um avião muito flexível, podendo ser utilizado muito bem tanto para combate aéreo quanto para missões de bombardeio.

Reply

cornel,

vcs estão esquecendo o nosso poderio...
bota o molusco dentro de um T6 qualquer e joga onde tiver que bombardear!!!
bomba maior que esta tá pra existir ainda eh eh eh eh !!!

Reply

e no aniversário do povo judeu um presentinho:
15 bilhões de dólares nuns aviãozinhos saindo do forno.

The US government said on Tuesday that it approved the sale to Israel of 25 F-35 joint strike fighter aircraft built by Lockheed Martin and an option for 50 more in coming years – a deal valued at up to $15.2bn.
e para quem já tinha uns milhares destes brinquedinhos.
O Irã e vizinhos que aguardem.
Ali não tem negociação debaixo de floresta tropical e visitando puteiros tupiniquins.

tá nos anais

Reply

e no mesmo pacote somos agraciados com esta fábula de sucatas.

Separately on Tuesday, the Pentagon approved Brazil's request to buy up to $525m-worth of 15 United Technologies Black Hawk helicopters and 30 General Electric engines.

estas turbinas são para?

ai meus saisss

Reply

De aviões a única coisa que sei é o que a Meretriz, digo martaxa disse (nem no Mangue se ouvia coisa do tipo): Relaxa e goza!

Reply

Quanta desinformação.O Dewoitine o melhor avião de caça francês,dos quais foram construidos cerca de 900 exemplares,registrou antes do armisticio,114 vitorias com a perda de 54 aparelhos,isto contra a melhor aviação do mundno,com Galand e outros ázes.As qualidades deste caça,aconselharam os alemães a continuar sua produção,assim os Dewoitines,foram utilizados pela Luftwaffe,pela Aeronautica Militar Italiana,bem como pela aviação bulgara e romena.Tambem tivemos o Morane-Saunier M.S.406 e oPotez 63.11.Excelentes máquinas provadas em combate assim como os Mirages em época moderna.O Coturno Noturno tambem é cultura em Aviação.Vive la France.

Reply

Outra bobagem.Fui mecanico dos Mirage III,excelente avião de interceptação e de manutenção muito racional e facil.

Reply

Sabe que matei mesmo a minha curiosidade quando descobri que os Rafale C e os Gripen NG são um pouco mais rápidos e ligeiramente melhores que os F-18, então porque o Brasil não compra os Rafale ou os Gripen.

Reply