Lula pode comprar bancos sem licitação.

Medida Provisória No - 443, de 21 de Outubro de 2008

Autoriza o Banco do Brasil S.A. e a Caixa Econômica Federal a constituírem subsidiárias e a adquirirem participação em instituições financeiras sediadas no Brasil, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1º - O Banco do Brasil S.A. e a Caixa Econômica Federal ficam autorizados a constituir subsidiárias integrais ou controladas, com vistas ao cumprimento de atividades de seu objeto social.
Art. 2º - O Banco do Brasil S.A. e a Caixa Econômica Federal, diretamente ou por intermédio de suas subsidiárias, poderão adquirir participação em instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário, de capitalização e demais ramos descritos nos arts. 17 e 18 da Lei no 4.595, de 31 de dezembro de 1964, além dos ramos de atividades complementares às do setor financeiro, com ou sem o controle do capital social, observado o disposto no art. 10, inciso X, daquela Lei.
Parágrafo 1º Para a aquisição prevista no caput, o Banco do Brasil S.A. e a Caixa Econômica Federal poderão contratar empresas avaliadoras especializadas, mediante procedimento de consulta simplificada de preços, na forma do regulamento, observada sempre a compatibilidade de preços com o mercado.
Parágrafo 2º Na hipótese prevista no caput, percentual do preço a ser desembolsado na operação de aquisição de participação societária poderá ser apartado para depósito em conta aberta junto à instituição financeira adquirente, para fazer frente a eventuais passivos contingentes não identificados, ficando o Banco do Brasil S.A. ou a Caixa Econômica Federal, conforme o caso, autorizado a debitar a referida conta sempre que identificado algum passivo dessa ordem, nos termos fixados no contrato de aquisição.
Art. 3º- A realização dos negócios jurídicos mencionados nos arts. 1º e 2º poderá ocorrer por meio de incorporação societária, incorporação de ações, aquisição e alienação de controle acionário, bem como qualquer outra forma de aquisição de ações ou participações societárias previstas em lei.
Art. 4º- Fica autorizada a criação da empresa CAIXA - Banco de Investimentos S.A., sociedade por ações, subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com o objetivo de explorar atividades de banco de investimento, participações e demais operações previstas na legislação aplicável.
Art. 5º - Fica dispensada de procedimento licitatório a venda para o Banco do Brasil S.A. e Caixa Econômica Federal de participação acionária em instituições financeiras públicas.
Art. 6º - Fica o Banco Central do Brasil autorizado a realizar operações de swap de moedas com bancos centrais de outros países, nos limites e condições fixados pelo Conselho Monetário Nacional.
Art. 7º - Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 21 de outubro de 2008

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Guido Mantega
Paulo Bernardo Silva
Henrique de Campos Meirelles

18 comentários

Coronel

Quanta propina vai rolar para esses 4?

E ao adquir já a participação em instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário, de capitalização e demais ramos, antes das eleições, pois estava previsto fazerem apenas após as eleições, significa que a nossa economia está indo muito rapidamente para o brejo!

E essa "oportuna" greve dos bancários, que os sindicatos e apenas eles não querem ceder nas negociações, muito provavelmente por ordem direta do imbecil, está impedindo os brasileiros de zerarem suas contas.

Mas isso irá suceder mas acabe a greve!

A tal marolinha só podia vir de um atrasado mental, bronco e vagabundo impreparado para governar e saber lidar com as crises!

Já agora Coronel, quem vai controlar essas muitas dezenas de bilhões de reais ou dolares?

Reply

Ele não perde uma chance de promover a inutilidade do Congresso, né não?

Que coisa...
¬¬
lia

Reply

Camorra e Yakusa são grupo de escoteiros, comparadas com essa classe de delinqëntes amorais.

Infelizmente, não nos livraremos via urnas eleitorais.

Reply

vao estatizar bancos e financeiras por causa de uma marolinha?

que governo mais pessimista...

Reply

medida provisória e os vermes congressistas em campanha nos redutos eleitorais e comunidades de bases.

abraços

Reply

Oba....Mais vagas prá curriola...Até 2010 nóis enche isso aí de pelego e dá voto que nem doido

Reply

Isso na mão de meia dúzia de vagabundo... tá feita a lambança! É o orgasmo político em seu estado de arte, no seu estado mais puro! Finalmente o PT começa a aplicar, com a "noça" "cordial" covardia imbecil, a sua tão querida estatização, programa que consta da sua cartilha e que foi "negada" convenientemente na "Carta ao Povo Brasileiro", o maior embuste eleitoral da história.
Prepare-se, povinho imbecil e miserável deste maldito bordel Brasil... il... il! Vem mais por aí!
Como já disse em outro comentário: que saudade do "O Sul é o Meu País"!

Reply

Temos uma lei de recuperação de empresas recém criada e com o que há de mais moderno no mundo sobre o assunto.

Também temos um sistema de liquidação de empresas do sistema financeiro que é levado à efeito administrativamente pelo Banco Central, reunindo de igual forma o que há de mais moderno e eficaz sobre o assunto.

No entanto, o insano bolivariano Lula da Silva e seus sequazes aproveitam a situação para avançar sobre o mercado financeiro privado com a recente MP 443 que autoriza o BC e a CEF a comprarem participações acionárias de instituições financeiras deficitárias.

Parece que estão acreditando que essa crise não será tão forte como alguns já a consideram e acham que é o momento do estado avançar mais sobre o setor privado, o que é justamento o contrário que nos garantiria fôlego para passar por essa de forma menos dolorosa.

A proposta do primeiro ministro inglês já se revela falha e paliativa, cujo resultado será meter as reservas públicas em negócios podres, enfim verdadeiras negociatas para salvar "amigos" quebrados com o Dinheiro Público.

Em lago de piranha, jacaré nada de costas e a tal MP abre uma brecha do Estado avançar sobre até sobre "atividades complementares às do setor financeiro, com ou sem controle de capital social..."

Isso é o fim da picada e está aí para que todos vejam que os petralhas não perdem oportunidade de ganhar nem mesmo no velório, com corpo presente e tudo. São de fato uns desgraçados.

Reply

Essa MP vai gerar uma montanha de ações no Judiciário enquanto a petralhada corre com o Dinheiro Público nos bolsos pela porta dos fundos.

Se não houver uma reação rápida para declaração de inconstitucionalidade dessa medida, ao invés de caminharmos para salvação da nossa economia, estamos é caminhando para a sua completa falência.

Reply

Mas que fiasco.

Reply

Não temos banco quebrando, afirma Guido Mantega

agora leia a noticia - ambas constam na mesma materia - atraves da mais recente edicao do Dicionario do Petista, lancado pela editora Caras-de-Pau:

"Ha alguns problema de liquidez localizados, diz Manteiga"

viram so?

no petismo eh tudo uma questao de ponto de vista...

no mesmo dicionario o termo "pacote economico" foi substituido por algo como "medidas pontuais"..

Reply

o comentario da Miriam Leitao esta hilario...

tira um sarro do Manteiga e da tal propalada "robustez" da economia brasileira...

pro Manteiga, tudo na economia brasileira esta ROBUSTO!!!

percebe-se...

Reply

ESTÁ MEDIDA PROVISORIA E ILEGAL.O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL DEVE SE MANIFESTAR. O DINHEIRO PUBLICO NÃO E DO LULA.ESTE E O MOMENTO DO SENADO SE MANIFESTAR.....

Reply

Vai entender esse energumeno mentiroso. Se a crise não chegou nem nunca será grave no Brasil, porque essas medidas de comprar tudo que quebrar com a crise? Se não tem crise porque os Bancos não abrem mais há tres semanas? Êta Lula mentiroso e embromador, nunca deu nem dará pra acreditar nesse sindicalista do PT.

Reply

Ideologia do Foro de São Paulo tirando vantagem do colapso.

Será que chegaremos ao ponto em que os militares brasileiros terão que agir novamente ?!

Reply

Será que chegaremos ao ponto em que os militares brasileiros terão que agir novamente ?!

JAH PASSOU! PENA Q VIRARAM MELANCIAS COVARDES E CONVENTES...

Reply

Coronel,

Esta MP que permite Lula comprar tudo tem o dedo do ministro/embaixador dos 6,00%, Delfim Neto. Foi ele que esboçou os arts. 17 e 18 da Lei no 4.595, de 31 de dezembro de 1964.

Pergunta:
Se Lula odeia tanto os militares por que ele, 43 anos depois, está aproveitando uma lei emergencial da ditadura?

Só pode ser falta de criatividade do Pinóquio!

Reply

Nossa que bacana.. também quero brincar de Banco Imobiliário..

Reply