Lado bom da crise.

O orçamento de Chávez para 2009 prevê um aumento de 23% nos gastos públicos, chegando a quase U$ 80 bilhões, o que é justificado para colocar a Venezuela na "direção estratégica para a construção da plena felicidade". De outro lado, com o petróleo a menos de U$ 60 com viés de baixa, Chávez renovou a mamata para os países da Petrocaribe: todo o petróleo vendido a meia dúzia de paisecos é recebido 50% em 60 dias e os outros 50% em 25 anos, com dois anos de carência e juros de 1%. Tudo para manter a sua influência na região e a sua pregação do socialismo bolivariano. É tudo uma farsa que gera uma revolta interna cada vez maior. O governo venezuelano informa uma produção de 3,6 milhões de barris/dia, mas a Agência Internacional de Energia e a OPEP só reconhece 2,4 milhões. A Venezuela é só petróleo. Importa U$ 50 bilhões por ano, o serviço da dívida pública chega a U$ 15 bilhões anuais. Não produz e não tem infra-estrutura. Somente em 2008, houve três grandes apagões no país. Tanto é que, em função das eleições próximas, foram comprados geradores para as mesas eleitorais, evitando, assim, que as mesmas tenham que ser adiadas por falta de luz. O socialismo bolivariano é uma bravata. Vai acabar por falta de luz e de produtos nas prateleiras. A crise, sem dúvida, tem um lado bom. Por lá e por aqui.

5 comentários

Não será uma bravata se depender do bolivariano Lula da Silva que tudo fará com o nosso dinheiro, é claro, para manter o amigo déspota no poder.

Reply

Alguém tem que avisa-los que o socialismo
não funciona, nem mesmo entre as formigas:

Formigas são 'traiçoeiras e corruptas', diz estudo :

Uma nova pesquisa sugere que as formigas são traiçoeiras, egoístas e corruptas, contrariando a imagem de insetos de convivência harmoniosa e com pré-disposição para colocar o bem da comunidade acima de preocupações pessoais. (...)

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/03/13/formigas_sao_traicoeiras_corruptas_diz_estudo-426217109.asp

Reply

Caro Coronel, quando lançaremos a campanha "Mil e-mails e Cartas à imprensa nacional para que divulguem tais dados sobre "los hermanos" de Lulla?

Reply

Dunga declarou que na Venezuela "nada funciona", quando do jogo do Brasil nas eliminatórias.
Além disso, na ocasião, inúmeras bandeiras brasileiras foram queimadas e os nossos jogadores e torcedores foram hostilizados.
Eu não li nenhuma notinha na imprensa sobre o fato.
Interessante, não?

Reply

E existe algum socialismo que não acaba assim? Nos quesitos repressão, brutalização, imperialismo e criação de novas classes privilegiadas o socialismo funciona maravilhosamente bem.

Reply