"Acho que o Exército brasileiro hoje é muito diferente", declarou. "O Exército hoje coopera com o País em vários pontos. Se não tivéssemos o Exército na Amazônia, teríamos mais problemas do que os que já temos. A presença do Exército nas fronteiras é fundamental. Eu acho que o Exército amadureceu democraticamente. E hoje vivemos relação muito mais produtiva e muito mais harmônica que no passado." - Fernando Gabeira, ontem, no Clube Militar.
Algum dia o Exército Brasileiro não foi democrático? A que ponto chegamos. Leia aqui.
28 comentários
Coronel:
Replynenhum ex-militar com brios para sacudir as bochechas de um terrorista? Este esta' certo quando diz que militares de hoje sao extremamente uteis. Sao os inocentes uteis da Guerra Fria, que acontece debaixo das barbas desses panacas. Nenhum deles por acaso leu Gramsci? Ja' ouviu falar da guerra assimetrica? O Foro de Sao Paulo para eles ainda e' apenas o delirio da mente deturpada de um Olavo de Carvalho?
Hereticus
Realmente as coisas estão todas viradas. Mas vou dar meu pitaco. Se eu votasse no Rio e tivesse que escolher entre um Gabeira apoiado pelo exército e que não pediu indenização nenhuma pelo que eu saiba e um Paes apoiado pela CUT, Força Sindical (ambos responsáveis pela baderna da polícia civil aqui em São Paulo - terrorismo puro), CGT e Lulla, eu sem dúvida votava no porra loca do Gabeira. Dos males o menor.
Replye ja existe uma dezena de representantes dal tal classe artistica se mandando pro lado do Gabeira!
Replyantes estavam todos serelepes da vida com o petismo, gravavam depoimentos, faziam shows de graca, enchiam o saco das pessoas com as suas opinioes idiotizadas e por ai vai...
agroa arrumaram um novo bibelo pra chamar de seu, o Gabeira...
o queridinho dos jovens e dos descolados...
sinceramente, se eu fosse artista ou politico e fosse o queridinho dos jovens - essa turma que tem vento da cabeca - eu me sentiria pessimo...
seria sinal que o meu trabalho eh pra la de superficial...
Conheço o Gabeira desde o outro carnaval... Ele é muito inteligente. É um mestre da dialética. Por isso, tem tanta proeminência. Ele ainda vai mais longe. Também, se ele der uma escorregada, vocês vão ver.
ReplyE tem mais: em terra de cego quem tem um olho é rei. E ele tem um olho!
Coronel
ReplyBem feito!
Então o Clube Militar não convidou esse terrorista para lhe prestar vassalagem? Beijar-lhe a bunda? O que queriam em troca? Respeito?
Bochevique è sempre assim, vagabundo e safado!
Convida, ilustres militares como General Heleno, Coronel Ustra e depois também um vagabundo terorista que os combateu?
Vergonha esses militares.
O senhor tem razão Coronel, eles só sabem beber uisque escocês!
A Soberania brasileira está ameaçada.
ReplyA soberania brasileira tem sido evocada como argumento para aumentar as restrições ao direito de estrangeiros de comprar terras no Brasil. Nos últimos quatro anos, o investimento externo no mercado imobiliário brasileiro cresceu 347%.
De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), há 4 milhões de hectares de terras na mão de estrangeiros (5,5 milhões, se forem consideradas as propriedades sem registro no órgão), o que representa 0,47% da área total do país. No entanto, para muitos, trata-se de uma invasão do território nacional.
A lei que rege a participação estrangeira em propriedades rurais é de 1971 e foi feita no espírito protecionista do regime militar. A regra, válida até hoje, estabelece que cidadãos de outros países podem ser donos de, no máximo, 5 mil hectares de terras. Dependendo do tamanho do município onde se encontra a propriedade, o limite pode ser ainda menor. Tanto que o Palácio do Planalto estuda enviar um projeto de lei ao Congresso, para impor mais limites ao avanço do capital internacional sobre propriedades rurais no Brasil.
Antigamente, guerras e invasões de território eram feitas exclusivamente por terra, fazia sentido controlar a compra de fazendas próximas às fronteiras. Para o economista americano Stanley Engerman, co-autor do livro "Direitos Agrários, Etno-nacionalismo e Soberania na História", isso não faz mais sentido. A restrição à compra de terras por estrangeiros era uma forma de evitar que o preço das fazendas subisse muito. Nos países desenvolvidos, as leis existentes são apenas um resquício de um passado em que essas preocupações tinham uma razão de ser.
[de qualquer forma, as terras situadas próximas às fronteiras devem ser submetidas a um controle rígido, haja vista a conveniência que as mesmas podem representar para o acesso de estrangeiros ao território brasileiro, sem que sejam submetidos a nenhum controle.
Pode ser complicado, oneroso, mas deve existir um controle severo sobre todas as terras situadas na faixa de fronteira - pertencendo a particulares estrangeiros ou brasileiros.
Cada povo tem o governo que merece. Os cariocas gostam de protestar através do voto, como já fizeram elegendo um macaco e um silvícola. Quem fuma, bebe e cheira, vota no Gabeira...
ReplyGabeira, velho, é um mal menor. Bem menor. Ocorre estarmos vivendo tempos estranhos e os parâmetros estão depreciados.
ReplyO tempo transcorrido assentou alguma lucidez em Gabeira.
Daquela que todos nós apreciamos, o próprio fato que estamos comentando demonstra a maturação segundo as circunstâncias reais.
O Rio precisa de inteligência e bom trânsito para reverter as mazelas que hoje definem o sentido da vida de sequestradores da cidadania e uma enorme população refém.
Se houvesse um colapso decorrente das forças da natureza vindas do mar, por exemplo, teríamos como única força organizada e armada, as facções do crime nos morros.
Esse cenário, improvável, realça a premência de elementos inteligentes nos postos chave das instituições cariocas.
Nesse quesito, Gabeira não deixa a desejar.
OFF
ReplyMiriam Leitão está levantando algumas lebres bem a propósito em relação a nova política do governo do crime organizado do PT em Brasíla.
Como afirmei tempo atrás, o velhaco do Lula está tirando vantagem da crise.
A seletividade com que já começam a trabalhar o socorro financeiro visando lucros "partidários" justica a ansiedade de que padecemos por vê-los todos pela costas em 2010.
Alguém lembra da reação popular, do buzinaço, quando Tancredo foi eleito ? Eu lembro.
Lembro do povo brecando o carro, largando o volante prá pular de alegria em bloco no meio da rua.
Lembro de Collor de mãos dadas com a mulher, altivo e cara máxima de páu singrando a vibração compacta da multidão até o helicóptero que o levou sem deixar saudades.
Ver Lula deixar a Presidência deverá ser um misto disso tudo e ainda mais: a esperança que a eficiência e o respeito com o dinheiro público sejam novamente o motor da nação pelo quer representa em termos práticos e em termos morais como força exemplificadora.
http://oglobo.globo.com/economia/miriam/post.asp?t=onde_esta_lucro_das_empresas_que_pedem_ajuda&cod_Post=134254&a=73
Abraço.
Coronel,
ReplyAqui no Rio de Janeiro estamos seguindo a recomendação do TSE, votar no menos pior!
Logo, logo, se conclui que o guerrilheiro Fernando Gabeira é um pouco melhor do que Dudu Tramóia Paes. Pelo menos no caráter!
Já me obrigaram a votar no Serra contra o Lula.Na minha opinião,dois esquerdistas de "mierda".Compreendo a decisão em votar no velho terrorista arrependido.Duas "mierdas"tem que escolher a que fede menos.Pobre Brasil.Que povo trouxa.
ReplyCoronel
ReplyPensando melhor, esses milicos aposentados que mandam no Clube Militar, não serão da esquerda caviar?
Será que esse imbecil já leu alguma coisa sobre o Exército?
ReplyVai estudar, Gabeira! posi na época que deveris ter feito isso, fazias mesuras a Zé Caroço, metido em um "fio dental" - não seria o inverso? - pelas praças públicas. PQP, é o fim do poço: estamos entre a cruz e caldeirinha. O diabo é que nem dá par escolher entre os anéis e os dedos. Votem nulo, ao menos servirá como protesto. Não mudei a minha opinião sobre o voto útil, mas, o que pode ser mais inútil? Um imbecil ou um petralha - pleonasmo, perdoem-me - atrelado à CUT?
Jumento (na realidade o animal é outro, da família dos cervídeos), o Exército sempre foi uma força democrática a ademais, republicana. Digo mais, o mais abolicionista isntituição pública desde tempos imemoriais.
Coronel,
ReplySei que vou ser malhado aqui por causa de meu comentário, mas lá vai:
"Algum dia o Exército Brasileiro não foi democrático?"
Aí também já é demais, né?
No que diferia a ditadura brasileira da cubana? O número de mortos per capita? Isso não me basta.
Chego à conclusão de que o Brasil não tem jeito mesmo, como um cara esclarecido como você pode escrever uma barbaridade dessas??
Depois não adianta reclamar da "má qualidade da oposição". Desculpe-me se estou sendo rude, o blog é seu e você escreve o que quiser. Só quero deixar aqui o registro da minha tristeza.
Gostei da "esquerda caviar". 10. É o que mais tem lá em cima...
ReplyCaro Ranzinza:
ReplyPor que houve uma ditadura no Brasil? Para defender o quê? Se não tivesse havido ameaça à democracia teria ocorrido o golpe de 1964?
Um abraço.
CORONEL
Coronel
ReplySeu estupendo Blog está sendo sujo por petralha que não gosta dos militares de 1964 e, que impediram com Honra e Gloria a sovietização do Brasil.
Quem è esse Ranzinza para vir dar aulas de democracia?
Vá para Cuba, Imen do Sul, Coreia do Norte, China, URSS, isso, vá...!!
Está mal, vá chorar para o Blog dos esquerdopatas, o botinhas cor de rosa, o dirceu e muita mais merda por aí.
Só numa palavra:
ReplyMELANCIAS!
¬¬
Lia
Mas é o que venho dizendo já faz tempo,em 64 elas já eram muitas.Agora estão no museu das melancias, o clube militar,jogando tênis,golfe...
Querem ver a razão da imoralidade?
Peçam aos neogabeiras que mostrem, publiquem seus contracheques.
Ademais, é bom lembrar que nenhum regime dá mais poder,dinheiro e importância aos verdes de farda dos que os de esquerda carmim, não?
Comparem os desfiles dos militares americanos(nunca vi um que pudesse ser chamado assim,desfile militar),aos desfiles dos exércitos vermelhos...
Que nos digam os militares russos, chineses,vietcongues...
Acredite,Filó, eles são a maioria nas FFAA; e não são de agora.
Há os que têm simpatia mesmo à causa, há os que são simpáticos ao ganhos que podem trazer,se dirão pragmáticos.Em 64 aderiram ao que tinha mais chance de dar certo,e deu.Newton Cruz que o diga...
Agora,vitaminados pelos estudos de estratégia e afins,não têm nem pudores de externar publicamente preferências que deveriam ficar entre 4 pares de um banheiro.
Simples assim.
Não se pode proibir a pluralidade de opiniões dentros das armas?em tempos de democracia , com certeza, não.Limpar a área significaria um canibalismo entre eles, militares; e se o confronto em SP, entre duas polícias, por poucos minutos, foi aquele horror, imagine só entre militares do EB, ou das 3 armas entre si.Há mais Lamarcas na ativa e na reserva do que possamos imaginar.Não piscarão um olho antes de fazer o que Lamarca fez com seus irmãos de farda.Briga de homem cheira a defunto...
Milicos à parte, que nunca foram fáceis de lidar e entender,fico é muito enojada com gente que passou anos renegando a esquerda,porcos como gabeira,dilma, dirceu, e agora 'resolvem' que gabeira não é mais gabeira,que o passado não importa,só o presente, o que é agora. No que ele é diferente, Santo Deus?A entrevista dele na Folha foi uma confissão de manobra política, clara;está usando os mesmos ardis que Lula usou pra chegar e pemanecer na política 'oficial', ou seja,o lero das eleições, da democracia como um valor, da diplomacia como método de negociação, da ética como divisa.
Se engana quem quer, né não?
Vamos lá então, que vença tangabeira, com apoio dos militares milionários enqto a tropa vai de mal a pior, sem feijão com pedra pra comer...Os graduadinhos do meio sartando de banda pra outras coisas, depois de bem usarem tempo de militares entediados, pra estudar, fazer cursos etc...
Depois, bem, depois...
Sugiro que chorem na cama que é lugar quente.E quando acabarem as lágrimas, leiam um bom livro como o Auto-Engano.
O lobo muda o pêlo, mas não a alma.
O clube Militar tem algum lema?
Caso não, que fique a sugestão:" A falsidade é que nos une".
¬¬
Tens razão Ranzinza. Comecçarei dizendo-lhe que democracia é governo do povo. Quem exigiu a presença do Exército lá, foi o povo que estava vendo - naqueles idos era mais culto - a vaca ir para o brejo com o senhor Goulart e Brizola, este, por mero acaso, cunhado do primeiro. Os militares estavam se amotinando incentivados por Goulart e Brizola.
ReplyVocê já já leu ou só ouviu falar do movimento de 1964? Leia um pouco mais. Não se limite, como fazem alguns poucos a fazer acusações sem analisar. Isso pode ser muito desagradável. Para você e para seus interlocutores. Leia, mas, não se limite a ler apenas uma corrente. Leia as duas e procure a verdade nas suas falas. Seria um absuro que eu batesse no peito dizendo ser gay e voc~e ou qualquer outro jurasse que eu não fosse, naõ é mesmo? Pois bem, eu não sou gay e por mim, todos seriam deportados para uma ilha onde sofreriam a natural extinção por ausencia de reprodução.
Lembro-me agora, Coronel, que o senhor fez certa feita (quando gaguejávamos aqui sneste blog - coisas de limitações eoutras coisas ruins - ocasião em que me recusei a continuar)uma proposta: que ousássemos assumir a postura de elaborar um texto de modo este pudesse ser destaque no blog.
Declinoei, porque minhas responsabillidades são muitas e decerto cometeria falhas decorrentes do fator tempo, o que por certo iumpediria a regularidade, contudo, prometo que iniciarei, se me permitir, o envio de matéria sobre o que indevidamente chamam de Ditadura Militar. Houve absurdos? Sem dúvidas. Eram dispensáveis? Sem dúvidas. Também os houve da parte dos terroristas que hoje nos governam? nenhuma dúvida. Foram necessários? Nunca, pois um povo ordeiro como o povo brasileiro, não necessitava de violência importada até da Albânia. O mais importante. Tinham objetivos os terroristas? Sem dúvida e ainda não os abandonaram. Eram ou são justos? Não são e não têm, nem tinham, como objetivo implantar ou manter a democracia. Tinham objetivos os militares? Sem dúvida e ainda os têm. Eram justos? Nem preciso responder, mas, para que não digam que fui omisso, o clamor popular exigiu a presença das tropas e o restavbelecimento da paz social. Isso, meu caro ranzinza, talvez seja difícil explicar-lhe, mas posso dizê-lo porque eu estava no meio do povo quando este saiu em passeata pelas ruas da minha cidade.
Posso assegurar-lhe com toda a clareza que Não houve senão Contra Revolução no Brasil e farei você, e outros menos avisados, tomarem conhecimento destes fatos invocando para o tema a obra de Jacob Gorender intitulada "O Combate nas trevas", na qual o autor declara serem terroristas seus companheiros e o real motivo da tomada de posição pela luta armada deles.
Voltarei. Agora o dever me chama. Tenho família para alimentar e diferente do Ladrão Mor, eu trablaho e muito e não posso gastar R$150,00 por dia ao passo que el detona 15.000,00 e nunactrabalhou. Você não acha que isso merecia uma revolução?
Boa tarde e espero que não desapareça do blog.
Coronel,
ReplyAté o Olavo de Carvalho foi militante comunista.
Vamos para de olhar para trás?
Juliana:
ReplyVocê pensa a mesma coisa quando os companheiros exigem pensões vitalícias e gordas indenizações? Ou cobram que atos de guerra sejam punidos, mesmo que perdoados pela Lei de Anistia? O que você acha disso?
CORONEL
Lia, ainda conheço milicos aposentados dos três ramos das nossas Forças Armadas que em qualquer momento, bastará que os paióis se abram para pegarem em armas e juntos com os milicos patriotas, porque os há, fazem com que 1964 pareça uma brincadeira de crianças.
ReplyEstamos fartos desta merda no que se tornou o Brasil.
E olha que nós os aposentados, sabemos mais com os olhos fechados como o nosso País está, que toda a merda dos milicos melancia com os olhos abertos!
Dêem uma oportunidade de ajudar e mostraremos o nosso valor.
E agora coloco um problema, um imponderável pois eles existem por mais que os planos sejam perfeitos.
O Aero 51 cai levando o vagabundo para o inferno.
E depois? Os milicos avançam? Quais? Os melancias soviéticos ou os patriotas? Ou temos uma bonita guerra civil com todas suas bonitas atrocidades?
Coronel,
ReplyA anistia geral e irrestrita foi fruto de ampla negociação.
Acho indecentes essas aposentadorias vitalícias e as gordas indenizações.
A propósito, o Gabeira pensa como eu.
TAngabeira, o Santo, queria usar tempo de 'trabalho' como motorneiro de metrô na Suécia pra se aposentar aqui.Se isto não é golpe de perseguido pela 'ditadura' o que é? por que desistiu qdo foi descoberto?ele nem deveria ter entrado com o pedido ´já que a lei da reforma da previdência que ele AJUDOU a aprovar contra os outros não aceita tempo de serviço, mas de CONTRIBUIÇÃO, o que obviamente não fez, gastou suas delicosas coroas suecas pagando aos suecos, porque a vida lá era cara, ainda é, com certeza um cafezinho deve ser mais caro do que um bebê na Guatemala.Portanto, queria, sim, levar algum por conta do seu tempinho de bandido proscrito, preocupado, segundo ele mesmo declarou,"com o que iria viver qdo acabasse o mandato e não tivesse outro meio de vida"(sic), outra sinecura política eu emendo.Como todo 'sabonete', soube escorregar pro outro lado,o que agora critica Lula,cheirou a oportunidade de capitalizar votos com o "agora sou contra"; está se dando bem, vai levar a prefeitura,enganando como sempre fez, com seu jeito é-não-é, sou-não-sou.A aposentadoria, melhor dizendo, do que ele vai viver não é mais preocupação...Se não se eleger, pode se tornar consultor, dar palestras ou, como sempre acontece no Brasil,ser consolado com alguma secretaria, alguam estatal...
ReplyQue tentou, tentou. É fato, não é boato.
Eu não penso como Gabeira, nem tenho a petulância de dizer que ele pensa como eu...Definitivamente nossos santos não se cruzam.Amém.Assim que é bom.
¬¬lia
Petulante? Eu?
ReplyDeixa pra lá.
Nada é mais inglório do que debater contra a idiossincrasia.
Esquentou. ;\
ReplyÉ isso aí Coronel, essa nossa (ainda) relativa liberdade que hoje vivemos, se deve aos que se opuseram a uma causa que não era só deles, mas de toda uma nação. Tem gente que além de não enchergar ainda reclama. Porquê não se mudam pra Cuba, Coréia do Norte ou Irã? Lá é bom, o socialismo está bombando..
ReplyNão citei nomes,mas se a carapuça serviu...que faça bom uso.
Reply¬¬
lia