Escolha errada.

Não costumo falar de tragédias que envolvem vidas humanas, como foi o caso do Casal Nardoni e, agora, de Lindembergue Alves. Mas este caso de Santo André, que acabou com a morte de uma jovem, assassinada a sangue frio pelo ex-namorado, trouxe à memória o caso da execução do brasileiro Jean Charles de Menezes, pela polícia londrina. Lá, as autoridades correram o risco de errar, como de fato erraram, mas protegeram possíveis vítimas de um suposto terrorista que poderia estar entrando no metrô com uma bomba na mochila. Aqui, a polícia paulista teve o assassino várias vezes na mira telescópica, sem agir, deixando-se envolver pelo aspecto romântico que cercava o episódio. Penso, na verdade, que o verdadeiro medo foi da reação das entidades de direitos humanos e dos famosos movimentos sociais, caso o seqüestrador tivesse sido alvejado. Por ironia, são estas mesmas entidades e movimentos que, hoje, começam a jogar nas costas da polícia paulista e, em última análise, do governador José Serra, a culpa pela morte da jovem Eloá.

48 comentários

O karaoquê do Eduardo Paes

http://www.youtube.com/watch?v=nIxN7zolQRQ&feature=related

Reply

Coronel

Eu nem queria comentar esta noticia, mas não me posso silenciar pois concordo consigo.

Nos EUA o prazo maximo de um sequestro è de 24 horas. Seja ele por troca de dinheiro, reféns ou passional. E um atirador de elite, porque os temos e, se a Policia não tem pedia um ermprestado, teve varias vezes oportunidade de meter um balazio na testa desse sequestrador.

Custou ver essa imbecilidade por parte da Policia. Essa terrível incompetência matou um jovem inocente.

Obviamente demito esse responsável pelas negociações!

Reply

O único responsável pela tragédia em Santo André, tem um nome: Lindembergue Alves. Mais ninguém! Caso venha ocorrer mais um seqüestro, chamem os “especialistas” da PUC, USP, direitos humanos, etc. etc.

Reply

Coronel, eu não costumo comentar no seu blog (embora leia sempre) e nem entendo muito de assuntos militares, mas a primeira coisa que eu disse para os meus amigos é que até eu conseguiria um desfecho melhor para o caso: Despreparado como sou eu provavelmente conseguiria matar todos, o que me parece um desfecho ruim, mas melhor do que uma vítma morta e um sequestrador ileso.

Reply

Eu não queria comentar ese assunto, mas diante da relevância dos fatos, me sinto na obrigação de dar minha opinião.Mandei mais de um e-mail para a redação da Rede Record, criticando a forma como esse assunto foi tratado, também acho que a nossa polícia está refém dos "politicamente corretos, da mídia irresponsável e sensacionalista que coloca a opinião pública contra a polícia e faz o bandido virar herói.Nesse caso tenho certeza absoluta que a polícia ficou refém da opinião dos defensores dos direitos humanos dos "bandidos" e deixou que esse episódio chegasse no limite intolerável e com um desfecho trágico.Sou uma cidadã comum, mas vejo claramente que estamos nas mãos dos bandidos.Sou gaúcha, e aqui pelo menos temos um comandante da Brigada que não dá refresco prá bandidagem.Saudações verde-amarelas!!!!

Reply

O sequestrador é o único culpado.

Reply

Francamente acho muito cedo para ficar julgando...temos que esperar....não creio que a Pólícia seja culpada...o único culpado e´o assassino.Dora Jardim

Reply

Está demorando para os petralhas usarem o caso, apesar da TV já ter feito sua peritagem e ter culpado a polícia de Serra. Como os petralhas adoram usar cadaveres, já devem estar com mais uma propaganda anti-Kassab pronta. Tudo pela vitória da Martaxa!
Essa mulher ainda vira presidente do Brasil....

Reply

É muito simples dizer que o único culpado é o assassino, como falam alguns aqui nesses comentários. Isso se chama sublimação. Na realidade é mais cômodo pensar assim do que analisar mais profundamente o caso. A polícia no Brasil se vê acoada. Acoada pelos altíssimos índices de violência, promovida pela bandidagem que cresce e pelos governos esquerdistas que assistem a tudo aguardando o colapso total da sociedade. Acoada pela Constituição "cidadã" que desmontou o aparelho de repressão ao crime. Acoada pela mídia que insiste em tratá-la como bandidos. Acoada pelos baixos salários e pela falta de investimento nesse setor. Enfim, cabe aqui uma reflexão mais séria e menos emocional sobre esse caso. Mas quem se arrisca a fazer isso?

Reply

a primeira diretiva em situações com reféns deveria ser:

- eliminar o agressor; ponto final,

agosto2005

Reply

Não sou atirador de Elite, mas atiro bem. Eu acertava a testa daquele infeliz. Sem perdão.

Reply

ATIRADOR DE ELITE.

Parabéns, Coronel, concordo com você. Andei pensando nestes dias sobre como as coisas são curiosas. Agora alguns jornalistas começam a querer criticar a polícia por não ter atirado no jovem criminoso ou a querer acreditar na versão dele de que os tiros foram posteriores à invasão do apartamento.
Se algum atirador de elite tivesse
acertado a testa do sujeito emalguma das vezes que apareceu na janela a imprensa, a OAB, a Igreja, a ONU, etc estariam dizendo que teria sido uma execução, que negociaram mal, que o coitado era só um apaixonado não correspondido.
Acho que, como o Coronel lembrou bem, vivemos uma crise de falta de decisão.
Não se decide de forma independente, sempre tomam-se decisões de olho nas entidade de direitos humanos, das ongs, da mídia engajada, etc...
Só há uma verdade nessa história:
a moça era a vítima sequestrada, o rapaz, apaixonado ou não expunha a vida dela a risco.
A polícia tinha que protegê-la, evitando matar o rapaz, se possível; mas há mommentos na vida em que decisões extremas devem ser tomadas.
Esse era um caso desses. No final, por falta dessa decisão, que desagradaria a muitos, uma moça morreu e a outra ficou ferida, e o criminoso viveu.
E ainda continua sendo uma decisão que desagrada a muitos.
Não é possível agradar a todos os tempo todo.

Reply

Vocês estão de sacanagem? Coloquem essas imagens na frente de qualquer esquadrão de elite americana, britânica, israelense ou até colombiana pra vocês verem. A ação da polícia foi amadora. E foi amadora em VÁRIOS momentos. Não precisa ser nenhum especialista da PUC pra reconhecer não, pelo amor de Deus. Deixem a política de lado. Lógico que o culpado causal é o bandido safado. Nínguem discute isso. Mas o despreparo e a irresponsabilidade de quem foi treinado para agir com inteligência não podem ser desconsiderados. Uma piada não considerar isso.

Reply

Coronel,

Lula anuncia reunião sobre crise e diz que Brasil 'não vai quebrar'

Palavras do Pinóquio:

'Que crise? Vai perguntar para o Bush'
Lula, Salão Nobre do Palácio do Planalto
Fonte: Estadão OnLine,
16/09/2008

Reply

Todos são bons até o momento em que deixam de o ser. O rapaz de Santo André podia até não ter antecedentes criminais, mas no momento em que empunhou uma arma e fez uma, duas, seja quantas pessoas reféns, passou a ser um bandido e dessa forma devia ser tratado. Essa estória de preservar vidas é uma patifaria criada pelos "politicamente corretos" e só tem servido para aumentar o puteiro em que esse país se transformou. Bandido é bandido e só deve haver uma proposta de negociação com bandidos: ou se rende ou morre! Houvesse um atirador de elite liquidado aquele infeliz nas primeiras horas do evento, COM O APOIO MORAL DE SEUS SUPERIORES, o final seria menos desastroso. O que acontece é que as autoridades estão mais preocupadas com a imagem de "defensores dozumano" do que com os problemas da sociedade. Enquanto estiverem preocupados com a vida de bandidos, a vida dos cidadãos está em segundo plano. Isto é: bandido não é cidadão e fim!

Reply

Não sei, sinceramente, Coronel, se a PM é boa somente para desfiles, demonstrações e exercícios, porque na prática, tem obtido apenas frustrações e lamentações. O povo, agora, chora a morte da jovem, quando um sniper poderia, do prédio vizinho, ter posto fim ao caso, com apenas um dedo. Foi-se a menina jovem e fica um parasita alucinado, além da dor na família.

Reply

Protege-se o bandido, ficando a vítima em segundo plano.
ONGs, mídia, igreja, estado, favorecem bandidos; vítimas são desprezíveis, porque não se chega ao socialismo com vítimas.
Para os comunas, o charme está na bandidagem, que adoram, porque são atores úteis no processo revolucionário.
O resultado é esse, e riem da nossa cara, porque sabem que a lei fraca os favorece.
Pobre Eloá, fique com Deus menina.

Reply

A culpa e da imprensa, a polícia mal preparada e esse desgoverno que financia as emissoras de TV, para tirar atenção do povo, do que está acontecendo no país.
Infelismente uma jovem morre de cabáia em beneficio da politicagem!
Acora né Brasil!

Reply

Tragédia Paulista:
Lindembergue Alves
Um jovem apaixonado, de apenas 22 anos de idade, com toda a vida pela frente (argh), sem nenhum antecedente criminal, foi brutalmente assassinado pela polícia de SP, alvejado friamente por um atirador de elite.
O que fez esse garoto, doente de paixão, a não ser forçar sua antiga namorada a conversar com ele, talvez buscando reviver seu antigo romance. Temos diante de nós mais um exemplo do despreparo e da truculência policial, que mais uma vez vitimiza um cidadão brasileiro.

Reply

Coronel, A polícia em SP, em particular a PM, está sob constante patrulhamento do politicamente correto. Caso o facínora fosse alvejado por um atiraor de elite durante o sequestro, hoje teríamos uma grita enorme pois ele não tinha antecedentes criminais, isso sem falar no risco de atingir uma das meninas, o que traria memórias de um caso onde isto aconteceu e a PM foi massacrada. Claro que entre a vida das meninas e a crítica não a dúvida de que danem-se os criticos, mas não é só falação na imprensa e sim um processo criminal contra os PMs, processo este liderado por procuradores dos direitos humanos... Não é fácil para quem comanda. É claro que a operação foi um fracasso. Mas, o responsável pelas mortes foi o tal Lindemberg. Não é possível jogar estas mortes na conta do GATE.

Reply

Esse pessoal dos direitos humanos são uns hipócritas, tal qual Don Lulla de La Mancha.

Reply

Coronel concordo contigo a policia no Brasil está algema pelos esquerdopatas de "ditos" Direitos Humanos e outra sandices.

Mas não se engane não se a Policia tivesse dado uns cascudinhos no Lindberg (que para mim merecia mesmo uma bala) todos estas organizações já estaria criticando a policia por isto tomando parte do assassino.

Reply

Marechal,
Agenda de Martaxa- 2ª feira

10:00 h.- Cirurgião plástico
motivo:

a trombada foi violenta, deixando a lataria em cacos

11:00 h.- Cardiologista
motivo:
alteração na dosagem do
remédio contra pressão alta

14:00 h.- Providenciar carimbo no passaporte do casal

Reply

A PM ficou com medo da reação da imprensa sobre usar ou não um sniper, mas a culpa começou pela família, pois o namoro tinha 2 anos, ou seja, permitir que uma "adolescente" de 13 anos a época, namorasse um homem de 20 anos... Ali começou a dar errado, 7 anos de diferença, se em relacioamentos adultos as vezes pesa, imagine uma criança e um homem de 20 anos... Estranho ninguém questionar isso. Outro detalhe da imprensa vermelha e sórdida, preparando o terreno de todos os lados, mostrava fotos e relatos de conhecidos do assassino, dizendo ser ele um cara calmo...Tranquilo, fotos de futebol, etc... Pura hipocrisia, pois todo bandido tem seus momentos de pessoa comum. E o fato de ter um saco com munição, duas armas, isso é premeditar um crime. Povo escravo da imprensa vermelha...

Reply

http://www.estadao.com.br/nacional/eleicoes2008/not_cid262756,0.shtm

Na sua opinião, quem se saiu melhor no debate da Record?


Marta Suplicy
43 votos - 16%

Gilberto Kassab
223 votos- 84%


PS- o medicamento contra pressão alta será alterado pra +

Reply

Mais uma inocente útil e um fascinora poupado.
Não tarda e o Brasil será somente dos fascinoras.

Reply

Coronel,

Você está certo. O GATE, que é formado por policiais extremamente competentes, foi vencido pelo medo de ser execrado, mais uma vez, caso tivessem matado o bandido. Só para ter uma idéia, segundo a TV Record, receberam centenas de e-mails criticando os policiais por "terem usado violência" para dominar o bandido. É a total inversão de valores.

Mas, vou mais fundo!

Quem é o culpado?

A resposta é muito simples (o Reinaldo Azevedo, mais uma vez está certo):

Os pais da menina morta. Claro que não podiam prever o que acabou acontecendo, mas... Afinal, que palhaçada trágica é essa de permitir que UMA CRIANÇA de apenas 12 anos "namorasse" um ADULTO de 19? (Segundo consta, o relacionamento começou quando tinham essas idades.).

Nota: o "namorasse" está entre aspas porque é óbvio que não se limitavam a passear de mãozinhas dadas.

Reply

Agora que acabou todos tem a solução!

E se tivessem atirado no cara e errado e, da mesma forma, ele tivesse ativado na garota?

Acho que qualquer opção era difícil.

Gino/SP

Reply

Coronel

Quem era aquela velhinha aterrorizada frente ao Kassab, piscando-lhe constantemente o olho? Era para conquistá-lo? Mas o Kassab è jovem e essa senhora parece ser mais velha que o matusalém! Tão idosa, falando sempre com a boca toda retorcida, voz antipática. Desgraçada.

Reply

A coisa funciona assim, se alguém tem que levar a culpa, então que culpemos a PM.l
Se ela agir e matar o seqüestrador os direitos humanos e a imprensa irão cair de pau em cima, alegando que usaram de truculência e não negociaram o suficiente, se ela não age e negocia, a coisa acaba em tragédia, a imprensa e os direitos humanos caem de pau na PM alegando que os atiradores de elite deveriam fazer o trabalho, ou seja, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega, e tome pau na PM>

Reply

Gostaria de ver a imprensa e o pessoal dos Direitos Humanos serem incumbidos da missão do GATE, ir lá, ficar 4 dias tentando e ter sucesso.
Se isso acontecesse, haveria espaço para crítica ao GATE, mas como não aconteceu e não acontecerá, lamento a morte inevitável de Eloá e que Deus lhe dê o descanso eterno, mas não vou criticar o GATE nem um pouco. Casos como esses (perturbação emocional do sequestrador) são dificílimos e muitos terminanm em morte do sequestrado, apesar da eficiência policial.
Repito, minhas preces são por Eloá, assassinada brutalmente por uma pessoa emocionalmente perturbada.

Reply

Para não dar muitas voltas: há lascívia de sangue? Entrão o vagbundo morre. Não há lascívia de sangue? então ovagabundo vive, mas deve levar uma surra todo dia antes do banho de sol no presídio..

Bandido bom é bandido morto. Não conheço nenhum ex-corno, ex-viado, ex-ladrão e muito menos um ex-assassino.

O vagabundo aí tem sorte pelo comando da operação não estar comigo, pois do contrário, estariam os defensores dos direitos humanos todos chorando hoje ao invés dos pais de Eloá.

Reply

eu vi partes das gravacoes da negociacao que foram liberadas para a imprensa...

sinceramente, eu achei um dos negociadores uma piada...

ate o irmao da vitima, adolescente, de portugues precario, negociava de maneira mais adequada com o vagabundo assassino...os apelos que fazia eram pertinentes, apelava para a amizade, tentava dar seguranca ao delinquente...

agora o negociador da policia! vixe!

quem pode entender uma negociacao desse tipo feita por um policial preparado para essa situacao:

"eu mando voltar a luz, mas so quando voce sair dai"

como assim???

nao deu pra escutar direito a resposta do delinquente, mas pelo pouco que entendi, me parece que ele disse o obvio:

do que adianta voltar a luz depois de eu sair daqui?

ou foi algo parecido com isso, sei la...

isso eh negociar nada com coisa alguma...

de resto, tambem acho que a policia ficou com muito medo da reacao dessa babacada dos direitos humanos...

acho que teve orientacao politica pra agir dessa maneira devido ao quadro delicado do momento atual - eleicoes - com os petralhas querendo tirar proveito politico de tudo...

a policia errou na avaliacao das consequencias dos seus atos, pois se hoje o deliquente estivesse morto, os burocratas dos direitos humanos estariam contra eles, mas a populacao estaria quase que inteira a favor da policia...

nao tenho duvidas...

Reply

Concordo plenamente com o que voce diz, mas o grande erro começou com os pais da moça que deixou ela com 12 anos apenas namorar um marmanjo de 19 (agora ela 15 ele 22) deveriam ter dado parte dele no Conselho Tutelar como pedófilo.

Reply

Serra mandou não atirar no meliante por ser politicamente incorreto. E o GATE errou ao devolver a outra menor ao cativeiro. A família da amiga tem que entrar na justiça contra o governador de SP, responsável último pelos erros.

Reply

Coronel

Os direitos humanos, ONGs, midia que fossem para a PQP mas se eu comamdasse essa libertação, no primeiro momento que o assassino tivesse ido à janela, levava logo um balázio no meio da testa.

E a policia tinha razão se fizesse isso, pois ele já tinha disparado à toa contra o publico e jornalistas, não acertando ninguém por sorte! Logo, tinha de ser abatido na melhor oportunidade, tanto mais que tinha levado muita munição.

A policia è culpada pela morte da jovem.

Com policia assim, viva os bandidos, têm boa boa, matam, sequestram e são liberados com coletes à prova de bala e advogados para os protegerem.

O país que lula deixou!

Reply

Este país voltará a ser menos indecente quando se restituir a máxima de Lúcio Flávio: polícia é polícia e bandido é bandido.

Hoje as forças de segurança têm mais medo da turma dos direitos humanos e da imprensa sensacionalista, do que de meliantes.

Para mim, bandido bom é bandido morto. Após 24 horas de tentativa frustrada, uma bala no meio dos olhos do bandido teriam resolvido a situação. O chato seriam os pseudo-esquerdistas chorando pela morte do bandido, pedindo providências e indenizações.

Pela Eloá, nada fazem.

Reply

"Mas este caso de Santo André, que acabou com a morte de uma jovem, assassinada a sangue frio pelo ex-namorado..."

O crime foi terrivel, o criminoso foi preso e devera ser punido. Agora, nao foi um assassinato "a sangue frio" nao.

Reply

Alô:
este negócio de falarem sôbre o namoro da menina com um adulto é BALELA.
Dirijam-se á porta de qualquer "balada" e ali estarão centenas de situações iguais.
É sexo de tudo quanto é forma,aditivos variados,pais e mães dormindo.
Não venham com a famosa hipocrisia AGORA.
Como já citei,devemos ter leis que nos garantem que:
qualquer objeto ou ameaça á vida de terceiros é CRIME e a pessoa ou pessoas que assim o fazem RENUNCIAM AOS SEUS DIREITOS HUMANOS.
é bala,bomba na cabeça após negociar num prazo máximo de se tomar um café.
Idiotas,bandidos,loucos,desequilibrados tem que enterrar.
abraços

Reply

acabei de ler que o ordinario esta fazendo greve de fome na cadeia!!!

ele quer o que com essa greve?

nao ficar preso?

so faltava essa...

Reply

Por resolução estadual aprovada para o Estado de São Paulo, as negociações com sequestradores DEVEM ser feita pela Divisão Anti-seqüestro da Polícia Civil de SP. Essa Divisão é muito mais bem preparada do que a Polícia Militar. Ocorre que a polícia civil está em greve. E porque está em greve? Por causa de um crápula, doente e revanchista chamado José Serra. Este monstro, desde que voltou para o Brasil só tem uma coisa na sua mente doentia: retalhação contra todos os órgãos que reprimiram o terrorismo na época da "ditadura". Aqui se incluem a polícia civil de São Paulo e, é claro, as Forças Armadas. Portanto, milicos do meu Brasil, se esse psicopata for Presidente da República, preparem-se para o pior...

Reply

Neste episódio, a polícia deu um show de incompetência e amadorismo, mas não culpo os comandantes da operação. O que me parece óbvio é que, além de equipamento adequado, faltam diretrizes claras do procedimento a ser seguido pela força policial em episódios como este. O poder de decisão e de discernimento de quem comanda ou participa de uma operação como esta tem que estar limitado por essas diretrizes. Exemplos: 1)é inadmissível que se permita que um sequestro destes se prolongue por 5 dias. Para a SWAT o limite máximo de negociação é de 24 horas. Como não estamos nos EEUU, que se estabeleça em 48 ou 36 horas o limite de tolerância para que o bandido se renda. Caso contrário, a polícia deve agir no sentido de eliminá-lo; 2) é inadmissível que a polícia não tenha impedido o retorno da outra menina refém. Não há desculpa em se alegar que a menina voltou porque quis. A polícia estava lá justamente para impedir semelhante absurdo; 3) É óbvio que, em 5 dias, o sequestrador deve ter dormido - e muito. Seria o momento ideal para uma invasão. Mas fica claro que a tropa treinada para esse tipo de operação não dispunha de aparelhos de escuta ou de micro câmeras que pudessem ter sido introduzidas no apartamento para que se soubesse com segurança o que estava ocorrendo lá dentro.
Enfim, é de se lamentar a morte de uma inocente e saber que esse bandido vai estar solto em poucos anos.

Reply

Não gostaria de comentar um caso desse, mas fico revoltada por que agora o culpado de tudo não é mais o delinquente do Lindemberg mas a polícia.
Infelizmente os nossos policiais são reféns dessas leis que favorecem bandidos, são reféns de uma imprensa politicamente correta, são reféns dos hipócritas dos direitos humanos.
Se tivessem matado o marginal, minha nossa, a imprensa, os órgãos dos safados dos direitos humanos, fariam o maior alarde.
Agora já acharam os verdadeiros culpados, A POLÍCIA.
E os pais que permitiram uma menina de 12 anos em manter um relacionamento com um jovem de 19 anos? Que sempre demonstrou se possessivo e doente?

Reply

-Para completar tudo acima...
-Uma polícia burra, despreparada, desgualificada profissionalmente, um coronel cabeça de bagre, turrão, um sargentão que ministra ordem unida, uma mídia tresloucada em busca do IBOPE, não tinha como resultado diferente...
-A Propósito PM/SP quando precisarem de profissionais, solicitem apoio do Grupo Tigre PM/PR.

Reply

Caso identico tivemos recentemente no Guarujá, cujo desfecho foi rapido com o afastamento das emissoras de tv.Acho que o efeito televisivo do fato contribuiu para inibição de ação drástica da PM.É lamentavel que em busca de pontos no ibope contribuam para que fatos como esse aconteçam.

Reply

A PM errou, mas transformar a jovem Eloá em santa...
Ela também era passional, pois chegou a negociar a volta do assassino para ela, com uma faca no pescoço(confirmado pela família)e já era agredida fisicamente pelo assassino, durante o "namoro".
Os pais da garota, também não deveriam ser responsabilizados?????
Não tem santo nesta "estorieta" vamos, infelizmente, assistir a inúmeras.

Reply

" O pessoal dos direitos humanos" somos nós. Nós que sempre temos uma opinião fundamentada em coisa nenhuma para emitir nossos pareceres de especialista.

Reply

Enquanto direitos humanos forem também para humanos não direitos, será complicado. A partir do momento em que os direitos humanos for somente para os humanos direitos, essa pressão social certamente acabará.

Reply