Com três parentes contratados para cargos de confiança em seu gabinete, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) aderiu ao grupo que sugere no Congresso a aprovação de um projeto para criar cotas e escapar da súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), que vetou na semana passada o nepotismo nos três Poderes. O petebista quer trocar o princípio constitucional, invocado pelo STF para proibir a contração de parentes, por "uma legislação mais flexível". De acordo com Mozarildo, isso permitiria abrir vaga no serviço público para "parentes com reais qualificações". Ele não explicou quais critérios abonariam a tese de que parentes "qualificados" poderiam continuar empregados, enquanto os demais teriam de ser demitidos.Idéia parecida já havia sido sugerida pelo deputado José Carlos Aleluia (BA), ex-líder do DEM. Ele defendeu cotas pequenas, talvez até de um parente só. E justificou: "Em cidades pequenas, por exemplo, são quase todos parentes uns dos outros."Apesar da polêmica, Mozarildo garantiu que vai demitir os parentes. "Eu não discuto. Eu sempre disse assim: enquanto não houver norma proibindo, sigo os critérios da lógica. Poderia até ter outros parentes porque não havia nada dizendo que não podia, não é mesmo?"Ele evitou sugerir um quantitativo para a cota, mas opinou que seria um exagero se resolvesse preencher todos os cargos do gabinete com familiares. "Aí eu estaria transformando o que é público num patrimônio de família", alegou."O parlamento vinha adiando uma tomada de posição, mas agora só restam duas alternativas: aceitar a súmula vinculante em sua totalidade ou fixar regras por via legislativa, inclusive com a definição de conceitos necessários, como o exato entendimento do que significa cargo político e possível diferença em relação a cargo de confiança", defendeu.
Irmão ajuda irmão, menos com dinheiro público.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008 às 08:05:00
Do Estadão, de hoje:
6 comentários
Que caras-de pau!
ReplyDr Evil nao tem duvidas. Ellles vao aprovar alguma lei que lhes permita continuar contratando seus familiares, que via de regra, "so ocupam o cargo, porque sao parentes com reais qualificacoes". Nenhum dellles tem um irmao imprestavel, uma cunhada analfabeta, uma sogra detestavel... Todos sao cercados de parentes perfeitos. Como?
ReplyQue pena Senador!
ReplyJá sujou a biografia!
FALTA CARATER E QUALIFICAÇÃO PARA OS POLITICOS.....a familia de politicos tevem ser qualificados para o trabalho
Replynoturno.............
Dr Evil
ReplyEstou plenamente de acordo consigo. Nem è 100%, è 1.000%!
Quando o Mozarillo disse o que disse e, sendo ele da Maconaria, vi que a mensagem estava dada. Hoje o STF disse que o problema è dos senadores e que o STF estava fora! Está feito! Daí eu ter perguntado ao Coronel onde o Mozarillo levava com o coturno. Em lado nenhum!
Ontem mesmo li um manifesto da Maçonaria contra a corrupção, logo após as declarações de Mozarildo. Parecia-me um posicionamento contrário da Ordem. Hoje, o senador volta a falar de nepotismo. Ou não era recado, ou ele não entendeu o recado ou não é coisa nenhuma, isto é, está tudo realmente dominado.
Reply