Quando conheci Bogotá, no final dos anos noventa, ainda fumava quase dois maços de cigarros ao dia. Os 2.640 metros de altitude, elevados a 3.200 no Montserrat, já causavam um cansaço e uma desconfortável falta de ar. Àquela época, conheci uma grande comerciante, dona de uma rede de lojas, que tinha uma filha seqüestrada pelas FARC, já havia quase um ano. Um ou dois contatos e o valor do resgate: U$ 1 milhão de dólares. O dinheiro já estava separado e meses depois foi pago, quando a narcoguerrilha dignou-se a restabelecer a negociação. Bogotá, à época, era uma cidade perigosa, com as suas largas avenidas esburacadas, onde os motociclistas eram temidos pois, em duplas, promoviam assassinatos políticos com perfeição macabra. Um pilotava, o outro metralhava o carro. Naquela oportunidade, estava indo ao ar os últimos capítulos de "Café con Aroma de Mujer", uma novela colombiana que parou o país. A cidade, "por las ocho", ficava vazia. Os bares colocavam telões para mostrar a história de um amor entre uma colhedora de café apelidada de Gaivota e Sebástian Vallejo, homem que pertencia a uma rica família produtora de café, que obviamente não apoiava esse amor. E Bogotá inteira ficava com o coração pulando e os olhos marejados. Achei a Colômbia muito, muito parecida com o Brasil, mais do que qualquer outro país latino-americano. Não só pelas novelas, mas pelo povo bonito, educado e hospitaleiro. Deveria ser o nosso país-irmão. Pelas agruras da política, é o mais distante. O socialismo, além de burro, é feio. Troca as belas colombianas que passeiam pela Plaza Bolívar na Bogotá do Uribe pelas chollas dos mercados de brujerias da La Paz do Evo Morales.
11 comentários
"Belas colombianas da Plaza Bolívar"?
ReplyAcho que vou fazer um post sobre os belo porteños do Puerto Madero.
Tudo pela irmandade latino-americana, claro. ;-)
Coronel
ReplyEstá ferrado, "Ricardão"! Com que então, pinto de aço!
Dáaaaaaaaa-lhe Nariz !!!
ReplyNão deixa barato...
Abre teu olho Coronel...hahaha
Quando conheci Bogotá no início dos anos 90 o cenário era o mesmo. Também achei que parecia muito com algumas cidades brasileiras e o espanhol muito fácil de compreender até por quem nunca tem contato com a lingua.
ReplyMulheres lindas, artesanato rico e futebol alegre.
Mago
Vou dar um pitaco no assunto.
ReplyO ator da novela é brasileiro, porém nunca trabalhou por aqui. É queridíssimo em toda latinoamérica, pois as novelas de lá também são exportadas.
Quanto a conhecer familiares de sequestrados, a ex-secretária do meu marido esperou 10 anos por notícias do dela, desaparecido sem rastros, e depois desse tempo, foi declarada, pelo governo da Colômbia, viúva. Aquele país é tão lindo, foi (e ainda é) tão maltratado pelos narcotraficantes e pela guerrilha assassina. As pessoas esquecem do quanto eles mataram através de bombas colocadas nas ruas das cidades, e em escolas, onde tantos morreram.
Lilyanne.
Cristal, querida.
ReplyÉ claro que uma mulher, principalmente elegante como você, entenderia a brincadeira.
Beijo e bom domingo.
Bá, Coronel, pde até visualizar o lugar , tamanha clareza e a beleza retratada...ponto para o amigo!Dora Jardim
ReplyNariz!
ReplyPara você também, um beijo grande!
Sim Coronel, as colombianas são lindas, as argentinas idem, mas as colombianas são mais lindas ainda, as argentinas xingam muito, rs.
ReplyColombia is passion
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=pXtvGsYS0UM
Eita, Coronel!
ReplyMexeu com os brios de alguém.
É corrente que são os últimos a saber...rsrsrs.Portanto,um belo convite para jantar,naquele restaurante que faz teeempo! que não a leva e que ela adora;isso só para o começo das desculpas,certo NG?
Nome Próprio