Lula apóia populismo bolivariano.

Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, está chegando para a sua primeira visita à América Latina e já mandou o seu recado: o populismo reinante na região atrapalha o desenvolvimento. Foi clara: "um único país não pode atrapalhar por muito tempo as relações entre a União Européia e a América Latina. O presidente Chávez na fala pela América Latina". Pois não é que o Lula não gostou? Deu entrevista a Der Spiegel, dizendo que Chávez era "o melhor presidente venezuelano nos últimos cem anos", além de elogiar Evo Morales, a quem já presenteou com refinarias, e Fernando Lugo, a quem quer presentear com algumas turbinas de Itaipu. Merkel, por sua vez, avisa que vem a negócios, com uma nítida postura anti-populista e demagógica: "Ao viajar ao Brasil e México, visito aos sócios comerciais mais importantes na América Latina, porém isso não significa que os outros partidos não sejam significativos para mim." Se algum comentarista obtiver a entrevista de Lula na revista alemã, traduzida, poste o link.

10 comentários

Mera reciprocidade!
Afinal, sócio é socio, não é mesmo?

Reply

A chamada da entrevista está aqui:
http://www.spiegel.de/spiegel/vorab/0,1518,552432,00.html
Lá se diz que o Lula prometeu fazer do Brasil um membro da OPEP. Criticou a atitude do primeiro mundo sobre os os biocombustíveis ("Isto nós e os africanos fazemos muito melhor") e ainda incentivou os europeus a se orientar para a America do Sul e "nao tenham medo das esquerdas da America Latina").
Como nao sou assinante nao sei o resto...

Reply

Coronel:

o site Spiegel ONLINE promete publicar a entrevista completa de Lula na proxima semana (em ingles). Por enquanto esta' disponivel apenas um resumo.

Angela Merkel chega dia 13 de maio. Nao vai visitar nem Chile, nem Argentina, paises governados por presidentas(?) socialistas.

Hereticus

Reply

Coronel:

anote em sua agenda: dia 15 de maio se dara' a conhecer o veredicto da INTERPOL sobre os PC do Raul Reyes. Felizmente coincide com a semana que Angela Merkel visita a America Latina. A Uniao Europeia considera as FARC como entidade terrorista, e os laptops do explodido Reyes mostram como Chavez, Correa, Morales e Ortega estao metidos ate' o cangote no trafico de drogas. Principalmente o narcoditador Hugorila Chavez.
Vai ficar cada vez mais dificil para o Lula manter sua pose de grande estadista.

Hereticus

Reply

Coronel

A Der Spiegel só publica na íntegra a entrevista com o nove dedos, na próxima semana.

Mas tem aqui o que publicou ontem;

http://64.233.179.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,552591,00.html&prev=/search%3Fq%3DDer%2BSpiegel%26hl%3Dpt-BR%26rls%3Dcom.microsoft:pt-br:IE-SearchBox%26rlz%3D1I7GGLR

Reply

O bebum do planalto so abre a boca pra falar m----.
O duro vai ser aguentar o beum mais 3 anos...haja saco.
Cala a boca bebum!

Reply

Alô Boss.
Enquanto descansamos os colombianos dão mais uma enxadada.
Pegaram mais um dos grandões das FARC e mais um PC/NOTEBOOK.....e uma identidade venezuelana.
Assim como eu,kkkkkkk,tenho uma provisória também.Mas LEGAL !!!!.
E como por lá se comenta cada vez mais o apoio aos guerrilheiros/traficantes saido aqui da terrinha,deve ter gente com insônia.
O foro de São Paulo saindo sempre nas notas dos jornais.

Reply

Alô Boss.
Meu conhecimento de inglês é suficiente para o consumo próprio,não me atrevo a fazer traduções para terceiros.
Assim que vai os links sôbre o nove dedos no DER SPIEGEL.
http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,552027,00.html

e este:
http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,552591,00.html

a entrevista completa ainda NÃO FOI PUBLICADA,sendo prevista para a semana entrante.

abraços

Reply

Coronel,

A Deutsche Welle, publicou parte da entrevista:

http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3328587,00.html

Abraço!

Reply

Coronel
O presidente talvez desconheça que pessoas que viveram sob regimes comunistas têm uma ótica diferente de governo. A chanceler Merkel que viveu sob um governo totalitário e assistencialista, na extinta Alemanha Oriental, tem autoridade para falar o quanto o Estado pode ser prejudicial à economia. Foi essa vivência que fez florescer sua idéias liberais. Suas propostas de campanha foram a redução de impostos, leis trabalhistas mais flexíveis e principalmente um papel menor do Estado na economia. Contrária aos excessivos benefícios vindos do Estado e as altas contribuições sociais impostas às empresas. A reunificação, complicado processo social e econômico, que sobrecarregou pesadamente o povo alemão do lado ocidental ocasionou desemprego em todo o País. A população do lado oriental acostumada a uma economia estatizada, onde o governo através de esporte e medalhas olímpicas, queria mostrar ao povo sua supremacia, teve que se adaptar às normas de trabalho competitivo. Só governos realmente comprometidos com esses princípios conseguem gerar o desenvolvimento de seus países.
Abraços.
J.Angel

Reply