O referendo de Santa Cruz de La Sierra acontece antes da votação da nova Constituição produzida por Evo Morales, sem a participação da oposição, que foi alijada da sua elaboração. O índio cocaleiro paralisou o processo, tendo em vista a crise aberta com a busca por autonomia em importantes províncias bolivianas. O tema pode ser resumido numa só frase, que estrutura todo o movimento autonomista: "queremos uma constituição que seja para todos, não só para a metade". Uma das imposições de Evo Morales e do seu MAS, Movimento ao Socialismo, é que as mudanças constitucionais seja decididas por maioria simples, não mais por dois terços dos votos. Esta é a raiz da revolta que está dividindo o país em dois, além, logicamente, da autonomia que o novo texto garante para povos indígenas, oficializando o racismo no país. Leia aqui uma entrevista com o líder do movimento em Santa Cruz de La Sierra.
10 comentários
Coronel,
ReplyPode ser que esse negocio de dividir paises em dois vire moda por ai. Imagine se para ir de Sao Paulo para baixo fosse necessario apresentar passaporte. Se o sul/sudeste fossem outro pais. Com um governo competente. Sem cachaceiro. Sem partidinho. Sem politicos corruptos.Democratico. Com leis duras.
Dr Evil acha que virava primeiro mundo num instantinho.
OFF TOPIC, MA NON TROPPO
ReplyDESCOBERTA FRAUDE NO LAUDO ANTROPOLÓGICO PARA A DEMARCAÇÃO DA RESERVA "RAPOSA (HIENA SOA MELHOR) SERRA DO SOL".
"LAUDO ANTROPOLÓGICO FRAUDULENTO
Fabio Cavalcante
Tribuna da Imprensa, 30/04/08
O laudo antropológico feito para justificar a demarcação em área contínua da Reserva Raposa Serra do Sol foi uma fraude. Essa é a afirmação feita pelo historiador roraimense Riobranco Brasil, que disse ter provas conclusivas que alegam que apenas uma pessoa elaborou o documento, ao invés de um grupo de trabalho, como mandava a Justiça. O historiador caracteriza o laudo como a maior peça farsante já produzida e que chegou a induzir (ME ENGANA QUE EU GOSTO) as autoridades federais, na ocasião, o presidente Luizs Inácio Lula da Silva (MENTIRA) e o então ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos (OUTRA MENTIRA, POIS FIZERAM POR SEREM O QUE SÃO: CRETINOS E ESTAREM LEVANDO ALGUM), para oficializarem a demarcação da área indígena."
"O historiador afirma que um fato, semelhante ao que ocorre na Raposa, aconteceu há 104 anos, em que o Brasil perdeu uma gleba de 19.630 km para a Inglaterra. Trata-se da questão do Pirara, região localizada na época a Leste do Estado de Roraima.
Alegando estar proporcionando a exploração da riqueza britânica, o império inglês enviou ao lugar o explorador prussiano Robert Hermam Schomburgk, em 1835. Mais tarde, sob o argumento britânico de o território ser ocupado por tribos independentes que reclamavam a proteção inglesa, o Brasil reconheceu provisoriamente a neutralidade da área em litígio e retirou seus funcionários e o destacamento militar, com a condição de que as tribos continuassem independentes.
Logo, em 1842, uma expedição militar liderada por Schomburgk colocou marcos fronteiriços, demarcando a fronteira sem a anuência do governo brasileiro.
O feito foi chamado de "Linha Shomburgk". A questão se prolongou até 1904, quando, por fim, o Brasil aceitou o laudo arbitral do rei Vitor Emanuel III, da Itália, que deu ganho de causa à Inglaterra, perdendo o Brasil 19.630km2 de seu território (o rei italiano concedeu de volta ao Brasil os outros 13.570 km2) e, conseqüentemente, os afluentes da bacia do Essequibo. Com a conquista, a Inglaterra obteve acesso às águas do Rio Amazonas pelos rios Ireng e Tacutu. "
DISPENSA COMENTÁRIOS
LINK
http://www.ternuma.com.br/fcavalcanti080.htm
Pois é, Coronel, segundo "especialistas", um outro "ciclone", de cor verde, em forma de "touca" está rumando para o sul, fará uma curva a direita, adentrando a Lagoa dos Patos, alcançando assim, o Guaiba. Segundo esses mesmos especialistas, o destino final será a Avenida Padre Cacique. A previsão é de muitos estragos e ranger de dentes no portão 8...
ReplyCaro Renam:
ReplyÉ mais fácil o ciclone atacar uma manchinha verde, mandando-a de volta para a terra da radicci, com um assoprão. O nome é ciclone Alex. Já me sinto com a faixa no peito para, a partir do meio da semana, campeão, buscar a Copinha do Brasil.Aí os secadores que não jogam há um mês vão todos morrer do coração. Haja Lexotan.
Um abraço.
CORONEL
Coronel:
ReplyAmanhã dia 04 de Maio, é o dia "D" na Bolívia.
Se o "SIM" ganhar para a autonomia de Santa Cruz da la Sierra, logo as outras regiões – Pando, Beni e Tagira seguirão o exemplo.
O poder econômico conjunto dessas quatro regiões, que corresponde a 80% do total do PIB boliviano, permite que confrontem o governo de Morales, que tem um sólido poder político graças aos 54% dos votos na eleição presidencial de dezembro de 2005.
Mas de quem é a culpa, senão do “moleque’ do Chavez”?
Porque razão - esse cocaleiro presidente - resolveu aprovar uma constituição, sem a presença da oposição?
Cada um faz a cama, onde se quer deitar! Agora o "Evito" não se queixe.
Coronel:
ReplyO Conselho Sul-Americano de Defesa, invencao diabolica do Chavez, e aceito sem restricoes pelo governicho petralha que nos inferniza a vida, vai ser acionado. Quero ver se as FFAA brasileiras vao se submeter docilmente a servirem de policia anti-motim para o indio cocalero, em uma "missao de paz" bolivariana, para garantir a agenda do Foro de Sao Paulo.
Hereticus
PS: A oposicao precisa inventar noticias de impacto, para depois desmentir. Mas a cobertura midiatica ja' tera' ocorrido. Do contrario teremos Lulla 24/7 na telinha da Globo. Vou comecar espalhando a noticia-boato seguinte: Serra entrou para um convento. A hipotese nao e' absurda, pois ninguem anda mais sumido do que ele. Sua ausencia do noticiario esta' se tornando insuportavel. Deixou passar o primeiro de maio, em brancas nuvens. Estou perplexo.
É não dá para confiar no PT nem em comício.
ReplyUm amigo do Piauí me ligou para dizer que o Aero Lula estará pousando em Teresina segunda-feira. O motivo, todos sabemos: inaugurações e comícios eleitorais. Os tucanos estavam contando com apresença do Faraó de Garanhuns para ainauguração de arqueológico Pronto Socorro Municipal cuja história remonta ao Império. Segundo meu amigo, há quem diga que o projeto de construção veio nas caravelas de Pedro Álvares, masi precisamente na de Vasco de Athaíde, aquela que se perdeu no mar e nunca mais foi encontrada. Em virtude disso, novo projeto veio com a primeira Exploração Colonizadora e que de lá para cá têm sido derramados rios de dinheiro na construção que só agora ficou pronat e justamente agora para que Çua Inçolença inaugurasse. mas o bravo rapaz não irá á inauguração, afinal é um empreendimento tucano e portanto, não deve ser utilizado para fazer campanha.
Bem feito, passarinhos falsos!!!
Coronel
ReplyRepito os meus pêsamos antecipados!
Cor vermelha, nem numa peladinha, e então quando è a sério!!
Mas tem sofredores para tudo!
Alô Boss.
ReplyCertamente não é do nosso interesse(Brasil) a semeadura de discórdia na América do Sul.
Isto inclue a Bolívia.
O Índio ao entrar com idéias estranhas no meio indígena,que representa a maioria do povo (bom e pacífico)da Bolívia,vai levá-los mais para o fundo do poço.
"NÃO EXISTE NADA QUE SUBSTITUA O CONHECIMENTO".
Faltam a nós, sulamericanos de maneira geral,o CONHECIMENTO.
Espero que a solução boliviana seja negociada e sem separatismos.
Separando-nos,ficamos muito mais fracos,ao contrário do que pregam.
Abraços
!!!Pués que viva Bolivia, hermanitos mios!!!
Reply