PGR favorável à demarcação.

A Procuradoria Geral da República (PGR) divulgou ontem parecer favorável à demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol em áreas contínuas. O parecer é do vice-procurador, Roberto Gurgel, que afirma que a posse a ser garantida aos indígenas “há de ser aquela voltada ao seu sustento e indispensável à preservação de sua identidade cultural, devendo abranger todo o espaço físico necessário para tanto”. Leia aqui.

15 comentários

Em que país vivemos? Primeiro que o índio brasileiro não é nômade. Segundo que ele não vive da caça e da pesca e sim de compras em supermercado. Terceiro que não se locomove em canoas e sim em reluzentes pick-up importadas.

O que preserva a sua identidade cultural não são grandes espaços e sim língua e costumes que, como os descendentes de japoneses, italianos e outros cultivam até hoje.

Reply

Alô Boss.
Juiz MALANDRO......OU VIVO...
Ao dizer área necessária para a preservação ele tira o dele da reta...
QUAL A ÁREA NECESSÁRIA PARA PRESERVAÇÃO E SUBSISTÊNCIA DA INDIARADA????
Eu tenho certeza que com 20% da área desejada dá para meter mais uns 500.000 indios....eheheheh
Basta aplicar o coeficiente de ocupação das atuais reservas e de "lambuja'uns 50 % de bonificação.
Vai sobrar terra .....
abraços

juiz essssssperto....

Reply

CORONEL,bom dia!

Todo o trabalho inteligente e pacífico do diplomata Rio Branco vem desmoronando.O Brasil regride a cada dia.
Voltaremos a ter o país do Tratado de Tordesilhas.

Seria interessante colocar no blog o mapa do Brasil daquela época.
É possível?

Abraços.

Reply

PQ O PROCURDAOR GERAL DA REPUBLICA TB NÃO TOMA A DEFESA DOS APOSENTADOS QUE GANHAM MAIS DE 1 SM E ESTÃO TENDO SUAS APOSENTADORIAS ACHATADAS DE MODO CRIMINOSO?????
QUAL A DIFERENÇA DELES PARA INDIOS,MILITARES, FUNCIONÁRIOS PUBLICOS ETC?????
ALIAS, A LEI DO ESTUTO DO IDOSO LHE DA A LEGITIMIDADE PARA ISSO...
ALOOO ANTONIO FERNANDO!!!!!

Reply

Pelo Parecer do PGR, não existe direito adquirido, valendo as leis do tempo do Império. Se válidas as diposições das Leis do Império, então o Marques do Pombal emancipou os índios, de modo que o tratamento dispensado aos mesmos não pode ser o que vem sendo emprestado pelo Estado atualmente.

Reply

Coronel

Eles não param nem por um momento para verem o mal que estão fazendo ao nosso País. Não têm regras de dignidade patriota. Tudo vale desde que enriquecam rapidamente enquanto ocuparem seus cargos estatais. Eles já não são brasileiros nem traidores, são invasores ao serviço estrangeirosde saqueando impunemente o nosso País. Quem denuncia, è catalogado como PIG. Mídia chapa-branca, tudo branqueia, em troca de um punhado de reais ou anuncios estatais na televisão ou jornais. Estamos na bancarota moral. Patriotismo e nacionalismo são tratados e acusados como interesses estrangeiros. Inversão total e completa de valores pátrios. Não, este não è o Brasil que ambicionei e lutei para entregar aos meus netos.

"Se depois de ameaçar e expor o esquema petista de dominação, for permitida a sua recuperação do sufoco e superada, sem as necessárias conseqüências, a pressão ora exercida sobre os abusos cometidos, o que teremos será o esgotamento integral dos instrumentos de defesa legais e políticos, de tal maneira que não haverá mais resistência possível. O país ficará a mercê de toda e qualquer arbitrariedade sem poder de reação".
(Os Imperdoáveis - publicado por ocasião do escândalo do "mensalão" - junho/2005)"
(...)
"Há poucos dias, quando ninguém mais esperava, alguém quebrou um copo em meio ao silêncio do banquete. Foi preciso que um General do Exército, de carreira brilhante construída passo a passo, através de trabalho e estudo (coisas totalmente estranhas ao apedeuta-mór) dissesse o óbvio: está sendo colocada em risco a soberania nacional e a integridade do nosso território, fruto do empenho e do sacrifício de gerações."
(...)
"Os militares brasileiros têm sido estóicos no seu disciplinado silêncio, mesmo quando injustamente atacados por gente que se auto-proclama "defensores da democracia" nos ditos "anos de chumbo". Na verdade, a esmagadora maioria deles constituída de ferrenhos defensores do despotismo e da submissão do país a projetos revolucionários comunistas de inspiração soviética, cubana, maoísta e quejandos."
(...)
"O General foi corajoso e claro, mas manteve-se rigorosamente dentro dos limites das suas atribuições."
(...)
"A desintegração que vem sendo plantada não alcança apenas fronteiras ou tão-somente o plano físico da nação. O simples fato de se atreverem a tomar medidas como as que atualmente cursam em Roraima, mostra o grau de desarticulação a que chegamos, pois o razoável seria que tais absurdos nem fossem tentados ou encontrassem imediata reação por parte da opinião pública, do Congresso e de outras instituições permanentes. Ao contrário, assistimos a invasões em salvas por grupos de cangaço acumpliciados com o próprio partido governante; distribuição de pedaços de território para "nações" indígenas; outros pedaços para supostos "quilombolas" que jamais tiveram existência legal e nem factual; dinheiro à farta para ONGs que brotam como cogumelos à sombra do governo; invasões de propriedades, de usinas energéticas e de órgãos públicos, sempre contando com a compreensão dos "cumpanhêros""
(...)
"Se há algo característico na linha doutrinária a que esse governo se filia é a dedicação, que não pode ser casual, ao plantio generalizado de antagonismos: pobres contra ricos; negros contra brancos (o mestiço foi abolido); nordestinos contra sudestinos; índios contra não-índios; patrões contra empregados e assim por diante. Mais do que duas categorias atrapalha."

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4437&Itemid=141

Reply

Coronel

O Brasil não è de índios, de negros, de pardos, de brancos de amarelos, Brasil è de todos nós sem exceção, e ai daquele que ao desdizer, está servindo interesses políticos ocultos com fins inconfessáveis a soldo do sindicalismo mais corrupto que algum dia o Brasil conheceu na sua História de 500 anos. Se há colonialismo, ele entrou e está ocupando nosso território pela mão dos "quilombolas" inventados pelos bolcheviqies ligados ao PT e índios de tribos que jamais existiram como os Ianomâmis, inventados por uma ONG servindo interesses inconfessáveis ligadas à igreja católica. Esses são os novos colonos que o governo Lula inventou para servir seus propósitos não patriotas mas assumidamente ligados à TRAIÇÃO.

Nação, só e unicamente a brasileira.

"Portanto, vamos parar com essa paranóia de discriminar em favor dos índios. Para o Brasil, o índio é tão brasileiro quanto o negro, o mulato, o branco e o amarelo. Nas nossas veias correm todos esses
sangues. Não somos uma nação indígena. Somos a nação brasileira."
(...)
"Quem quiser se escandalizar, que se escandalize. Quero proclamar, do fundo da alma, que sinto muito orgulho de ser brasileira.
(...)
Não agüento mais a impostura dessas suspeitíssimas ONGs estrangeiras, dessa ala atrasada da CNBB e dessas derrotadas lideranças nacional-socialistas que estão fazendo surgir no Brasil um inédito sentimento de preconceito racial."
(...)
"Para começo de conversa, o mundo, naquela manhã de 22 de abril de 1500, era completamente outro. Quando a poderosa esquadra do almirante português ancorou naquele imenso território, encontrou silvícolas em plena idade da pedra lascada. Nenhum deles tinha noção de nação ou país. Não existia o Brasil.

Os atuais compêndios de história do Brasil informam, sem muita base, que a população indígena andava por volta de cinco milhões.

No correr dos anos seguintes, segundo os documentos que foram conservados, foram identificadas mais de duzentos e cinqüenta tribos diferentes. Falando mais de 190 línguas diferentes. Não eram dialetos de uma mesma língua. Eram idiomas próprios, que impediam as tribos de se entenderem entre si. Portanto, Cabral não conquistou um país. Cabral não invadiu uma nação. Cabral apenas descobriu um pedaço novo do planeta Terra e, em nome do rei, dele tomou posse.

O vocabulário dos atuais compêndios não usa a palavra tribo. Eles adotam a denominação implantada por dezenas de ONGs que se espalham pela Amazônia, sustentadas misteriosamente por países europeus. Só se fala em nações indígenas."
(...)
"Segundo alguns integrantes dessas ONGs, ligados à ONU, essas nações deveriam ter assento nas assembléias mundiais, de forma independente. Dá para entender, não? É o olho na nossa Amazônia.

Se o Brasil aceitar a idéia de que, dentro dele, existem outras nações, lá se foi a nossa unidade.

Nos debates da Constituinte de 88, eles bem que tentaram, de forma ardilosa, fazer a troca das palavras. Mas ninguém estava dormindo de touca e a Carta Magna ficou com a palavra tribo. Nação, só a brasileira."

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4442&Itemid=141

Reply

Já fechei questão quanto a Reserva Raposa Serra do Sol.

Não tem Reserva onde demarcaram, nenhuma.

Reply

Mamma mia, Coronel,

Veja essa do G1, que merece ser transcrita.

O coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA ) atribuiu aos alunos a responsabilidade pela nota baixa que o curso atingiu no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2007. O curso integra a lista de 17 instituições do país que serão supervisionadas pelo Ministério da Educação (MEC). Na opinião do coordenador, o professor Antonio Natalino Manta Dantas, o resultado ruim é por causa do "baixo QI [coeficiente de inteligência] dos alunos".




Divulgação
Fachada da Faculdade de Medicina da UFBA (Foto: Divulgação)Saiba mais


Em entrevista ao jornal 'Folha de S.Paulo' desta quarta-feira (30), Dantas, que é baiano, disse também que "O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria".



"O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do Enade. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional", afirmou o professor Dantas ao G1.



"A nota foi péssima e já é a segunda vez que isso acontece. Na primeira edição do Enade os estudantes também tiveram nota muito ruim", afirma Dantas.

Reply

A FAIXA DE FRONTEIRA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO BRASIL TANTO QUE ERAM CRIADAS COLÔNIAS MILITARES NAS FRONTEIRAS PARA FAZER A COLONIZAÇÃO BRASILEIRA E RESERVAVAM AS ÁREAS QUE ERAM DE USO EXCLUSIVO DOS ÍNDIOS, POR EX.,A COLÔNIA MILITAR DO CHOPIM, NO ESTADO DO PARANÁ.
o PRESIDENTE CLEVELAND QUANDO VOTOU FAVORÁVEL AO BRASIL NO LITÍGIO ENTRE O BRASIL E ARGENTINA FOI GRAÇAS A PRESENÇA DO EXÉRCITO BRASILEIRO NAQUELA ÁREA E OS COLONOS IMIGRANTES. O EXÉRCITO BRASILEIRO TEM QUE CONTINUAR DEFENDENDO AS NOSSAS FRONTEIRAS. ESTÁ DE PARABÉNS O GENERAL HELENO PELA DEFESA PERMANENTE DO NOSSO TERRITÓRIO.

Reply

Cornel

Todos sabemos que Lula vai aumentar o preço dos combustíveis. Ele mesmo sabe disso, pois ninguém no governo dá um pum sem lhe pedir autorização.

Agora disse que a Perobras tem de ser ela a anunciar.

Depois disse que tem de ser o ministro do Planejamento e que está fazendo estudos a saber se pode ou não deve aumentar. Ridiculo como ele insulta as nossas meninges!

Já está tudo acertado, ele sabe de quanto vai ser o aumento, mas curiosamente esse analfabeto nunca sabe de nada. Então que se mande e convoque eleições antecipadas! Se não sabe de nada, como pode governar o Brasil? Vagabundo, mentiroso relapso e contumaz!

Reply

Coronel:

O que esse vice-procurador da PGR, Roberto Gurgel, falou e' pure unadulterated horse manure, como dizem meus primos americanos. Que eu traduziria como "bosta de cavalo pura e inadulterada".

Lemuel Gulliver, esq., Dublin

Reply

Coronel, tá vendo só porque **muita** gente não engole essa farsa chamada Democracia?
Porque essa farsa foi criada justamente para que as pessoas pensem que "está tudo sendo feito dentro da lei", ou "no melhor interesse público", ou então "para preservar a governabilidade"....
Quanta farsa!
Que enganação!
Até o PCC está patrocinando estudantes de Direito para que se transformem em delegados (do PCC), juízes (do PCC), procuradores (do PCC)....e assim, aos poucos, sutilmente, de forma gradual, vai se erodindo a verdadeira Justiça, a verdadeira Ordem, o verdadeiro Progresso...e os problemas só aumentam, nunca diominuem, as pensões, os salários...
Olha a inflação de volta!
Está ficando cada vez mais sombrio o futuro desta terra!
Antes que eu me esqueça: Viva a Democratura Sindicalista, digo, Democracia!

Reply

Dá essa mer.. logo prá Venezuela e pronto. Agora sejam francos e não fiquem com estorinha de trancoso dizendo que é prá índio que ninguém é trouxa...

Reply

Precisamos reslover o problem da tal Reserva Raposa Serra do Sol. Não vai adiantar ficar discutindo sem paresentar soluções para que se possa a chegar a uma situação no mínimo a meio termo para que niguém saia prejudicado dessa história. Sugiro pois três mudadnças sérias e bastante convincentes:

Primeira: muda-se o nome para Reserva Hiena Serra do Sol, pois isso preservaria no nome o que se quer fazer na prática (traição pelo crime de lesa pátria, associado ao de responsabilidade;

Segunda: deixa-se uma faixa contínua de fronteira de 50 km de largura entre a reserva e os países com que faria fronteira a tal reserva, mantendo-a como um território único, porém sujeito às leis brasileiras como a preservação do espaço aéreo na área da reserva, pois índios não têm aviões e não estão aptos a fabricar tais aparatos e aqueles que desenvolverem essa capacidade deve ser enviados ao Centro de Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos, onde serão treinados para servirem à Pátria deles que é o Brasil. Proibido qualquer espécie de sobrevoo, salvo das missões de reconhecimento aéreo. Primeiro para impedir que sofram invasão de elementos estranhos à sua cultura, tais como missionários, ongueiros, indigenistas e outros aventureiros que podem levar para lá a gripe (sempre fatal para os que não tiveram contato com a civilização), a criminalidade, o consumo de tóxicos (é crime também, mas, há que ser mais específico), o uso de coca-cola (guevara era contra, mas bebia de indisciplinado) e outras mazelas da civilização como tataugens e cromossomos de seres de olhos verdes e cabelos louros, componente inexistente na floresta amazônica em sua forma natural. Cabe ainda lembrar que aviões sobrevoando a área perturbariam a vida bucólica dos silvícolas e os tiraria do sossego em que devem permanecer até a extinção da espécie ou à evolução espontânea para os limites da civilização.

Terceiro: proibir que tenham contato até por celular (aliás, os celulares devem ser recolhidos para não provocar um paradoxo na evolução dos mesmos) ou cartas com ONGs, Missionários, Indigenistas e outros salafrários.

É quanrto basta para resolver o problema.

A faixa contínua que tornará a reserva uma ilha, permitirá que tenham o sossego que reivindicam. Se uqerem comunicar-se com outros países, então devem ser tartados como brasileiros comuns, ter passaporte e autorização do governo brasileiro que longe de ser o nosso dono, é nosso funcionário e está lá para fazer o que mandamos e não para entregar o nosso território a qualquer pretexto.

Esses caras venderam nossa terra, essa é a verdade e agora não tem como entregar. Como os compradores são mafiosos esles estão temendo sofrer as consequências.

Segure Dr. Gilmar! e eles irão dar com os costados no inferno em breve, pode crer.

Reply