Há pouco, no Senado...

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), em discurso não finalizado em função da mesquinhez intelectual de Gerson Camata(PMDB-ES), então presidindo a sessão:

"O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, mostrou grandeza de estadista no gerenciamento do incidente causado pelas declarações pertinentes do comandante Militar da Amazônia, General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, sobre os descaminhos da política indigenista brasileira. Peremptório, com apenas duas palavras, “caso encerrado”, o Dr. Jobim prestou enorme serviço à Nação ao dissipar a sanha revanchista, preparada para fabricar uma crise militar.

Em vez de calar o pensamento coerente do General Heleno com os objetivos nacionais, o Ministro da Defesa, ainda que de forma colateral, desligou o microfone dos burocratas dos Direitos Humanos. Oportunistas, eles tinham acabado de incluir as populações indígenas em seu protocolo de causas insurgentes e estavam prontos para mais uma vez colher rentabilidade política na divisão do Brasil.

A eles interessa cindir um País historicamente amalgamado na cultura do sincretismo e romper o pacto da tolerância que engrandece e diferencia o nosso projeto de civilização.Ao nos separar em minorias ou nos jogar contra o passado, eles pensam desconstituir o esforço de cinco séculos do povo brasileiro que nos manteve unidos para criar uma classificação étnica e social inaceitável.

Primeiro foram as quotas, depois a distribuição generosa de indulgências para marcar quem lutou e quem não lutou contra a ditadura, e agora vem com inopinada paixão pelos povos da floresta. Os direitos humanos no Brasil viraram uma reserva de mercado para organizações não-governamentais e neoburocratas oriundos da Libelu, ambos regiamente remunerados pelo governo do PT e preparados para bagunçar o País, a exemplo do que patrocinou o MST com seu abril vermelho na semana passada.

Por mais que queiram eugenizar o Brasil, os burocratas do etnocentrismo nativista esbarram justamente em nosso DNA. O brasileiro não é branco, índio ou negro, e sim uma formidável mistura de raças realizada com muita alegria desde os primeiros dias de colonização portuguesa, conforme nos ensina o antropólogo Darcy Ribeiro.No começo não havia mulheres brancas e as indígenas foram a matriz do imenso criatório de gente que se tornaram esses trópicos a partir do cunhadismo, que permitia os laços de parentesco dos recém-chegados com as comunidades nativas.

Aliás, é famosa a correspondência do padre jesuíta Manoel da Nóbrega com a metrópole, no sentido de que a coroa enviasse ao Brasil “mulheres órfãs, porque todas se casariam”, além de recomendar que até as prostitutas fossem destinatárias de igual honra. Na inauguração de Brasília, o próprio Darcy Ribeiro fez uma paródia de espetacular poesia da Carta de Pero Vaz de Caminha, em que ressalta a função civilizatória das primeiras mães do Brasil naquela atmosfera quinhentista, a saber: “Andam lânguidas como se bailassem e com tanta graça natural que suponha não haja nesta terra maravilha que a elas se compare”.

Srªs e Srs.Senadores, o que disse de tão exasperador o General Heleno? Rigorosamente nada além da verdade. A política indigenista brasileira é mesmo lastimável e caótica. A Fundação Nacional do Índio (Funai) é uma indústria de enxugamento de gelo, cujo custo em 2007 foi quase o dobro da média nacional dos investimentos da União no último qüinqüênio do Fundo Nacional de Segurança Pública.Trata-se de um paternalismo antropológico de Estado que custa muito à Nação, posto que os resultados estão distante de promover a emancipação dos povos indígenas. Aliás, interessa muito à Funai manter a dependência para que os gabinetes, os trâmites e as funções organizacionais da sua estrutura burocrática prosperem. Isso para não mencionar a tolerância com a corrupção.

A pretexto de tirar proveito da própria nulidade, o presidente da Funai, Sr. Márcio Meira, lançou mão de filosofadas naturalistas por ocasião do incidente com o General. Afirmou Meira que “o direito econômico não pode inviabilizar o direito indígena”. Seria apenas o raciocínio próprio de um jurisconsulto de botequim, caso a Funai não fosse absolutamente conivente com todas as formas de atividades ilegais que corrompem os índios brasileiros. Estou a mencionar fatos reais como o envolvimento de sociedades indígenas na produção de drogas ilegais em seus territórios.

Lembro ainda o caso da reserva Roosevelt, onde, em 2004, 29 mineradores foram assassinados pelos Cinta-Larga em um conflito usurário dos caciques da tribo com garimpeiros, também fruto de acentuada ilegalidade.É sabido o envolvimento de lideranças indígenas com o desmatamento da Mata Atlântica, além da co-participação em atividades como a biopirataria e o extrativismo bandido dentro da Amazônia. Sabemos que há lideranças indígenas que cobram pedágios de mineradoras entre tantas outras atrocidades do direito econômico paralelo que a Funai tolera.Argumentam, que é preciso , primeiro, aprovar a ..."

O SR. PRESIDENTE(Gerson Camata) – A Mesa pede a colaboração de V.Exª porque V.Exª tinha o tempo de 5 minutos, talvez, já antecedeu, e já vão 9 minutos, e há outros oradores inscritos, aguardando a sua vez de falar. V.Exª terá mais 1 minuto impreterível, para encerrar o seu pronunciamento.

O SR. DEMÓSTENES TORRES – Caso, tenhamos, apenas, 3 ou 4 senadores, na Casa, V.Exª podia ter um pouco mais de condescendência, para que eu pudesse encerrar , uma vez, que é um discurso em que faço, até, uma exortação para que esse problema seja, definitivamente, resolvido. Peço, a V.Exª, apenas, um pouco mais, de tolerância. Se for possível.

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata) – A Mesa não pode descumprir o Regimento, Exª

O SR. DEMÓSTENES TORRES – E tem descumprido com freqüência. Sou testemunha de senadores, aqui, que falam por cerca, de 3 horas, com a total conivência da Mesa.

O SR. PRESIDENTE(Gerson Camata) – Desculpe-me, V.Exª mas...

O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM – GO) – E tem descumprido com freqüência.

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB – ES) – Não eu.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM – GO) – Eu sou testemunha de Senadores aqui que falam por cerca de três horas, com total conivência da Mesa.

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB – ES) – V. Exª me desculpe, mas não posso descumprir o Regimento.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM – GO) – Então, encerro o discurso.Muito obrigado a V. Exª.

20 comentários

Lamento discordar do referido senador apenas num ponto: ele praticamente babou ovo em loas a um cidadão que circunstancialmente ocupa a pasta da Defesa sem nada entender de questões militares.
Afora isso, se Gerson Camata falhou foi por excesso de zelo regimental. Errado exatamente ele não estava. Não gosto de Gerson Camata, que parece um desses raros tipos de pessoas que caem dentro de uma piscina e desconfiam que estão molhados.
Entretanto, cumprir e fazer cumprir o regimento não configura mesquinhez intelectual, mas agir na base do "faça o que eu mando, não faça o que eu faço", isso sim, é crassa inópia intelectual.

Zé do Coco

Reply

Caro Zé do Coco:

15 minutos depois, Camata passou a presidência para outro senador, que fez o que todos fazem: jamais cortar o discurso de um senador ao meio. Eles têm todo o tempo do mundo para acabar uma sessão com duas ou três horas de atraso. Sobre Nelson Jobim, também acho que não deveria ser ministro da Defesa. Mas o que o senador está colocando é que Jobim contribuiu para evitar a criação de um crise militar que estava sendo fomentada pela esquerda e pela mídia atrelada. Em nenhum momento o senador exaltou as qualidades de ministro de Jobim, mas entendeu que o ministro foi um diplomata, que resolveu o problema sem tomar partido.

Um abraço.

CORONEL

Reply

Camata sempre atua dessa forma, não há do que se surpreender, parece que quer ser o grande defensor do regimento, que ninguem respeita.
Ele até que está certo, mas bem que podia deixar Demóstenes completar seu discurso.

Reply

E o senador Demóstenes é um dos que menos usam a tribuna. Ele prometeu ao Camata marcação cerrada aos seus pronunciamentos doravante. Foi uma atitude de descortesia com o Demóstenes totalmente desnecessária.

Reply

Coronel

O Camata sempre foi um cretino!

Reply

Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), parece que nasceu ontem.

Ou não?

Poderia ter discursado em momento mais oportuno e dito tudo.

Pra mim ficou parecendo manha e pressa de embarcar no vôo.

Era só esperar o Sen Mão Santa assumir a presidência da mesa.

Cadê o Sen Demóstenes?

Reply

Estou com a coerência do Coronel, nada pode ser maior do que a verdade livre de interesses pessoais inclusive de quem se acha vítima de algum sistema.

Reply

Camata truculento e deficiente de educação. É o DNA da base governista.

patriota

Reply

Coronel,

Não gosto da atuação do Ministro Jobim,ainda mais depois que soube que ele alterou artigos da Costituição, assunto da maior gravidade e que passou batido.
Porém, nesse caso específico,das reservas indígenas, o pensamento do General Heleno e do Ministro Jobim, convergem mais que divergem, talvez porisso o dito pelo não dito.
O senador Demóstenes, falou certo na hora errada, nem parece um político experiente.


Abraços.

Reply

É interessante como ainda não perceberam que o que os canalhas esquerdopatas estão fragmentando o país tendo por base, dentre outras, a etnia. E ainda há esquerdiotas que xingam os "de direita" de neo-nazistas.

Como disse Lênin: "(...) chame-os do que você é... acuse-os pelos crimes que você comete (...)"

Reply

Camata é tão, tão, taãooo, cumpridor de leis e normas, não é meeeesmooo?As de trânsito principalmente...

Estou comovidada.
É pra chorar de emoção?Então tá, buahhh, buahhh!¬¬

Aff, que enfado de políticos.
Lia

Reply

Filoxera,

Camata é o mesmo cretino que disse qeu o Brasil tem as forças armadas mas bem pagas do mundo. Não se lembram do discurso do Nélson Mamata? Eu sou igualzinho a um elefante e associo o meu pensamento ao corolário do Senador Mão Santa: o inimogo é fiel, o inimigo não trai nunca. Portanto, amigos, o estrupício do Mamata é um inimiog a ser combatido e eu jamais o trairei: serei sempre o inimigo fiel dele. O que se poderia esperar de vagabundo desses? De um cretino que recebe dinheiro suficiente pra pagar dois um batalhão inteiro e declara que o Brasil tem as forças armadas mais bem pagas do mundo?

É em momentos com este que sou tomado de uma nostalgia profunda. Bate um marasmo sem par e um zambo do meu passado... nem tão passado assim. Continuo tentando fazer a patroa comer hierarquia e disciplina, pois com 10% (dezão mesmo) nem dá para manter o pequeno na escola. Vou ter de tirá-lo e ensiná-lo no manejo das armas. Não será difícil, afinal, com a nova anistia dá para fazer uma frentezinha. Por outro lado com o conhecimento de armamento que tenho, dá para fazer manutenção nas armas da moçada do pó e angariar uns trocados. Quem sabe treiná-los em tiro instintivo, talvez alça de combate, assim, garanto a manutenção do pequeno na escola, né? Morando na favela, já estou perto dos caras, né? Naõ comprei casa por força da impossibilidade de comprar a moradia via financiamento público, em virtude do soldão que recebemos, por não ter FGTS e portanto estar fora das regras de financiamento da Caixa Econômica Federal, não deu para comprar nada, mas apenas sobreviver. Faço minhas as palavras do Mução quando da leitura frase do dia do horóscopo: "Eu sobrevivi ao formulário do INCRA". A minha seria: "Eu sobrevivi ao Sarney, Itamar, FHC e penso que sobreviverei ao Lula."

Lula, Lula, morra logo cara, estou "doidin" para soltar meus rojões (terei que comprar novamente, pois os que tinha guardados resfriaram e não prestam mais). Que merda de coisa é essa que tu não sofres um infarto? Já pensou a glória que seria: Presidente pai do PAC, imolou-se (imolouçe - o teu é com cedilha)em defesa de sua criatura; caiu fulminado por um infarto. Cara, gastare uma fortuna com fogos, pois usarei todo o acréscimo que foi dado nos meus proventos. Não é muito, cê sabe, né, mas, é tudo o que posso fazer, mesmo sacrificando algumas contas. morre aí, cara, pois nenhum outro presidente morreu no exercício senão Getúlio e Afonso Pena. Vamos lá, entra para a HISTÓRIA, pois até agora tu tens participado é de muita ESTÓRIA. Morre aí, vai. mas é uma merda mesmo, né, cara, perdemos o Bussunda e tu ficastes. Isto é azar demais, sujeito, pois o Bussunda só nos dava alegrias e tu só nos dás desgostos. É em momentos como estes que desconfio que Deus é argentino.

Reply

Coronel, obrigado pelo esclarecimento. Percebo agora que agi movido por antipatias pessoais, que chegam a ser genéticas.
Mas continuo achando o Camata um pé- no-saco, se me perdoa o termo.
Já o Demóstenes, esse ainda tem salvação, talvez sobre tempo para amadurecer.

Zé do Coco

Reply

O Camata faz tempo está com essa historinha ridícula aí.
Isso não existe !
Ele é ridículo e nojento, fala babando, passa a lingua nos lábios o tempo todo, deve ser doente.
PMDB, ééééééécaaaaaaaaaaaaaa !!!

Reply

Do Jorge Serrão


A empresária paulista Ana Prudente, que visitou o Comando Militar da Amazônia recentemente, gravou, no dia 12 de abril/08, em Maturacá/AM, um vídeo que comprova que os índios (brasileiros, acima de tudo) estão com o Exército Brasileiro e não abrem.

As imagens comprovam que é quase total a presença dos indígenas nos pelotões de fronteira brasileiros.

As cenas, de arrepiar quem ama o Brasil, podem ser vistas no link:

http://br.youtube.com/watch?v=TjlVGflHP0Q

Reply

Independentemente do conteúdo, é inacreditável que um senador possa simplesmente cassar a palavra de outro, ainda mais por conta de uma ridícula obediência ao regimento! E é ainda mais inacreditável que um senador admita essa indignidade! Vergonhosos! Não passam de desfibrados e frouxos, todos eles.

Reply

Estivesse o senador Demóstenes tecendo loas ao desgoverno do molusco será que seu discurso seria interrompido???

Reply

Foi uma pena, pois o Sen Demóstenes Torres escreve muito bem e o "outro" sen, já sabemos quem é.DJ

Reply

NO REINO DE LULACORLEONE TEM:
O CASAL CAMATA,BASE ALIADA DO DESGOVERNO LULACORLEONE
OS CAMATAS FORAM QUEM "BOLARAM" O FAMIGERADO ESTATUTO DO ADOLESCENTE ELE E A SUA MULHER... E ESTAI O RESULTADO; OS "DIMENOR" MATAM,, ESTRUPAM,ROUBAM E FAZEM O QUE QUEREM E BEM ENTENDEM E NINGUEM PODE FAZER NADA...CENTENAS DE MILHARES JÁ FORAM ASSASSINADAS PELOS "DIMENOR" E O SENADOR O QUE FAZ A RESPEIETO?
O SENADOR CAMATA, UM DEMAGOGO BARATO É TAMBEM UM DOS "PAIS" DO DESARMAMENTO...!!! OU SEJA ESSES "MAMATAS" ESTÃO NO CONGRESSO PARA LESGISLAR PRÓ-CRIMINOSOS... E AINDA CORTA A PALAVRA DE QUEM DEFENDE O BRASIL.
CAMATA,MAMATA TUDO IGUAL!
E ASSIM O REINO SEGUE...

Reply

Caro Coronel,

Que imbecil é este Camata! Digo isso pois o que se passou não foi um gesto inocente, uma simples descortesia, afinal, o regimento é feito para dar a todos tempo para falar. Como o Sen. Demóstenes lembrou, com isso em mente, havia somente 3 ou quatro senadores.

Um abraço do Bonifácio

Reply