Bolsa-guerrilha chega ao Araraguaia.

Da Folha de São Paulo, hoje:

Em nome do governo Lula, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça pedirá formalmente à população da região do Araguaia (sul e sudeste do Pará, norte do Tocantins e sul do Maranhão) desculpas pelos atos cometidos por militares brasileiros na primeira metade dos anos 70, durante o combate à guerrilha do PC do B que atuava na área.

O pedido de perdão será manifestado no município de São Domingos do Araguaia (PA) nos próximos dias 25 e 26 pelo presidente da comissão, Paulo Abrão Júnior, e pelos seis conselheiros que analisam os requerimentos de indenização apresentados, até agora, por 240 moradores do Araguaia.

Os habitantes alegam, entre outras coisas, terem sido espancados, torturados, mantidos em cárcere privado e em regime de semi-escravidão pelas tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica que ocuparam a área. Queixam-se também de ter tido imóveis e terras confiscadas pelos militares.

Não está definido quantos requerentes terão direito a indenização. Abrão Júnior disse que em cerca de 120 processos já "está mais do que comprovado" que os militares cometeram os crimes descritos nos depoimentos tomados em setembro passado, durante uma primeira visita ao Araguaia.
De acordo com Abrão Júnior, a audiência em São Domingos do Araguaia simbolizará o perdão pelas "atrocidades e barbaridades" que, em nome dos governos da época -dos presidentes Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, ambos generais-, funcionários públicos cometeram para acabar com o foco guerrilheiro que agia na região conhecida como Bico do Papagaio, até então uma área inóspita de selva.

Os valores a serem pagos e a quantidade inicial de indenizações ainda estão em discussão pela equipe da Comissão de Anistia. É possível que 40 casos sejam anunciados na ida ao Araguaia. Como parte dos pedidos não está devidamente documentada, as principais provas são os depoimentos dos requerentes e de testemunhas.

Logicamente, não serão considerados os casos de moradores mortos, torturados e espancados por guerrilheiros que, hoje, militam no PT e ocupam altos cargos no Governo Lula, alguns deles envolvidos até o pescoço em corrupção e acusados de vários crimes. Já da parte dos comandos militares, que neste momento só pensam naquilo($), não espera-se nenhum reação ante o fato.

11 comentários

Companheiros, vamos dizer que somos petista, que fomos agredido, espancados e encarcerrados durante a revolução, e pedir uma boa indenização que nos será concedida, afinal vamos fazer parte da panela de corruptos ou estamos contrario a tudo e aí passamos a ter o destino do cachimbo: SÓ LEVAMOS FUMO) VERGONHOSO NÃO É? Eta povinho ladrão e safado. Vamos nos unir e mandar todos de volta para Cuba lá que é o lugar de comunista.

Reply

Coronel

O que chateia,são as familias dos militares mortos e mesmo os militares vivos, feridos, não receberam condignamente.

No entanto, os bolcheviques, recebem fortunas! E este desgoverno ainda não satisfeito, e provocando de novo os militares, vai ver quem quer receber alguns milhares de reais.

Militares, tiro nesses FDP.

Reply

Vergonhoso é ver os militares se calarem, enfraquecidos e esmolando aumento...
Infelizmente as outrora valorosas Forças Armadas Brasileiras são hoje apenas uma sombra, deixadas ai apenas para "inglês ver".
Se eu estiver equivocado, que se manifestem, varrendo do Brasil essa quadrilha que dele tomou posse!!

Reply

E quando os guerrilheiros-esquerdo-
patas,cujo objetivo era inplantar
uma ditadura de esquerda,como em
Cuba,pedirão perdão aos tabaréus
ingénuos por os terem enganados,ma-
nipulados e torturados?
Pedirão desculpas por lhes terem
prometido o "paraíso" socialista a-
qui em banânia,terra da bandalhei-
ra?
Continua em andamento o plano ptra-
lha:a desconstrução da verdade em
relação aos verdadeiros motivos da
Contra-revolução.

Saudações.

Reply

Sugiro que levem o Genoíno e que façam o pedido lá em Pará da Lama. Que faça no terreri da casa de Antônio Pereira:?

Genoíno, lembras-te desse discurso:

"O grupo do Genoino prendeu um filho do Antônio Pereira, aquele senhor humilde, que morava nos confins da picada de Pará da Lama, a 100 quilômetros de São Geraldo. O filho dele era um garoto de 17 anos, que eu não queria levar como guia, porque ao olhar para ele me lembrei do meu filho que tinha a mesma idade. Então, eu disse ao João: Não quero levar o seu filho. Eu sabia das implicações, ou já desconfiava.

O pobre coitado do rapaz nos seguiu durante uma manhã, das 5h até o meio-dia, quando encontramos os três nos aguardando para almoçar. Pois bem. Depoism que nos retiramos, os companheiros do José Genoino pegaram o rapaz e o esquartejaram.

Genoino, aquele rapaz foi esquartejado! Toda a Xambioá sabe disso, todos os moradores de Xambioá sabem da vida do pobre coitado do Antônio Pereira, pai do João Pereira, e vocês nunca tiveram a coragem de pedir pelo menos uma desculpa por terem esquartejado o rapaz! Cortaram primeiro uma orelha, na frente da família, no pátio da casa do Antônio Pereira; cortaram a segunda orelha; o rapaz urrava de dor; a mãe desmaiou. Eles continuaram, cortaram os dedos, as mãos, e no final deram a facada que matou João Pereira. Esse relatório está no Centro de Instrução Especializada - CIE, porque foi escrito por mim, e eles não abrem para os historiadores com medo de que o relato apareça.
Pois bem. Eles fizeram isso porque o rapaz nos acompanhou durante 6 horas, para servir de exemplo aos outros moradores, de forma que não tivessem contato com o pessoal do Exército, das Forças Armadas. Foi o crime mais hediondo de que eu soube. Nem na Guerra da Coréia e na do Vietnã fizeram isso. Algo parecido só encontrei quando trucidaram o Tenente Alberto Mendes Júnior. O Tenente se apresentou voluntariamente para substituir dois companheiros que estavam feridos. A turma do Lamarca pegou o rapaz, trucidou-o, castrou-o e o obrigou a engolir os órgãos genitais. O crime contra o João Pereira foi muito mais grave, muito mais horrendo. E eles sabem disso.
Peçam desculpas ao Antônio Pereira, se ele estiver vivo! Tenham a coragem de reconhecer que toda a Xambioá sabe disso! Genoino preso e identificado, a Guerrilha prossegue. Depois de matar o João Pereira, eles mataram o Cabo Odílio Cruz Rosa; depois do Rosa, eles mataram dois sargentos; depois dos dois sargentos, eles atiraram no Tenente Álvaro, que deve contar a história. Como estou contando a história aqui, Álvaro, conte a sua história."

Olha aí! vocês que têm tanta preocupação com segurança nacional deveriam ocultar isto aqui, pois está nos anais da Câmara e como você não rebateram eu continuo acreditando que é a verdade.

Taí o registro
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Sessão: 148.3.52.O Hora: 15:27 Fase: HO
Orador: LÍCIO AUGUSTO- CORONEL DO EXÉRCITO Data: 24/06/2005

Reply

Homem Americano

Obrigado pelo que descreveu. Algumas coisas já conhecia, outras não. Mas tudo junto, tudo somado, è o que vou fazer quando começar a guerra civil, porque os nossos covardes militares são viados.

Reply

Para a FEB teve pensões vitalícias, para o pessoal que ficou de prontidão nas costas brasileiras criaram a Lei da Práia.

E para os combatentes do EB no Araguaia? Nem mesmo um muito obrigado?

Reply

Virou moda.

Vou pedir promoção e pensão como ex-combatente da revoluçao. Será que cola?

Reply

É isso aí,homem americano,que a
verdade que os terroristas no po-
der tentam escamotear,venha à tona.
Fazem-se de vítimas,recebem vulto-
sas indenizações,isto porque che-
garam ao poder pelas vias democrá-
ticas.
No entanto "esquecem-se",que queri-
am inplantar uma ditadura comunis-
ta-esquerdopata.
Serão os novos ricos de banânia por
conta do dinheiro de nossos impos-
tos que aumentam sempre,para sust-
entar esse "paquiderme" que cri-
ram:Secretarias e ministérios aos
montes para abrigar os "cunpanhe-
ros" militantes-petistas.
E confesso:vejo cada ministro e se-
cretários(raras exceções),não como
tais,mas,como um militante ptralha.
Evidências: é só ver e ouvir as de-
clarações dos mesmos defendendo o
partido,e não a verdade.Vergonha!
Mais:farão de tudo para se perpe-
tuar no poder,pois par eles "o fim
justifica os meios."
Essa gente não tem coração.
Torturaram e mataram,mas esquece-
ram;foram torturados, e não esque-
cem,querem indenizações.Suas víti-
mas que se danem.E sabemos que mui-
tas estão na penúria sem receber
um mísero real.Ou não???
Revanchistas e aproveitadores é o
que são.Querem se locupletar maman-
do na "teta da Viúva."

Saudações,coronel.À luta pela ver-
dade!

Reply

Os eventos na região do Araguaia terminaram, com o fim do movimento guerrilheiro, em 1974. Há 34 anos. Digamos (estimativa bem razoável)que moradores que vivenciaram o processo tenham hoje entre 64, 74 anos ou mais, claro que assumindo que estejam ainda vivos...apontam 240 processos de indenização, os quais, teoricamente, vêm dessas pessoas idosas. De fato seria muito interessante ver a idade dos postulantes. Não ficaria surpreso se fossem identificados, nessa lista, aspectos tais como: gente pedindo indenização que esteja na faixa etária dos 30/40 anos; gente que na época da guerrilha não morava na região; gente com filiação partidária de esquerda. Alguém se habilita a fazer esse batimento? .:

Reply

Vocës podem contactar o Frente Nacional de ex-Conscriptos (Bs. As.) para façer um grande frente sulamericano em pos de nosso reconhecimento como vítimas do ESTADO DE SITIO e TERRORISMO DE ESTADO.

Muito obrigado.

http://fnxcba.canalblog.com
fnxcba@yahoo.com

Reply