Alguém sabe?

Alguém sabe o quanto cresceu, nos últimos três anos, a produção de cana-de-açúcar no Brasil, em área plantada ou toneladas produzidas, em relação à soja, arroz, feijão e trigo? Com este número básico, poderemos ter uma visão se o etanol brasileiro está ou não contribuindo para a crise mundial e brasileira de alimentos. E, principalmente, ver se Lula e Dilma Rousseff estão falando a verdade o que, cá entre nós, é muito improvável.
................................................................................
ATUALIZANDO: Alguns números do IBGE. A área plantada de cana-de-açúcar está aumentando em 520.000 hectares, de 2007 para 2008, um crescimento de quase 8%. Já a soja aumenta apenas 2,6% e o arroz 0,9%. O feijão cai 1,2% e o trigo reduz 0,6%. Se estão plantando em novas áreas, é desmatamento. Se estão substituindo lavouras, é menos alimento.

14 comentários

Coronel,
Desculpe o mau jeito mas veja se dá ´ra segurar uma dessas que saiu no Claudio Humberto:

"29/04/2008 | 0:00

Ousadia: Venezuela pressiona STF
A arrogância do governo da Venezuela extrapola limites: a cônsul-geral de Hugo Chávez no Brasil, Grisette Corvo, divulga na internet "manifesto" ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, em defesa da demarcação das terras indígenas em Roraima. A cônsul ainda tem a petulância de criticar militares brasileiros, como o general Augusto Heleno, que contestam reservas contínuas como a Raposa Serra do Sol."

Reply

Coronel

Ainda não vi nenhuma nota oficial de Celso Amorim convocando essa tal cônsul-geral de Hugo Chávez no Brasil, Grisette Corvo, afim de aprsentar um formal pedido de desculpas ou então, expulsá-la do Brasil por grave crime de ingerência nos assuntos internos de uma Nação soberana.

Este crime diplomatico vai passar em branco?

Já somos um Estado da Venezuela?

O que CH não disse, è a relação muito próxima dessa vagabunda com os circulos bolvarianos do drogado Chavez em nosso território e seu apoio logistico a esses circulos.

Defendo os militares! Isto está uma baderna total!

Reply

Pode ser também área de pasto transformada em lavoura. Tem que ver.

Reply

Coronel,
conheço bem a região Centro-Sul e posso lhe afirmar que a cana está tomando áreas de pastagens. Alguns plantadores de laranja, desestimulados pelos abusos do oligopólio das esmagadoras, também estão mudando para a cana, mas em menor escala.
Sds.,
de Marcelo.

Reply

Coronel:
Estas informações estão na VEJA desta semana.

"A gritaria do governo brasileiro tem razão de ser. Plantando cana-de-açúcar para produzir álcool em 1% de seus solos aráveis, o Brasil consegue produzir mais da metade de todo o combustível que necessita para abastecer os seus automóveis. Além disso, os canaviais vêm avançando principalmente sobre áreas degradadas de pastagem e não concorrem com a produção de alimentos. Os Estados Unidos, por outro lado, já consomem 4% de suas terras com o plantio do milho destinado à produção de álcool, o que não representa nem 2% do total de combustíveis usado pelos carros do país. Um hectare de milho plantado rende apenas 3 000 litros de etanol. Já com a cana, na mesma área chega-se a 7 500 litros de etanol.

A ironia maior, no entanto, é que, no Brasil, o avanço dos canaviais até ajuda a aumentar a produção de alimentos. Isso ocorre porque o plantio de cana-de-açúcar requer rotatividade de culturas. Assim, 15% das áreas de canaviais são renovadas com outras lavouras, como a de feijão e a de soja. "Com a cultura da cana avançando nas pastagens, a oferta de alimentos aumenta, e não diminui", diz o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues. Tanto é assim que, neste ano, o país baterá um novo recorde na produção de grãos. De resto, o Brasil chega a utilizar 20% de suas áreas agricultáveis. Há muita terra a ser explorada, sem derrubar uma árvore de floresta nativa. Considerando-se ainda os ganhos de produtividade, o país poderia tranqüilamente multiplicar a produção de alimentos e etanol nos próximos anos, sem que uma cultura tenha de roubar o espaço das demais (veja o quadro). Nos Estados Unidos, no entanto, o produtor de milho recebe subsídio para fabricar biocombustível, o que despertou uma corrida entre os fazendeiros americanos. Resultado: o incentivo fez diminuir o espaço de outras plantações e aumentar o preço dos alimentos. A projeção é que, nos Estados Unidos, neste ano, 30% da produção de milho vire etanol, 170% a mais que há quatro anos. "Não podemos confundir as coisas e cair numa falsa polêmica. Existe assimetria entre oferta e demanda de alimentos no mundo, que é o que causa o aumento do preço da comida. Mas isso não tem nada a ver como o etanol brasileiro", afirma Roberto Rodrigues."

http://veja.abril.com.br/300408/p_058.shtml

Na revista impressa tem uns infográficos com mais detalhes sobre isso.

Reply

Coronel:
Veja mais essa...Quanta caridade com o dinheiro dos outros. Isso além de perdoar a dívida da Bolívia e de um monte de países na África e Américas...

Brasil

Um país generoso
A Argentina acaba de oficializar a suspensão nas exportações de trigo para o Brasil. Em reação a essa medida, o governo brasileiro vai anunciar nos próximos dias o envio de quase 1 000 megawatts de energia por dia para que os argentinos não sofram com o inverno. Pelo acordo, o Brasil "emprestará" energia entre maio e agosto. E a Argentina a devolverá entre setembro e novembro. Para que o leitor tenha uma idéia do que representa 1 000 megawatts por dia: é o suficiente para abastecer duas cidades como Brasília.

http://veja.abril.com.br/300408/radar.shtml

Reply

Sr. Coronel:

Sem querer defender petista, mas constatando os fatos de modo empírico, vejo a área plantada de cana no estado de São Paulo, principal produtor, invadindo áreas de pastagens, tomando também um pouco da área de laranja. Sinto não ter os números, mas vou procurar me informar.

PS: Se álcool fosse bom combustível, as máquinas utilizadas para a produção de cana, não seriam todas movidas a diesel.

Reply

Boa tarde CORONEL...Taí,mais uma mentira dste desgoverno...é preciso que a IMPRENSA e os SENADORES E DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO comecem a fazer a OPOSIÇÃO às MENTIRAS e apresetentar ao MUNDO a verdade.Está faltando e vai faltar comida e a INFLAÇÃO VAI VOLTAR.Dora Jardim

Reply

Coronel:
Minha cópia dos infográficos abriu. Espero que a sua tenha aberto também

Reply

Já manifestei diretamente a expoentes das Forças Armadas que meu apoio ao General Heleno é irrestrito, colocando inclusive minhas parcas energias a serviço de meus concidadãos de farda para o que der e vier.
Vamos cerrar fileiras em torno deles, porque diante desses aventureiros do Foro de São Paulo só uma resposta pode caber: cerrar fileiras na defesa de nossa soberania.

Zé do Coco

Reply

Brazil Sugar-Cane Output May Rise 22% to Record on Rain, Area

By Carlos Caminada
April 29 (Bloomberg) -- Brazilian output of sugar-cane used
to make sweeteners and ethanol will rise as much as 22 percent
from last year's record because of increased planting and as
rains and new technologies boost crop yields, the government
said.
Brazilian sugar and ethanol mills will crush 558.1 million
to 579.8 million metric tons of cane this year, up from 475.1
million tons last year, the Agriculture Ministry said in a
statement today. Total output, including cane used for alcoholic
beverages and animal feed, will rise to between 607.8 million and
631.5 million tons, compared with 549.9 million tons last year
Sugar-cane farmers in Brazil, the world's biggest producer,
are growing better-yielding strains of the tropical plant and
expanding crop areas as demand for sweetener and ethanol
increases. Above-average rains in recent months have also helped
boost yields, the ministry's Conab crop-forecasting agency said.
``The main reasons for this growth are favorable weather and
planting of more productive varieties,'' Conab said. ``The
increase of this crop is also due to new growing areas.''
Sugar-cane planting for the current April-to-November crop
grew 11 percent to 7.8 million hectares (19.3 million acres),
Conab said.
Sugar production by Brazilian mills will rise as much as 12
percent to between 33.9 million and 35.2 million tons, up from
31.3 million tons last year, Conab said.
Ethanol output will reach 26.5 billion to 27.5 billion
liters (7 billion to 7.3 billion gallons), up from 23 billion
liters last year, Conab said.

--Editors: Jessica Brice, Kevin Orland.

To contact the reporters on this story:
Carlos Caminada in Sao Paulo at +55-11-3048-4545 or
ccaminada1@bloomberg.net

To contact the editor responsible for this story:
Steve Stroth at 312-443-5931 or
sstroth@bloomberg.net.

Reply

RESTAURANTE PT

Sugestão do dia do maitre Lullá da Silvá::

Alfafá com Etanol!

Uma deliciáááá!!


Marcos Paulo

Reply

Coronel

Estão criados arbitrariamente e à margem da Lei, quem deve decidir se determinada fazenda, prédio rural ou citadino deve ser ou não entregue aos seus legitimos proprietários. O mais interessante, è que o próprio criminoso e terrorista MST faz parte dessa entidade que se diz "oficial".

Coloco-lhe uma questão: onde está a legitimidade deste governo democratico que apoia e defende a politica de terra queimada, ou seja, quanto mais pior, melhor!

Depois vêm para aqui dizer que tudo se resolve pela via democratica. Dêm um só exemplo disso.

Quero è os militares de volta para reporem a Ordem e Progresso. E fazer os militares aposentados virarem politicos como civis, não dá! O circulo vicioso continua!

(...)
"As coisas, no entanto, tendem ainda a piorar. Uma prova disso é o recente documento da Ouvidoria Agrária Nacional, datado de 28 de fevereiro deste ano, intitulado "Diretrizes Nacionais para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva". Com efeito, a Ouvidoria quer se arrogar o direito de determinar as condições de execução de reintegração de posse como se fosse um poder independente. Sua pretensão consiste em impor condições às Polícias Militares para a execução desses mandados. Trata-se de uma nítida usurpação dos governos estaduais. Na prática, equivaleria também a colocar-se na posição de um Poder Judiciário. A situação seria a seguinte: caberia a simpatizantes ou militantes dos movimentos sociais decidirem a respeito de uma invasão. O MST e a CPT seriam os novos juízes deste país."
(continua)

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1078&Itemid=34

Reply

Depois de analizar os fatos, cheguei a uma conclusão.

1°Ato - Fidel Castro critica o etanol (depois de 30 anos de lançamento do proálcool) resentindo do apoio dos USA ao Brasil na questão dos combustíveis renováveis e lança a idéia da crise de preços dos alimentos devido aos biocombustíveis.

2° Ato - Seu fiel escudeiro Sancho Pança ( Hugo Chaves ) toma suas dores e repete o que o barbudo falou como um papagaio.

3° Ato - Alguns meses depois a OPEP do qual faz parte a Venezuela diminui a produção do petróleo e encarece o barril, logo por efeito dominó encarece: o transporte, o custo de embalagens, o custo de fertilizantes, o custo de defensivos, o custo da energia usada no processo produtivo e no final da linha encarece o preço dos alimentos.

Efeito - A idéia plantada por Fidel ganha força e todos caem de pau no etanol.

Questão 1: porque eles não criticam a plantação de alucinógenas para o tráfico de drogas em terras cultiváveis?
Questão 2: Como Evo Morales pode ter moral para criticar os biocombustíveis se ele não inibe esse crime de substituir o cultivo alimentos por plantio voltado ao tráfico e até tem incentivando esse delito com créditos bancários?

Conclusão: essa crise foi planejada por Fidel, Levada a cabo por Hugo Chaves, que influenciou a OPEP a diminuir a produção de óleo, que em cadeia encareceu a produção e por consequência os produtos alimentícios, que deu força para que a idéia anti-biocombustíveis se tornace mundial, que enfraquece o Brasil e sua pretensão de exportar etanol aos USA & CIA além de estreitar relações com este, com isso o Brasil terá menos oportunidades de emprego e mais pobreza, logo será solo fértil para os da radicais de esquerda que entregaram de bandeja o Brasil para seus ídolos comunistas Fidel-Hugo, com isso eles (os comunistas) poderam satisfazer a insaciável sede de sangue que eles têm.

Civil em defesa da nação.
Brasilllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply