O editorial da Folha.

Aloprando no armazém
Montagem de dossiê sobre gastos sigilosos de Fernando Henrique expõe governo Lula ao descrédito e ao ridículo

ALOPRADOS nunca faltaram ao governo Lula, cumprindo habitualmente a função de assumir a responsabilidade por iniciativas que seus superiores dizem ignorar. O exemplar mais recente dessa espécie é, conforme revelado pela Folha nesta sexta-feira, a principal assessora de Dilma Rousseff na Casa Civil. Seu nome é Erenice Guerra; surge no noticiário por admitir, a interlocutores, que foi sua a ordem de organizar um banco de dados com as despesas sigilosas de Fernando Henrique e Ruth Cardoso no governo anterior.

O alopramento petista já fez coisas piores que esmiuçar, para posterior divulgação, o custo secreto das codornas desossadas que abasteceram a cozinha do Palácio da Alvorada. Erenice Guerra não foi surpreendida com uma mochila repleta de dólares destinada a comprar dossiês contra um candidato oposicionista; nem mesmo revelou os dados bancários de um caseiro a quem interessasse intimidar. Na vasta despensa do desgoverno ético petista há sigilos e sigilos, dossiês e dossiês, aloprados e aloprados, cada qual com seu peso próprio.

Quebrar a privacidade das contas de um cidadão é ato bem mais grave do que o vazamento de informações sobre as despesas palacianas do Executivo, que afinal são pagas pelo contribuinte, e sobre as quais se impõe uma blindagem injustificada.

Mesmo assim, o governo Lula e, em especial, a ministra Dilma Rousseff, desacreditam-se pateticamente neste episódio. O dossiê, que uma retórica esfarrapada traduz em "base de dados", foi de fato produzido; não se confunde meramente com os registros oficiais do sistema de controle de gastos do Executivo.

Torna-se ridículo o argumento de que os dados de consumo de Lula devem ser protegidos por segredo de Estado, quando o próprio governo o quebra no intuito de minar seu antecessor. Não teve êxito nesse alopramento de armazém; mina-se, em troca, o nome de Dilma Rousseff na sucessão presidencial.Pouco importa. Se há alguma lição a tirar do episódio, é que o segredo em tais contas deve ser reduzido ao prazo mínimo indispensável para a segurança presidencial. O sigilo nesse aspecto é tão pouco republicano quanto o ato de rompê-lo por motivações partidárias; o governo petista conseguiu, entretanto, reunir as duas coisas num só vexame.

10 comentários

AO SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO

Não há momento mais oportuno e mais útil aos interesses do BRASIL para se instalar a CPI dos Cartões Corporativos no SENADO DA REPÚBLICA.

V.Exa. deve fazê-lo já.
As condições estão dadas e as reiteradas quebras de conduta do governo constrangem a oposição a agir com mais firmeza EM NOME DO INTERESSE MAIOR DO CONTRIBUINTE.

Coonestar as providências da ministra da Casa Civil é passar atestado de incapacidade funcional pelo qual eu pediria honestamente A SUA RENÚNCIA AO CARGO DE SENADOR DA REPÚBLICA.

Sharp Random

Reply

Sugiro que todos nós que queremos ver essa gente na cadeia e na lama,que é o lugar de gente corrupta,enviarmos mensagens ao PSDB,DEM E qualquer outro partido que queira se LIMPAR a providenciar o número de assinaturas para outra CPI e mais começarmos a colher assinaturas da população para forçarmos as Sociedades Organizadas e o MP a agirem em nome da ética na Política e principalmente contra este desgoverno.Dora Jardim

Reply

Ponto pra Folha.Amém.
Também acho que o caso do Francenildo foi o golpe mais baixo,rasteiro, criminoso que alguém poderia executar.Vindo de onde veio, do Governo Federal,e não de estripulias de crackerzinho adolescente,a coisa toma uma dimensão ainda mais escandalosa, dada a desproporção das partes envolvidas: um cidadão simples, com detalhes particulares de sua paternidade exposta ao ridículo, às piadinhas maledicentes, questionada[ a mãe não é jornalista, né mesmo?],além de valores da conta em si.Foram dois crimes: a invasão da conta bancarária e da privacidade do cidadão.A outra parte,a que demonstrou cabalmente ser uma organização criminosa, usando e abusando dos poderes negados aos demais cidadãos,dado que conhece os caminhos da burocracia,os meandros da lei, detentora das chaves e senhas que quiser,coisa que nem mesmo a polícia pode usar para investigar uma pessoa suspeita de crime, salvo se paresentar razão para uma autorização judicial de acesso a informações protegidas pelo sigilo.
À parte todo os roubos do dinheiro público, que impressionam pelo montante,o caso do Nildo foi, sem sombra de dúvidas, um motivo mais que suficiente pra pedir a cabeça do chefe da quadrilha, Lula, que como presidente é sim responsável por todos os atos de seus comandados diretos, ainda mais quando seria ele o beneficiado pela ação.
Qualquer delegado de polícia sabe que para começar a investigar um crime de morte, a primeira pergunta que se faz é: a quem interessa/va ?
A inominável safadeza interessava a Lula, ao PT.Claro como o sol.
Infelizmente, a melhor e justa ocasião para impichar o pistoleiro de Granhuns foi perdida, graças a quem?
Aos que se esforçam em blindar Lula, gente que nem mesmo faz parte da base do governo, é ou deveria ser oposição,as vidraças nas quais o perereca de porcelana vive jogando pedras, tendo como ponta de lança o FHC,que agora está na berlinda, passando por aperreios desnecessários,colhe o resultado da sua criminosa cumplicidade ao defender Lula de impedimento.
Não dá pra sentir pena.Nem mesmo agora ele vira o cd de lado, não reconhece que errou, que Lula é um coisa que não deveria ter nascido.
Quando é que ele vai ser homem o bastante para evitar, ao menos, a exposição da mulher(principal alvo do dossiê) a mais uma situação vexatória,não bastasse o caso das guampas que só ela ostenta sem reclamar?
FHC deveria pensar nela para variar,já que não tá nem aí para o país de merda que nos legou ao fazer seu sucessor de fato.Entregou tudo ao Lula, agora até o restinho de paz que a mulher pensava que teria no final da vida, mesmo aturando os devios do mala.
Crie vergonha FHC e diga de uma vez se é ou não leão-de-chácara do Lula.Tão inteligente, estudado, bem relacionado, com prestígio internacional e não tem capacidade para mobilizar forças políticas e acabar com a agonia em que vivemos?
Já tivemos todas as crises agudas que uma democracia pode suportar.
Até quando só Lula, PT e seus vampiros vão ser os únicos a atropelar o 'estado de direito' que só existe na retórica dos acomodados??

Se eu fosse a Ruth trocaria o FHC pelo Nildo,aquele sim teve coragem de enfrentar Lula;tá com pouca quilometragem, a lataria em melhor estado e entende de podas...hehe
Como dizem por aqui:Nildo, dax um banho!
Lia¬¬

Reply

Coronel, mais uma vez os petralhas se vêem embaixo de tiroteio grosso e a "Petobrais" se sai com uma "nova descoberta". Como petróleo é escuro, talvez sirva para esconder o chorume que rola país adentro...

Descoberto outro poço na Bacia de Santos

Petrobrás ainda vai fazer testes para determinar potencial do reservatório

Reply

Estela, não nos faça de idiotas, tá? Um banbco de dados contém informações genéricas e não específicas. Deixe-me desenhar, tá, senão, você não vai entender, tá, assassina? Um banco de dados é um depósito de informçaões catalogadas sobre diversos elementos. Eles podem ser ordenados de diversas formas, tendo sempre um referencial a que se denomina cheve. A chave é escolhida pelo operador do banco de dados que pode selecioná-la a seu ble prazer. Se pode o operador, sponte sua, fazer a escolha da chave primária de pesquisa do banco de dados, evidentemente que pode direcionar a pesquisa de tal forma que forneça o resultado que pretende, pois do contrário não seria um banco de dados, mas, um punhado de informações não catalogadas. Um banco de dados tem que ser catalogado por chaves que permitam uma busca rápida e certeira sobre determinado fator. No caso em questão, a chave primária tinha dois nomes: Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso (nem sei o nome dessa moça e nem me interessa, pois fez parte de um governo que me reduziu a reles sobrevivente). Se tal não chave não foi fornecida ao computador que emitiu os dados, por que o nome do imbecil Faraó de Garanhus (Garanhóps I)não apareceu nas informações quando qualquer analfabeto sabe que ele é o mais perdulário de todos os presidentes (??? ainda acho que quem manda é o "Caroço" vulgo Zé Dirceu) desta republiqueta de quinta categoria? Se, pois, foi uma pesquisa genérica, por que o Getúlio (fichinha para Garanhóps I) não teve suas contas expostas?

Sabe por que ainda estamos à deriva, ó cretina? é porque tivemos nos primórdios da República um presidente de nome Prudente de Morais, mas, de lá para cá tivemos uma série de Presidentes imprudentes e imorais. Na verdade o que temos atualmente, além de imoral, é debochado, mentiroso, hipócrita e está nos levando a um patamar de "semvergonhice" jamais imaginada por qualquer ser vivente.
A parteira fez muito mal em não ter quebrado o pescoço desta tranqueira. O nordestino é antes de tudo um forte, isso é uma verdade, mas, pode-se ver que há também neste grupo vagabundos da pior espécie. As fronteiras não são limites da honradez e da dignidade da pessoa humana, não se pode dizer que este ou aqule estado produz mais ou menos ladrões, contudo, não há negar que os nordestinos, meus conterrâneos, digo isto para que fique claro que falo do meu povo, da minha origem, têm se mostrado bem propensos à desonra. Vale lembar, no entanto, que estes que nos envergonham (Lula, Severino, Collor, Renan et caterva etc.)não servem como referenciais do nosso povo. Peço-vos que relembrem, embora já escondido nas dobras do tempo, posto que por aqui passou em tempos remotos a figura impoluta de Rui Barbosa, que não amarrava a trouxa de suas convicções por amor de um ministério.
Lamento que tenham os brasileiros escolhido a escória e tanto o faço que me envergonho do que aí está, mas, não da minha origem, que embora pobre, paupérrima mesmo, não me credencia a abusar de meus semelhantes.

Vou favorecê-los com minha ausência

Reply

Desculpem-me pelo erro no post.

Complemento: ...Favorecê-los-ei com minha ausência por um final de semana. (rsrsrs) Até domingo á noite. Posso ir?

Reply

Se D. Ruth e o ex presidente Ferando Henrique acreditaram no que lhes disse a "guerrilheira aloprada" por telefone, e acham que nem ela, nem o lula sabiam de nada, eles também devem acreditar em mula sem cabeça, sasi-pererê...

Reply

homem americano,
Lembremos também de um dos maiores e mais ilustres brasileiros, que nos livrou dos assassinos comunistas em 1964, Humberto de Alencar Castelo Branco.

Reply

Esse editorial só não está perfeito e coberto de lógica por uma questão óbvia, não citando que a RESPONSABILIDADE é do chefão.

ATO DE MINISTRO É ATO DA PRESIDÊNCIA!!!

Reply

Coronel!
Concordo em parte.Mas vale salien-
tar, que o (des)governo do apedeu-
ta cai em descrédito e ridículo,sò-
mente para quem tem senso de ridí-
culo,que são os que ainda não foram
imbecilizados e abduzidos pelo gu-
ru-sauro.
Quanto aos demais,bajuladores baba-
ovos,oportunistas,idiotas e desinf-
ormados:é o melhor governo,como a-
ponta a última pesquisa.

Quanto a nós,os que postamos nes-
te seu blog:achamos um (des)gover-
no ridículo e imoral.
Maria da Conceição Tavares(econo-
nomista petista)disse:

"O GOVERNO QUE ESTÁ AÍ É UMA MER-
DA,MAS É O GOVERNO QUE TEMOS."

Abração coronel.

Reply