Sensível diferença.

Raúl Castro votando hoje, em Cuba. Raúl Castro, durante a revolução cubana, vendando um prisioneiro político para ser fuzilado, friamente. Este é o assassino que vai substituir o outro assassino na condução de Cuba.

Daqui a pouco, o regime carcerário cubano vai conduzir, por aclamação, um novo ditador assassino para ocupar o lugar do "mito-meio-morto" Fidel, que está há 50 anos no poder, no cano do fuzil, na ponta da baioneta, no cimento do paredón. Enquanto isso, os Estados Unidos da América realiza mais um processo democrático para definir quem vai, pelo voto popular, disputar a presidência. Nos últimos 50 anos, enquanto Fidel Castro assassinava, fuzilava, prendia e reprimia em Cuba, os Estados Unidos realizaram 10 eleições presidenciais. Acompanhe o placar das primárias, no quadro acima.

10 comentários

Coronel, mais uma vez, aproveito este espaço de grande visibilidade, para colocar este comentário da coluna de Rogério Mendelski(Correio do Povo-RS-23-02-2008)que mostra, com conhecimento de causa, a maneira como vivem os cubanos na "ilha-paraíso" e os burocratas do partido .
NA ILHA DE FIDEL

Visitar Cuba sempre será interessante para quem está na atividade jornalística. Como estive na ilha do dr. Castro em 1992, na companhia do então secretário da Agricultura do RS, deputado Aldo Pinto (governo Alceu Collares), pude constatar o dilema do povo cubano que enfrentava dificuldades jamais imaginadas pelo corte do cordão umbilical que o ligava ao regime soviético. Sem a mesada da URSS, Cuba enfrentava racionamentos que eram visíveis a qualquer um: falta de alimentos básicos (leite, carne, pão, etc.), transporte coletivo totalmente deficiente, combustível sob rigoroso controle, apagão no sistema nacional de energia elétrica e discriminação oficial contra os próprios cubanos, que eram proibidos de entrar nas diplotiendas (locais freqüentados apenas por turistas estrangeiros e membros do corpo diplomático, onde todos podiam comprar tudo que o mundo capitalista consumia) e, por exemplo, na Marina Hemingway, uma área de restaurantes e boates.
Cubanos que não pertencessem à nomenclatura do regime, ali só tinham acesso como serviçais, artistas e/ou prostitutas mais refinadas (aquelas que Fidel diz terem cursos universitários). Juan (nome fictício) era servidor do Ministério das Relações Exteriores e por ter sido cordial, educado e um bom guia em Havana, sugeri ao deputado Aldo Pinto que nós déssemos a ele uma gratificação em dólares. Ele recusou pelas dificuldades em trocar a moeda, mas diante de minha insistência, perguntou se em vez dos dólares eu podia comprar um par de sapatos para a sua mulher numa diplotienda.
A explicação pelo pedido veio dele mesmo: 'Minha mulher está sem sapatos e ela gostaria de ter um par que possa usá-lo com vestido'. 'Mas ela não tem nenhum?' – arrisquei. 'O único calçado dela – disse-me – é um par de tênis que eu ganhei de um oficial do Vietnã do Norte. A sorte é calçarmos o mesmo número.' Fomos a uma loja daquelas e, como estava comigo, o guarda deixou-o entrar. Seus olhos eram duas antenas parabólicas naquele free shop cheio de objetos de consumo (perfumes franceses, bebidas, roupas de grife, Coca-Cola à vontade, aparelhos de som, etc.).
Na seção de calçados ele escolheu um par bem feminino (um modelo chinês, horrível), experimentou no seu pé direito e disse 'é esse aqui!'. Paguei 19 dólares pelo sapato e comprei ainda umas latas de Coca-Cola, chocolates suíços e bolachinhas colombianas. No carro que estávamos – um modelo soviético, acredito que um Volga M-24 –, passei-lhes as sacolas das compras. Quis saber por que era tão difícil comprar um par de sapatos? Em Cuba, cada cidadão tinha direito a um par por ano. Sua mulher perdera a chance porque na loja onde ela podia comprá-lo não havia o seu número. No dia seguinte, iríamos voltar para o Brasil. Juan, muito agradecido, me trouxe um pequeno bolo que sua mulher preparara como forma de reconhecimento. Na casa onde ficamos hospedados, deixei camisetas do Brasil, sabonetes e tubos de creme dental. A senhora que cozinhava e nos dava café da manhã era formada em Ciências Sociais, mas preferia apenas ser uma empregada doméstica pelos presentes que ganhava de seus hóspedes estrangeiros.

Reply

é por isso que os estados unidos são o que são, e cuba é a merda que é.

e os debilóides esquerdistas querem seguir o exemplo de quem? de cuba!

são ou não são uns psicopatas????

Reply

É, mas ouvi em sala de aula em uma universidade pública uma professora da cadeira de Democarcia e Direitos Humanos dizer que um exemplo de Democracia é Cuba. Fui obrigado a dizer-lhe na lata que não. Pergnutei se a Cuba que ela se referia era esta aqui do lado, ali no Mar do Caribe. Perguntei se era mesma da qual ninguém podia sair. Perguntei se era aquela de onde partiram alguns balseiros em direção a Miami e que em consequência de tal crime três jovens foram barbaramente assassinados após um simulcaro de julgamento que não durou sequer sete horas. Desmascarei a cretina e disse-lhe que se ela entendesse de continuar com aquela farsa eu iria questioná-la tanto que ela nunca mais não daria aula ali naquela turma.

Este é o retrato da realidade. Os imbecis ingressam nas academias e não têm a menor noção do que acontece ou aconteceu e se prestam a defender ideologias retrógradas sem a menor consciência do que fazem, afinal, não os afeta diretamente, pelo menos ainda não, e econtram certos docentes indecentes que lhes pregam o paraíso que é o inferno e os babacas endossam tudo que o alienado disser.

Eles falam tanto de direitos humanos. São tão zelosos do bem, mas têm tão pouca noção do que seja o mal que nunca pesquisam, apenas reafirmam, sem pensar, as teses apresentadas por seus professores imbecilizados.

Querem uma demonstração do que é direitos humanos: selecionem o texto a seguir e colem na janela de pesquisa do google e terão uma grata surpresa. Copiem coma as aspas mesmo e abram o primeiro site que aparecer na lista. E...

...surpresa!!! São muito humanos eses caras.
"mini-manual do guerrilheiro urbano"

Reply

Coronel

Os Democratas dos EUA vão avançar com um outro candidato. Aliás, podem fazer isso. Estão a ver que esse Che Hussein Obama è uma carta fora do baralho, prenhe de demagogia para gente nova, gente estúpida que não pensa. Também lá tem disso, e este comuna sabe orientar seus discursos para esses idiotas úteis ouvirem o que precisam e querem ouvir. Em último caso, os Democratas entre a Clinton e ele, podem escolher a Clinton. Têm essa prerrogativa, pois basta invocarem interesses pátrios que falam mais alto.

Logo se esse Osama julga que já está no Poder, está muito enganado.

Reply

Buenas noches!!!
É a primeira vez que comento neste blog já tão bem falado pelos leitores do Reinaldo Azevedo.
Sobre as eleições nos EEUU não deixo de ter um certo temor de que acabem votando no rapaz que quer "mudanças", sem especificar quais . Eu espero, sinceramente, estar enganado, mas o mundo de hoje está um tanto virado, não é?

Reply

Coronel:

Transcrevo uma carta de uma turista que visitou Cuba. Tinha
guardado no meu arquivo desde 2002:

"A VERDADE SOBRE CUBA

El viaje a Cuba de María José

Hola amigos, el pasado 18/5/02, junto con mi amiga Pepa, he estado 10 días en Cuba, ha sido un viaje precioso, lo hemos pasado muy muy bien, aventura total, hemos visitado La Habana, Pinar del Río, Santiago de Cuba (les recomiendo que utilicen el Tren Francés), Camaguey y Trinidad, volviendo a La Habana, al siguiente fin de semana. Siempre hemos dormido en casas particulares, lo cual les recomiendo, y la vuelta desde Santiago a Camaguey en taxi particular, que se rompió a mitad de camino, y de Camaguey a Trinidad en bus. Nos ha gustado todo, pero....................¡hemos venido muy afectadas¡, hemos hablado con tanta gente cubana, que nos ha contado como se siente y como vive, que nos parece totalmente injusto porque aquello es una dictadura de izquierdas total.

Ejemplos (tenemos la copia de las denuncias aquí), a un amigo nuestro le pusieron una multa de 100 pesos por sentarse en la verja de un parque, pero lo curioso es que en aquella verja había cantidad de gente sentada( todos turistas), pero el cubano no se puede sentar, por protestar 30 pesos de multa mas por desacato a la autoridad.(100 pesos es el sueldo de un mes y medio de un cubano)

En la entrada de la discoteca del hotel plaza, hay un energúmeno de portero que con un desprecio mandado, mira a los cubanos y les dice "tu no puedes pasar", después de pagar nosotras los 5 $ de la entrada de ellos, les hacen sacar la documentación y registran cada cubano que entra.

La cantidad de gente en la carretera esperando y esperando y esperando que pasen los camiones, la visión de la policía debajo de los puentes pidiendo la documentación a la gente que sube a los camiones o la gente que exhibe 1$ para ver si los paran.

Hay un bar, el Giovanni, que tiene unas plantas rodando y es indignante ver a los turistas de las plantas para adentro sentados y a los cubanos detrás de las plantas de pie.

Cuando te piden un jabón y se lo das, la expresión de las chicas de pánico por si algún policía las ve coger un jabón. Cuando hemos regresado mucha gente nos ha preguntado sobre el nivel famoso de prostitución en Cuba, y yo siempre les respondo a todos: HAY MUCHA GENTE QUE ROBA Y MATA POR ENRIQUECERSE Y POR DROGAS SI ELLOS SE PROSTITUYEN POR COMER, BENDITA SEA LA PROSTITUCION.

Imposible salir de allí, con una carta de invitación y después de pagar 50$ de tramites van a pedir el visado y se lo deniegan por POSIBLE EMIGRANTE, a la semana dan dos o tres visados para que cante tanto pero es a personas de 75, 80 82.......

La visión de los camellos circulando por la Habana, (yo los llamaba, cárceles con ruedas) La mayoría de los cubanos prefiere andar hasta 5 Km. al día para llegar a los sitios que subirse a un camello, dicen que allí hay de todo, robos, sexo etc..Los edificios cayéndose, y encima con barbacoas (se ve desde la calle, porque las ventanas están tapadas de la mitad para arriba, es decir que de una habitación han hecho dos). Los pueblos con cabañas, sin agua potable. Parece que el tiempo se detuvo hace 50 años. La desidia de la gente, no tienen ninguna perspectiva de futuro, se balancean en sus mecedoras mirando al vacío. Ver las colas de la gente esperando con la cartilla de racionamiento en la mano(7 huevos, 3/4 de litro de aceite, 3 k. de arroz, azúcar, café y pollo, por persona) en la Habana, porque en Santiago es menos, por ejemplo 4 huevos (parece ser que allí comen menos), a los niños solamente les dan leche hasta los 7 años. Matar una vaca esta mas penado que matar a un hombre. Los presos llegan a tragarse clavos, etc. para que los ingresen en el hospital y les den de comer)

Nos enteramos que se llega a operar sin anestesia y se cose con agujas hipodérmicas. Las notas de niños y adultos se inflan y las carreras que aquí se hacen con 5 años, allí se hacen con dos, porque les interesa propagar que los estudios son gratuitos y que es un pueblo culto.(después de terminar la consabida carrera tienen que hacer el servicio social, que dura 2 años, es decir 2 años trabajando gratis) cobran el equivalente a 4 dólares mensuales. La entrada a una sala de baile vale 5$.UN POLICIA COBRA MAS QUE UN MEDICO. HAY CHIVATOS EN CASI TODAS LAS FINCAS

Lo mas indignante son los viejecitos, les reducen a la mitad el racionamiento y el sueldo cuando ya no pueden trabajar mas y los ves casi descalzos vendiendo maní y periódicos en las esquinas y en la calle Obispo, y todos han ejercido de médicos, etc.

Los panfletos políticos por doquier, en la carretera ,en las calles "muerte al enemigo ""venceremos", etc. son demenciales Toda la gente que viene a España, o cualquier otro lugar que no sea Cuba, famosa, es decir que canta, baila, etc., viene con alguien del partido y les quitan el pasaporte en cuanto pasan la aduana.

En la televisión Cubana solamente se emiten discursos interminables y desfasados de Fidel y telenovelas (así el pueblo no piensa)

¿Quieren saber por que va tanta gente a las manifestaciones de Castro ¿El día 25 de Mayo dio un discurso en Cienfuegos, nosotras estábamos en Trinidad (hay 150km de distancia) la noche anterior, pues bien a las 12 de la noche hubo una especio de toque de queda, es decir se cerraron bares, restaurantes, espectáculos, la casa de la vieja troba ni abrió, todo obligado para que la gente cogiera los camiones que ese día si tenían a su disposición para ir a escuchar a Fidel, por cierto prohibido llevar comida donde el habla.

En fin creemos que el bloqueo americano es solamente un problema añadido, puesto que el Sr. Castro esta marginando a su pueblo, no les deja crecer (su tierra es fértil, al menos podrían trabajarla) les maltrata psicológicamente, es degradante que su policía (en la calle Obispo hay uno en cada esquina) solamente esta para controlar a los cubanos. Este Sr. solamente rezuma odio, vive anclado en el pasado y esta arrastrando a su pueblo a la destrucción...

LA MAYOR PARTE DEL PUEBLO CUBANO ESTA CABREADA PERO RESIGNADA (ESPERAN QUE SE MUERA FIDEL) DESPUES VEREMOS............PERO YA HABRÁ MUERTO EL MITO

Maria José (2002)

Reply

Prezado Homem Americano. O senhor usou a melhor tática para denunciar essa professora: mostrar publicamente que estava mentindo, mostrar publicamente a demagogia deles. Normalmente a sua maioria apoia-se em chavões, pois sua capacidade intelectual è infima. O que dá gozo, è encontrar aqueles bem "doutrinados", convencidos que sabem tudo e ninguém lhes faz frente. Seu orgulho fica de rastros, e depois espalham a noticia para ninguém conversar com "aquele" cara. Auto defesa.

Reply

Coronel,

Veja o que o H.Chávez perguntou ao Fidel, há alguns dias atrás:

"OH TIO, POSSO TOMAR CONTA ?"

Reply

FORÇAS COMUNISTAS E CAPITALISTAS...
PARECE QUE A GUERRA FRIA VEM A TONA NOVAMENTE.. OU TERIA ALGUM OUTRO NOME ESPECÍFICO ?

VEJO A CHINA JÁ PROJETANDO PODERES.. E OS EUA SEM MUITOS PLANOS CONCRETOS.

SÓ ESPERO QUE PEDRAS NÃO SEJAM ATIRADAS NA QUARTA GRANDE GUERRA..

Reply

Estimados senhores e senhoras, não é justo comparar Cuba aos EUA. Talvez seja mais sensato se compararmos EUA a Rússia, Cuba a algum outro país da América Central, qualquer um.. talvez Porto Rico ( mesmo sendo um Estado Norte Americano). Isso mesmo, acho que se compararmos Porto Rico a Cuba teremos uma idéia mais real das diferenças entre Capitalismo e Socialismo.
Acho que o mais importante é aproveitarmos o que de melhor cada regime possui. Como fazer isso? Importante questão para todos os amantes da Pátria.

Reply