ProJovem ou ProLula?

Não há dúvida alguma que o target do Governo Lula, para 2008, é o público jovem. Além de destinar R$ 700 milhões para colocar o eleitorado adolescente no Bolsa Família, estão previstos R$ 494 milhões para o ProJovem. A conta, apenas nestas duas ações, fecha em R$ 1, 2 bilhões, 26% a mais do que o PAC vai investir em "habitação de interesse social" e a mesma coisa que o governo vai investir em estradas nas regiões centro-oeste e norte.

O ProJovem está implantado em menos de 100 cidades, atende desempregados de 18 a 24 anos, que tem até a quarta série, mas ainda não completaram a oitava. Forma no ensino fundamental, capacita para alguma profissão e os alunos atuam como voluntários em trabalhos comunitários. O auxílio financeiro é de R$ 100 mensais, por no máximo 12 meses e, com a verba prevista, o Lula poderá pagar mais de 70 mil jovens, mensalmente.

Tudo muito louvável, se não fosse o fato de que a Presidência da República, que é a "dona" do programa, reserva R$ 10 milhões de verba para a compra de livros e materiais e R$ 20 milhões para publicidade de utilidade pública do ProJovem. Ou seja: Lula continua sendo a mesma galinha que canta sem botar o ovo. E que só canta onde o voto é certo.