Lula é o presidente dos banqueiros.

Em 2007, Lula recebeu em audiência privada e agenda oficial pelo menos os presidentes do Santander, do Citibank e do Citigroup. Ele é o presidente dos banqueiros. E usando uma expressão do líder da América Latina, Hugo Chávez, Lula apenas lançou "una bola de humo" ao fazer de conta que está penalizando os bancos para compensar a perda da CPMF. Nos últimos três anos, o presidente dos banqueiros permitiu que as tarifas cobradas dos correntistas subissem de forma acelerada, gerando os maiores lucros que os bancos já tiveram na história deste país.

Em 2004, as tarifas representavam 6,5% da receita total dos bancos. Em 2006, já representavam 17,6%, quase o triplo. Foram R$ 53 bilhões em tarifas. Os números iniciais de 2007 já informam que ultrapassou os 20%. E o presidente dos banqueiros ainda incentivou e propagandeou de graça o crédito consignado, através do qual os bancos encalacram os funcionários públicos e aposentados, com desconto em folha de pagamento. Tarifas? Altíssimas. Cinco vezes mais caras no Brasil do que no Chile. Risco dos bancos? Zero!

No Brasil do presidente dos banqueiros, os bancos fazem o que querem, o que bem entendem. Ele trocou o FMI com juros de 4% ao ano por uma dívida pública interna financiada pelos bradescões da vida a 14%. O presidente dos banqueiros gosta de bater no Skaf da FIESP, mas alguém já o viu batendo no Cypriano da FEBRABAN? Aliás, todas as entidades já estão calculando os impactos e dando declarações. Todo mundo menos quem deve ter ajudado o ministro lacaio a montar o pacote, a Federação Brasileira de Bancos.

No Brasil do presidente dos banqueiros, o superavit primário está acima de 4% do PIB e ele ainda diz que agora o FMI não vem mais aqui dizer como o Brasil deve administrar. Mas e precisa vir, se o Banco Central é comandado pelo CEO de um banco multinacional, há cinco anos, que continua seguindo uma receita rigorosamente igual ao que o FMI determinava?

Os bancos, como sempre, vão passar a conta adiante. Ainda não estão cobrando a consulta de saldo pela internet. Amanhã, quando você for imprimir um extrato aí na sua casa, vai entrar um aviso de tela no computador dizendo que a operação será tarifada em R$ 5,00. Não adianta chiar, pois provavelmente vão oferecer o mesmo extrato gratuito, um por mês, se você entrar na fila da agência. Tudo isso com o aval do Lula, o presidente dos banqueiros.

3 comentários

Meu caro Coronel.

Cuidado com o uso indevido do gerúndio em seus excelentes comentários. Não é "Ainda não estão cobrando a consulta" e sim "Ainda não cobram a consulta". Gerúndio só é empregado quando a ação está ocorrendo, como agora que estou escrevendo para você.

Reply

Caro Pé Preto:

Obrigado pela observação. Mas permita a piada: será que não está ocorrendo neste exato momento? A gente nunca sabe!

Um abraço.

CORONEL

Reply

Valeu!

Parabéns pelo seu excelente Blog. Noblat, Anselmo Góis, Cláudio Humberto que se cuidem...

Reply