Apagão na prática.

Para não sofrer um apagão em 2009, Santa Catarina precisa da construção de uma linha de transmissão de energia elétrica e de uma subestação de rede básica. Hoje, o projeto das duas obras está parado na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para ir a leilão. A decisão de decretar estado de emergência foi a forma encontrada por Luiz Henrique para forçar a intervenção federal, já que, no ritmo dos leilões, os empreendimentos só ficariam prontos em 2010. O decreto de emergência publicado por um governador aliado dá uma visão na prática do risco de um apagão, a médio prazo. Leia mais no Diário Catarinense.

1 comentários:

O trecho "... o governo federal terá de pagar todo o valor orçado, sem poder barganhar com as empreiteiras privadas preços melhores... " é ótimo.
A tal barganha nunca existiu, os leilões são vencidos com taxas de retorno nunca inferiores a 8% e os Espanhóis estão deitando e rolando.
Se a Eletrosul construir os empreendimentos sozinha eu aposto que o valor da obra (já computada a taxa de corrupção) será pelo menos uns 30% inferior aos similares leiloados. Sem contar que a qualidade da obra deverá ser um pouco melhor que as sucatas que estão entrando em operação por aí, bem isto se a tal de Siemens e a tal da Areva ficarem fora do processo, caso contrário, os empreendimentos além de caros serão de péssima qualidade.

Reply