Datafolha: Dilma sai do estado terminal para um coma induzido.


Pesquisa Datafolha realizada nos dias 16 e 17 apresenta sinais de recuperação da imagem da presidente Dilma Rousseff. Uma melhoria modesta. Insuficiente, ao menos por enquanto, para tirar a petista das cordas. Mas suficiente para dizer que ela se afasta do auge da crise de popularidade. Depois de atingir o pico de 71% em agosto, a desaprovação ao governo Dilma recuou duas pesquisas seguidas e voltou ao patamar de 65%. 

Os seis pontos a menos colocam a petista na mesma situação de junho: o terceiro pior patamar desde a posse do primeiro mandato, 2011. Uma tendência oposta, de algum crescimento, pode ser observada na taxa de aprovação. Depois de atingir o piso de 8% em agosto, o contingente dos que classificam o governo como bom ou ótimo oscilou para 10% no fim de novembro. E agora, com nova oscilação positiva, 12%. 

Na comparação com agosto, a aprovação a Dilma ficou estagnada em 5% entre os mais jovens (16 a 24 anos), mas subiu nas outras faixas etárias e em todos os segmentos de renda, região e escolaridade.
As maiores variações foram entre os mais velhos (60 anos ou mais), de 13% para 21%; entre os que têm de 45 a 54 anos, de 8% para 15%; e entre os moradores do Nordeste, de 10% para 17%. 

Apesar da melhoria, ela continua próxima do que pode ser entendido como o fundo do poço da popularidade. A taxa apurada em agosto (8%) foi, numericamente, a mais baixa da série histórica do Datafolha. Até então, o pior patamar era o do ex-presidente Fernando Collor na véspera de seu impeachment, em setembro de 1992 (9%). 

Além de lutar contra o impeachment, cujo pedido foi aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no início de dezembro, Dilma enfrenta desorganização na sua base de apoio no Congresso, retrocesso na economia, com a combinação de recessão e inflação, e manifestações de rua. 

Mesmo os protestos em defesa de seu mandato carregam críticas à gestão. Nos atos anti-impeachment organizados em várias cidades na quarta (16), parte dos presentes levantou bandeira contra a política econômica liderada pelo recém-trocado ministro da Fazenda Joaquim Levy. Outro fator de desgaste é a Operação Lava Jato, que investiga corrupção na Petrobras e outros setores. Entre suspeitos e condenados há vários aliados e correligionários da petista, como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (PT-MS), ambos presos. 

DESAFOGO
Há ainda outros indícios do desafogo de Dilma. A taxa dos que entendem que ela deveria renunciar continua majoritária. Mas recuou de 62% para 56% em 21 dias. Tendência parecida pode ter ocorrido com a torcida pelo impeachment. Até o fim de novembro, o Datafolha perguntava se as pessoas defendiam a abertura do processo. Em abril, 63% respondiam sim. Em junho, 66%. Depois, 65%. 

Desta vez, com o assunto já tramitando na Câmara, a pergunta precisou ser alterada. Com o pedido de impeachment aceito, 60% responderam que os deputados devem votar pelo afastamento da presidente. Outros 34% são contra; 3%, indiferentes. 

Se dois terços dos deputados votarem contra Dilma, pela abertura do processo de impeachment, a matéria vai para o Senado. Dilma será afastada se, então, mais da metade dos senadores aceitar a peça enviada pela Câmara. Para que ela perca o cargo de maneira definitiva são necessários os votos de dois terços dos 81 senadores. Esse rito foi estabelecido na quinta (18) pelo Supremo. 

O Datafolha investigou ainda a aprovação do Congresso e a opinião dos brasileiros em relação à possibilidade de cassação de Eduardo Cunha. Nesses dois casos, não há alteração relevante em relação à pesquisa anterior. O Congresso continua sendo avaliado como ótimo ou bom por apenas 8%. E a torcida pela cassação de Cunha oscilou de 81% para 82%. No longo prazo, os brasileiros são otimistas. Com 2.810 entrevistas e margem de erro de dois pontos, a pesquisa constatou que 87% concordam com a genérica afirmação de que o Brasil "tem jeito".(Folha Poder)

23 comentários

Datafolha? Aquele que falava que Marina estava super na frente do Aécio nas corridas eletorais, e aí quem estava de lavada na frente era o Aécio? Não me admira se no ano que vem disserem que ela tem a aprovação de metade do povo brasileiro.

Reply

Quem prova que essa pesquisa não foi feita entre os "mortadelas&tubainas” em plena Av. Paulista?

Reply

Só sendo imbecil para não perceber que essa pesquisa é manipulada e faz parte da estratégia de tentar salvar esse governo corrupto.
Não tem jeito. Como tudo no Brasil está aparelhado pelo bolivarianismo, só o caos na economia pode livrar o País dessa quadrilha. Quanto a isso, não há vagabundos manupuladores para dar jrito.

Reply

Data folha não é confiável de jeito nenhum.

Reply

Um comentário do Face:

Mauro Todescatt · Caxias do Sul ·

Garota de 14 anos vence concurso em Joinville com a seguinte redação:
“Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:
O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe! E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... Antes, os meus bosques tinham mais flores e meu seio mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados, retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes? Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil. Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula. Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais.... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz? Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."

Reply

O mesmo Datafolha que jura ter contado 55 mil pessoas na marcha da mortadela em defesa de Dilma diz agora que a avaliação da presidente melhorou.

Com se essa presidente não tivesse perdido seu principal ministro no meio da semana, como se essa presidente não tivesse rebaixado a economia brasileira a lixo, como se a presidente não estivesse entregando a maior recessão brasileira da história, como se essa presidente não estivesse à frente do maior escândalo de corrupção do mundo.

A avaliação do Datafolha segue piorando vertiginosamente.

Reply

Pesquisa comprada

impeachment já

Reply

Não acredito nessa Datafolha. Não há nehum motivo para melhorar o índice de aprovação do governo Dilma de um dia para o outro. Impossível, só porque o STF dificultou o processo de impeachment aumentou a população que apóia Dilma. Vão plantar favas!

Reply

Essa pesquisa veio acompanhada de uma nota de três reais para confirmar sua veracidade...

Reply

Perder tempo com DatafAlha? Me poupe!

Reply

Alguém ainda acredita no DataFolha?!?
Todas as outras pesquisas indicam que ela se manteve no mesmo patamar, com PIORA dentro da margem de erro.
Esse é o mesmo DataFolha que viu 55 mil pessoas na Paulista no Mortadela's Day.

Reply

Não acredito em pesquisas, nunca; tudo montado, logo a favor do PT, só se for otario!
Tudo indicaria que os vampiros do PT querem acabar com o Partido Malfeitor Do Brasil, o partido de aluguel e oportunista PMDB, seu aliado das trapaças, ferrando o Renan e Temer, via Janot!
E ficar sozinho no poder, deitando e rolando!
Já o desafeto Cunha, esperto, inteligente, sabe argumentar como ninguém, doutor no assunto de escorregar de acusações, tem mantido o PT cozinhando em fogo lento, destruindo ele aos poucos pelas sabotagens que vão aparecendo direto da quadrilha!
O pior é que nesse tempo enquanto vão aparecendo mais rapinagens do PT o povo fica sabendo, sendo péssimo para a "Democracia", quer dizer para o Partido PT!
O Planalto sabe que Cunha é parada torta, é expert na tática de agir como ele, tal como de não assumir nada de erro - tirar ele não é fácil - pois Cunha sabe dar nó em goteira e rasteira em cobra, por isso, tem odio dele!
Mas se cuide, PMDB!

Reply

Alguém ainda leva a sério o Datafalha? Chapa branca total.

Goel

Reply

Repercutir enquetes picaretas do datafraude é fazer o jogo ingênuo que a organização criminosa adora. Ignorem as manipulações desse instituto fraudulento!

Reply

E pensar que os bandidos petralhas podem estar pagando essas pesquisas mentirosas com dinheiro ROUBADO DA MEGA SENA!!!

Duvidam? Muitos têm certeza.

Reply

É tempo de festa com 13 salario, essa subida é natural. Começo do ano tai com as contas pra pagar e ela volta nos 8%.

Reply

Me poupe desse Data Folha!Em que mesmo a ANTA da dilma melhorou?Desemprego aumentando,inflaçõo nas alturas,ministro da fazenda batendo as pernas,lava-jato a todo vapor,estamos em estado de calamidade pública com essa mulher no poder!Lula mais escorregadio que amendoim na boca de banguela...E melhorou!!!Como???Milagre???Vá catar sapo com bodoque lá na PQP data folha!Não adianta começar com seu joguinho!Fora PT,fora Lula,fora dilma,fora Cunha,fora Renan e...FORA DATA FOLHA!!!!!!

Reply

A DataFalha faz sua parte. Mesmo considerando que o Natal e as festas estão aí, e por isso mesmo o povo tende a ficar mais propenso ao perdão, é evidente que a pesquisa é manipulada. Nada que o governo fez nas últimas semanas poderia justificar esta mudança de percepção do desastre que é este governo. Todas as indicações pioraram, para onde quer que se olhe. Depois do carnaval a crise cairá como um viaduto sobre o governo trapalhão, e nem DataFalha nem Ibope juntos darão conta de mascarar a realidade.

Reply

O datafalha pesquisou onde? No cemitério ?

Reply

Eita! Segundo o Datafolha, em julho de 2016 ela vai atingir 113% de aprovação, tal e qual o Lula que tinha 99,9% ao deixar o poder.
Eu acredito! Em duende, fada madrinha, saci pererê que faz o leite azedar, mula sem cabeça, na Marina Silva, Renan Calheiros, ISIS, STF...

Reply

Depois que o STF deu o golpe,francamente eu não acredito em nenhuma instituição que ai está! Só povo na rua e atos de desobediência civil conseguiremos derrubar esta quadrilha que esta no poder.

Gabriel-DF

Reply

mais uma pesquisa mentirosa como a dilmentira

Reply

Datafolha? Esquece!

Reply