Delcídio, o ovo da serpente.


Segundo a Veja, para entender a magnitude da prisão, na semana passada, de Delcídio do Amaral, senador petista e líder do governo, é preciso até um pouco de imaginação. Pois imaginemos que nenhum empresário preso na Operação Lava-Jato tivesse até hoje quebrado o silêncio nas delações premiadas - ou que nenhum político estivesse na lista que a Procuradoria-Geral da República mandou para o Supremo Tribunal Federal (STF). 

Mesmo no cenário irreal acima, a prisão de Delcídio e a possibilidade de ele recorrer à delação premiada - uma vez que foi abandonado pelo PT, ignorado por Dilma e ofendido por Lula - terão consequências devastadoras para a estabilidade do já cambaleante regime lulopetista. Delcídio do Amaral testemunhou os momentos mais dramáticos dos escândalos do governo do ex-­presidente. 

Viveu e participou desses mesmos momentos no governo Dilma. Delcídio não é uma testemunha. Ele é "a" testemunha - e a melhor oportunidade oferecida à Justiça até agora de elucidar cada ação da entidade criminosa que, nas palavras do ministro Celso de Mello, decano do STF, "se instalou no coração da administração pública".

Terminada uma reunião no gabinete de Dilma Rousseff, em junho passado, Delcídio chamou-a de lado e disse a seguinte frase: "Presidente, a prisão (de Marcelo Odebrecht) também é um problema seu, porque a Odebrecht pagou no exterior pelos serviços prestados por João Santana à sua campanha". Delcídio contrariou o diagnóstico de Aloizio Mercadante, que ainda chefiava a Casa Civil, segundo quem a prisão de Marcelo Odebrecht "era problema do Lula".

Ao deixar o Palácio do Planalto, Delcídio definiu Dilma a um colega de partido como "autista", espantado que ficou com o aparente desconhecimento da presidente sobre o umbilical envolvimento financeiro do PT com as empreiteiras implicadas na Lava-Jato. Na reunião, Dilma dissera aos presentes que as repercussões da operação nada mais eram do que uma campanha para "criminalizar" as empreiteiras e inviabilizar seu pacote de investimento e concessões na área de infraestrutura. 

"A Dilma não sabe o que é passar o chapéu porque passaram o chapéu por ela", concluiu Delcídio.Passar o chapéu é bater na porta das empreiteiras e pedir dinheiro para campanhas políticas. Quando feitas dentro da lei, as doações não deixam manchas no chapéu. Mas, quando fruto de propinas como as obtidas nos bilionários negócios com a Petrobras, a encrenca, mesmo que seja ignorada por sua beneficiária, não vai embora facilmente. 

Menos de um mês após a reunião no Planalto, a Polícia Federal divulgou as explosivas anotações com que Marcelo Odebrecht incentivava seus advogados a encontrar uma maneira de fazer chegar a Dilma a informação de que as investigações sobre as contas da empreiteira na Suíça bateriam nela.Poucos políticos tiveram mais acesso do que Delcídio aos bastidores do mensalão e do petrolão. 

Poucos políticos conhecem tão bem como ele as entranhas da Petrobras, onde trabalhou e fez amigos. Poucos políticos têm tanto trânsito como ele nos gabinetes mais poderosos da política e da iniciativa privada. Até ser preso, Delcídio atuava como bombeiro, tentando reduzir os focos de tensão existentes para Lula, Dilma e o PT. Na condição de encarcerado, é uma testemunha decisiva. A possibilidade de ele colaborar com os investigadores está sob avaliação de sua família.

6 comentários

Coronel,

Espero que o DELCÍDIO não resolva poupar o LULLA. Se ele fizer isto vai se lascar. Ninguém vai perdoar quem protege o LULLA. Espero que pelo menos dona Maika (esposa dele) tenha este discernimento.

Se na delação resolver proteger o maior canalha do Brasil o Delcídio vai se dar mal.

Reply

Só precisa fazer um plano de fuga para a famiglia delle, pois nesta hora sabe que o ParTidão pode ter meios de convencê-lo a não falar... Vide Celso Daniel.
+Marcelo F

Reply

CHUPAAAA PETEZADA SUJA VERMES COMUNISTAS LADRÕES

Reply

A família está pressionando pela delação. O problema é uma fazenda "do lado de lá do rio", em Porto Murtinho, que implicaria uma terceira pessoa.


Lanterna

Reply

Tudo isso nos pegou de surpresa, mas é similar ao caso da bomba que explodiu no colo de quem a estava armando pra explodir em outros.
Como duvidar não ofende, e questionar é bom: sabendo que Delcídio vinha fazendo até três reuniões semanais com Lula pra combinar sei lá que plano infalível... E se tudo isto que aconteceu foi planejado mesmo por Lula-Delcidio para acontecer assim, e com isso causar a queda da dilma de uma vez, como se fosse "um acidente de percurso, uma falha trágica não prevista"?
Até mesmo xingar de "coisa de imbecil, burro, burrada" e toda encenação de Lula injuriado - tudo combinado - para o Lula não havia outro modo de tirar dilma de lá... É pode ser um daqueles "planos infalíveis e mirabolantes".

Reply

Vez que não tem quem (instituição alguma competente)realize o necessário e urgente impedimento da presidente Dilma,do presidente do Congresso Eduardo Cunha,do presidente do Senado Renam Calheiros -Poderia aplicar o dispositivo jurídico e democrático PLEBISCITO.O povo convocado a votar sim ou não pelo impedimento de ambos.Com certeza seria o começo da solução da crise brasileira.Lula dos Santos

Reply