Parece que "micou" o golpe dos bolivarianos da Dilma.

 
(O Globo) O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, disse nesta segunda-feira que não vê muita possibilidade de adiar o julgamento das contas da presidente Dilma Roussseff agendado para quarta-feira. Cedraz vai receber o ministro da Advocacia-geral da União, Luis Inácio Adams, hoje às 17h30. 

O governo vai protocolar uma arguição de suspeição do ministro Augusto Nardes, relator das contas de 2014 da presidente, com a alegação de que Nardes foi parcial na condução do processo e liberou seu voto pela rejeição antes da análise das defesas da presidente. 

Cedraz ainda vai analisar o pedido de suspeição do relator antes de tomar uma decisão. Mas pelo que foi divulgado até agora pelo governo, o presidente do TCU entende serem remotas as chances de adiamento.

Integrantes do TCU acreditam não existir elementos para adiar o julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff, marcado para quarta-feira, em razão de um precedente: no julgamento sobre os prejuízos com a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, um pedido de suspeição do relator - o então ministro José Jorge - foi decidido rapidamente em plenário e não resultou em adiamento da votação.

O pedido de suspeição se direciona ao presidente do tribunal, Aroldo Cedraz. O objetivo do governo é ganhar tempo e adiar o julgamento. A oposição planeja usar um parecer pela rejeição das contas para embasar pedido de impeachment de Dilma.

Em 23 de julho de 2014, o plenário do TCU apontou um prejuízo de US$ 792,3 milhões na compra da refinaria e responsabilizou 11 gestores e ex-gestores da Petrobras pelo mau negócio, determinando inclusive o bloqueio de bens dos responsáveis. Na sessão, o advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, pediu a suspeição do relator do processo.

Integrantes do TCU lembram que o então ministro José Jorge apresentou as explicações e disse não se considerar suspeito para atuar no julgamento, o que foi seguido pelos demais ministros em plenário. A discussão e a votação ocorreram em seguida.

Esse mesmo tipo de discussão pode ocorrer na quarta, por iniciativa do próprio relator das contas de Dilma, segundo fontes do TCU. O caso de Pasadena deve ser lembrado na sessão. O destino da arguição de suspeição, porém, ainda é uma incógnita. O documento só deve ser protocolado no fim da tarde desta segunda-feira.

A Advocacia Geral da União (AGU) vai direcionar o documento ao presidente do tribunal, a quem caberá decidir o que será feito com o pedido. Cedraz só vai se posicionar após analisar o documento da AGU. A ideia do governo é que a Corregedoria do TCU abra um processo para apurar a conduta de Nardes, que necessitará de instrução antes de ser decidido em plenário. Assim, o julgamento acabaria adiado até a conclusão dessa instrução.

Nardes vem evitando dar declarações sobre o assunto. No início da tarde desta segunda, limitou-se a dizer: — As nações fracassam, quando as instituições deixam de cumprir seu papel.

No domingo, o governo anunciou que pedirá a troca do relator. No mesmo dia, ministro negou ter antecipado o voto: — A matéria já está sendo discutida há muito tempo e já houve dois julgamentos, tanto o processo original das “pedaladas” fiscais quanto a primeira parte do processo das contas. Não antecipei o voto. 

O parecer prévio distribuído pelo ministro Nardes recomenda a rejeição das contas. O documento foi encaminhado na noite de quinta-feira aos demais ministros que vão julgar o balanço de 2014. "As contas não estão em condições de serem aprovadas, recomendando-se a sua rejeição pelo Congresso Nacional", diz o parecer.

13 comentários

o PT ta criando para sua cabeça, pode ter problemas futuros com os nortistas do xisto...quem tem petróleo é pais pobre,jogue essa empresa no lixo,quando o povo vaia posto é o combustível mais caro do mundo..

Reply

Esse pedido é só para conter a debandada da militância-mortadela, com o argumento de uso político do TCU. Mas não tem nenhum fundamento jurídico. Engraçado que os petralhas não acham que há impedimento quando o Toffoli e o Lewandowski defendem o partido.

Reply

O DEMO-crata


http://batom-democratico.org/foro-de-sao-paulo-e-min-jose-eduardo-cardozo/

Reply

A não ser por conivência Coronel, nossas instituições não precisam serem pautadas por bandidos de carteirinhas como os que estão no poder, pois tem o apoio da maioria da população para fazerem seu trabalho e livrer o país dessa quadrilha, antes que seja tarde demais!

Reply

impressionante a cara de pau do ministro da justiça bolivariano do brasil, ao declarar que "buscou na justiça aquilo que lhe era direito"..

Reply

José Eduardo Cardoso é um lixo, um verme, uma figura risível, ordinária, tosca e tacanha. Como ele ainda não teve a coragem de enforcar-se, é mesmo a única dúvida que paira sobre essa figura inútil, execrável, repulsiva e nauseabunda.

Só mesmo em um país bolivariano castrista um ser tão asqueroso e acéfalo atinge o cargo de ministro da justiça.

Em qualquer país, minimamente civilizado desse mundo, essa criatura apalermada, calhorda e asinina estaria internada, para sempre, em um manicômio.

Reply

SUSPEITOS são esses 3 petralhas, de vida pregressa suspeita, participantes de Foro de São Pulo, ganham do contribuinte e não tem nenhum pudor em prevaricar no cargo e trabalhar para pestistas na cara dura! Aliás ninguém mais suspeita desses bandidos da estrela vermelha eles nem disfarçam o cinismo, são contraventores nessa de tentar dar mais um GOLPE na Nação Brasileira, querendo peitar a Lei para livrar a cara das Dilma nas suas criminosas pedaladas fiscais. Isso comprova serem marginais. Parceiros de Luciana Lóssio que fugiu da obrigação em plenário, ocupa cargo público mas é fiel servidora da Sofisticada Organização Criminosa-PT. Isso é crime grave.

Reply

Blog O. Tambosi

Depois de uma reunião a portas fechadas, o TCU decidiu manter a data do julgamento das ilegalidades do governo Dilma. Um belo pontapé nos golpistas do Palácio do Planalto:
*


Excelente notícia!



Chris/SP

Reply

Toda atenção é pouca! Esses vermes estão sempre prontos a lançar seus venenos contra a democracia e a vontade geral.

Reply

Estão procurando chifre na cabeça de cavalo ou pelo em ovo. Já sabem que irão perder e estão apelando para qualquer coisa. Mas justiça seja feita, que casse o mandato e novas eleições para o bem do povo e da nação.

Reply

Nada aconteceu para o pt desejar impugnar o Nardes. E' desespero. O Brasil precisa deixar de ser republiqueta e cumprir as leis. Seja quem for, tem que se submeter as leis.

Reply

Cardoso estah parecendo um defunto.o outro um papa defunto.acho bom eles pegarem o chapeu e sair de fininho.o Sirio Libanes eh otimo mas nao faz milagre!

Reply

A cara é o espelho da alma!

Ninguém tem dúvida de que esses 2 marginais são petistas integrantes da SOC.

Reply