Os sócios Cunha e Dilma já compram votos no Conselho de Ética.

(O Globo) Prestes a enfrentar um processo no Conselho de Ética, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começa a fazer contas de votos e mapear o posicionamento dos integrantes do colegiado, única instância na Casa onde foi derrotado este ano, quando seu candidato, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), perdeu a disputa pela presidência para José Carlos Araújo (PSD-BA). 

Há uma avaliação de que cada voto pode fazer a diferença e de que, nesse momento, o resultado do processo é “imprevisível”. Ainda há dúvidas se os votos que podem salvar Cunha partirão da oposição, que pode decidir apoiar o peemedebista em troca do prosseguimento do pedido de impeachment, ou do PT, pressionado pelo governo para evitar a deflagração do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff. 

Cunha precisa de 11 votos para se livrar de um processo de cassação. Nos cálculos de seus aliados, há um grupo de cerca de 11 deputados, informalmente chamado de centrão, que tende a votar para salvar o presidente da Câmara. São os deputados do PMDB, Solidariedade, PSC, PR, PP, PTB e PSD. 

Os representantes destes dois últimos, no entanto, são considerados mais suscetíveis a pressões. O PMDB está na linha de frente da operação de blindagem e começou a articular a defesa de Cunha com a nomeação, ontem, de dois suplentes para o colegiado, os deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Manoel Júnior (PMDB-PB), ambos aliados do presidente da Câmara. Tudo para garantir uma blindagem no caso de uma votação apertada. Cunha, no entanto, negou ontem estar preocupado com a correlação de forças

— Não tenho maioria nem minoria. Eu tenho a verdade e a verdade prevalecerá ao fim — disse Cunha. No PP e no PR, os deputados que representam o partido já foram avisados de que Cunha quer “conversar” sobre o tema. A tendência é que não tragam dificuldades ao peemedebista no colegiado. Apesar de integrarem a base aliada, esses partidos ajudaram a eleger Cunha para a presidência da Câmara e defendem que ele trouxe independência à Casa, fortalecendo o poder dos parlamentares junto ao Planalto. 

— Qualquer um que tem inimigos pode ser alvo de um processo no Conselho de Ética. Não dá para fazer nada de forma açodada — afirma um deputado da base que integra o conselho.

A atuação do PT, que tem três votos no colegiado, ainda não está definida. Há um pedido do governo para que o partido não confronte diretamente o presidente da Câmara para evitar que ele reaja dando prosseguimento ao impeachment. Mas, muitos petistas se rebelaram contra a orientação governista.— Minha decisão vai ser de membro do Conselho de Ética, que não é uma instância de decisão partidária. 

Não recebi nenhuma orientação de quem quer que seja e espero exercer meu mandato no conselho com independência e na plenitude, sem interferências de ninguém. Acho que a situação do Eduardo Cunha é insustentável politicamente e, com essa decisão do Supremo, teremos ao menos um mês sem que esse debate do impeachment prospere — afirma o deputado Zé Geraldo (PT-PA), integrante do conselho.

Prova da rebeldia no PT foi que, apesar da orientação do Planalto, 34 deputados do partido assinaram o pedido de afastamento de Cunha protocolado no Conselho de Ética pela Rede e PSOL. Entre os parlamentares, estão ex-ministros e petistas ligados a atuais ministros, o que demonstra que não é tarefa fácil para o governo controlar o seu partido.

O ex-ministro dos Direitos Humanos e da secretaria de Relações Institucionais Pepe Vargas (PT-RS), exonerado há menos de dez dias, está entre os signatários do pedido de cassação de Cunha. Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu e integrante da principal corrente petista, a CNB, também não acatou o pedido do do Planalto. Dos seis deputados da bancada gaúcha, cinco assinaram o requerimento. Apenas Marco Maia, que foi presidente da Câmara antes de Cunha, não aparece no documento. Dois deles, Marcon e Elvino Bohn Gass são ligados ao ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto.

13 comentários

Pois é. Aí o cidadão bate no peito, posa de evangélico e no testemunho mostra que que parte com o cramulhão. Como dizia John Henry Newton: "A religião é a melhor armadura mas a pior capa".

Reply

Ou seja também, eles já pegaram os deles, não vão devolver, vão continuar onde estão e os patetas vão continuar pagando a conta toda da roubalheira e da má gestão e recebendo de volta e como prêmio por serem trouxas serviços públicos de merda. Quero ver cantar em estádios de futebol (pagos com dinheiro público superfaturados!) o hino nacional à capela agora, bando de idiotas!

Reply

Essa cachorrada toda, é essa a palavra adequada para esses senhores que não estão nem aí com o país. Mas de tudo, acho que a permanência de dilma sangrando é a melhor opção para 2018. Imaginem o quanto o povo vai estar com asco só de ouvir essas duas palavras, pt! Imagino que esse teatro todo por parte do pt é falso, elles estão mesmo é torcendo para a anta ser defenestrada du pudê, pra lulla voltar a ser oposição!

Reply



Voltamos aquela tese então. Só na bala?
Aguardamos mais um pouquinho.!!!.

Reply

O PSDB que já passou por poucas e boas nas mãos do Janotinho é Cardozao, deveria ser contra a cassacao do Eduardo Cunha, pois ainda não foi condenado e ainda não se defendeu.

Reply

OFF

É O FIM DA PICADA!!!!


MPF INVESTIGA EX-PRESIDENTES FHC, LULLA, COLLOR E ITAMAR POR OBJETOS LEVADOS DO PLANALTO

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/10/1693887-mpf-investiga-lula-fhc-collor-e-itamar-por-levar-objetos-do-planalto.shtml


O ÚNICO QUE SAIU COM 11 CAMINHÕES FOI LULLA! NÃO SEI COMO TAMBÉM NÃO LEVOU A RAMPA!!!!!


Chris/SP

Reply

Pois é, seu Cunha!! Agora só falta combinar com os "russos", digo, PGR e STF!!! O quê? Já tá tudo acertado? Aí eu pergunto: que país é este?!!!

Reply


Brasil, autoridades frouxas, lenientes, incompetentes, coniventes e vadias.

Brasil, um país que DEIXA a bandidagem acontecer debaixo do nariz da lei.

Depois de 13 anos, vadiando e fazendo cara de paisagem, alguns dos os vagabundos da justiça correm atrás do prejuízo, (outros saem do armário e escancaram a parceria), Depois de 13 anos a caça é muito mais complicada, difícil e impossível, porque os bandidos já aparelharam tudo, ... as instituições, as autoridades, mudaram as leis ao seu interesse, criaram novas leis para atender seus crimes. O caos se instalou e a realidade se transformou nessa desgraça que vemos no Brasil hoje!

E agora meu povo?

Reply

Isso é CRIME!!! Chamem a PF!!!!

Reply

O Brasil ia levar cartão vermelho da Fitch. Já estávamos sabendo da derrocada.Agora é se segurar em qualquer boia para tentar se salvar.

Reply

E quem acredita em acordo com o PT??? Tem gente que se ferrou e se ferrando com esses safados. Cunha está lascado, ou a Dilma, vá saber. Tão bandidos quanto.

Reply

Cunha e a cara do golpe .

Reply

cunha sendo aliado de temer, renan e dilama a mim nunca enganou, ele com cara de bonzinho enganou há muitos, mas finalamente agora a verdade aparece, foi desmascarado- fora renan cunha e dilma

Reply