MInistra do TSE, ex-advogada do PT, libera ação do PSDB contra crimes da campanha de Dilma. Há maioria pelo prosseguimento da ação.

(Globo) A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio liberou para análise em plenário processo movido pelo PSDB em que o partido pede a cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. O processo se refere a uma das quatro ações movidas pelos tucanos contra a eleição de Dilma e de seu vice, Michel Temer, em outubro de 2014.

Em sessão em 25 de agosto, a maioria dos ministros do TSE votou pela reabertura da ação, que pede a cassação da presidente e do vice. Lóssio pediu vista do processo na ocasião, mesmo com a maioria já formada pela continuidade do andamento da ação.

Às 16h15m desta quinta-feira, conforme o andamento processual no site do TSE, a ministra liberou o processo para ser pautado para julgamento. A próxima sessão é na terça-feira, 22. Cabe ao presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, pautar o processo. Ele está em viagem oficial a Estocolmo, na Suécia. Na ausência do presidente, o vice, ministro Gilmar Mendes, pode pautar a ação. 

No processo, o PSDB argumenta que houve abuso de poder político e poder econômico na campanha de 2014. Dilma derrotou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em segundo turno.O argumento é que houve uso indevido de cadeia nacional de rádio e TV, manipulação de pesquisas e uso de dinheiro desviado da Petrobras para abastecer o caixa da campanha petista. Caso a ação seja reaberta, Dilma e Temer serão intimados a apresentar suas defesas. Também começaria a fase de produção de provas. 

Inicialmente, a ação foi arquivada pela ministra relatora, Maria Theresa de Assis Moura. O PSDB recorreu. Votaram para reabrir as investigações os ministros Gilmar Mendes, Henrique Neves, João Otávio de Noronha e Luiz Fux – este último propôs em seu voto aglutinar as quatro ações dos tucanos numa só. Faltam votar Toffoli e Lóssio.

5 comentários

É mas como afirmou o ministro Gilmar Mendes, HOJE, a ação deve ser rejeitada, mas amanhã tudo pode acontecer, inclusive a unanimidade.

Reply

Parabéns à ministra Luciana Lóssio pele atitude.Não poderíamos esperar outra coisa de uma pessoa digna que quer ver um Brasil melhor.Isso prova que as instituições funcionam nesse país.

Reply

ÓTIMO ARTIGO DO CARLOS MEWTON -TRIBUNA DA INTERNET

DILMA PRECISA DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, É CASO DE URGÊNCIA.

Aqui:
http://www.tribunadainternet.com.br/dilma-precisa-de-tratamento-psiquiatrico-e-caso-de-urgencia/

Reply

O ministro Flux que aglutinar as acoes do PSDB em uma so para liquida-las de uma so vez.Mas nao vai conseguir.

Reply

Como essa periguete petralha chegou ao cargo?!

Será que é padrão Rose Noronha de atuação?

Cruzes, quanto mais passam os dias, mais integrantes do submundo aparecem em cena!

Reply