Como são honestos! Em reunião com Dilma, Lula diz que queda da popularidade não é pela corrupção, mas sim pela economia.

(Estadão) Preocupado com os efeitos da Operação Lava Jato sobre o governo, que já enfrenta grave crise política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem com a presidente Dilma Rousseff e ministros, no Palácio da Alvorada, para montar a estratégia de reação. No diagnóstico de Lula, o estrago foi grande com as buscas e apreensões realizadas em casas de políticos da base aliada, como o senador Fernando Collor (PTB-AL), e o cenário previsto é de mais dificuldades.

"Preparem-se porque as coisas vão ficar piores", afirmou o ex-presidente, segundo relatos obtidos pelo Estado. O encontro começou por volta de meio-dia, com um almoço, e terminou às 16h30. Lula estava furioso com a forma como a Polícia Federal vem agindo e disse a Dilma que ela precisa sair logo dessa agenda negativa.

"Você não tem que ficar falando de Lava Jato", esbravejou Lula, de acordo com dois participantes da reunião no Alvorada. "Você tem que governar, ir para a rua, conversar com o povo, divulgar os seus programas. Não pode ficar só nessa agenda de Lava Jato e ajuste fiscal."

Antes de se reunir com Dilma, Lula esteve com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Pediu a ele que insista em divulgar as medidas para a etapa seguinte ao ajuste porque, na sua avaliação, o governo deve "vender" esperança. Para o ex-presidente, a aprovação de Dilma e mesmo a dele desmoronaram muito mais por problemas na economia do que por denúncias de corrupção na Petrobrás.

Lula disse a Levy que o governo ainda erra na comunicação. "O ajuste fiscal não pode ser apresentado como um fim em si mesmo", insistiu. "O que nós temos que mostrar para as pessoas é onde queremos chegar." A conversa entre os dois foi cordial. Tanto que, no Alvorada, Lula afirmou que as divergências entre Levy e o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, sobre a redução da meta fiscal precisam ser contornadas. O ex-presidente cobrou unidade no governo e chegou a elogiar o vice Michel Temer, que comanda o PMDB e é articulador político do Planalto.

Dilma concordou com o padrinho, mas não escondeu a insatisfação com as últimas críticas feitas por ele. Afirmou, ainda, nada poder fazer em relação às investigações da PF. Nos bastidores, políticos dizem que os próximos alvos são os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Quebrando o gelo. Lula não conversava com Dilma havia quase um mês, desde que criticou a estratégia do Planalto para sair da crise. Num encontro com religiosos, o ex-presidente disse que ele e a sucessora estavam no "volume morto". 

O receio do governo é que o novo movimento da PF provoque ainda mais tensão no relacionamento com a base, no momento em que Dilma que sofre ameaças de impeachment. Há quem avalie, porém, que, se Cunha e Renan forem denunciados, o discurso pró-saída de Dilma perde consistência no Congresso. 

Além de Lula, participaram da reunião no Alvorada os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (Defesa), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), o governador de Minas, Fernando Pimentel, e o presidente do PT, Rui Falcão. Pimentel é alvo de operação da PF que apura arrecadação ilegal de dinheiro em suas campanhas.

19 comentários

Infelizmente, ele tem razão. O que fez a popularidade de Dilma cair foram os cortes feitos no bolsa família, com a volta da fiscalização. São inúmeras as estórias de assalariados que ganhavam bolsa e defendiam Dilma. Eu mesmo conversei com vários. Depois que perderam a bolsa, passaram a odiá-la. Enquanto a bolsa família for usada para fins eleitoreiros não haverá democracia no Brasil.

Reply

Lula quer "vender" esperança, quando, na verdade, desde sempre, só "VENDEU ILUSÕES" a uma população de néscios.
Lula et caterva, vão pra cuba que os pariu!

Reply

Bela chance a polícia perdeu de chegar na hora do almoço indigesto e levar todos elles para a Papuda.

Reply

É essa propriedade inacreditável do Lula de afirmar sandices absurdas sem nenhum pudor, repetir essas asneiras até a exaustão, que o leva ao nirvana(do inferno) e hipnotiza os militontos. O zé povinho nunca vai sair da merda, quem tem um ídolo como lula e acredita nas baboseira que ele fala, so sabe comer capim mesmo, e só assim é feliz pra poder infernizar a vida de quem trabalha.
Estamos contando os dias, aguardando a segunda feira, que a lava jato vai estourar o cativeiro onde o lula guarda o fruto e as provas do roubo.

FORÇA MORO!

Reply

E o chefão da quadrilha está certo. Afinal de contas, ele, o maior bandido do País, manteve a popularidade graças à economia, aparentemente, favorável.

Reply

Agora tudo vai funcionar! O espertalhão, velhaco, mentiroso, o " inatingível " Brahma " ispricou" aos comparsas que as coisas vão piorar. Como eles são " sem noção " e vivem na "galáxia " da Dinamarca, ficaram muito, mas muito apavorados. Haja tarja preta!!!

Reply

O pior é que ele tá certo... Detesto esse molusco podre, mas infelizmente o povo brasileiro é tão burro e mesquinho que realmente a economia pesa mais que a corrupção pra impopularidade de Dilma, temos o mensalão como exemplo.

Reply
Despetralhando mod

É a CORRUPÇÃO, estúpido!
Na verdade isto não teria acontecido se:
- A oposição se comportasse como tal.
- A imprensa não fosse pautada com verbas públicas.
- Os 3 poderes fossem independente e REPUBLICANOS.
- Os políticos fizessem (pensassem) pelo país, o que fazem (pensam) pra si.
- As leis "colassem", muitas são letras mortas.
- Que o Judiciário fosse mais pela lei e menos pela posição ideológica.

Reply

Enquanto o PT mandar,cabe a novel CORONÍMIA:é BRASILAMA E BRASÍLULA! Sim, com total pertinência e cabal propriedade,é Brasilama e Brasílula,fruto do usufruto espúrio,da malversação espurca,da abjeta e vil e sórdida malversação do país.E assim, quanto mais demora para a defenestração e trancafiamento preste desses vermes vermelhentos,tanto mais custa e remora o DESAFUNDAR A PÁTRIA! Estamos contemporizando, e isto quase beira o crime!Quem pode, não move um dedo... e a nação chagada camba para uma guerra civil que escaqueirará a pátria giganteia e estremecida.PT,réu de genocídio, só apeará a muque.

Reply

Lula, o falastrao, que nada tem de bobao, conhece como ninguem o povao, que nao da' a minima pra corrupcao.
So' se liga na grana! O povo e' reflexo do governo e vice-versa. Paises desenvolvidos com menor indice de corrupcao tem um povo mais patriotico, mais civilizado . Isso e' fato.

Reply

Nono planeta, Plutão me evoca o eneadátilo indouto e parlapatão,com pretenções de estadista.Não vai além de publícola, demagogo beberrão, ascoso republicida."Lula,Filho do Brasil"? Que em breve um plutarco diga:"filho do pai da mentira"com todo o lastro de insídias!Lula Barba Brama é tudo, menos bom HOMEM de bem.Com seu pancismo medonho, odeia o estadunidense;porém idolatra PLUTO, que é a riqueza e o poder. Faço um apelo a ignara pobre massa de manobra:MUDA ESSE TEU PANURGISMO,CRIA VERGONHA NA CARA!DANDO MAIS CHANCE AO PT,PRATICAS A AUTOQUÍRIA!Trocando em leves miúdos:deixa de ser besta e muda!Lula é um plutomaníaco, como todos os petralhas. Mata a grande por tabela nos hospitais sem remédio,nas escolas sem merenda nem professor preparado,nas estradas inseguras,nas quase seis mil cidades sem saneamento básico depois de TREZE janeiros com as garras no timão e as patas nos cofres públicos.PT,réu de genocídio!

Reply

Lulla , Dilma, Mercadante, Edinho, Miguel Rosseto, Jaques Wagner e Rui falcão; reunião de quadrilha!!

Reply

Que povo que ela irá se comunicar, será que com aquela coitada que ganhou uma dentadura semi-nova e superfaturada para participar do estelionato eleitoral gratuito.

+ Marcelo F

Obs. neste caso, "a semi-nova e superfaturada", é obra de ficção, apesar de não duvidar.

Reply

Vem vc também p rua conversar com o povo. Sr lula. Vc e dilmanta. Vem, vamos receber o de braços abertos. Vem

Reply

lindu foi a MAIOR PUTA brasileira de todos os tempos !

Reply

Vem pra rua, Dilma! E traga o porco bebum com você.


Lanterna

Reply

Claro que é, em 13 anos de gastanca só podia dar m...A Venezuela,Argentina que o diga.

Reply

Infelizmente ele está certo, o que garantiu a Dilma foi a boa economiza, e o preço foi a pedalada e estamos pagando agora. Mas se o preço a ser pago agora garantir um 2017 mais ou menos e um bom 2018, podem começar a pensar em 2022...

Reply

Vou ter que concordar com o Polvo!
Se a economia não tivesse quebrado o povo não iria para ruas!
Veja o que ele e sua criação fizeram e faziam no país contra os trabalhadores e ninguém se importava porque podia fazer churrasco, ir pra balada, se ostentar nas redes sociais. Agora que as mordomias acabaram e o dinheiro mal dá para comer, todo mundo vai pra rua!
Agora pedir por mais educação, segurança e saúde que desde do FHC já dava pra sair na rua pedindo, ninguém queria! E assim vamos continuar sendo essa colônia que gosta de brincar que um país!

Reply