Criminalizada pelo relatório do TCU, Dilma terá 30 dias para explicar fraudes orçamentárias e pedaladas fiscais.

(G1) O ministro Augusto Nardes, relator no Tribunal de Contas da União (TCU) do processo que analisa as contas do governo referentes a 2014, apresentou nesta quarta-feira (17) voto pelo adiamento da análise dos gastos. Ele propôs dar prazo de 30 dias para que a presidente Dilma Rousseff explique melhor irregularidades encontradas pela fiscalização, entre elas as chamadas ‘pedaladas fiscais’.

A Constituição prevê que o TCU deve votar o parecer sobre as contas em até 60 dias após receber a documentação, vinda do Congresso. Esse prazo vence no dia 22 de junho e deve ser descumprido para que o tribunal recebe mais esclarecimentos da presidente.

Investigada pelo próprio TCU, as ‘pedaladas’ foram atrasos do governo no repasse de verba para bancos públicos, que ocorreram entre 2013 e 2014. Esse dinheiro seria destinado ao pagamento de programas como o Bolsa Família e o Seguro-Desemprego.

Sem o repasse, os bancos, como a Caixa e o Banco do Brasil, tiveram que financiar essas ações com seus próprios recursos. Para o TCU, essa operação configura empréstimo de bancos públicos para o governo, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

25 comentários

30 longos dias regados a muitos encontros secretos, conversas reservadas, ameaças..impressionante como o fundo do poço não chega para o Brasil.

Reply

o TCU deu uma pedalada na nação.
recruta 1962

Reply

O tribunal agora é cúmplice, senão coautor, pois a autora vai continuar sequestrando, violentando e matando por mais uns meses, né? Mas, tudo isso por bons motivos que conheceremos daqui há trinta dias, tá CLARO ISSO AÍ?!

Reply

Tô indo comprar orégano enquanto vocês decidem o sabor da PIZZA.

Reply

desculpem o off topic

sindicatos

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/06/mais-de-200-sao-detidos-por-depredar-sede-de-sindicato-no-rio.html




até quando?

quando é que vão EXTIRPAR esse câncer?

Reply

Cel.

Assim fica difícil. Rouba-se e não há ninguém a nos defender.


NOJO PLENO.

Reply

30 dias para fazer maquiagens contábeis...

Prazão!

Reply

Falei, isso aqui não é um país sério. Mas é com certeza um país com um povo completamente idiota e trouxa. Resumo da ópera: eles vão continuar aprontando, roubando e ¨administrando¨ o Brasil igual o fiofó deles e não vai acontecer nada! E o povão mais ignorante do sistema solar vão continuar com suas vidinhas de merda terceiromundista pagando a conta toda da festança. Aliás, o B-52 chegam em outubro, bem que eles podiam fazer uns ataques reais de ¨demonstração¨ na cabeça do bocós brasileiros para ver se eles criam vergonha nos focinhos.

Reply

Decisao imoral e conivente!? Até quando?

Reply

Que vergonha! Quem pensou que esses togados teriam a dignidade de recusar as contas da presidente que delinquiu estava redondamente enganado. São uns frouxos, para não dizer mais nada além disso!

Daqui a trinta dias eles darão o bote final, aceitando as contas dela, com todas as pedaladas que contêm, e deixando todos nós com cara de palhaço!

Que país de araque é esse em que vivemos, agora avacalhado como nunca pelo Partido da Trapaça!

Reply

Coronel,
é ter esperança em vão. Tudo aparelhado e dominado.

Reply

O que se esta vendo, é mais uma vez a lei ser burlada para beneficio da organização apátrida, criminosa e traidora do povo brasileiro, seguir com seu plano de desmonte do país, um país que teme o confronto inevitável com uma máfia muito bem estruturada no plano internacional, porém sem chance de vitória no plano militar interno.

De indefinição em indefinição, de adiamento em adiamento, o povim pacífico do brasilzim pobrim, bestim, bostim vai cavando, sua sepultura.

Reply

Como explicar em 30 dias os maus feitos de 4 anos. Dilmente foi pessima Ministra da Casa Civil,Presidente do Conselho da Petrobras e Presidente da Republica nao escapou em nada que se meteu.Esta na hora de Cair fora.
Tenho certeza que o Tribunal de Contas da Uniao vai agir com independencia

Reply

Tá dando tempo para o governo comprar consciências? O que a Dilma vai explicar o inexplicável e concreto de que ela "pedalou"mesmo?

Reply

Nada de surpreendente, o TCU a exemplo de qualquer tribunal do país, é um puxadinho do governo e sua turma. O Brasil está entregue a esses celerados.

Reply

Leram o artigo no O Globo? Apesar do prazo dado à "presidanta" a situação pra ela é muito mais séria do que muita gente pensa, o tribunal praticamente a deixou encurralada.

"A medida - uma abstenção de parecer diante da gravidade das irregularidades e o chamamento para uma explicação direta pela presidente da República - é inédita na história do TCU."

"Em entrevista depois da sessão, o relator confirmou que a resposta terá de ser dada pela presidente, e não por órgãos do governo, como a AGU.

— Provavelmente será por escrito, assinado por ela. As ações que cabem diretamente a ela são as de contingenciamento e as próprias pedaladas. As contas são dela. Tudo foi prestado por ela. Por isso, a presidenta que precisa ser ouvida — afirmou Nardes."

http://oglobo.globo.com/brasil/tcu-da-30-dias-para-dilma-rousseff-explicar-irregularidades-nas-contas-de-2014-16468244

Reply

CEL,

Não vejo como justificar ou tentar consertar atos ilícitos da natureza citada. Ora, se o criminoso cometeu um ilícito sabendo que a lei condena tal ilícito e, não havendo nada que se possa firmar em defesa a não ser o benefício próprio, de grupo ou de comparsas qual seria a justificativa que o TCU espera? O crime já foi cometido! Em meu modo de ver não há justificativa a não ser a vontade de permanência no poder e a continuação do processo ideológico de transformar o país em uma republiqueta sindicalista nos moldes comunistas. Não sou advogado mas em minha singela opinião deveria ter havido a reprovação das contas de imediato, amparada como está nos autos desse processo, e, a presidente da república que tentasse se justificar no prazo de 30 dias, direito de defesa, findo os quais estaria inabilitada para exercício do cargo de presidente da república e, portanto, deposta, na RUA.

Até quando irão relativizar as responsabilidades e a criminalidade neste país, vão continuar condenando sempre os mesmos, só os PPP's (Pobres, Putas e Pretos)?

Índio Tonto/SP

Reply

Tribunal de Faz de Conta.


Esses "Tribunais de Faz de Conta" são uma vergonha.

Reply

Essas vergonhosas condutas desses togados fdp, é que dão amparo para legalizar os crimes dessa Sofisticada Organização Criminosa. Conduta que justifica punição desses esses irresponsáveis que reivindicaram esses postos e não cumprem com o dever do cargo.

Até o futebol é mais sério que essa bosta de governo e justiça brasileira e está sendo séria e rigorosamente punido por competentes sistemas judiciário mundo afora.

CRIA VERGONHA NA CARA juizinhos mecretefes do TCU, TSE, STF, PGR, e demais prostíbulos judiciais.

Reply

Pô tá difícil "arranjá" dinheiro. É muita gente de olho - PF, FBI, NSA, INTERPOL....aquele Juiz lá do Pará...nãããõoooo...é Paraná - ele é um perigo.


Deve ter sido mais ou menos assim a conversa. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

"GRITO DO IPIRANGA"
"BRAVA GENTE BRASILEIRA"
"ORGULHO DE SER BRASILEIRO"
"POVO PACIFICO"
"SAUDADES DO BRASIL"

PUTZ, QUANTAS MENTIRAS!!!

Reply

E a pizza foi pro forno.... Pronta em 30 dias. Ah, e a conta é nossa.

Reply

Dilma nas cordas...
NOCAUTE TÉCNICO !!!!

ABERTA A CONTAGEM :30,29,28,27.............

Reply

Explicar o inexplicável!!!

Reply

Finalmente, o que é que funciona nesse país? E
LUla,quando vai responder?

Reply