TCU confirma crime eleitoral cometido pelos Correios a favor da campanha de Dilma Rousseff.

Panfletos da então candidata Dilma Rousseff (PT) que foram distribuídos pelos Correios em Minas Gerais
(UOL Notícias) O TCU (Tribunal de Contas da União) confirmou que os Correios distribuíram em São Paulo, de forma irregular, 4,8 milhões de panfletos da presidente Dilma Rousseff (PT) na campanha eleitoral do ano passado. Relatório de auditoria da corte diz que a estatal, controlada pelo PT, descumpriu suas próprias normas e não poderia ter remetido propaganda da então candidata sem chancela ou comprovante de postagem. A estampa serve para atestar que a quantidade de material enviado corresponde ao que foi contratado e pago pelos partidos. 

A fiscalização do TCU foi feita nas duas diretorias regionais de São Paulo em outubro do ano passado, após o jornal "O Estado de S. Paulo" revelar o caso na reta final do primeiro turno.Conforme o relatório, não há previsão nas normas dos Correios para que santinhos sejam despachados sem a chancela --só há autorização para distribuição de estampas com leiaute fora dos padrões previstos pela empresa.

Ao avaliar documentos e procedimentos dos Correios, os auditores também concluíram que não foi possível aferir se a quantidade de folders distribuída correspondeu ao que foi contratado pelo PT. Segundo os correios, também houve remessa de material nas mesmas condições para outros candidatos, mas em volume muito inferior.

Até 19 de setembro, data em que o jornal publicou reportagem a respeito, a Diretoria Metropolitana dos Correios em São Paulo deu duas autorizações para a emissão sem chancela. Numa, liberou a campanha de Dilma para despachar os 4,8 milhões de panfletos. Em outra, permitiu o envio de 339,4 mil peças do candidato a deputado federal Paulo Frange (PTB).

Após a reportagem, houve mais oito autorizações, a maioria para partidos da coligação "Com a Força do Povo", de Dilma. No primeiro turno, os panfletos da presidente, segundo o TCU, foram 73,3% do total distribuído sem chancela pela diretoria; 94% eram de legendas aliadas a ela. Para o TCU, há indícios de que os procedimentos dos Correios feriram a isonomia entre candidatos nas eleições. A equipe apurou que carteiros chegaram a ser confundidos com cabos eleitorais na campanha. 

Ao dar parecer sobre o caso, o Ministério Público concordou com as conclusões. "É inadmissível que uma empresa pública abra exceções às suas normas em benefício de determinado candidato ou de determinada coligação política, em afronta aos princípios da isonomia, que deve reger as eleições, e ao da impessoalidade, que deve reger a administração pública", escreveu o procurador Júlio Marcelo Oliveira, autor da representação que provocou a auditoria.

Sem contrato

O caso ainda será levado para julgamento pelos ministros do TCU. No relatório, a área técnica do tribunal propõem que dez gestores e funcionários dos Correios sejam chamados a dar explicações sobre as irregularidades, entre eles o diretor regional Metropolitano Wilson Abadio de Oliveira. Além disso, pedem que as conclusões sejam remetidas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ao qual cabe avaliar eventuais irregularidades nas campanhas de Dilma e dos demais candidatos que obtiveram direito à remessa sem chancela.

O TCU diz que o PT pagou despesas com distribuição da propaganda de Dilma a prazo, "mediante boleto e sem celebração de contrato", e não à vista, por meio de cheque nominal e transferência eletrônica, como preveem as normas da estatal para o tipo de mala direta contratada. O pagamento por objetos postados entre 29 de agosto e 8 de setembro só foi feito em 19 de setembro, data em que o Estado revelou o caso. 

O tribunal aponta que os Correios ainda forneceram informações "insuficientes" e "inverídicas" à sua equipe de auditoria. Os relatórios de pesagem do material distribuído para a campanha de Dilma não tinham a assinatura dos responsáveis. Um deles foi atribuído a uma funcionária havia deixado o trabalho horas antes do procedimento.

38 comentários

E o que aconteceu em Minas, cadê a investigação????

Mais de 5 milhões de kits do Aécio jogados no lixo. Estes tinham a chancela dos correios.

Os de Dilma, todos distribuídos, sem a chancela, como fica isto????

Os Correios/MG participaram ativamente da lambança e tem até vídeo que prova isto, numa reunião onde participou até o Presidente Nacional dos Correios.


Chris/SP

Reply

Alow funcionários das estatais, processem os diretores que administraram os fundos de pensão, pela má gestão, má aplicação e outros golpes. Vocês estão ferrados!
Quem mandou confiar nesses sindicaleiros malandros que só querem mamar nas tetas de quem trabalha?

Reply

Não seria o caso do anulação da posse da desgovernada?

Reply

Bom, ou ela sai por bem (fazendo de conta que foi perseguida) ou por mal (cassada por crime eleitoral). Pelo visto pela roubalheira ela sairá impunine.

Reply

Eleição furada impeachmente. Roubo.Ululante , obvio o que querem mais para tirar essa mentirosa trambiqueira e partido do capeta do governo!

Reply

O pt é uma agremiação tipo "serial killer" das instituições brasileiras. Isto, o que é mais incrível, defendendo interesses de ditaduras comunistas em prejuízo do Brasil.
O pt cometeu tudo quanto é crime possível, imaginável e INIMAGINÁVEL para uma democracia do porte e pujança da Brasileira. Foram falcatruas, mentiras, fraudes em todas as camadas, em todos os níveis.
Sengo que está em vias de explodir mais uma bomba eleitoral gravíssima contra essa agremiação de doidos varridos: A FRAUDE DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014. Não vou entrar em detalhes mas, existem evidências, testemunhos, do descalabro das eleições, cuja apuração FOI COMANDADA POR UM PAU MANDADO PETRALHA, único juiz da história sem notória saber jurídico. Foi plantado lá pelo pt em conivência com o Senado para tornar possível ao almejado pesadelo comunopetralha de se perpetuar no poder e implantar o comunismo no Brasil.
NÃO RECONHEÇO dilma, a "dumb ass-puppet de lula, como presidente do Brasil.
Marcos Pereira

Reply

Comecem a guardar arroz, feijão sal e tempero. Economizem energia elétrica e água. Economizem combustível. Evitem comprar a crédito. Comprem nas promoções, à vista, com desconto. Aproveitem o pão dormido, não desperdicem alimentos. Reciclem o lixo. Não joguem lixo nas ruas e nos córregos. Não joguem lixo nas estradas. Aproveitem as roupas e sapatos usados. Estamos entrando em uma economia de guerra.

Reply

É uma maldade muito grande cortar o auxilio doença. Muita gente está desesperada sem receber desde junho do ano passado. Gente em estado terminal, em tratamento de câncer e outras mazelas.
VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

Por favor Senador Aécio, intervenha por nós!

Reply

Agora os próprios funcionários dos Correios pagam por sua incompetência e má-fé: rombo no Fundo e redução de salários.

Reply

Usar de bens ou serviços publicos não seria crime?

Reply

Certo. Vão punir quem, o cupincha dos Correios? E quem se benificiou d fraude na sua campanha, vai passar batido de novo?

Reply

Os comunistas não têm planos de governo, apenas de poder,e para se manterem nele, "todos os meios justificam os fins", pouco se importando qual tipo de suborno cometer contra o adversário.
Eis aí o que é o PT da bandeira do martelo e foice: ele da destruição, o que faz no Brasil e ela da morte aos cidadãos na miséria, como em Cuba, a amada do PT, com o governo alugando seus médicos(?) escravos, propriedade do burguês Fidel Castro ao Brasil!
Dia 12 vem aí, PT, e o povo dará o troco!

Reply

Pelo Amor de Deus !! Pelo Amor de Deus !! aonde isto vai parar ? O que falta pra expurgar a chapa eleita para presidência ? Mas chegamos no fundo do poço e estamos cavocando cada vez mais. Que vergonha ! que absurdo ! chega !!! passou longe de todos os limites, não dá mais ! será que ninguém tá vendo ? será que existe algum organismo internacional que possa intervir nesta republiqueta bananeira ? acorda oposição, cambada de preguiçosos ! se ainda não acharam material suficiente para anular esta eleição é porque vocês são muito, mas muito burros, ou muito, muito incompetentes.

Reply



Rapá oh Corona, e, hoje é só terça feira einh???...!!!.

Dilma filha querida, saia daí logo fia.!!!.

Reply

A verdade sempre aparece

Reply

Carta à Presidente Dilma Rousseff

Oi!
Sei que sou apenas uma jovem jornalista de 23 anos, que pouco conhece da vida, tão pouco sobre aquilo que se passa em meio ao poder...

E é exatamente por isso essa carta. Apenas me responda: Por que?

Por que o choro da criança que espera incontáveis horas na fila de um hospital não te comove? Por que o suor do assalariado não te faz pensar na dificuldade que ele tem em pagar impostos? Por que as escolas, aquelas cadeiras que você já esteve um dia, não apresentam condições mínimas de educação? Por que o mau cheiro do esgoto a céu aberto, dos terrenos baldios e dos valões deixados de lado não te incomodam? Por que a morte do trabalhador, cometida por alguém que não enxerga outro caminho, não te faz cair lágrimas dos olhos? Por que o grito de socorro do jovem que anseia por um futuro digno não chega até você?

Porque nossa Pátria Amada, Mãe gentil se desfalece e você só se pronuncia para dizer que nada sabe sobre isso.

Eu me recuso a chamar de excelentíssima. Prefiro a chamar de irmã, porque é assim que aprendo na minha fé cristã. Aprendo que você é como eu. Que tem remorsos, tristezas, alegrias, dúvidas e anseios.. Mas, por que eles não afloram no momento em que deveriam? Por que você, que é mulher, que tem por instinto a proteção, não protege aqueles que te colocaram ai, exatamente no lugar onde está?

Por que você não faz a diferença? Por que não transforma o nosso País em referência?

Peço que não justifique estas interrogações com o simples discurso do "sistema incorporado" ou "não se muda um país sozinha". O todo se muda a partir do individual, que influencia o coletivo. Dê uma olhada no seu entorno. Quantos nomes influentes, quanto dinheiro em caixa - mesmo com os bilhões usurpados - olhe o quanto vale a sua assinatura, as tuas ordens, o teu poder.

Você já tem casa, carro, plano de saúde e comida na mesa. Você não precisa se preocupar com a escassez de água na sua torneira. Não precisa deixar de almoçar pra ter o jantar, não precisa escolher entre alimentar-se ou dar de comer ao filho, não precisa dar uma de sardinha e de espremer em um coletivo.

Suas mãos não tem calos, seus pés não estão cansados e seu rosto não está queimado pelo sol tomado dia após dia. Sua esperança é acesa a cada dia... Então, por que?

Por que prefere correr o risco de ser chamada de bandida? Por que prefere o excesso do dinheiro do que a dignidade de ser chamada de boa líder? Você seria referência mundial e ovacionada por sua nação. Isso não te enche o coração?

Você lutou para chegar onde chegou e, agora isso? Com que propósito? Dinheiro?? Isso você já tem! Poder?? Você é a presidente! Aliados?? A honestidade te daria uma legião de brasileiros em seu favor.

Bom, esse desabafo é só para dizer que oro por você e por esse pedaço de chão que tanto amo. Espero que, um dia, essas indagações cheguem até você, mesmo que essa carta não chegue.
Fique com Deus.
Ellen Rocha

Reply

Prefiro ser um "Coxinha", "Golpista", "Reacionário" e "Membro da Elite Branca" do que ser ladrão, bandido, mentiroso, estelionatário, corrupto, ladrão do Brasil, comunista. Dia 12 de Abril, 4 milhões nas ruas. Vamos começar a acampar! Comprem suas barracas!

Reply

Muy buenas Coronel.
Estava dando uma olhada no Antagonista, e vi uma foto do Duque manietado.
Boa precaução dos Policiais Federais, não estivesse desta maneira, poderiam ficar sem suas carteiras.
Fico imaginando o Duque de cocoras fazendo as necessidades, tomando banho de água fria,(iniciou o outono), com o elegante uniforme prisional,(etiqueta Talego Cardin),comendo uma quentinha caprichada,(3 estrelas Michelin), banho de sol durante uma hora diária, a família toda sentada no pátio em dia de visita,(privacidade total).
Vamos testemunhar o nascimento do Pavaroti Tupiniquin. Este cara vai cantar com certeza. Dia 12 todos na rua. Fora Dilma, Fora PT, Fora Lula.

Reply

CORONEL

E o que fará o TSE ?
Tenho visto mandatários serem cassados por vários motivos, o mais comum por abuso de poder econômico.Nesse se configura tráfico de influência e utilização da máquina pública, em flagrante desequilíbrio das condições de equidade.Abuso de poder claríssimo!!!

Reply

Coturneiro de 24 de março de 2015 12:25

concordo plenamente.
Que triste sairmos da estabilidade que FHC nos deu, depois de tantas dificuldades enfrentadas com o que Dom Sarney provocou, e agora Dom Lula e Dna Dilma!

Além de nos darem a inflação de volta, querem nos tirar a liberdade!

FORA PT!
FORA LULA!
FORA DILMA!

Flor Lilás

Reply

Por essas e por outras que o fundo POSTALIS foi para o fundo. Tivesse os CORREIOS uma direção séria, funcionários isentos sem envolvimento com corrupção e política, não estariam com o "dedo" do apedeuta no traseiro.

Reply

Tô de saco cheio de tanta coisa acontecer e nda acontecer, o gov. De Rondônia foi cassado por causa de mil pratos de comida

Reply

que ingênua a gleisi, é a favor de proibir as doações de campanha por empresas. e não sabe como "suas doações", são oriundas de um esquema de corrupção.

Reply

Cada vez sinto mais nojo do partido dos vagabundos digo trabalhadores!Meu estômago embrulha só de pensar nessa corja!Dia 12 de abril todo mundo na rua!Só o povo tem poder pra sumir com esses ladrões e trapaceiros!Não dá nada pra eles!Que país é esse?Quer ver uma coisa?E em Minas Gerais?Nem se fala nisso mais!A turma do correio se safou!E a compra de voto no norte de Minas?Dilma,Pimentel e Reginaldo Lopes!Gato comeu?Pimentel anda sumido,alguma coisa tem!Deve tá enrolado nas maracutaias,deve estar se escondendo ou planejando algumas!Ô partido FDP!!

Reply

Que seja somente os funcionários dos correios a pagar o rombo que fizeram no Fundo Postalis!Não fiquem revoltados meus queridos!Na hora de ajudar essa corja não vi ninguém denunciando!Já ouviram falar em denúncia anônima?Pois é!!Botassem a boca no trombone!Aliás,todos que viram alguma coisa errada e compactuaram são responsáveis com a ladroagem no Brasil e com a nossa desgraça!A crise é de todo mundo e olha que nem votei nessa incompetente!FFoooorraaaa Diillmmmaaa!

Reply

Mercosul é o cara! Agora vou comprar carro no Paraguai pela metade do preço no Brasil e colocar uma placa do Mercosul. Valeu Dilma!

Reply

Corre em Brasília, só não sei se é verdade: Nova proposta de um certo deputado ou senador: Mudar o nome de Brasil para Brazuela.

Reply



Fizeram o diabo para eleger a "ANTA" !

E tudo vai ficar sem punição ?

Vergonha de ser brasileiro !

Reply

CEL,

Esse é mais um dos inúmeros crimes eleitorais do PT Coronel?

Índio Tonto/SP

Reply

"Se hoje Dilma tem 60 % é graças ao trabalho árduo da equipe dos correios em Minas" lembram dessa frase ?

Reply

Os crimes se avolumam, e as "otoridades" do MP e do Judiciário: cara de paisagem!!

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Comentei aqui perguntando se isso não daria cassação, não publicaram, talvez se a fonte fosse outra seria publicado. Então vai:

http://www.oantagonista.com/posts/em-pais-serio-da-cassacao

Em país sério, dá cassação
Brasil 24.03.15 15:19

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira entrou com representação junto ao TCU, para que se averigue a distribuição ilegal de 4,8 milhões de panfletos da campanha eleitoral de Dilma Rousseff, pelos Correios, em São Paulo e Minas Gerais. Carteiros chegaram a ser confundidos com cabos eleitorais do PT.

"É inadmissível que uma empresa pública abra exceções às suas normas em benefício de determinado candidato ou de determinada coligação política, em afronta aos princípios da isonomia, que deve reger as eleições, e ao da impessoalidade, que deve reger a administração pública", escreveu o procurador Júlio Marcelo de Oliveira.

Num país sério, dá cassação.

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Resposta a tanta indagação de Ellen Rocha, por que ela é a Dilma.Tem hora que é preciso rezar pedindo a Deus para nos livrar dela e de todos como ela.

Reply

Já foi Julgado no STE esta caso dos correios? Não é no TSE que está um tal de Tofoli? Então o julgamento vai dar ganho de causa aos bandidos, claro. Só que o "comprado" vai ter um trabalhão.... Defende os amigos da quadrilha no TSE e volta correndo no STJ para defender os outros amigos da caso do PETROLÃO... e de repente o "comprado" vai pra outro lugar defender os amigos amaldiçoados. Acho que vai ser isso.

Reply

O que dilma fez em conluio com os Correios chama-se crime eleitoral e tem que sofrer a mesma penalidade dos que cometem delitos semelhantes - a cassação do mandato. Já entraram com denúncia no TSE? Será que o Toffoli vai segurar mais essa? Isso também é crime.

Reply

Coronel,

jamais esquecerei as coisas absurdas que a CanalhaPetralha fez na campanha.
Um rapaz filmou desesperado um caminhão que recolhia os cavaletes com a propaganda de Aécio e deixava os de Dilamaldita. Quanto horror. Quanta ladroagem. Quanto atrevimento dessa sofisticada organização criminosa que perdeu qualquer medo, qualquer pudor, na certeza da impunidade.

Lembro do dia 27 de outubro em que todos arrasados e chocados com o resultado escrevemos no Coturno. Naquele dia escrevi algo que o Sr publicou em destaque. Dentre os escritos estava um versinho que transcrevo abaixo:

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!
NOSSA BANDEIRA TEM A ORDEM E O PROGRESSO!
NÃO QUEREMOS A FOICE E O MARTELO!

Peço que usem estes versos nas manifestações. Esses selvagens comunistas precisam saber que não são nossos donos, nem da nossa Pátria e que seu fim está próximo.

Não podemos deixar o desânimo nem o desespero tomar conta de nós.
Pelo contrário - precisamos nos fortalecer pois somos milhões!

DIA 12 DE ABRIL! TODOS NA RUA!

De verde e amarelo!

Flor Lilás

Reply

Se fosse um prefeito ou no maximo um governador, ja' teria sido cassado mas Dilma, ou Pimentel, do pt, cometeram crimes graves e foram empossados. nenhum dos dois deveria ter assumido. Num pais com justiça seria, Dilma seria cassada junto com Pimentel. Por que cassaram outros em outras eleiçoes e estes dois permanecem?

Reply

O Brasil e' o unico pais cujos governantes roubam e sao absolvidos pelo judiciario com juizes indicados pelo proprio governo e rapidamente avaliados e aprovados por congressistas em sua maioria aliados ao governo. Ciclo sem fim. So' nao funcionou na era collor pois o mesmo nao tinha aliados, senao o corrupto nao teria saido!

Reply