PT enfrenta adversário do mesmo nível: Eduardo Cunha.

(Entrevista publicada em O Globo de hoje) O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, tinha ido dormir às 3h da madrugada. Às 8h de quarta-feira, estava de pé na porta da residência oficial para receber O GLOBO. Meia hora antes, na sala decorada com porta-retratos com imagens das quatro filhas, do filho e da mulher, já havia se reunido com o deputado Hugo Motta (PMDB-PB), indicado por ele para presidir a CPI da Petrobras.

Pediu ao garçom uma vitamina, pôs no prato uma fatia de melão — que ficou praticamente intocada —, e passou a discorrer com acidez sobre erros da presidente Dilma Rousseff, mostrando-se bem à vontade na condição de “bicho-papão” do governo e do PT. Fez um resumo da relação do partido dele, o PMDB, com o governo: “Na prática, a gente finge que está lá (no governo). E eles fingem também (que o PMDB está no governo).”

Cunha afirma que seu poder vem do cargo que ocupa e da percepção de que, para chegar ali, ele derrotou o governo e a oposição. Diz achar que Dilma se cercou de pessoas fracas, mas nega que ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros tenham tomado o comando do país.

O senhor defende a redução pela metade dos ministérios. É declaração de guerra ao Planalto?
Eu não estou fazendo crise! Os ministros (do PMDB) não têm ministério (relevante). Sempre foi assim. Na prática, a gente finge que está lá (no governo). E eles fingem também (que o PMDB está no governo).

O PMDB tem dito que não quer mais cargos no governo. É real?
Ninguém quer. Para quê? Você acaba apadrinhando, tem que ser tudo técnico, né? Só que é ladrão técnico, não é ladrão político. Eu conheço ladrões técnicos, muitos ficam buscando os políticos, e muitos (políticos) são inocentes e apoiam. Alguns, eventualmente, podem até ter motivos escusos, não vou dizer que só tem santo. Mas, com certeza, esse ladrão não diz para ele o que está fazendo. Fica um monte de pilantra circulando os políticos, pedindo apoio. Para ficar livre do cara, você diz que apoia. E os caras são ladrões, que querem ter apoio para roubar.

A oposição diz que, na prática, quem está governando é o PMDB, e não Dilma...
Quem tem a caneta? É ela. Quem edita medidas provisórias? É ela. Quem libera o Orçamento? É ela. Quem nomeia e indica a cargo? É ela. Então, é ela quem governa. A devolução da MP 669, do ajuste fiscal, pelo Renan, foi um gesto político. Tanto que o governo revogou a MP, para poder mandar o projeto de lei.

O senhor diria que governo está em colapso político e gerencial?
Não diria que ele está em colapso gerencial. Eu diria que ele está em uma inércia de comunicação. Ele pode até estar gerenciando, mas não comunica o que está fazendo. Eu acho que o governo passa a sensação de estar parado. Ou de não ter o que fazer. A Petrobras foi responsável por 1% do PIB de perda este ano. A Petrobras está parada. O Comperj mandou 19 mil embora. Tem gente na rua pedindo esmola lá (em Itaboraí, RJ). Foi embora a perspectiva de o Rio produzir 85% do petróleo do país, e hoje não refina nem 10%, de poder agregar renda, desenvolvimento. E o processo econômico do Rio é dependente do petróleo. Então, o meu estado está em situação complicadíssima. A gente vê essa paralisia em vários lugares. Ela (Dilma) tem que responder a essa paralisia com ação.

Dilma está conseguindo governar?
Não acho que ela esteja parada. Acho é que está todo mundo no meio de uma crise política que não acaba.

De onde veio a crise?
Essa eleição foi muito diferente das outras três eleições do PT. Eles não tiveram hegemonia eleitoral, mas uma vitória apertada. E não entenderam esse processo. A crise começou no dia em que a presidente ganhou a eleição. Ela não disse o que ia fazer com o país. Isso foi gerando a crise política. Ficou claro e nítido que eles estavam fazendo uma opção de enfraquecer a todos nós.

A presidente não soube manter a base política construída por Lula?
Ela tinha a estrutura e não precisava implodi-la. A leitura que foi feita quando veio aquela operação Tabajara, do Kassab (Gilberto Kassab, ministro das Cidades, que patrocina a criação do PL, visto pelo PMDB como uma tentativa de diluir seu poder), que não podia dar certo. Porque não ia achar uma turma de pessoas experientes da política que assistisse isso acontecer. Eu ouvi uma frase ótima outro dia: “Dá 60 deputados para o Kassab para ver se ele não ia ficar igual”. Kassab virou formador de partido.

Formador de partido para barganhar com o governo?
Eu não quero acusar o Kassab. Foi a opção que ele fez e, se deram corda para ele, quem deu a corda é que está errado. Cada um propõe o que quiser. Quem aceita, ou não, é o outro.

Isso influenciou a crise política?
No dia da eleição, ela (Dilma) foi erraticamente discutir reforma política com plebiscito, e optou por esse caminho de formar um partido falso, inexequível. E isso jamais ia ter sustentação política. Ele (Kassab) foi ajudado por todo mundo para fazer aquele partido.

Foi uma tentativa de a presidente ficar mais independente de Lula e do PT?
Eu acho que não foi contra o Lula. Foi contra a gente mesmo, contra o PMDB.

Mas o PMDB já estava independente na Câmara antes de começar a formação desse novo partido...
Mas a independência do PMDB na Câmara foi por outro movimento errado dela. Ali juntaram dois problemas. Do período eleitoral em que o PT queria a hegemonia e não abria mão. O resultado é que Lindbergh Farias acabou em quarto lugar no Rio. Ao mesmo tempo, aquela reforma ministerial da desincompatibilização (substituição dos ministros que deixaram os cargos para se candidatar em 2014), usar aquilo para acerto eleitoral do PT? Reagimos e ficamos independentes.

Essa ação para afastar o PMDB partiu da presidente ou do PT?
Não sei se foi estratégia do círculo dela. Quando você escolhe as pessoas para fazer parte do seu círculo de intimidade, naturalmente escolhe em qual linha atuar. Pepe Vargas e Miguel Rossetto (ministros da articulação política) não estão no padrão de um processo desse tamanho. Você deve colocar pessoas do mesmo tamanho que você ou maiores. É erro de formação de equipe.

Mercadante tem comando?
Eu não convivo naquela intimidade para saber. Ricardo Berzoini (Comunicações) tem uma doutrina ideológica forte, é patrocinador da regulamentação da mídia, da radicalização dos atos políticos e continua no núcleo do processo. Jaques Wagner (Defesa) pode não estar com poder, mas está no bojo da articulação. É mais maleável.

A articulação precisa de alguém que tenha coragem de enfrentar a presidente e dizer onde está errando?
É preciso ter uma articulação que busque a integração de todos e não deixar prevalecer um ponto de vista. Dilma saiu da máquina. É a primeira presidente da República que não foi parlamentar. Ela não conhece o Congresso.

É hora de pôr alguém de fora do PT?
O problema não é ser ou não do PT, mas de comportamento. Briguei com o (deputado) Henrique Fontana durante a minha campanha, porque não pode o líder do governo dar uma coletiva contra mim, líder do PMDB. Eles, às vezes, misturam muito o papel de PT com governo.

O senhor já pensou em assumir a Presidência da República?
Essa pergunta você sabe que não vou responder, não vou cair nessa (risos).

Basta que duas pessoas viajem para o senhor assumir a Presidência.
Para quê? Para ficar lá cinco minutos e só? Vou usar a caneta para quê? Se o Cid (Gomes) ainda fosse ministro, eu podia demitir o Cid. Mas não vou poder nem demitir o Cid.

O senhor é oposição ou governo?
Nesse momento, sou o presidente da Câmara. Não posso me comportar nem como oposição, nem como governo. Tenho que me comportar como poder independente. Preguei na minha campanha que ia ser independente, não ia ser submisso, e que daria governabilidade. Vou cumprir o meu programa.

O senhor divide opiniões. O senhor é anjo ou demônio?
Eu sou o Eduardo Cunha (risos). Não sou nem anjo, nem demônio. Sou coerente com o que falo.

Controla a CPI e impediu a convocação de Fernando Baiano (apontado como operador do PMDB na Petrobras), como dizem seus adversários?
Não é verdade. Quem controla uma CPI? Por mim, pode convocar quem quiser. O que houve foi a conscientização de não trazer pessoas presas para cá. O caso do Renato Duque é diferente, porque ele ainda não estava preso quando o convocaram.

O senhor está tranquilo quanto às acusações dos delatores?
Absolutamente tranquilo. (Meu advogado) falou que o (doleiro) Youssef fala que não me conhece. Que não tem absolutamente nada contra mim. Forçaram a barra do Youssef perguntando de mim, aí ele fala que ouviu do Júlio Camargo. Ele não me acusa de nada. Diz que não me conhece, não sabe nada de mim.

Mas seu nome foi incluído.
A partir de agora, estou em guerra aberta com o (procurador-geral da República, Rodrigo) Janot. Tudo é possível. Vamos ver até que nível que vai. Ele me escolheu. Está muito claro.

É o maior escândalo do país?
Além de ser inacreditável, foi o maior escândalo de corrupção do mundo. O que mais me incomoda é a gente olhar que tem um escândalo desse tamanho e achar que todo mundo está igual. É a percepção que passa quando abre um inquérito para um e para o outro que não roubou.

O senhor acusou o governo de atuar para te incriminar...
Eu já disse que tinha a mão do governo. Já acusei claramente.

O Congresso atual é conservador?
Ele é! O Congresso é conservador na sua maioria porque a sociedade é conservadora em sua maioria.

Eduardo Cunha é conservador?
Sou um político de centro, que acredita no mercado. Busco essa linha. E sou conservador de costumes sim. Defendo a tese da vida e da família. Aborto, todo mundo é contra. A questão não é só evangélica. É católica. Cristãos que defendem a vida.

19 comentários

Nosso Frank Underwood.

Reply

Querem ACABAR com o mal pela raiz? Pois emendem a Constituição, impedindo ex-presidentes de se candidatarem de novo!

Reply

Tem sim é que acabar com o atual sistema ARRECADA/ROUBA/DESVIA/GASTA MAL do governo e o único jeito disto acontecer é quando o povão largar de ser idiota e parar de pagar a conta toda enquanto quem faz a merda no Brasil ficam cada vez mais ricos. As vezes, claro, alguém pega uma cadeinha mas isso é só para parecer que aqui é um país que preste. Mas pegam só uma peninha na caninha mas não perdem o dinheirinho roubado, claro. Enquanto isso o ladrão de galinha (não o bandidão do PCC) pé de chinelo inofensivo pega prisão perpétua, vai para o gulag, para o fuzilamento, para a guilhotina e para a injeção letal. KKKKKKKKKKK

Reply

Rápido no gatilho. Está emparedando o governo e o rebanho SIBAriano.

Reply

Olha isso Coronel... depois somos nós é que disseminamos o ódio.



"Contribuição para o 5º Congresso do PT
Um partido para tempos de guerra"


http://valterpomar.blogspot.com.br/2015/03/contribuicao-para-o-5-congresso-do-pt.html

Reply

A crise começou com Lulla, arrotando "marolinhas".

Começou com o país sem definir prioridades para, pelo menos, um decênio e isso foi Lulla - o que não sabia/sabe de nada...

Copa de Roubalheira, por - mau - exemplo, ao invés de infra-estrutura para gerar emprego e renda agora e futuramente.

A crise é Lulla, Dillma é boneca de corda!

Reply

Dilma saíra. Talvez o Temer fique um pouquinho para cumprir a promessa que fez para a esposa dele (de ser primeira dama), mas quem deve ficar com o cargo de presidente é o Eduardo Cunha. Sinceramente não sei se é boa opção, mas é a única no momento, exceto se ocorrer uma Intervenção Militar Constitucional.

Reply

"O senhor é oposição ou governo?
Nesse momento, sou o presidente da Câmara. Não posso me comportar nem como oposição, nem como governo. Tenho que me comportar como poder independente. Preguei na minha campanha que ia ser independente, não ia ser submisso, e que daria governabilidade. Vou cumprir o meu programa."

Tomara que o presidente da Câmara esteja sempre focado nessa ieia e não amarele ou jogue a toalha quando o Executivo vier com agrados e rapapés.
A sociedade está de olho nos três poderes. É bom que a Câmara e o Congresso coloquem as barbas de molho.

Reply

Gente dia 12 se aproxima , vamos todos fazer a nossa parte , temos que lotar as ruas de todo o Brasil , o país agoniza e precisa de nós . DIA 12 VEM PRA RUA !

Reply

A única coisa que estes crápulas temem é O POVO NAS RUAS

DIA 12 DE ABRIL- HA DE O MAIOR MOVIMENTO DE QUE SE TEM NOTÍCIA.

Reply

Gostei da entrevista, como disse o amigo aí encima...rápido no gatilho.
Mas, não vamos esquecer que dia 12/04, todos na rua e levando mais um.

Reply

As oposições deveriam aprender essa lição e saber que não se usam "luvas de pelica" para lidar com os corruPTos da organização criminosa no poder.

Reply

ISSO MESMO CUNHA, ENCARE O PT!
A benvinda e bendita crise entre o PMDB e o cínico PT tem sido e será uma bênção para o Brasil, pois depois das manifestações de 15/03 o PMDB sentiu que o povo tem gostado de suas atitudes, dado pleno apoio a ele, a Renan e todos contra o oportunista PT, sempre querendo apoio do PMDB para poder roubar mais, com seu apoio e se um dia tivesse total poder, mandaria o PMDB pro aterro sanitário!
Ainda bem que o PMDB desconfiou do PT e o usava, pois no fundo o que o PT QUER É O FAZER DE TRAMPOLIM E ENGOLIR NA OPORTUNIDADE CERTA!
Os comunistas são naturalmente traiçoeiros, irmãos de Judas Iscariotes, detestam cristãos e são aliados dos degoladores de cristãos dos ISIS!
Dia 12, nas ruas!

Reply

Dá-lhes Eduardão...macho pra chuchu.

Reply

Gostei muitíssimo da entrevista de Eduardo Cunha.Mas,o que mais me emocionou foi sua posição em relação ao aborto.A quem interessar possa:o aborto é crime hediondo,pois permite o assassinato de um ser que não tem a menor condição de se defender.Quem tem o direito de tirar a vida é só quem pode dá-la:DEUS!

Reply

V é cristão?
O PT te odeia porque apoia os degoladores de cristãos na Siria e Iraque pelos criminosos do ISIS!

Reply

Eu sinto o seguinte: as Manifestações do dia 15 deram um "chega pra lá" no Congresso. Vejo que os políticos saíram um pouco da letargia. Os congressistas estão mais ativos, procurando soluções. A oposição está mais firme, contundente. Por isso, acho MUITÍSSIMO IMPORTANTE que aumente a quantidade de manifestantes para o dia 12 de abril. Essa pressão que o povo está fazendo nos políticos é salutar para sociedade como um todo. É lógico que a renúncia, cassação ou impeachment da Dilma, a proscrição do PT e do Foro de São Paulo serão de vital importância para derrubar de vez as prentensões bolivarianas no país e a sensível diminuição da corrupção no país.

Reply

Sou favor de qualquer um Temer ou Eduardo para presidente, pelo menos não tem essa de populismo,bolivarianismo,nem comunismo e projeto pra transformar o Brasil numa CUba,Venezuela.A gente pode perder o dinheiro mas a liberdade nunca!

Reply

A essa altura da roubalheira, sinceramente? A prioridade é tirar os petralhas de lá. Se o PMDB assumir agora, o negócio é tirá-los também em 2018.

Reply