Novas regras do FIES impostas por Dilma excluem os mais pobres da universidade.

(Estadão) A exigência de nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem quiser obter o Financiamento Estudantil (Fies), que valerá a partir do dia 30, vai afetar justamente o principal público do programa: os mais pobres. Os dados mais recentes da prova disponíveis, de 2012, revelam que 93% dos alunos que não atingem o novo limite de 450 pontos na média são de famílias com renda de até 5 salários mínimos.

Esse é o perfil de renda que responde, por exemplo, por 86% dos contratos ativos do Fies. Estudos já mostraram que a renda familiar é um dos fatores que mais influenciam no desempenho escolar. A pedido da reportagem, os dados foram tabulados com base nos microdados do Enem pela Meritt Informação Educacional. Metade dos 5,7 milhões de pessoas que fizeram o Enem não alcançou em em 2012 o mínimo estipulado.

Conforme o Estado revelou em uma série de reportagens sobre o Fies neste ano, os gastos do governo federal com o programa passaram de R$ 1,1 bilhão, em 2010, para R$ 13,7 bilhões em 2014. Mas o ritmo de crescimento do número de alunos nas universidades privadas acabou caindo para 2,5% ao ano - metade do que foi registrado no início do governo Lula.

O Ministério da Educação (MEC) tem restringido novos contratos e, nas renovações, colocou limite de reajuste de 6,4%. Mas a principal decisão anunciada oficialmente até agora foi a criação da pontuação mínima no Enem para quem quiser aderir ao Fies. Passará a valer a partir do dia 30, embora o sistema de concessão fique aberto até 30 de abril.

Agora, as chances de alguém de família com renda de até 1 salário mínimo mensal não conseguir o financiamento chegam a ser 20 vezes maiores do que alguém no outro extremo das faixas de renda, cuja família ganha mais de 20 salários por mês. “O MEC conseguiu travar a demanda pelo Fies, mas o impacto não tem a mesma força sobre todos. Atinge os mais pobres”, afirma Alexandre Oliveira, da Meritt.

Quanto menor a renda, maior a proporção de participantes que não atingiram a nota mínima. Entre os 2,7 milhões de candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo que fizeram o Enem em 2012, por exemplo, 63% não atingiram o critério. Na outra ponta, o porcentual é de 17% entre os candidatos com mais de 10 salários.

O MEC defende a exigência como maneira de estimular os alunos a buscar melhor pontuação no Enem e aumentar a qualidade do ensino superior. A pasta ressalta que mais de 550 mil candidatos com renda familiar de até 1 salário mínimo - ou 2,6 milhões, se o limite de renda analisado for de 5 salários - atenderiam à nova regra de pontos. 

Educafro. Segundo a pasta, há outros programas de acesso, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas nos últimos anos, além do sistema de cotas nas universidades federais. Já a Educafro, que luta pela inclusão educacional de pobres e negros, fez manifestação em Brasília por causa das mudanças. “Estamos convictos de que o governo provocou um retrocesso nas políticas de ação afirmativa alterando a regra”, disse o frei David Santos.

33 comentários

Dilma é a maior mala da história desse país!

Gabriel-DF

Reply

FOLHA TESTEMUNHA DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIRO EM ATO NO RIO...
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1602738-folha-testemunha-distribuicao-de-dinheiro-em-ato-no-rio.shtml?cmpid=%22facefolha%22

O DINHEIRO DE QUEM TRABALHA FINANCIANDO A CUBANIZAÇÃO DO BRASIL PARA OS VAGABUNDOS...

Reply

Desculpe meu desabafo.
Bem feito para esses coitados, que acreditaram nas mentiras deslavadas dessa quadrilha do PT .

Reply

É até bom.

Quem tiver mais condição de entender - se quiser - a manobra petralha, vai se salvar.

O resto é analfabeto funcional diplomado, que vai continuar votando por gratidão ao PT, só isso. Como se PT fosse dono do MEC, dos programas estudantis, como se não pagássemos, todos nós, os impostos que alimentam esse ditos benefícios.

Já existe muito analfabeto absoluto e funcional no país, a par do analfabetismo político e do politiquismo analfabeto.


Reply

A meritocracia "tucana" da Dilma

Reply

Retrocesso é essa nojeira do Frei Davi, com sua ideologia chulé, ultrapassada e que de frei só tem o nome.
"Que Frei David e demais petistas enquadrem como “iniciativa popular” um projeto de iniciativa escancarada do PT que busca o apoio do povo por meio da chantagem de estudantes desprovidos de condições de pagar suas faculdades, só mostra o tamanho do cinismo dessa gente disposta a fazer “o diabo” para construir a ditadura perfeita."

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/11/11/reforma-politica-do-pt-educafro-ameaca-com-multa-e-perda-da-bolsa-estudantes-que-nao-colhem-assinaturas/

Reply

E adianta ter pessoas na faculdade que mal escrevem?
Tem gente que consegue fazer dois erros numa palavra e escreve
"cesta" de sexta feira, pode?
Reclama não estar num curso superior, se sente descriminado etc. Como tem gente no Congresso Nacional que mal desenha o nome, sem dizer que o homem letrado seja mais honesto, mas quem aceita ser candidato desenhando o nome já mostra sua falta de caráter.

Reply

Esses penduricalhos estudantis, que sobrecarregam o custo de vida dos contribuintes se valendo dessas 'vantagens' eleitoreiras dos corruptos petistas, e sempre apoiam essa quadrilha para manta-la no poder, precisam lembrar que hoje eles levam vantagens às custas do contribuinte e ao mesmo tempo estão APOIANDO UM GOLPE DE DITADURA DO PT. Amanhã quando estiverem com esse diploma meia boca nas mãos, estarão sendo subjugados, explorados, mal pagos por uma ditadura que eles ajudaram implantar.

Essa facilidade de um diploma hoje, custará BEM CARO PARA ESSES 'PRIVILEGIADOS'!

Reply

LULA/DILMA/PT pagam caraminguás a esses ignorantes com dinheiro roubado dos cofres públicos, formando um exército de idiotas úteis, que sacodem bandeiras vermelho vergonha com palavras mentirosas que defesa da democracia, mas na verdade estão se prestando ao serviço criminoso do PT de tentativa de um "GOLPE À NAÇÃO E AO ESTADO DE DIREITO PARA IMPLANTAR A DITADURA COMUNISTA DO PT"

Dia 15 o POVO DO BEM, brasileiro honestos, repudiam esses exércitos do mal, sustentados por Lula com dinheiro dos impostos, e se unem nas ruas do Brasil, batalhando em DEFESA DA DEMOCRACIA contra os criminosos petistas que querem um "GOLPE BOLIVARIANO PARA IMPANTAR A DITADURA COMUNISTA DO PT".


FORA FDP VERMELHOS COM SEUS MAL PAGOS EXÉRCITOS DO MAL.

VOCÊS NUNCA VENCERÃO O HONESTO POVO BRASILEIRO.

DITADURA PETISTA, JAMAIS!

Reply

E esse país de merda precisa de mais alguém nas faculdades depois que essa raça tomou o poder e instituiu as tais cotas raciais? 97% dos que entram através dessa anomalia são um bando de analfabetos que querem ser doutores; de merda, claro. Alguém aqui utilizaria os serviços de um profissional , por exemplo , da saúde, que tenham se utilizado dessa anomalia para cursarem qualquer faculdade? Com tanta porcaria que já existe entre todos os profissionais que aí estão estampados na imprensa como verdadeiros criminosos que tem autorização para matar, ainda se sujeitariam em entregar a sua saúde, a construção da sua casa aos que se formaram de 2015 para cá? Só se for um tremendo pobre coitado e imbecil. Precisamos é de bons técnicos e não "doutorzinhos" de merda. Para isso já basta a merda de Cuba para fazer isso. Esses que acreditaram nessa porcaria do PT do Lulla , que vão lá atrás do vagabundo e chefe de quadrilha exigindo dele uma parte do dinheiro roubado do filho monitor de zoológico e o seu sobrinho, para se formarem em belas merdas, hehe! Tô cagando de rir,kkkkk.Vão trabalhar , vagabundos e custearem a si próprios. Tô cansado de pagar a conta de vagabundos.Como dizia o Gen. Figueiredo que dizia preferir o cheiro dos cavalos , eu digo: prefiro o cheiro da bosta deles do que o cheiro desse "povo" aí do Lulla. E vai piorar, cambada!!! Comecem por comprar velas e lamparinas porque lampião será um sonho de consumo para vocês. Geladeira e televisão,computador... liguem no focinho do porco para não falar aonde deveriam mesmo ligar. Isso se tiverem algum . E ademã que eu vou em frente. Enquanto a petralhada late, eu passo. Salve, Ibrahim! Adaptei de vc,hehe!

Reply

Cel
É nisto que dá o populismo, que vende ilusões para os pobres, que entram na faculdade sem sequer saber ler e, ainda por cima é financiado pelo governo. Agora, o dinheiro dos outros acabou e não mais pode financiar os vagabundos do PT. Não vejo a hora do dinheiro não dar para pagar o bolsa-esmola.
Esther

Reply

O UOL perdeu mesmo a credibilidade. Coisa ridícula! tratar os protestos de 15/03 com ironia. Nunca vi um portal de notícias se dar a esse ridículo de minimizar os fatos.

Reply

OFF TOPIC

À titulo de ilustração.

EM TODOS OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRGS - o maior argumento(nota) de vestibulandos quotistas NÃO atingiu nem superou o MENOR argumento dos candidatos não-quotistas.

Aproximadamente 60% das vagas estavam destinadas à vestibulandos quotistas.

A estrutura das universidaddes públicas ficará ociosa pois o grau de evasão será imenso ( já está crescendo ).

Reply

A Pátria educadora está com mão de vaca. A vaca tossiu!

Reply

Parece que a empulhação e a enganação não emplacaram. Acho que o lema da campanha deste ano deve ser:
Pátria Enganadora.
Cordovero

Reply

Petrobrás baixa o preço dos combustíveis no Paraguai e Argentina para cooptar apoio desses governos em caso de uma guerra civil aqui e financia o exercito do Lula Stédile com dinheiro da gasolina e diesel caros no Brasil.

Reply


CORONEL PUBLICA AQUI BEM GRANDE A CARA DO SAFADO...ISSO QUE É GOLPE

petralhas querendo se infiltrar nos prostestos:

http://i.imgur.com/jkVbhHd.jpg

Reply

E depois tem a cara-de-pau de falar que governa para os mais pobres.

Reply

Olha, sou totalmente contra o PT, mas acho justo que os jovens tenham que estudar para entrar na faculdade. Formar ignorantes é a regra hoje em dia. Muitos poucos se esforçam para entrar. Geralmente entram semi analfabetos. Vamos ter muitos formados e mal formados! Somente para baratear a mão de obra

Reply

concordo com o anonimo, quem mandou votar no PT. Vai pedir a Dilma ou vai rodar bolsinha na madrugada para ver se arruma algum para pagar os estudo. e olha que tem muita gente fazendo isso

Reply

Coroné, pergunta pra essa sujeita 7%, se vai cortar os mesmos valores para os bolsistas famílias,{compra de votos}jamais, pois esses são analfabetos e servem de massa de manobra,pilantras ela e o safado X9 dedos.

Reply

BRASIL, ÁTRICA EDUCADORA, GOVERNO MENTIROSO.

Reply

a maior sacanagem é tirar o site do ar e fazer os jovens de babacas ! quando todos sabemos que o governo tá apavorado do tanto que roubou e agora não consegue dinheiro para tapar o rombo. de algum lugar tem que sair.

Reply

Numa ironia do destino, esta é uma forma de exterminar eleitores petralhas. São eles que estão nesta camada social. É aquele velho ditado: "há males que vêm pra bem"!

Reply

É a farsa do ensino no país. O governo foge do principal e se fixa nas enganações. O ensino tem se ser melhorado desde as fases do fundamental. Mas om governo não faz o que deve ser feito e prefere enganar os estudantes fazendo de conta que está resolvendo o problema.

Reply

Pois ainda é pouco!

Reply

ESTRANHO: CADÊ O VEM PRA RUA DE 15 DE MARÇO DE 2015 DO YAHOO.
SÓ FAZ CAMPANHA E DIVULGA A PELEGADA DO PT?
Ô VOCÊ, NINGUÉM É CONTRA A PETROBRAS. NÃO CONFUNDA PETROBRAS COM OS LADRÕES E CORRUPTOS.

Reply

É isso ai que a UNE - União Nacional do Estudantes, anda defendendo. Seria por esse motivo que a UNE safada e conduzida por bandidos pelegos se uniu à CUT e MST. Até quando os estudantes brasileiros se deixaram fazer de idiotas e serem conduzidos como gado por quem comanda a UNE?

Reply

Anônimo 15:24

Eu vi o babaca, no link abaixo, em mensagem contratando petralhas para se infiltraram com cartaz de
INTERVENÇÃO MILITAR

http://i.imgur.com/jkVbhHd.jpg


É um babaca! Vai se dar mal!


Chris/SP

Reply

p quem ouve o q dilma diz,e eh PRESIDENTE DA REPUBLICA,vcs querem o que??????eles podem chegar a ser presidente tb sem saber ler e escrever........ja temos 2 "sem escola"no palacio do planalto, um ex e a atual.

Reply

Mala e sem alça!

Reply

É coronel novamente lhes digo: VAMOS COM TUDO DE VOLTA AOS ANOS 80! Onde o pobre trabalhava só para comer!!! Fazia 10 anos que eu falava isso e o pessoal me chamando de maluco.... E eu cantava a música do Raul:
"Não bulo com governo, nem polícia
Nem censura
É tudo gente fina, meu advogado jura
Já pensou o dia em que o papa se tocar
E sair pelado pela Itália a cantar
Ehê, ahã! Quando acabar o maluco sou eu
Ahã! Quando acabar o maluco sou eu
Ahã! Quando acabar o maluco sou eu"

Reply

CADE A UNE?!
VOTEM NO PT, "o partido do 'home e muie' dos pobre !"

Reply