MP de Portugal investiga denúncia de que Lula acertou propina de mais de R$ 7,5 milhões com Portugal Telecom.

(O Globo) A denúncia do publicitário Marcos Valério de que o PT recebeu 2,6 milhões de euros da Portugal Telecom começou a ser investigada pelo Ministério Público de Portugal. Segundo a imprensa daquele país, o ex-presidente da telefônica Miguel Horta (foto com Lula) e Costa prestou depoimento no último dia 9 no Departamento Central de Investigação e Ação Penal. O depoimento foi solicitado pela Polícia Federal brasileira por meio de carta rogatória, mas as autoridades portuguesas resolveram abrir uma investigação local contra Costa por corrupção no comércio internacional. 

No Brasil, o caso tramita em um inquérito da Polícia Federal mantido em segredo. O depoimento foi pedido em outubro do ano passado. Os policiais já teriam recebido as declarações do português, mas não divulgaram o material. O caso começou a ser investigado em 2012, depois que Marcos Valério, condenado por operar o esquema do mensalão, denunciou o pagamento feito ao PT durante o governo Lula. Em troca, a Portugal Telecom obteria facilidade na compra da Telemig.

Segundo Valério, a propina foi negociada entre Costa e o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. De acordo com Valério, o dinheiro foi transferido por meio de uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, a publicitários brasileiros que trabalharam em campanhas eleitorais do PT. Valério disse que uma viagem que ele fez em companhia do advogado Rogério Tolentino e o ex-secretário do PTB Emerson Palmiere a Portugal, em 2005, foi parte da negociação para o pagamento.

A oposição vai encaminhar requerimento de informações ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e tentar aprovar no Senado a criação de uma comissão externa para ter acesso ao processo aberto em Portugal. Ontem líder da minoria na Câmara e senador eleito Ronaldo Caiado (DEM-GO) anunciou que vai requerer ao Ministério Público brasileiro acesso às respostas dadas por Costa.

— Nós vamos agir em duas frentes para saber se há previsão de ouvir o ex-presidente Lula aqui. Primeiro vou solicitar ao procurador Rodrigo Janot o envio de informações sobre o depoimento do ex-executivo da Portugal Telecom. Se ele não teve acesso ao processo que corre em Portugal, então nós vamos propor a criação de uma comissão externa do Senado para ir lá acompanhar o processo. Se o ministro Janot já estiver de posse dessas informações e der conhecimento ao Senado, não há necessidade de irmos lá — explicou Caiado.

O presidente e líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), acredita que, nessa investigação, Lula pode ser incriminado. — A providência de requerer o depoimento do senhor Miguel Horta é o primeiro e fundamental passo. Se o processo não anda aqui, pode andar lá. Portugal e Espanha estão dando especialíssima atenção a investigações de crimes do colarinho branco envolvendo políticos. Se há conexão com o PT e Lula, aqui, vai ter desdobramentos. Lula pode acabar sendo apanhado por uma circunstância secundária ao mensalão — afirmou Agripino Maia. 

Logo após as eleições do ano passado, em dezembro, Lula foi ouvido como testemunha em um dos dois novos inquéritos abertos para investigar as denúncias de suposto envolvimento do PT e de Lula no mensalão. Segundo a revista Época noticiou, na noite do dia 03 de dezembro Lula recebeu na pista do Aeroporto de Congonhas a carta precatória assinada pelo delegado federal Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, chefe da área de repressão a crimes financeiros e desvio de recursos públicos em São Paulo. O depoimento aconteceu no dia 09 de dezembro.

Procurado para falar sobre o andamento da investigação em Portugal e da ação da oposição, ele respondeu, pela assessoria, que não tem novidades. — É a mesma do Marcos Valério, de 2012, não? Sem novidades. Falou disso na época para a Imprensa — respondeu ontem a assessoria do ex-presidente Lula.

23 comentários

E o que fazia, então, o ex-diretor da policia federal Paulo Lacerda em Portugal que não viu isto ???
Ou teria ajudado mextribebum dando segurança às empreitadas lulistas na terrinha?
Se refestelava no cargo especialmente criado para ele em Portugal porque não falava outro idioma?
Gratidão ou co-participação por ação ou omissão ???

Reply

Coronel,

Tenho a impressão de que tudo é feito para SEMPRE proteger o MAIOR MENTIROSO e o MAIOR LADRÃO da iftóriadeftepaif.

Reply

No filme o FILHO DO BRASIL, deveria ser retratado também estes propinodutos. Talvez teria um pouco mais de público neste verdadeiro lixo de produção.

Reply

É o cerco está se fechando nas duas maiores cabeças coroadas do PT. Não demora muito e a casa cai.

Reply

Duas investigações em andamento em Portugal devem estar deixando a alta cúpula do PT com o papel higiênico nas mãos de tanto medo: a operação PT TELECOM/OI e a falencia do banco BES, os dirigentes maximos de ambas as organizações já prestaram depoimento em tempos na CPI do Mensalão, mas a coisa nao para por aí...

Lembrando que o BES é o banco daquele famoso episódio do "suposto" depósito de 25 milhoes de euros de Mme. Rosemary na cidade do Porto através do uso de uma mala diplomática...

Reply

O que que esse pilantra está fazendo fora da cadeia?

Reply

Aprendi uma coisa que não sabia: ex-presidente tem assessoria. Pra quê? Bem, uma coisa eles (assessoria) fazem, que é responder as perguntas da imprensa para Lula, tá escrito aí. Tá, e quem paga o serviço dos assessores?

Mariana

Reply

ainda existe algum idiota e imbecil que tenha dúvidas que o analfabeto está envolvido em todos os roubos ?; que o valério levou muita grana para calar o bico ?; que o jefferson levou muita grana para calar o bico ? os petistas corruptos presos, calaram-se pela causa; que o valério "falou a verdade" na tal viagem à portugal ?

Reply

Cel, gostaria que voce escrevesse sobre a posição de unha, candidato à presidência do congresso, afirmando que arquivará qualquer pedido de impeachment de Dilma. Não é algo que violenta a legalidade da possibilidade do pedido? não estará ele prejulgando e inocentando Dilma de seus descalabros? e se as investigações confirmarem o que já se intui? e se a presidente merecer ser impedida, ainda assim ele mantem o arquivamento?

Reply

Memorial descritivo da foto:

O comparsa de Lulla mostra o tamanho da p* no f* dos brazuca e Lulla diz: tem jeito de aumentar isso aí não?

Reply

Que susto!

Foi só ver a foto que automaticamente pus as mãos ao alto...

Reply

Pois é, e aquela denúncia (citada acima) do Anthony Garotinho sobre os 25 milhões de euros levados pela segunda esposa para Portugal, via mala diplomática .... será que tem alguém investigando isso?
Se tivesse um jornalista investigativo realmente bom em Portugal seria o caso de passar esta 'dica' para ele!
Eu lembro que o Garotinho disse, na época, que existiam provas da passagem do dinheiro, via manifestos do carro forte que foi contratado para levar o $$$ e também documentos da alfãndega.

Reply

Até quando o MP,vai fingir de cego,diante do enriquecimento ilícito desse canalha?

Túlio Xavier

Reply

A EMPREITEIRA QUE COMPROU LULINHA
Brasil 23.01.2015

Paulo Roberto Costa acusou a Andrade Gutierrez de usar Fernando Baiano para fazer pagamentos ao PMDB. Costa disse que Fernando Baiano mantém “proximidade” com o empreiteiro Otávio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, e que eles "têm algum negócio em comum”.

Só para lembrar: a Andrade Gutierrez teve também "algum negócio em comum" com Lula. Mais precisamente: foi a empreiteira que comprou por 4 milhões de reais a empresa de fundo de quintal de Lulinha.

A "proximidade" entre Lula e Sérgio Andrade, o dono da empreiteira, não poderia ser maior. É de pai para filho. Ou de filho para pai.

http://www.oantagonista.com/posts/a-empreiteira-que-comprou-lulinha



Chris/SP

Reply

quando a gente vai lêr " Lula sendo interrogado pelo Juiz Moro lá em Curitiba? E a Rose Noronha - cadê - ninguém fala dela?: E aquele filho do lula que foi porteiro de zoológico e hoje é milionário?

Reply

Será que isso vai colar nesse sujeito, finalmente? Quem é que o protege tanto? Tem medo de quê?

Reply

SE, sempre o se, tivessem dado o impeachment a X9 , há tantos anos atrás, quanto dinheiro suado do povo brasileiro não teria sido poupado? Dizem que a culpa é do FHC que protegeu o apedeuta.

Reply

Cadeia pra esse 9 dedos!

Reply

Qual das empreiteiras teve uma herdeira casada com o Favre antes da Marta?
Foi quem hospedou Lurian quando estudou em Paris.]
Isso mesmo: morou na casa do vulgo
Luiz Favre que, mal começou o mensalão, escafedeu-se...Certamente porque já havia operado o suficiente ao lado da mulher do Delubio Soares, secretária de governo de Marta, também fundadora do Pt, Monica Valente.

Reply

Coronel,
não acredito que o velhaco irá cair na piada do português.

Reply

maos ao alto? super enjoo,bode nojento!!!!!!!

Reply

Estou convencido que o Lula tem pacto com o Diabo. Vejam Hitler tinha pacto com o tinhoso e nunca conseguiram matar o desgraçado, foram 27 atentados e escapou de todos.É impossível não pegarem o nove dedos e seu filho, só mesmo tendo a proteção do coisa ruim. E eu acredito, não é possível que esse ignorante consiga enganar todos os brasileiros e sair impune. Só mesmo com o acordo que temo Diabo.

Reply