É o Itamaraty do Levy. Embaixadas sem dinheiro para pagar aluguel, telefone, internet, calefação e até papel higiênico.

  Embaixada do Brasil na Bolívia, que recebeu Dilma ontem, para a posse de Evo Morales.

(Folha) Uma circular enviada pelo Ministério das Relações Exteriores aos diplomatas nesta quarta-feira (21) adverte que o governo enviará, para este mês de janeiro, recursos que só irão cobrir os salários e obrigações trabalhistas dos contratados locais das embaixadas e apenas parte dos pagamentos pendentes de outros meses. 

Por causa do corte de gastos imposto pela presidente Dilma Rousseff no dia 8, não haverá recursos suficientes para manutenção dos postos (incluindo internet, energia, aquecimento, telefone) e também para aluguéis dos funcionários do Itamaraty no exterior, a menos que haja sobra de caixa nas representações, situação bastante rara ultimamente. 

Como a Folha revelou na edição impressa desta quinta-feira (22), diplomatas brasileiros em Tóquio (Japão), Lisboa (Portugal), na Guiana, nos EUA, no Canadá e no Benin (África) enviaram telegramas ao Itamaraty nos últimos dias alertando que estavam prestes a sofrer corte de energia nas embaixadas por atrasos no pagamento. 

Os funcionários também disseram estar sem dinheiro para comprar papel para impressoras e materiais, pagar a conta da calefação, internet e outros. Muitos não recebem recursos há quase dois meses e, em alguns casos, têm tirado dinheiro do próprio bolso para poder ter os serviços básicos em suas residências. Tudo isso ocorreu antes de entrar em vigor o corte anunciado pela circular desta quarta-feira. Os salários dos diplomatas não devem ser afetados porque saem de outra dotação orçamentária. 

RECURSOS EM QUEDA
A participação do orçamento do Itamaraty no total do Executivo, que já era pequena, caiu quase à metade em 2014 em relação a 2003 --de 0,5% para 0,27%. A circular, enviada pela divisão de acompanhamento de postos no exterior e obtida pela Folha, refere-se ao decreto nº 8.389, publicado em 7 de janeiro. 

O documento determinou que, até a aprovação do Orçamento pelo Congresso, todos os órgãos da administração federal deverão operar com parcela mensal equivalente a 1/18 do Orçamento. "Essa parcela equivale a cerca de 50% dos recursos que devem ser autorizados aos postos em base mensal", diz a circular. Isso porque já se acumulavam recursos não pagos de meses anteriores. 

"O corrente exercício iniciou-se com a necessidade de envio de quantia vultosa relativa a compromissos assumidos em 2014 que não puderam ser honrados até 31 de dezembro de 2014", afirma a circular. "À luz do exposto, esclareço que os recursos autorizados para o corrente mês somente permitirão o pagamento dos salários e obrigações trabalhistas dos auxiliares locais e parte das obrigações de exercícios anteriores." 

O decreto de janeiro bloqueou gastos até a aprovação do Orçamento federal, esperada para fevereiro ou março. No entanto, depois de aprovado o Orçamento, deve haver outro decreto prevendo corte de gastos ainda maior, para tentar cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do PIB em 2015.

ALÉM DISSO, O BRASIL ESTÁ DEVENDO MAIS DE R$ 500 MILHÕES PARA A ONU E PERDEU O DIREITO DE VOTO. LEIA AQUI. 

12 comentários

Nuncaantix se criou tanta embaixada brasileira.
Podiam ter contratado buffets para dar suporte aos coquetéis da roubalheira, sua única finalidade, além de dar cargos aos cumpanhero...

Reply

Tudo bem que criaram muitas embaixadas pelo mundo, na vã tentativa megalomânica de fazer parte do conselho permanente de segurança da ONU, mas este problema de falta de grana sempre existiu. Hoje ouvi o embaixador Ricupero afirmar num programa de rádio, que quando ele estava na ativa no governo Collor teve que pagar do bolso contas de luz e água. O Brasil não aprende.

Reply

Aos poucos a comunidade internacional vai percebendo o que de fato é e representa o Brasil: um paizinho mixuruca de terceiro-mundo governado por bandidos, comunistas e terroristas eleitos pelo povo mais idiota que existe (e que vivem na merda e de esmolas governamentais) mas que mesmo assim cantam de galo (e à capela) porque são pentacampeões de futebol.

Reply

Gente, que vergonha.

Sobre o link:
E era lá, no TPI da ONU, onde o Brasil perdeu o direito de voto porque não paga o que deve, que diziam que iriam recorrer do julgamento do mensalão.

Mariana

Reply

Qual é o problema, Bolívia é lugar de droga mesmo! Nem sei porque dilma voltou!

Reply

É uma vergonha atrás da outra!

O Brasil virou o c$!#$ do mundo.


Chris/SP

Reply

Coronel.
Impressionante o "efeito saúva", em pouco mais de uma década, acabaram, dilapidaram com todas as reservas financeiras, éticas e morais do nosso pais.

Reply

Madame satã com sua prodigiosa sapiência e visão futurista vai decretar para todas as embaixadas que a partir do carnaval será instituído o sabugo de milho (soca) como papel higiênico oficial.

Reply

Ai, ai, ai. Roubaram, fizeram cagada atras de cagada, jogaram no lixo todo o progresso feito anteriormente. Agora a instituicao que representa o Brasil no exterior, que sempre foi bem considerada, esta quebrada. Depois ainda falam que era o FHC que sucateava o pais.

Reply


Uma correção. Não é o Itamaraty do Levy, e sim da Dilma.
O que está sendo feito pelo ministro é responsabilidade única e exclusiva da presidente Dilma...

O arrocho é da Dilma.

Reply

O País está quebradaço.Não tem dinheiro nem para educação.

Reply

Acho que é para abreviar o fechamento das representações.
Me lembrei de Cuba ...
Me lembrei também daquela viagem em comitiva oficial do Youssef.
Certamente foi arquitetar alguma obra financeira, sua especialidade.
Pois não é que o bandidaço vai morder mais um pouco do dinheiro da corrupção, 2% qo que for recuperado.
Não é a primeira vez que sugiro seu nome para o Ministério da Fazenda...

Reply