Custo da comida e do aluguel dobra em 10 anos de PT.

(O Globo) Os preços de alimentos dobraram entre 2005 e 2014, com alta de 99,73%, enquanto a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 69,34%. O maior aumento nesse período ocorreu na alimentação fora de casa, com aumento de 136,14%, enquanto os alimentos consumidos em casa subiram 86,59%. Se considerada apenas a refeição fora de casa, o aumento acumulado em dez anos foi de 141,05%.

Segundo Eulina Nunes, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, esse aumento contínuo dos alimentos tem sido atribuído às condições climáticas em todo o mundo, ao dólar e também ao aumento da demanda.

— No Brasil, temos mais emprego, mais renda e mais procura por alimentos.Ao mesmo tempo, a alimentação fora mostra o aumento da renda, do emprego, das mulheres trabalhando mais fora de casa e da maior dificuldade de ter empregada doméstica.

Outras altas de preços significativas de preço no período, acima da inflação geral, foram em aluguéis, de 100,49%, e em empregados domésticos, de 181,89%.

A inflação de alimentos pressionou o IPCA de 2014, que fechou em 6,41%, abaixo do teto da meta do governo, mas superior ao índice de 2013 (5,91%). Os preços do grupo subiram 8,03% no ano passado. Quase um quarto (24,86%) do orçamento das famílias é destinado às despesas com alimentação. O maior impacto individual no IPCA do ano foi o item carnes, com alta de 22,21% e peso de 0,55 ponto percentual.

16 comentários

Isto, como digo, é um ataque direto ao salário mínimo. Precisam fazer mais? Só quero saber quando os economistas vão falar a respeito.

Reply

E todo ano a gente é obrigado a ver esta palhaçada. A inflação ficou abaixo do teto. Que puta mentira. Sabe como eu sei, porque meu bolso encolhe todo ano bem mais que os índices do governo.

Reply

cel,

Essa conversa mole que os preços subiram porque teve mais renda não pega. A inflação veio porque o governo vagabundo não investiu um centavo em produtividade, só gastou, só roubou. Não vem que não tem. IMPEACHMENT JÁ.

Reply

Coronel,

off - que delícia ouvir Boris Casoy no jornal da Band! Bpechat poderia não voltar mais de suas férias e mudar para Cuba.

Acabam de mostrar pela Band, com direito a helicóptero e tudo (!!!!) a passeata do Passe Livre em São Paulo e no Rio. Muita camiseta e bandeira vermelha por lá.

Por que será que em todas as passeatas pela liberdade no Brasil pelo fim do PT, pelo Impeachment da Dna DIlmaldita nada, nunca, foi filmado? Será que já temos controle da mídia? Será que temos uma corja de jornalistas comunistas por aqui? Será?

Flor Lilás

Reply

Coronel,

sobre a inflação. Alguém acredita que a inflação não passou do teto da meta? Quem aqui não faz super-mercado? Óbvio, ululante que estão maquiando - mais uma vez - as contas expostas!!

E continuam escondendo sob sigilo indecoroso e aviltante as contas brasileiras!

Neste caso, o sigilo é para esconder o que não podem mostrar sob risco de ir para cadeia! Ou de serem linchados em praça pública!

Lembram de quando Sadam Husseim foi morto o luxo e riqueza de seu palacete exposto aos olhos incrédulos dos miseráveis do Iraque?

Flor Lilás

Reply

Se alguém limpar o c.... com esse jornal pega tétano... cuidado...

Reply

CEL,

Flor Lilás tenha certeza disso!

Na década de 60 no período que antecedeu a Revolução de 31 de Março de 1964 contra o domínio comunista da extinta URSS, haviam por volta de CEM jornalistas brasileiros na folha de pagamento da KGB. Hoje não sei se ainda estão recebendo da KGB mas que existem centenas de comunistas na mídia brasileira e que também o comunismo não foi extinto com a queda do muro de Berlin eu não tenho dúvida nenhuma.

Abraço fraterno!

Índio Tonto/SP

Reply

achei interessante:" a filha de dilma serviu de mastro p a bandeira vermelha",referindo se ao vestido vermelho sangue da dita cuja no dia da posse....

Reply

- Quer dizer que na época da hiperinflação os custos com alimentação subiam diariamente porque "no Brasil, [havia] mais emprego, mais renda e mais procura por alimentos". Só sendo uma estatística do governo da organização criminosa para dizer uma besteira dessas.

Reply

E a manifestação é do passe livre!!!
A bandeira dessa gentalha é-
"Corrupção SIM, aumento de tarifa NÃO."

PETROLÃO SIM, $0,50 NÃO!

Estranho né, o preço de tudo pode aumentar,a roubalheira rolar solto, a saude um caos, educação sem comentários,mas a unica coisa que incomoda é aumento de tarifa!O resto tá bom! "Mui" estranho...
Se Freud fosse vivo ele não conseguiria explicar esse "fenomeno" nacional.
A esquerda e a eterna inversão de valores....

Reply

Coronel,
o que vem por aí é que vai lascar. Lascar os mais pobres que elegeram e reelegeram essa quadrilha.

Reply

Coronel,
eles estão certo. Pagar aluguel para que? Temos o minha casa minha vida. Pão engorda e aumenta o colesterol então o PT está colaborando com a saúde dos brasileiros.

Reply

E pessoal ainda falava do "Arroxo salarial" do FHC... Pelo menos o salário esta congelado e preço não subiam.... E agora? Metade do salário vai praticamente em comida! E viva a volta da inflação!!! Agora essa juventude vai conhecer a verdadeira desigualdade social....

Reply

Esses eleitores merecem passar fome como castigo por suas escolhas.
Seria a ultima tentativa de aprendizado da realidade.
A marolinha do vagabundo, como tudo no Brasil, está chegando atrasada, mas que vem, vem.

Reply

Ninguém vai defender as viúvas que foram estupradas pelo Joaquim Levi,ele cortou em 50% o salario das viuvas,mas quando se aposenta já perde 35% pelo fator previdenciario mais 1,5% ao ano frente ao aumento do salario minimo em 20anos já se perde pelo menos 65% corroidos pela inflação,isto no minimo é barbarie,porque ele vai empurrar as viuvas para o SUS,acarretando aumento de despesas para o mesmo,este ministro é covarde, porque ele não propõe para Dilma cortar a bolsa dos guerrilheiros comunistas que é em torno de 22 bilhões por ano?

Reply

Querido Índio Tonto/SP 9 de janeiro de 2015 20:46

desejo-lhe um ano de 2015 livre do PT!
Quer melhor desejo do que este?

Abraço fraterno,
Flor Lilás

Reply