Lula comanda comício com Dilma em São Bernardo. Sem estrela, sem bandeira, é o ocaso do PT na cidade onde nasceu.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a principal adversária do PT à Presidência, Marina Silva (PSB), ao afirmar não existir "duas escolhas nem uma e meia" nestas eleições, em ato político realizado ontem em São Bernardo do Campo (SP).

Ao lado da candidata à reeleição Dilma Roussef (PT), Lula omitiu o nome da ex-senadora, mas fez clara menção à presidenciável do PSB. "Se quisermos o bem desse país, (...), que continue sendo produtivo, gerador de emprego, gerador de riqueza e não um país subordinado ao sistema financeiro, nós não temos duas escolhas nem uma e meia. Só temos como escolha votar na presidente Dilma para a reeleição".

Lula reiterou crítica à mídia e disse que a imprensa não quer "que o PT continue governando este país". "Parece que eles não gostam que o pobre melhore de vida, que tenha ascensão social". O ex-presidente enfatizou que suas gestões e a de Dilma geraram 11 milhões de empregos com carteira, "enquanto a Europa (...) mandou embora 62 milhões de trabalhadores".

Ao lado de Lula, em palanque improvisado na praça da matriz, a presidente também desferiu ataque à candidata do PSB, dizendo que seus adversários na disputa presidencial querem arrochar o salário dos trabalhadores e deverão aumentar o desemprego no país. Dilma afirmou que está em jogo o "projeto de desenvolvimento do Brasil" e que os governos do PT "nunca ficaram do lado dos mais ricos".

"O que nos distingue dos nossos adversários, tanto da Marina quanto dos demais, é que colocamos no centro das nossas preocupações as pessoas", disse Dilma. "Eles preferem medidas de arrocho salarial e que vão levar necessariamente ao desemprego", afirmou a plateia de sindicalistas, petistas e cabos eleitorais pagos.

Em seguida, a presidente disse que seu governo é contrário a "aumentar o preço da gasolina" e "aumentar impostos". "Lutaremos com unhas e dentes para impedir que façam do desemprego e da diminuição dos salários arma para combater a crise [econômica internacional]", disse.

Antes do evento, Dilma também criticou as propostas econômicas defendidas por Marina. Em entrevista coletiva na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a presidente disse que sua adversária quer reduzir "a política industrial a pó" e sinalizou que a presidenciável do PSB pretende "acabar com o papel do BNDES".

"Fiquei muito preocupada com o programa da candidata Marina, porque reduz a pó a política industrial. [Ela] tira o poder dos bancos públicos de participar do financiamento da indústria e da agricultura", declarou.

Em outro ataque, Dilma disse que a criminalização da homofobia não está relacionada à crença religiosa, nem a partido político. Segundo a mandatária, não existe democracia sem respeito aos direitos humanos. A declaração da presidente se deu em meio à polêmica envolvendo o programa de governo de Marina, que recuou nas propostas voltadas à comunidade LGBT. "Não tem nada a ver com questão religiosa, com o Estado brasileiro estar interferindo onde não pode. É reprimir, criminalizar qualquer ato que signifique ferir uma pessoa baseado em critérios não civilizados", afirmou.

No palanque ao lado de Lula e Dilma, o coordenador da campanha presidencial em São Paulo e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (SP), também criticou Marina por ter "mudado de lado": "Sabemos que a adversária vem com fala mansa, dizendo que é a nova política. Qual é a nova política, dona Marina?", questionou, referindo-se à ex-petista. "Você mudou de lado. Deu seu programa de governo para os banqueiros. Quem escreveu foi o Setubal, do Itaú", disse Marinho, referindo-se à coordenadora do programa de governo de Marina, Maria Alice Setubal, a Neca, herdeira do banco Itau.

Antes do discurso, Dilma, Lula e Marinho participaram de carreata em São Bernardo, berço político do ex-presidente. A presidente recebeu flores vermelhas, tirou fotos, mandou beijos e apertou mãos. Mas quem roubou a cena foi o ex-presidente, que ouviu gritos de "Volta Lula". No carro, orientou a candidata sobre o essencial no discurso.

No programa de Dilma no horário eleitoral gratuito da TV, a governabilidade de eventual gestão do PSB foi colocada em dúvida. "Será que ela quer? Será que ela tem jeito para isso"?, questionou a propaganda sobre a capacidade da ex-senadora em negociar com outras legendas para formar uma maioria no Congresso para aprovar projetos de lei.

Foram usadas cenas do debate de segunda-feira no SBT. A campanha exibiu trechos em que Dilma expôs o que considera contradições da ex-senadora. Um apresentador afirmou que ninguém governa sem o apoio de outros partidos e que a base de Marina está restrita a 33 parlamentares. (Valor Econômico)

14 comentários

Começou: Acompanhe a entrevista do Aécio, ao Jornal da CBN: http://goo.gl/sni5Zk #EquipeAN

Reply

O PT está sendo devastado. É um primeiro passo, um bom passo em direção ao desmonte , a desarticulação dessa quadrilha de mafiosos.Vão tentar reunir os cacos depois das eleições, mas o trabalho deve continuar até a erradicação deles.

Reply

O Bagre Cachaceiro esvaziou umas 2 garrafas antes do comício. Tava que tava!

Ver o PT se ferrar não tem preço!

Reply

Não é a midia é o povo, o Brasil que está cheio do PT.Fora PT!

Reply

Coronel,
Eu e o meu marido ouvimos a entrevista do Aécio na CNN. show de bola, ele fez o Milton Young perder a calma! Muito bom!

Reply

Imagine que mentalidade como católico tem quem vota numa candidata comunista, como Dilma, mesmo Marina, que desde suas infância políticas pertenciam a um partido marxistas, sendo que Dilma era ex guerrilheira, pois quem vota nessa gentalha tem de ser gente da mesma laia!
Ambas têm quase 40 anos militando em partidos comunistas, apoiando todas as mazelas que o partido propunha, violência, Black blocs agora se apresentam uma como "católica" e a outra como uma messiânica "evangélica", mas da ala "progressista", quer dizer comunista!
"Católicas" desse jeito são os preferidos pelo diabo, assim como seus eleitores feitos da mesma mehda!

Reply


É um tremendo cara de pau:
"Se quisermos o bem desse país, (...), que continue sendo produtivo, gerador de emprego, gerador de riquezando ...

"Parece que eles não gostam que o pobre melhore de vida, que tenha ascensão social".

Essa velha ladainha politiqueira, essa demagogia mentirosa ... já encheu o saco!

Se o PSDB não cair matando e desmacarar esses mentirosos, está fora do páreo desde já.

Aécio é muito manso na TV, não ataca adversários, só faz elogios a si próprio (tipo Serra na outra eleição), isso é tiro no pé.
Elogio em boca própria é vitupério! ... Sacô!?

Reply

Lula e Dilma estão colhendo os próprios frutos de rejeição do que semearam: desmedida corrupção, fraudes e chantagens gerais, mentiras uma em cima da outra, tomando com base a própria bíblia: "Quem semeia ventos, colhe tempestades", sendo essa a desconfiança total no partido dos trambiques e trapaças!

Reply

olha so quem fala...

o ex-metalurgico ricaço falando mal do sistema financeiro...

ate onde sei, ele nao coloca seu dinheiro no sistema produtivo, porque nao tem empresa - pelo menos no proprio nome - e nao gera emprego...

so ha aquela estrovenga daquele instituto, que obviamente nao é tocado com o dinheiro dele...

sem falar em todos os companheiros que enricaram pra burro durante o seu governo...

dois deles dando palestras, essa coisa tipica de capitalista...

e nenhum companheiro que enricou aplicou sua grana no sistema produtivo...

nenhum deles gerou um misero posto de trabalho sequer...

Reply

Cel
Não vieram fazer comíssio aqui, na cidade de Sp. Se ousarem fazer carreata na Praça da Rpública ou no Anhangabaú serão tão vaiados que sairão correndo. O Lula é como disco quebrado, repetindo o único discurso que sabe fazer há + ou - 20 anos e já está vencido como todo o PT.
Esther

Reply

"Delenda est Carthago"

"Delenda est PT"
("PT deve ser destruído")

Fora PETRALHAS

Reply

Coronel, creio que devemos entrar na campanha "Volta Lula", para assistir a derrota desse vagabundo, acabando assim com o mito do operário safado! Se ele for derrotado por Aécio, melhor ainda.

Reply

alguém no seu perfeito juízo ainda ouve essa canalha?.

Reply

o lula faz o mesmo discurso desde q começou a berrar m.....ha mais de 40 anos!!!!!!!

Reply