Contradições políticas e inexperiência de Marina orientam ataques do PT e PSDB.

Embora a presidente Dilma Rousseff tenha aumentado as críticas à candidata Marina Silva (PSB), a expectativa da campanha petista é que Aécio Neves (PSDB) parta para um confronto mais duro contra Marina para evitar a sangria de votos tucanos para a ex-senadora.

Dirigentes ouvidos neste sábado pelo GLOBO afirmaram que Dilma deve esperar os próximos passos de Aécio, agora em terceiro lugar nas pesquisas, para decidir o tom que adotará no debate marcado para amanhã, no SBT. Neste sábado, em São José do Rio Preto, Aécio já foi bastante crítico à candidata do PSB.

Em Jales, tanto Dilma como o vice-presidente Michel Temer sinalizaram que a ideia é desconstruir Marina politicamente, apontando fragilidades e contradições de seu programa de governo e de seu discurso sobre uma “nova política”. De todo modo, essas críticas poderão ser feitas pelo programa de TV e pela boca de aliados. Os dirigentes petistas temem que uma polarização mais dura com a ex-ministra possa gerar desgastes para a campanha de Dilma. Em entrevista coletiva, neste sábado, a presidente desconversou ao responder se enfrentaria Marina no debate de amanhã. — Pretendo discutir as minhas propostas. Se elas ensejarem cotejamento dos outros candidatos é uma consequência — disse Dilma.

Os petistas aguardam também a consolidação de Marina como principal adversária de Dilma, antes de aumentar a ofensiva. — Não muda a estratégia em si, mas é evidente que se consolidar a situação (de queda) do Aécio, o adversário para valer passa a ser Marina. O debate talvez seja um aperitivo do que será feito. Nós vamos trabalhar um processo de esclarecimento das contradições nas candidaturas dos adversários — disse um dos coordenadores da campanha petista, o prefeito e ex-ministro Luiz Marinho. 

Integrantes da equipe de Aécio Neves admitem que a queda de 20% para 15% nas intenções de voto na última pesquisa do Datafolha, na semana passada, abalou a campanha do tucano, mas tentam mostrar que não há um clima de desespero. A avaliação é de que ainda falta um mês para a eleição e muita coisa pode vir à tona. O candidato, mesmo em terceiro lugar, tem pedido “serenidade” aos aliados.

Assim como o PT, o PSDB compara Marina ao ex-presidente Fernando Collor, tentando dar um aspecto negativo à candidata que se apresenta como o novo. — Abala sim, mas não tem desespero. É uma onda semelhante à do Collor. Se ela for eleita, se essa onde vier, teremos feito a nossa parte. É uma onda emocional, irracional. Ainda tem tempo até a eleição, muita coisa ainda pode aparecer — disse um aliado de Aécio. 

Já na campanha de Marina, o resultado da pesquisa foi recebido com um misto de alegria e cautela. Para um dos coordenadores da campanha do PSB, Walter Feldman, o empate de Marina com Dilma revela fôlego. Mas, ao mesmo tempo, transforma a ex-ministra do Meio Ambiente em alvo preferencial de seus rivais. Para ele, não há tempo para comemorar, há muito mais trabalho a fazer.

— Agora nosso empenho tem que ser redobrado porque viramos o núcleo do alvo dos nossos adversários. A sociedade está em transição. Há setores que resistem, que têm temores. Nosso trabalho agora é muito maior. Estamos vendo o resultado do Datafolha com muita humildade e determinação — disse, citando uma música de Paulinho da Viola, que diz que durante o nevoeiro é preciso fazer como o velho marinheiro, que guia o barco devagar. — Temos que ter muita calma. Por aqui tem absolutamente zero de euforia. Ex-tucano, Feldman conta que a campanha tem recebido uma quantidade enorme de ligações e manifestações de pessoas dizendo que querem participar do projeto de Marina. 

Evidentemente preocupado com a arrancada de Marina, o comitê de Dilma pretende deixar de lado a polarização com Aécio. Vai tentar explorar supostas contradições de Marina, mas sem abandonar a estratégia propositiva. A avaliação no governo e no PT é que partir para o ataque tira votos e pode vitimizar Marina. — Nós temos projeto, ela é um sonho, uma idealização — disse o vice-presidente e coordenador de redes sociais do PT, Alberto Cantalice. ( O Globo )

12 comentários

O Aécio deve centrar em Dilma pois ele compete para uma vaga no segundo turno e aí o candidato é a dilma, facilmente de desconstruir e não Marina. No segundo turno é que a coisa poderia ser diferente.
perder tempo com Marina é sasir fora do segundo turno.

Reply

Coronel,
tem de mostrar o que ela quer fazer com o que os petralhas ainda deixaram. Dívidas e despesas. Tem de mostrar que sua visão e sua equipe (não divulgada até hoje) é de transformar nosso País em uma Argentina, Venezuela ou Bolívia.

Reply

CORONEL

Acabo de assistir entrevista da TV.Veja com diretor do Datafolha.Muito interessante e esclarecedora.A avaliação é que Marina começa a arrebanhar eleitores nas faixas onde o petismo predomina.Avalia que ela tem mais facilidade de fazer isso,entre outras razões pela proximidade do perfil dela com o petismo , personificado no Luzinácio.Ela pode provocar grandes estragos na campanha petista na região norte e nordeste.

Reply

Foco na Dilma, deixe para derrubar Marina no segundo turno.

Reply

CORONEL

Estou de pleno acordo com os dois primeiros comentários, que também já fiz em outras oportunidades.
Precisamos colar na Marina a identidade com MST e suas contradições.Mas o foco mesmo deve ser Dilma, que podemos colar no desastre da Venezuela,da Argentina,nas tungas Bolivianas além de explorar à exaustão o desastre econômico. Sem aquela baba raivosa típica da esquerdalha MAS COM FIRMEZA E SERIEDADE.

Reply

Também acho que o mais fácil é derrubar a Dilma, mesmo tendo aquele percentual de votos meio fixo que o PT tem.
A Dilma é muito ruim, incompetente, atrapalhada, e ainda mais com o país em recessão.
Dá para tirar a Dilma do segundo turno,sim !

Reply

Concordo com o primeiro comentário. Aécio tem que se concentrar em bater primeiro no PT e deixar que o PT se preocupe com Marina, até porque, é o PT que tem a máquina estatal de fazer dossiês nas mãos e um latifúndio de tempo na tv pra arranhar a imagem da sonhática.

Reply

Coronel, estou muito desesperado com a tendência política e postei no blog BRASIL 24/7 o seguinte texto RATIFICADO para poder ser publicado mas com minhas opiniões, meu nome luiz.51_silva não foi publicado mas eu mandei também com anònimo e foi publicada imediatamente, a outra talvez seja com atraso pois será vista como cópia.

anònimo 31.08.2014 às 10:49
"A matéria é grave denúncia contra a bruxa da floresta que deixou o partido para dar o golpe em Lula, Dilma e o povo brasileiro. A disputa estava polarizada entre o PT e PSDB e este joguinho da Marina Mogno é difícil de desqualificá-la pois é membro fundador do PT e seu marido que até o mês passado trabalhava pelo PT no Acre em cargo indicado pelo governador, traiu o próprio banndinho de sonháticos e drogados que a defendiam no início, devastou a candidatura Aécio e colocou nas cordas a recandidatura Dilma. Defendo que Dilma no segundo mandato reforme a constituição no REGIME DE GOVERNO e acabe com este "presidencialismo parlamentarista" . QUE DILMA MANDE AO CONGRESSO UMA PEC para a instauração do PARLAMENTARISMO e com o voto distrital puro, assim o financiamento público é possível e a campanha muito mais barata. Se tudo continuar assim, a "santinha do pau oco " vai derrotar Dilma e Aécio e ambos brigarão na oposição, teríamos um país sem carros com as carroças e tuc-tuc no lugar e zero de petróleo e energia fóssil. ISTO É SONHO DA MARINA. Dilma precisa reconhecer seus erros pontuais e cortar excesso de ministros para acomodar falsos aliados e SÓ O PARLAMENTARISMO faria Dilma entrar para a história, ela deve mandar já a PEC para aprovação rápida. A oposição dá apoio majoritário ao parlamentarismo, é bom para tirar o poder da sonhática e reduzir ministérios de governo, os de ESTADO, lives da política, seriam o da Saúde, educação e Economia ( incluso o BC que seria intocável pelos outros poderes )."

texto acima entre aspas 2 parágrafos foi o mandado ao Brasil 24/7.

O TEXTO É PETRALHA PARA O PUBLICAREM.
-------------------------------

Talvez eles engulam a pílula e mandem a proposta parlamentarista, se aprovarem é melhor e que tenha apoio da oposição para valer em 2015, a idiota teria poder ainda mas o primeiro-ministro já existiria e iria organizar a base do gabinete que poderia ou não aprovar as lei da Mogno, se Dilma ganhasse não teria tanta perda porque ficaria com pouco poder, o primiê talvez do PMDB não iria aceitar a bolivarianização maior do país e reduzir incertezas e começar a reformar o governo com uma mudança de rumo e menos ministros.
" passar de 40 para 30 ", transição para a democracia.

O PUDIM DE CANA NÃO TENTARIA SE ELEGER PARA NÃO SER UM MAUSOLÉU DE LÊNIN vivo, o BC intocável eu defendi lá no post que colei acima.


O TRECHO ENTRE ASPAS É APETRALHADO E OS AMIGOS FAREJADORES NÃO APONTEM PARA O CORONEL TEXTO PETRAHA, POIS EU MANDEI PARA O BRASIL 24/7 .

Reply

Somando demais comentários, o foco é tomar o 2º lugar da dilma, dá-lhe munição pesada que tem de sobra pois a vidraça é enorme. Vale chamar tuminha, pf e vazar informações arquivadas desde 2001 até 2014. +Destaque para Marília Gabrilli.

Reply

Coronel

Vi o que você escreveu no twitter ao lago?

"Não se iludam com o Agro. Se conheço a turma, estão todos correndo pra Dilma com medo da Marina. E covardemente abandonando Aécio. Anotem!"


Até ontem o agro estava unido ao Aécio, agora também viraram a casaca ????

O pessoal do agro ainda vai se arrepender feio se isto se concretizar. Aí, será tarde demais.


Chris 45/SP



Reply

O PT só sabe demonizar o PSDB, é uma ideia fixa do partido. Vai deixar a Marina crescer, e depois não tem jeito: é derrota certa! Excelente!

Reply

É, se Marina Silva for eleita o Brasil continuará perdendo porque ela não tem estatura política para governar um País da complexidade do Brasil,certamente será mais quatro anos perdidos.Mas cá entre nós qualquer um que for eleito mesmo sendo Marina é bem melhor do que manter o PT no poder, porque com a incompetência e falta de honestidade e a ideologia esquerdista será realmente o caos para o Brasil.Precisamos urgentemente tirar o PT do poder e para isto qualquer um serve.Pena que o povo não tem o esclarecimento,informação e cultura suficiente para perceber a superioridade de AÉCIO NEVES.Lamentável, pobre Brasil !

Reply