Aécio começa a construir o novo SUS com quem entende de saúde neste país: os médicos brasileiros.


O candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), prometeu, nesta terça-feira (5), entregar 500 centros de especialidade para atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) e um plano de carreira nacional para os médicos da rede pública. De acordo com o presidenciável, essa é a solução para o problema da saúde no Brasil.

Aécio Neves voltou a criticar o programa "Mais Médicos" do Governo Federal, mas ponderou que os cubanos que chegaram ao País vão ter os contratos respeitados. O tucano disse ainda que vai lutar para que os salários deles sejam equiparados aos dos médicos brasileiros, mas afirmou que trazer profissionais estrangeiros não é a saída.

— Os médicos estrangeiros são uma solução paliativa. Os cubanos têm prazo de validade, ficarão aqui por três anos. O que eu pretendo é que não haja mais necessidade de médicos estrangeiros no Brasil, porque ao longo do tempo as nossa políticas permitirão que essa vagas sejam ocupadas por brasileiros formados.

O candidato tucano não descarta, no entanto, a possibilidade de recorrer a profissionais de outros países para atender no Brasil. Segundo Aécio, "se houver necessidade de contratar estrangeiros, que isso seja uma solução lateral e não a solução central".

Apoio dos médicos

As declarações do presidenciável foram dadas durante evento na Associação Médica de Brasília, quando a AMB (Associação Médica do Brasil) declarou apoio formal à candidatura de Aécio Neves para presidente da República.

O presidente da AMB, Florentino Cardoso,  disse ver no senador mineiro uma possibilidade de abertura de diálogo entre o governo e os médicos e que aposta em Aécio Neves para construir políticas de saúde.

— Nós, que fazemos a saúde do Brasil, teremos no senador Aécio, nosso futuro presidente, a pessoa que vai ouvir e decidir tecnicamente, sem viés politiqueiro ou eleitoreiro, para construir verdadeiras políticas de Estado e não de governo.

Centros de especialidades

Ao firmar o compromisso com os médicos, Aécio garantiu que, se eleito, vai construir um governo baseado na meritocracia e prometeu "revolucionar" a saúde no País, implementando atendimento especializado na rede pública.

O projeto prevê a construção de 500 unidades regionais de especialidade, onde o paciente seja direcionado ao atendimento de acordo com os sintomas da doença. O senador afirma que, nesse plano, o cidadão sairá do centro com o remédio na mão e garante que o governo tem dinheiro para isso.

— Vamos propor a criação de 500 grandes unidade regionais onde o cidadão chega, é atendido por um médico especializado, e encaminhado para fazer o exame, e já sai dali com os remédios. Nós vamos fazer uma verdadeira revolução no atendimento da saúde pública no Brasil, porque dinheiro existe, o que falta é qualificação na aplicação desse dinheiro e metas claras. (R7)

13 comentários

Coronel, ouvi na cbn há pouco que o lula foi hoje à porta de uma fábrica fazer campanha com seu poste, padilha. Ele esperava discursar para os 4 mil funcionários no final do expediente. Só que a turma toda entrou nos ônibus especiais, foram todos embora e o barba ficou lá, subiu no caro de som e falou para menos de 100 pessoas. Não é divertido?

Reply

Coronel,
até agora o caminho para defenestrar essa corja está corretíssimo. Que chegue outubro para devolvermos ao Brasil o que ele sempre mereceu: seriedade, honestidade, competência.

Reply

Espero que o senador Aécio olhe realmente para a saúde publica porque a coisa está tão ruim que mesmo as pessoas que tem plano de saúde estão ao relento. Não sei se é do conhecimento de Aécio, mas quando um País empurra suas FFAA para planos privados de saúde acende o sinal de alerta pois mostra sua total incapacidade para qualquer catástrofe, epidemia etc. Se no passado as unidades militares eram referência no País, hoje estão tão sucateados quanto às do SUS, não sei que leva a lanterna, apesar dos militares contribuírem especificamente para seus hospitais, dinheiro esse que vai para os cofres federais.
O Presidente da República como Comandante-em-Chefe das FFAA, deveria ser o primeiro a usar suas unidades para check–up ou tratamento, mas o que se vê é que todos, correm para o Sírio Libanês onde nós brasileiros só temos uma obrigação: pagar a conta.

Reply

O PT VAI ROUBAR AS IDEIAS DO AÉCIO CASO A DILMA SE REELEJA; O QUE EU DUVIDO...
MESMO ASSIM ACHO MUITO ARRISCADO O AÉCIO FICAR DANDO DETALHES DOS SEUS PLANOS...

Reply

AÉCIO PRESIDENTE,
PRA O BRASIL SORRIR CONTENTE!

Reply

Juraci

Não se preocupe que os petralhas não sabem fazer nada disso.

Aécio deu algumas dicas, mas não entregou o leite, entendeu ???

Aécio ainda vai conquistar a população, quando ficar mais conhecido no horário político. Nos debates, vai arrasar !!!


Chris 45/SP

Reply

Ou o Jornal Nacional não está sendo generoso com Aécio, ou eu estou pessismista ou a campanha não tem sabido aproveitar estes primeiros dias... e, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Ontem Dilma tocou na saúde, visitando lugar simples e que tem sido atendido pelo mais escravos; hoje Aécio se reune em comitê fechado, com burocratas da saúde e promete a coisa mais velha do mundo em campanhas, as especialidades. Ontem Campos ficou simpatissíssimo (é assim que se escreve?) com os jovens; ontem Aécio estava com empresários e em entrevista protocolar para um portal de internet... Sei não, não seria a hora de mostrar que Aécio pode sair na rua, que o povão quer abraçar sua candidatura? Não é hora de estar no nordeste comendo buchada de bode e visitando o padim ciço?? Não é hora de visitar a transposição do São Francisco e mostrar que com ele será diferente? Não é hora de desfilar em Minas com uma multidão atrás e dar a indireta que Dilma não pode sair e fazer isso na "sua" Minas? Não é hora de visitar uma obra da Petrobrás e lamentar o loteamento e fazer a promessa de devolvê-la aos brasileiros? E ainda tocar no caso da corrupção? Alô campanha, vamos aproveitar o momento!!! Se durante o horário obrigatório Dilma vai ter muito mais tempo, agora é o único momento de total igualdade entre os candidatos, não dá para perder com encontro com empresários e com médicos as portas fechadas! Vamos lá gente, nunca nossa chance foi tão grande, vamos para a urna! Mas antes precisamos estar na rua!!
@thiagohart

Reply

O Aécio tem que dividir o SUS em dois, o popularzão gratuito e com os hospitais muquifo de sempre, apenas não mais atender nos corredores nem colocar macas no banheiro.

Quem for "luxento e quiser uma ótima hotelaria ( quarto com no máximo 4 pacientes e limpeza impecável ) mas com o mesmo padrão de atendimento do SUS "popularzão" pois a saúde do SUS é igual para todos os pacientes, o que variaria seriam os quartos, localização dos hospitais e mesmo internação em hospitais privados pagos pelo SUS.

Para estes do segundo grupo criar planos SUS de saúde não gratuito e com mensalidade de 50 a 500 reais, algo como 5% da renda ou salário e mínimo de 50 reais.

Quem ganha salário mínimo e quiser entrar pagaria os 50 e atendimento de hospitais dignos ou privados de bairro e ótimo serviço de quartos, alimentação e outros da hotelaria.

Quem não pagar ou desistir teria OS MESMOS MÉDICOS mas iria para o SUS popuularzão com quartos coletivos com até 10 pacientes bem acomodados mas em camas simples.

ISTO SERIA UMA VERSÃO BRASILEIRA DO OBAMACARE e quem quiser pagar mais que se filie a planos de saúde e o SUS fique para primeiros socorros e se quiser VAI PARA OS HOSPITAIS COMO SANTA ISABEL em SP ou hospitais de primeira mas NÃO HOSPITAIS 4 E 5 ESTRELAS, reservados a planos de saúde bem mais caros.

UM "Obamacare" aqui e planos de mais de 20 mil pessoas cada plano vai baixar o preço dos planos mais populares e com AMPLO SUBSÍDIO DO GOVERNO.

O PREJUÍZO QUE DÃO AS FRAUDES NO SUS são mais caros que se todos os pacientes fossem atendidos em hospitais do padrão do SÍRIO LIBANÊS OU DO EINSTEIN em SP.

A SAÚDE PÚBLICA CONCENTRAR-SE NA PREVENÇÃO ( vacinas, combate aos mosquitos e vetores, vírus e vigilância epidemiológica ) e a medicina de reparação dos males causados pelas doenças e também a paliativa ( doenças sem chance de cura e para uma morte digna ).

FORA DILMA AÉCIO 45 PRESIDENTE E PASTOR EVERALDO TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO. ( SE HOUVER )

Reply

Estou com Aécio para vencer no primeiro turno!

Reply

Estou com Aécio para vencer no primeiro turno!

Reply

tb penso que o caminho eh a rua.Aecio tem q mostrar o cemiterio de obras ao vivo e a cores.p o brasileiro tem q falar,desenhar e impactar........e o pt rouba planos,sim.nao desenvolvem nada,mas plantam a ideia e o povo vai atras.

Reply

Mais um pontinho para o Aécio. è isso ai, saude em primeiro lugar.

Reply

Já tem o nome do futuro ministro da 'saúde'? Com certeza, será o mais santos dos médicos: Carlos Mosconi. ¬¬

Reply