PSD: Kassab apoia Dilma, o partido apoia Aécio.

Montado à imagem e semelhança de seu líder Gilberto Kassab, homem que galgou postos e fez-se poderoso pelo talento para manejar o xadrez político nacional, o PSD converteu-se em símbolo do pragmatismo nas eleições de 2014. Primeiro partido a anunciar apoio à presidente Dilma Rousseff em sua busca pela reeleição, ainda em novembro, o PSD se aliou a chapas contrárias às do PT em 20 Estados brasileiros. Mais que isso, a sigla ocupa as mesmas coligações que o PSDB de Aécio Neves em 14 Estados e que o PSB, de Eduardo Campos, em nove.

No rol de apoios diretos oferecidos pelo partido de Kassab, a discrepância é ainda mais explícita. O PSD apoia candidaturas a governo do PSDB em oito Estados, do PSB em outros quatro e do PT apenas na Bahia e no Ceará. Desses partidos, recebe o apoio petista no Rio Grande do Norte e do PSDB no Amapá.
 Clique na imagem para ampliar

Ao Valor, Kassab garante que, se Dilma sair derrotada da disputa eleitoral, o PSD irá para a oposição. Mas a promessa não encontra eco em seus pares, que creem que as composições regionais do partido o levarão naturalmente a estar no próximo governo, vença Dilma, Aécio ou Campos. Mais que isso, líderes da sigla atestam que, na maioria dos Estados, a máquina partidária do PSD está trabalhando fortemente pela eleição de Aécio.

"Os quadros vieram de origens diversas. Sempre dissemos que essa identidade partidária iríamos buscar pós 2015, quando o PSD passasse por uma eleição nacional", afirma o deputado Eduardo Sciarra. Presidente do partido no Paraná, seu Estado é um exemplo da falta de vínculos com a candidatura presidencial petista. "Sou coordenador da campanha do governador Beto Richa [PSDB] à reeleição. Nosso grupo político é o mesmo", diz. O material de campanha do governador, que o PSD ajuda a colocar na rua, sai casado com o nacional, que tem Aécio. A maioria dos candidatos do PSD paranaense, conta, fez seu santinho também se vinculando ao tucano. "Não dá para eu ir no palanque da Dilma, fica incoerente. A maioria do PSD aqui está trabalhando pelo Aécio, sem dúvida", atesta.

Não é uma realidade isolada. Reservadamente, dirigentes da sigla dizem que o grosso do PSD nos Estados trabalha para fazer Aécio presidente. Líder da bancada do PSD na Câmara, o deputado Moreira Mendes, de Rondônia, concorre a uma vaga ao Senado aliado aos tucanos locais. "Em Rondônia historicamente essas forças de centro-direita estão sempre aglutinadas. Dependemos de agricultura e pecuária, uma área que não se dá com o pessoal do PT", diz. Ele duvida que o PSD ocupe um espaço de oposição mesmo em uma eventual derrota de Dilma. "Eu me dou muitíssimo bem com o Aécio e o PSD não tem esse espírito de oposição radical. Um partido com 50 deputados sempre vai ter espaço de negociação", avalia. Sciarra segue o mesmo raciocínio. "Teremos peso político e, até pelo apoio dado a ele em vários Estados, é natural que vá haver vínculo com um eventual governo do Aécio".

Por ser um partido de centro, diz Kassab, "há propostas um pouco mais sintonizadas com o campo da esquerda e outras, com o campo liberal. O PSD defende com muita intensidade investimentos na saúde pública, educação e segurança, mas no campo da economia tem visão liberal, defende economia de mercado, parcerias público-privadas". E, claro, a liberdade de imprensa. "Triste é o partido que não sabe conviver com a liberdade de imprensa". Chega a perguntar, simpaticamente, como os jornalistas estão vendo o seu partido.

Kassab não nega o insólito da distribuição de apoios regionais do PSD não refletir a posição em âmbito nacional. Rebate com uma questão local. "Se é insólita a nossa posição, é também a do PSDB de São Paulo, que terá 40 comitês em conjunto com o PSB. Vai ter o Geraldo Alckmin circulando numa cédula com o Eduardo Campos. Na verdade, somos todos vítimas da ausência de uma reformulação na legislação partidária. Não é privilégio ou característica do PSD".

O acordo nacional com o PT, dizem aliados, foi o somatório de opção mais cômoda com pagamento de uma dívida de gratidão. Ao contrário da postura tomada até pelo PSDB, o PT não atrapalhou o caminho do PSD na busca, junto à Justiça, de tempo de exposição em rádio e TV e fundo partidário proporcionais à bancada - e o Palácio do Planalto operou para isso. Aécio, atestam, é ciente dos motivos desse acerto.

No mais, estar com o PT e migrar para a base de um eventual governo de PSDB ou PSB seria algo "sem trauma", avalia um dirigente. O contrário seria um processo desgastante.

Na conta da sigla, serão eleitos este ano entre 45 e 50 deputados federais do PSD. Para 2018, Kassab vislumbra lançar um candidato a presidente da República. "Temos bons quadros. Por que não pensar em ter um candidato a presidente em 2018? Henrique Meirelles poderia sim ser um bom presidente", avalia, lembrando o correligionário e ex-presidente do Banco Central.

Numa passagem aparentemente desimportante, ao comentar sua relação atual com Aécio Neves e Eduardo Campos, Kassab de certa maneira resume a própria trajetória e do pragmático PSD. "Mantenho relações com eles do ponto de vista pessoal e político. Porque um partido de centro comporta esses entendimentos". (Valor Econômico)

10 comentários

Coronel,
o PSD acabou como partido. Começou com uma excelente proposta e depois o Kassab mostrou ser quem o é.

Reply

O Sr. Kassab não merece respeito!

É um traíra!


Fora Kassab!


Chris 45/SP



Reply

O PSD é o PARTIDO MICHÊ feito pelo GILBERTO 24 KASSAB cópia mal feita do PMDB com escombros do pior do PFL e DEM mais lixos do PMDB e PTB, UM LATÃO DE LIXO COMO KASSAB COMBINA MUITO BEM COM O LIXO DILMA.

NÃO SOU CONTRA VIADO MAS CONTRA A VEADAGEM NA POLÍTICA, UM MICHÊ QUE COMPLEMENTA A PROSTITUTA PMDB.

Hoje a puta velha está dividida pois ficaria pela primeira vez na oposição, estão abandonando Dilma.

NÃO DUVIDO QUE O MICHEL TEMER vá ao CIRCO LIBANÊS ( hospital ) e faça exames cardiológicos e peça ao seu médico um atestado médico para RENUNCIAR POR MOTIVO DE SAÚDE À CANDIDATURA DE VICE e a VTNC e PT coloque outro vice, talvez o GILBERTO CARALHO como seu vice.

Reply

E pensar que este senhor foi acusado pelos petistas de ser um homossexual enrustido.

Será que ele tem o rabo preso ou será que ele tem o rabo solto com a canalhada petista?

E ele só fica naquela de que num kassab de nada.

Reply

Aqui em MT, qualquer relacionamento com o Riva, é tiro de 12 no pé... O homem é um esgoto a Céu aberto, tem mais de 100 processos, já foi preso várias vezes (ele, esposa, genrA), não sei como tem condição de ser candidato.

Reply

Data venia do sr. kassabonete, ser de centro em política é outra coisa, muito diversa desse "pragmatismo" que na verdade é puro e descarado oportunismo.

Reply

Cel
Conforme disse o Kassab: "se o PT perder irá para a oposição". Seria engraçado ver o Kassab bater bumbo na oposição junto com o PT.kkkkkk. Não combina com ele. Penso que ele está morto políticamente. Não será eleito aqui em São Paulo nem para porteiro de prédio, ainda mais após ter se juntado ao PT. Vai ser engraçado o Kassab subir no palanque com Lula, Dilma, Padilha e Haddad. Assim que puserem os focinhos na rua serão vaiados copiosamente. kkkkkkkkkkkkkkkkk. Fora malditos!
Esther

Reply

Será que o Kassab vai kassabar a Dilma em São Paulo? Ele vai a perder credibilidade, que já não é grande coisa.

Reply

Adianta os integrantes do partido apoiarem o Aécio e o presidente não? O tempo de TV do PSD vai para Dilma.

Reply

O PSD é o PMDB depois da gripe. Fora Kassab, seu traíra!

Reply