Especialistas já vêem Aécio como favorito.

Aécio Neves já é o favorito para vencer a eleição presidencial (Fotomontagem/InfoMoney)
Para o cientista político Fábio Ostermann, empate técnico veio muito antes do que ele imaginava; diretor da Nomura Securities vê Aécio crescer nos próprios tropeços de Dilma.

O cenário que se desenhou nas últimas duas pesquisas Datafolha e Sensus não apresentou boas notícias para Dilma Rousseff. Apesar de, no primeiro turno, ela e seus adversários ainda apresentarem movimentos dentro da intenção de voto, quando colocado num cenário de segundo turno a diferença entre a presidente atual e os seus principais adversários caiu drasticamente.

O Datafolha mostra bem essa dinâmica: se em fevereiro a simulação do 2º turno colocava Dilma com 54% das intenções de voto contra 27% de Aécio Neves (PSDB), na pesquisa divulgada semana passada esse placar mudou para 44% x 40% - considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, caracteriza-se como um "empate técnico". No cenário contra Campos, Dilma aparece com 45% ante 38% do governador pernambucano, enquanto o número era de 55% contra 23% em fevereiro. O quadro se repetiu no Sensus divulgado no final de semana, que apontou empate técnico entre Dilma e Aécio por 36,3% a 36,2% no segundo turno.

Fábio Ostermann, cientista político pela norte-americana Universidade de Georgetown e pela alemã International Academy for Leadership, afirmou que o empate técnico do segundo turno veio muito antes do que ele imaginava, porque o candidato do PSDB ainda é desconhecido por quase 25% do eleitorado. “A força de Aécio vem ainda sendo intensificada pela incapacidade de Eduardo Campos, o outro candidato da oposição, que segue preso na mesma taxa de intenção de voto no primeiro turno de um ano atrás", diz Ostermann, ressaltando que Campos está quase empatado com o Pastor Everaldo (PSC), levando em conta a margem de erro.

Já para o diretor executivo e chefe de pesquisas para mercados emergentes das Américas na Nomura Securities, Tony Volpon, Aécio é favorito dada a incapacidade de Dilma de dar uma sinalização aos agentes econômicos. E isso contribui para a piora dos cenários econômicos, um dos grandes motivos para a maior rejeição da atual presidente. Segundo modelo da Nomura, Dilma tem 60% de chances de perder as eleições para qualquer adversário, e no seu cenário político o tucano é o favorito. "Acho que a nova pesquisa Datafolha vai em linha com a nossa visão", afirma Volpon em entrevista ao *InfoMoney*.

Para Ostermann, só um fato muito catastrófico mudaria o fato que vai ter um segundo turno entre a atual presidente, Dilma Rousseff, e Aécio Neves. Em relação ao resultado final das eleições, o Aécio está caminhando para confirmar o favoritismo, mas o cenário ainda é incerto, pois a candidata do PT tem mais que o dobro do tempo de televisão. “No entanto, por conta da força das redes sociais, o impacto do tempo de televisão vai diminuir muito em relação às eleições passadas, afinal, as pessoas não procuram mais esse tipo de informação na TV sendo que já é bombardeada diariamente por esse assunto na internet todos os dias”, explicou o cientista.

Dilma tá mal? Devia estar pior 

Por isso, tanto para a Nomura quanto para Ostermann, a presidente deveria estar ainda pior nas pesquisas. “Ela está levando uma surra que ainda não está totalmente refletida no resultado das pesquisas, pois, se estivesse, ela já estaria perdendo do Aécio”, disse Ostermann.

Para o cientista político, também tem que ser levado em consideração o fato de que faz quatro anos que a Dilma está em campanha, enquanto o Aécio começou para valer duas semanas atrás. Para ele, como boa parte do eleitorado brasileiro não faz sinapses aprofundadas na hora de decidir o voto, mas sim faz sua escolha baseada no reconhecimento de quem já está lá, isso tenderia a prejudicar a oposição. Contudo, hoje existe uma sensação generalizada de que o governo atual não é bom, e por isso a queda de aprovação de seu governo é consistente, com desgaste mesmo dentro do seu eleitorado, afirma Ostermann.

“Essa é a maior oportunidade da oposição dada pelo PT nos últimos 12 anos. Isso vai quebrar o que é muito difícil de ser quebrado no Brasil, que é o favoritismo de quem está no poder”, concluiu o cientista.

Após a pesquisa Sensus, que mostrou uma distância mínima entre Dilma e Aécio, o diretor da Sensus, Ricardo Guedes, destacou ainda a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff, que recuou de 34,2% em junho para 32,4% agora. Segundo Guedes, este patamar de aprovação torna muito difícil a reeleição de Dilma. Outro ponto de preocupação da candidatura Dilma é o seu elevado nível de rejeição junto aos eleitores: 42,4%. (Infomoney)

24 comentários

Coronel,
há muito que eu venho dizendo isto. E hoje já estou prevendo ganhar no primeiro turno. As variáveis já citei, tendo como as principais a economia em declínio acentuado, a corrupção, a inflação e a novidade de uma mulher ser presidente já passou. Claro, além da diferença gritante entre o Aécio e o Serra que mesmo assim foi para o segundo turno com 44% dos votos. Tchau PT.

Reply

sem duvida!

o Brasil quer voltar a sorrir!

ninguém aguenta mais essa cara carrancuda, esse mau-humor constante e a incompetência dessa mulé, que foi vendida ao eleitorado como uma grande gestora...

tchau, criatura e criador!

Reply

Estou feliz com a progressiva aceitação do Aécio, mas preocupada com as monstruosas remessas de dinheiro público pela monstruosa Dilma para Cuba.

Reply

No caso das propagandas na TV, além da internet, também tem o fato de que muita gente hoje tem TV por assinatura e serviços como oo Netflix, então pouca gente vai ficar em frente a TV assistindo um festival de mentiras.

O que o Aécio deve dar mais atenção é nos comerciais, no meio da programação normal, pois esses sim podem influenciar mais.

Reply

Espero que o PSDB tenha bala na agulha porque a coisa está ficando feia. Os blogs dimolulistas estão a todo vapor. O maluco já postou outra 'informação'.
Lilyane

Reply

Lembrando que o Serra em 2010 também tinha pouco tempo de TV, alta rejeição e também apareceu empatado com a Dilma, mas no fim do primeiro turno.

Agora com isso acontecendo mais cedo e a situação invertida, Aécio desconhecido e Dilma com alta rejeição, acredito que o Aécio pode chegar ao fim do primeiro turno com cerca de 10 pontos de vantagem, já com a vitória encaminhada.

Reply

Outra,essa "elite branca" que odeia a Dilma,não mudará o seu voto.Ou seja,ela irá perder a eleição,quem sabe em primeiro turno...

Reply

Acho que o crescimento paulatino é mais seguro que subidas bruscas nas intenções de votos. Se sobe rápido é volátil e pode descer, mas crescendo passo a passo é mais sólido, como ocorre com Aécio, bem como a queda de Dilma, vem sendo na medida em que mais pessoas se conscientizam que é hora de Muda Brasil.

Reply

Ao caro colega economista J. Freire. A diferença gritante entre o Aécio Neves e o José Serra é uma só: Em 2010 o JS teve que batalhar sozinho e não teve apoio de todo o partido em especial em Minas Gerais onde a Dilma saiu vencedora. Este ano não sei se muitos paulistas vão dar o troco, pelo menos no 1º turno. Tenho a certeza que o desejo de tirar o PT do poder é tão grande que no 2º turno todas as magoas serão esquecidas e as trairagens perdoadas.

Reply

É incrível que ainda haja pessoas que acreditam nessa mulher incompetente. Ela e o PT arrebentaram com o Brasil, querem mais poder para quê? Impor uma ditadura comunista? Não terão essa oportunidade.

Reply

Cel ,como todos nós sabemos,está começando o jogo sujo e porco da quadrilha de pilantras chamada PT.
Esse viadinho da Folha de São Paulo deveria tomar um pau pra virar homem.
Esse tipo de lixo humano é que faz parte do PT.
AÉCIO PRESIDENTE.
Cel,será que vamos ganhar no primeiro turno????Pode ser.....

Reply

Do jeito que a presidenta conduz os negócios brasileiros, seria prudente entregar a rapadura, antes que o Brasil cai de vez. Descendo o canavial já está. Com as indústrias diminuindo ritmo da produção, e/ou demitindo pessoas altamente qualificadas, outras em férias coletivas - tudo para adequar a produção com a demanda do mercado.A Pres. Dilma e seus auxiliares incompetentes, não tem como segurar a barra.Quanto mais cedo ela cair fora - melhor. Ah! um recado pro Décio: desnude o relacionamento Lula/Rose e mostre quem é Lula - que só fala besteiras. Está na hora do eleitor brasileiro conhecer esta figura e, para começar -peço pro Lula explicar as obras do Velho Chico, antes de meter o paú na falta dagua em SPaulo.

Reply

Queria comentar a má imagem que um marketeiro tem de seus patrícios, ao dizer que não fazemos sinapses aprofundadas na hora de votar - espero que ele esteja falando só de si mesmo.
Mas a mágoa do anônimo das 14.35 também é contraproducente e soa até meio apetralhada.

Reply

Dilma já era. Ninguém de boa fé acredita mais nelles. Aécio tome muito cuidado, elles vão pegar pesado. Sou do interior e lá tem campo de aviação. Sou quem é burro ou cego não sabe o que é isso no interior do Brasil. Voto Aécio e vamos ganhar no Primeiro Turno. Faço campanha na rua e não encontro voto para petista. Tantofaz Dilma ou Lulla. O povo abusou delles.

Reply


FHC....ganhou no 1º Turno 2 vezes.

Lula...nunca ganhou no 1º turno, mesmo com aprovação alta as 2 vezes.

Dilma...não ganhou no 1º Turno mesmo disputando com Serra que tinha rejeição alta, superconhecido, e a Dilma uma novidade por ser mulher.

Aécio....vai ganhar no 1º Turno.
É O FIM DO PT NA TERRA.DILMA EM DESVAIRADA QUEDA.

Reply

Torço para a VITÓRIA do AÉCIO, NO 1º turno !!!!!



Cbris/SP

Reply

Coronel,

O PT esta sem "quadros" para disputar 2014 e 2018.

Pior esta o PMDB, que foi demolido pelo Temer e sua subserviência ao PT. Estes vão levar muito tempo para voltar a ter relevância.

JulioK

Reply

cel,

Cada passo do Aécio a frente me deixa confiante rumo a vitoria. Mas os petralhas roubaram bilhões e irão despejar esse dinheiro agora, por isso todo cuidado é pouco.

Reply

Também cogito Aécio no primeiro turno já a frente de Dima !!

Reply

É mais O PT vai fazer de tudo para jogar a população contra o Alckmin e o Aécio.eles agora já sabem que o Alckmin transfere votos para o Aécio vão parti com tudo pra cima do Alckmin.já começou as falhas nos trens tinham parado voltou novamente os protestos violentos também. tudo para prejudicar o Alckmin e com ajuda da Folha e da Globo que só sabe falar mal do Alckmin.

Reply

O "especialista" bpistelli já sentiu há meses, quando NINGUÉM ACREDITAVA SEQUER NA POSSIBILIDADE DE TER O SEGUNDO TURNO, era uma hipótese até plausível segundo dados do Coturno no início do ano.
Eu colocara quando Aécio começou a subir e houve estagnação de E.Campos e a Dilma estava com 45% caindo.

Eu colocara que o AÉCIO AINDA NÃO É CONHECIDO COMO CANDIDATO e os petralhas estavam nos INFRINGENTES e o povo ainda acreditava na presidANTA e seus asseclas.

Quando em Abril havia chance de meio a meio, eu colocara que as chances da vitória SEM TER SEGUNDO TURNO ERAM REAIS, EU COMECEI A COLOCAR EM MUITOS COMENTÁRIOS.

NÃO TEREMOS SEGUNDO TURNO.
Muitos colocavam que eu era um sonhador e até mesmo petralha.
Quando Dilma rompeu os 40% caindo os coturneiros começavam a fazer as contas para o segundo turno e o quanto os petralhas deveriam ter e muitos ainda tinham o E.Campos como um segundo candidato, neste até eu colocava um mínimo de esperança no caso de zebra o bolicandidato pernambucano trair os princípios socialistas e ser um NOVO SARNEY VERMELHO mas muito mais rosado que vermelho.

O Coronel colocava O E.CAMPOS É UM PETRALHA e acabei entrando no barco e MUITO DO POVO murchou as intenções de votos do idiota de algo como 12% para os 6% atuais.
Aécio pegou parte e também quase todos os que deixavam de dizer que NÃO TINHAM CANDIDATO e BCO/NULO.

Agora temos 70% de chances reais de vitória no primeiro turno.
Alckmin é especialista em ganhar no primeiro turno e agora será SEU QUARTO MANDATO E ÚLTIMO e depois deve tentar o senado E VENCER, para terminar sua vida política.

VIVA O PSDB E SEUS CANDIDATOS e votar 45 nos deputados e escolher um senador NÃO VERMELHO NEM DO LADO DOS BANDIDOS NEM CANGACEIROS e o PSDB não terá candidato para senador.

Reply

Corrigindo, tem sim candidato e será JOSÉ SERRA e terá meu voto com toda a certeza, mesmo que estivesse em outro partido rosado.

Reply

Dilma está a cara da derrotada.

Reply

Claro que vão fazer a campanha na base do terror e factoides. No caso do aeroporto Aécio deve ter a resposta na ponta da língua: "A atuação do Governo de Minas no aeroporto de Claudio foi legal. Dilma prometeu 800 aeroportos, só liberou dinheiro para o aeroporto de Cuba. Como promete, e não faz nada, tivemos que fazer aeroportos estaduais em MG".

Reply