O país está parando. E não é para ver a Copa.

Copa do Mundo, em vez de criar otimismo no futuro, está mostrando que o ciclo do passado acabou. É preciso mudar o país.

Um colapso nas expectativas. O país sede da Copa do Mundo está deprimido. A onda de pessimismo chegou a seu ponto mais alto no mês de maio desde a crise de 2008, de acordo com as sondagens conduzidas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Não sobrou ninguém, da indústria, que já vinha em crise, aos serviços — o salvador da pátria que responde por quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país). Do comércio, vendendo a prazo os sonhos de consumo expostos nos anúncios, ao consumidor, endividado e com a inflação corroendo o salário:

— Pela primeira vez desde 2009 (ano em que o Brasil entrou em recessão afetado pela maior crise global desde 1929), mais gente afirmou que será mais difícil de conseguir emprego nos próximos seis meses — disse Aloisio Campelo, coordenador das sondagens conjunturais da FGV.

Um país bipolar: é esse o diagnóstico do psicanalista Alberto Goldin para o Brasil. E as expectativas funcionam com uma “profecia que se autorrealiza”: — O Brasil passou da euforia à depressão. Cada centímetro valia ouro, agora cada centímetro não vale nada. É como se a felicidade não fosse para a gente.

Essa falta de esperança com o futuro começou entre os empresários com o baixo crescimento por um longo período. Desde 2011, o Brasil oscila entre taxas de crescimento de 2,7%, 1%, 2,5% e agora deve avançar pouco acima de 1%. Essa sequência minou toda a confiança acumulada desde 2009. Mesmo fechando o ano no vermelho, a recessão naquele ano se limitou ao primeiro semestre.

DA EUFORIA AO NEGATIVISMO EXAGERADO

O Brasil foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, e a “The Economist” mostrava o Cristo Redentor decolando, uma imagem do país em plena expansão. Em 2010, o país cresceu 7,5%, a maior taxa desde 1986, ano do Plano Cruzado, e naquele ano o otimismo tomou conta do Brasil com a esperança, vã, de que a inflação havia sido vencida.

— De alguma maneira deveríamos estar orgulhosos de sediar a Copa do Mundo, as Olimpíadas, das nossas belezas naturais. Mas não, a bateria acabou — analisou Goldin. No seu consultório, as queixas são sobre trânsito e violência urbana. E na Barreira do Vasco, comunidade de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, a realidade bate à porta quando se consegue comprar o tênis de marca a prazo, mas passa-se a madrugada na UPA à espera de atendimento:

— O consumidor conquistou bens materiais, com muito planejamento, com muito esforço, mas não tem o básico. Tem a TV de LCD, mas não consegue transporte de qualidade. A toda hora, a realidade joga na cara que não é para ter esse otimismo todo — afirma Hilaine Yaccoub, antropóloga de consumo e professora da ESPM.

Lá fora, o pessimismo com o Brasil também aflora, de maneira desmesurada, na opinião de Carlos Primo Braga, ex-diretor do Banco Mundial e professor do IMD (uma das melhores escolas de gestão da Europa:— A euforia não tinha muito contato com a realidade, mas também há um exagero agora, o país não está em colapso.

Para ele, o modelo ancorado no consumo dos últimos dez anos ficou para trás e “por ironia a população que saiu da pobreza e ascendeu à classe média” acabou realimentando essas expectativas negativas: — É um modelo esgotado, se continuar nele o crescimento se limitará a 2%. Essa realidade mais e mais impacta o dia a dia das pessoas. É preciso um choque de expectativa, com mais ênfase no investimento, com o governo segurando gastos, criando um ambiente regulatório com ênfase no setor privado e integração com o resto do mundo.

EXPECTATIVAS COMEÇARAM A SE DETERIORAR EM 2011

E as expectativas continuam caindo. Após o IBGE informar, na última sexta-feira que o Brasil parou no primeiro trimestre, com o PIB subindo apenas 0,2%, o mercado reduziu forte a expectativa para o crescimento deste ano. Segundo o Boletim Focus, divulgado na segunda-feira pelo Banco Central, as projeções foram reduzidas de 1,63% para 1,5%. É a pior projeção para o resultado deste ano desde que a pesquisa começou a prever o desempenho para 2014.

O economista Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do Ibre/FGV, observa que as expectativas do mercado a respeito da economia brasileira começaram a se deteriorar no fim de 2011. O economista vê necessidade de ajustes de curto e médio prazos, que passam pela alta do desemprego, juros mais altos, liberação de preços represados (gasolina, luz, ônibus urbanos) e diminuição do déficit com o resto do mundo. — Não é um ajuste indolor — afirma.

Campelo, da FGV, diz que que há mais preocupações afetando a confiança no país: manifestações e greves. — Não é um bom momento para mais um choque negativo — diz Campelo. E, pela história da sondagem, podemos esperar PIB menor no segundo trimestre ou, no mais tardar, no próximo. (O Globo)

18 comentários

Coronel,

Lulla e sua "marolinha" com Dillma e sua "lição" de economia aos europeus não poderiam dar em outra coisa.

O PT vendeu um produto que não tinha condições de entregar aos brasileiros e aos dirigentes das nações ricas.

Resultado: - Dillma vai toma no ...!!

JulioK

Reply

O nome correto para esse diagnóstico é USURA.
E o nosso subdesenvolvimento, isto é, os bens nacionais -água, florestas, minérios, etc - é a garantia para banqueiros rolarem nossa dívida pública.

Reply

Cel

Veja o vídeo e tire suas conclusões do estrago que os governos Lula e Dilma fizeram ao país:

"O atual governo criou a tempestade perfeita para 2015", afirma economista; entenda

http://www.youtube.com/watch?v=or6H6aCZt7I

Átila

Reply

Coronel,

acho que o comentário deste Coturneiro lá no post da Dilma coçando o olho...

Ele descreve o APARELHAMENTO DOS CORREIOS!
Cobranças exageradas, ilícitas, demora na entrega.

Flor Lilás



de 2 de junho de 2014 13:09:
"Mas um fracasso retumbante é a situação da importação via Correios... O que demorava 15 dias depois de chegar na alfandega brasileira agora leva 60 dias pra mais...

E a Receita tá ponto imposto em qualquer coisa, mesmo abaixo de $50 ou, que pela constituição é isenta, tipo livros.

Não gostou de pagar %60 (no mínimo!, com ICMS chega a 100%) de imposto no seu livro? pode recorrer e esperar sentado mais 30 a 45 dias para desfazerem o "erro".

E TEM MAIS!

Os correios agora, desde hoje dia 2/Jun, cobram R$12 em cima dos pacotes que a Receita já tributou a título de "custo de nacionalização". Por quê? Portaria interna do correio: resolvemos meter a mão no seu bolso e tá decidido. Se não pagar o correio não entrega e depois de uns dias manda de volta pro remetente.

É mais um escândalo: viola todo acordo internacional de correios onde não se cobra para entregar o que o remetente já pagou."

Reply

Coronel, quando o BC e Mantega falam em 1,5% no PIB o real é 0,3 a 0,6%
O mercado aposta em menos de 1% e não mais, o zero é provável.

A população aumenta 1,5% a 2% e um crescimento " no máximo " apenas impede a real redução no País.

O PIB per capita é a medida correta e crescer menos que a população tem efeito recessivo.
Este ano o crescimento real é NEGATIVO com inflação irreal.
SE O PIB BRUTO ( se os 8,0% fosse deflacionado com a inflação solta o índice de 0 de crescimento).

Só com a alteração da ordem do TRANSIÇÃO PARA O CHAVISMO vai melhorar.

A FRASE ABAIXO DO RETRATO DA LÍDER COMUNISTA e as frases petistas que foram usadas.

SE AÉCIO "FOR PT NOS PALANQUES" MAIS QUE O PT e colocar os doze anos do regime semi-ditatorial como culpado e fazer chegar ao ZÉ POVINHO QUE ACREDITA EM DEUS E NAS IGREJAS exconjurar PT & comunas, o Aécio se elege no PRIMEIRO TURNO.

Reply

Coronel,

desculpe. Em meu comentário de 3 de junho de 2014 09:40 queira dizer que o que o Cotuneiro escreveu ali citado
VALE UM POST SOBRE O APARELHAMENTO DOS CORREIOS!!

Flor Lilás

Reply

O PT TEM TUDO A VER COM O INFERNO VERMELHO!O Império Soviético ruiu de podre, nós vimos. Ostenta o Chim Poderio chinfres a rodo sem paz, sem liberdade na praça, salvo a "Paz Celestial" do tanque dos tanques sempre! E quanto à Cuba dos Castros,relembro aqui que Frei Beto regressou de Havana antanho com brados euforizantes: " Eu lá só vi UNIÃO, SÓ VI ÉTICA ali". Sem o chinfre da matriz, do açúcar a peso de ouro, despencou a sucursal: vive hoje de exportar médicos, mormente para o Brasil. E Fidel se fez nababo. E o PT BOLA com tudo na BASE DE EMBUSTE E PETA CUBANIZAR O BRASIL! Tingir de vermelho o pulcro PAVILHÃO VERDE-AMARELO. Atingir fé e família com o comunismo ateu. Espiral de violência, com Eca e impunidade, presta-se bem aos propósitos dessa laia de discípulos do demônio, desfaçados, disfarçados de pró-homens! DILMA E PT,VADE RETRO!

Reply

NÓS, OS BRASILEIROS, SOMOS OS "MAIORES DO MUNDO!!!!"


Antes da subida desastrosa e absurda ao poder de Lula, o jegue de Caetés, nessa baiuca chamada Brasil, éramos, talvez, o quinto maior consumidor de drogas do planeta. Depois que o sócio das FARC no Brasil - e seu maior beneficiário - assumiu o mando na terra de todos os bandidos, tornámo-nos os maiores consumidores de crack e cocaína do mundo, segundo a ONU publicou em seu boletim mundial ano passado, superando, inclusive, os então maiores consumidores mundiais que eram os EUA.
Aliás, os superlativos conseguidos pelo PT sob o comando de Lula e sua anta, Dilma Rousseff, no poder, são destaques internacionais desde então. Somos o país com a maior quantidade de favelas do mundo; o maior consumidor de cocaína; o maior consumidor de crack do mundo; o mais corrupto de todos os países do mundo; temos o custo mais alto do mundo em obras públicas; somos o país com menos ferrovias do mundo, se levarmos em conta o tamanho do seu território e por aí vai. Apesar desses absurdos, seu povo, que também é o mais burro do mundo, continua a eleger canalhas do tipo até hoje em vez de defenestrá-los em definitivo para o quinto dos infernos!
A "nossa presidenta", a anta Dilma Rousseff, a mais "incompetenta" gestora pública do mundo, aprovou uma aberração que é a Lei mais injusta e mais inconstitucional do mundo: A LEI DA COPA! Com essa Lei, a apedeuta presidencial concedeu à FIFA o direito de mandar e desmandar no País durante o maior evento esportivo do mundo! Como se não bastasse, concedeu uma indenização a todos os ex-jogadores de futebol das copas de 58, 62 e 70, no valor de R$ 100 mil reais para cada um deles, além do direito ao teto máximo de aposentadoria extensiva aos seus descendentes depois da morte de cada um desses jogadores, humilhando a todos os trabalhadores brasileiros que recolheram religiosamente durante 45 anos suas contribuições ao INSS. O Brasil, com essa legislação canalha, passou a ser, também, o país mais injusto do mundo para com os seus cidadãos graças aos patifes petistas de Lula et caterva!
Apesar de tamanha inconstitucionalidade, ninguém questionou esse monstrengo legislativo no Supremo Tribunal Federal (que se tornará muito em breve o tribunal mais bandido do mundo durante a presidência de Lewandowski) Mas, a bandalheira ainda não parou por aí. Temos a mais alta taxa de crimes de morte do mundo em tempo de paz; o mais alto índice de acidentes de automóveis do planeta; o mais alto índice de crimes de trânsito do mundo e o maior número de autoridades bandidas do universo.
Para coroar as nossas grandiosas realizações durante os governos dessas duas desgraças petistas faremos a Copa do Mundo de Futebol mais cara da história de todas as Copas! Custará a bagatela de 40 bilhões de dólares, ou seja, 10 bilhões de dólares a mais do que a soma do custo das últimas três Copas!!
Com tantos títulos "honoríficos" conseguidos ao longo da carreira desastrosa do PT no poder, os brasileiros deveriam começar a usar focinheira e cabresto além de uma bela sela em seu lombo para fazer jus ao título máximo já conseguido por um povo: A MAIOR MANADA DE JUMENTOS DO MUNDO!

Reply

Tudo o que foi falado aqui dos Correios é verdade. Sou importador e de fato importar neste país esta a cara do Brasil, ou seja, UMA ZONA. Essa história de taxar abaixo dos US$ 50,00 (inconstitucional) e não digo o que as vezes é declarado abaixo pelo vendedor e SIM o que de fato tem cara, não tem como errar que esta abaixo de US$ 50,00 é um absurdo. Quer dizer então que a lei é só para gente, para eles não?? Ontem eu expliquei para meu fornecedor americano porque eu diminui, e muito, minhas encomendas de lá. Aí ele entendeu o que é morar num país de m@$%erda de terceiro mundo com um povinho fracassado e frouxo que levam nos cornos e nos lombos o tempo todo e ainda gritam gol.

Reply

Cel,

Em primeiro lugar quero parabenizá-lo por estar sempre atento às merdas da petralhada e por jogá-las no ventilador para que aquela parcela de povo burro possa parar de pastar e olhar para cima e sentir o cheiro do que está rolando.

Creio firmemente que tudo que é feito pela anta perniciosa e seus
corruptos tem como objetivo principal constranger o público para que se manisfeste ruidosamente e ai criar espaço para modificarem o status quo com aquela constituinte petralha que faz horas querem nos enfiar goela abaixo.
Não seria o momento de salientarmos a diferença abismal entre ser petralha ou ser brasileiro?

PT=baderna,PCC,MST,black blocs, depredação,mortes....

Cidadão brasileiro=revolta a 100% para explodir apenas no dia das eleições...pois tudo que eles esperam é confundir seus demonios com o verdadeiro brasileiro.

Ah, antes que eu me esqueça.....

Ei...Dilma....VTNC....!
Ei...Dilma....VTNC....!
Ei...Dilma....VTNC....!
Ei...Dilma....VTNC....!

CZ

Reply

Aécio sendo eleito vai ter de denunciar sem dó nem piedade quem é o responsável pela situação gravíssima do país!
É hora de botar em cana toda essa escumalha esquerdista e simpatizantes.

Reply

AQUELE PUXA-SACO NA ESQUERDA É O CAFU? QUER DIZER QUE NÃO FOI SOMENTE EM FUTEBOL QUE ELE FEZ CAGADA?

Reply

Coronel,

sei que estamos fartos de tudo, mas o que o anônimo de 3 de junho de 2014 11:57 está fazendo é exatamente o que reclamamos que a petralhada fez contra Joaquim Barbosa!!
Não podemos incitar a violência. Isso é coisa de Petralha!

ALERTA CORONEL - APAGUE O COMENTÁRIO VIOLENTO de 3 de junho de 2014 11:57.
ISSO COLOCA O BLOG EM RISCO!

Vai contra as que o Sr mesmo colocou!

Flor Lilás

Reply

Que imagem linda! Vou fazer um quadro e pendurar na parede da sala! Que mulher elegante! Que beleza exótica! PQP!!!!

Reply

Pô Cafu, precisava dessa festa e tanto riso?

Reply

Bem que a porcaria desta taça poderia ter caído no pé deste trem.

OS CARAS:

Reply

CEL,

Flor Lilás de 03/Jun às 09:40 h

Gostaria de ser útil sobre o comentário em pauta acima pois passei pela mesma via dolorosa ao comprar alguns suplementos vitamínicos no exterior:

Os atrasos ocorrem porque os pacotes são enviados para a alfândega em Paranaguá PR e lá permanecem até que os agentes aduaneiros façam as devidas inspeções e emitam as guias com os impostos a serem recolhidos. Somente então os pacotes são liberados aos correios que farão a entrega dos avisos de chegada nos endereços dos destinatários.

Uma encomenda recebida pelos correios em São Paulo, em sua unidade de tratamento local, também é remetida para a aduana em Paranaguá PR e depois do procedimento acima retorna (seu pacote fica passeando, quando poderia ser inspecionado aqui mesmo no estado de São Paulo).

Quanto às isenções, a nota técnica da receita federal é clara quando diz que estão isentas as pequenas importações de até US$ 50.00 e desde que o fornecedor e o comprador sejam pessoas FÍSICAS.

Espero ter colaborado para esclarecer e aviso que não trabalho nos correios e não sou funcionário do governo.

Índio Tonto/SP

Reply

Caro Indio Tonto/SP 3 de junho de 2014 20:42

grata pelo seu comentário.
Espero que o Coronel se anime a fazer um post a respeito dos Correios, ou que o pessoal de Aécio Neves veja isso aqui para investigar e usar na campanha!

Abra o fraterno,
Flor Lilás

Reply