PNAD Contínua confirma crise. Desemprego sobe 15% no primeiro trimestre. Já são 7 milhões de desempregados no país.

O Brasil registrou taxa de desemprego de 7,1% no primeiro trimestre deste ano, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número representa alta em relação ao trimestre imediatamente anterior, quando o indicador ficou em 6,2%. Os dados integram a chamada Pnad Contínua, que vai substituir a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa Mensal do Emprego (PME). No primeiro trimestre de 2013, a taxa de desemprego foi de 8%.

O número de brasileiros desocupados passou de 6,1 milhões para 7 milhões entre o quartro trimestre de 2013 e o primeiro de 2014. "Cerca de 77,7% dos empregados do setor privado no 1º trimestre de 2014 tinham carteira de trabalho assinada, com avanço de 1,6 ponto porcentual em relação ao 1º trimestre de 2013", disse o IBGE. As regiões com menores porcentuais no indicador foram a Norte (64,6%) e a Nordeste (62,8%).

O IBGE ameaçou adiar a publicação da Pnad contínua durante uma crise institucional que envolveu o pedido de demissão de vários servidores. A presidente do instituto, porém, recuou e manteve a publicação da pesquisa.

Os dados da Pnad Contínua são diferentes dos da Pesquisa Mensal de Emprego também do IBGE por ser um aprimoramento da base de cálculo do instituto. A Pnad Contínua tem maior abrangência nacional e é trimestral, enquanto a PME leva em consideração dados apurados em apenas seis regiões metropolitanas do país. A ideia do IBGE é que a última seja substituída pela Pnad Contínua.(Veja)

11 comentários

Coronel,

Esta "tudo bem", grita o militante PT que tem CC!!

JulioK

Reply

Pior que a grande maioria é de jovens despreparados, crias da deseducação da era PT. Difícil o mercado de trabalho absorver isso!
Quanta coisa pendente para os próximos governos!
Quanto retrocesso o PT proporcionou ao país!

Reply

A coisa está ficando tão feia, que não dá mais para mentir. Depois da Copa as coisas vão ficar muito pior. Vamos ver se os brasileirinhos desempregados e endividados vão se desapegar da PT, do Lula e da Dilma.

Reply

sera que finalmente vou parar de ouvir aquela balela do pleno emprego?

Reply

>>

E esses milhares de motociclistas, chamados de "motoboys", que arriscam suas vidas diuturnamente em todas as cidades do país, sem carteira assinada, sem contribuirem para o INPS e causando milhões de reais de prejuízos em internações hospitales, o que são?

Existe um imenso Brasil informal, que nem o IBGE é capaz de dimensionar.

<<

Reply

Devemos somar a isso os vagabundos fracassados, digo, coitadinhos desamparados que vivem das bolsas vadiagem, digo família que não trabalham também. Resumo da ópera: uma bando de vagabundos, ignorantes, que não tem trabalho, não tem presente nem futuro, muitos vivendo de esmolas governamentais e que no final se a coisa (dinheiro) apertar, como bons lixos inúteis que são, vão cair sim na bandidagem. Viva o PT!! Viva a seleção!! (Ironia).

Reply

Graças à contribuição do PT (LULA e Dilma) nos últimos 11 anos, conforme o próprio Lula, o Brasil precisará de um século para se comparar à Alemanha.

Reply
Jurandir D'almeida mod

CORONEL! Se a esperança e a ultima que morre, agora acho que morreu de vez...

Ministra indicada por LULA e filiada ao PT assume presidência do tribunal maior dos MILITARES...

http://www.stm.jus.br/publicacoes/noticias/presidencia-do-stm-tera-ministra-no-comando

Reply

E infelizmente vai piorar ...é parte
da "herança" da incompetência do PT

Gabriel-DF

Reply

E os 50 milhões que recebem o bolsa família, são empregados ou desempregados ou não existem no IBGE?

Reply

Jurandir D'almeida,

como pode uma coisa dessas???
Um civil no STMilitar???

Flor Lilás

Reply