JBS Friboi tem sócio fantasma, dono de 13% da empresa. 13? Fantasma? Será ele?

O nome do sócio fantasma de Júnior Friboi (tocando berrante com dinheiro do BNDES e Caixa) é Blessed, que significa "abençoado" em inglês. Será que os boatos vão se confirmar?

Este é mais um caso de “não vi, não sei quem é, não sei de nada” — mais uma vez, de proporções épicas. A JBS, uma das maiores empresas brasileiras em faturamento, dona da marca Friboi e responsável por aquisições bilionárias nos últimos anos, diz que não sabe quem é o detentor de 13% de seu capital.

A Blessed Holding, uma sociedade incorporada em Delaware, nos EUA, onde há menos exigências legais para a abertura de empresas, aparecia até semana passada como dona de 13% do capital da JBS… até que o jornal O Estado de São Paulo começou a fazer perguntas à CVM.

Na sexta-feira, a JBS alterou a participação da Blessed em seu capital em seu formulário de referência (um documento que as empresas têm que arquivar com a CVM), reduzindo sua participação na companhia para 6,6%, cujo valor de mercado é de cerca de 1,4 bilhão de reais. Mas o mistério permanece. Quem está por trás da Blessed?

A empresa tem como acionistas duas seguradoras — a US Commonwealth Life e a Lighthouse Capital — sediadas em paraísos fiscais diferentes, mas com telefones e emails para contato iguais. Até agora, ninguém identificou as pessoas físicas por trás das seguradoras.

“Os donos da JBS costumam declarar que não sabem” quem é o dono da Blessed, escreveram no Estadão as repórteres Alexa Salomão e Josette Goulart. Convém continuar perguntando. Uma empresa do tamanho da JBS não pode correr tamanho risco de imagem, ainda mais quando bilhões de reais do BNDES entraram na empresa nos últimos anos.

O BNDES já investiu mais de R$ 8 bilhões na JBS e hoje é dono de 25% da empresa. A Caixa é dona de outros 10%. Ou seja: dinheiro público é dono de mais de um terço da JBS. Ao que tudo indica, a Blessed é a criança bastarda de um casamento forçado.

O BNDES foi o padrinho da união societária entre os Batista e os Bertin, famílias que não exatamente morriam de amores uma pela outra. O banco sempre foi credor e acionista tanto da JBS quanto de seu concorrente, o frigorífico Bertin.

Em 2009, com o Bertin vergando sob o peso de R$ 6 bilhões em dívidas, o BNDES decidiu que fazia sentido enterrar a dívida de uma empresa na outra, formando assim um ‘campeão nacional’ cada vez mais ‘too big to fail’.

Logo depois da fusão, a Blessed apareceu no formulário de referência da JBS como parte da cadeia societária que controla a empresa. E em meados do ano passado, virou pivô de uma briga feia entre as duas famílias, com os Bertin acusando os Batista de falsificar assinaturas e roubar-lhes 1 bilhão de reais. Há alguns meses, as famílias chegaram a um acordo pelo qual os Bertin sairão da sociedade, mas a Blessed continua sendo um ponto de interrogação.

Agora, a JBS se prepara para fazer o IPO de uma subsidiária, a JBS Foods. Nunca a necessidade de transparência foi tão grande. (VEJA)

30 comentários

Advinha quem sera? ou quem serão.

Reply

Coronel,

Como a BNDES a a Caixa aceitam isto??

Imagina se o tal sócio é um "barão da cocaína", um genocida, um ditador corrupto ou algo assim??

O povo brasileiro é sócio de quem??

É claro que estas perguntas são de brincadeirinha, pois sabemos quem esta por trás.

Ninguém recebe tanto dinheiro do BNDES sem "pistolão"!!

JulioK

Reply

Será o sapo barbudo de 9dedos????

Quem liberou os bilhões do BNDS para a Friboi, não foi ele?


Chris/sp

Reply

não vejo a hora do dia da eleição,nunca tive tanta vontade de votar.sou do interior da Bahia, pode apostar que o siclo do pt chegou ao fim.pode apostar o pt ta fudido,as eleições comprovarão o que estou dizendo.bye,bye PT.

Reply

"Olha aí, é o meu guri"

Corona, tem Friboi na linha.

Reply

Onde foi que eu já tinha ouvido essa desculpa do "eu não sabia" mesmo?

Reply

É o cocô do cavalo do bandido.
É o LULA bilionário!

Reply

Dizem por aqui no Maranhão, Pará e Tocantins que o Lulinha filho do Lula é sócio deste empreendimento.Quando há leilões de gado por aqui não sobra nada pra minguem. Só dão eles.

Reply

Ora, essa é fácil!
Qual é o percentual mesmo?

13 será apenas uma coincidência?...

Reply

Vamos pesquisando, o google às vezes nos surpreende, vejam aqui :

01 - Constitution of the United States, and of the Commonwealth of Massachusetts

.
http://books.google.com.br/books?id=x4c1AQAAMAAJ&pg=PA6&lpg=PA6&dq=US+Commonwealth+Life+diretoria&source=bl&ots=ThjA5M7O1o&sig=6zzqXI81GChLZffsQEjh4BJbHdo&hl=pt-BR&sa=X&ei=IxyNU_3_GOXlsASig4CIBg&ved=0CEcQ6AEwBA#v=onepage&q=US%20Commonwealth%20Life%20diretoria&f=false

.
Official Year Book of the Commonwealth of Australia,
.
http://books.google.com.br/books?id=kjVOUs7wG1EC&pg=PA874&lpg=PA874&dq=US+Commonwealth+Life+diretoria&source=bl&ots=RDL-mnb5be&sig=zf_dZJhkHJONfIXtRHzvLLlqv1s&hl=pt-BR&sa=X&ei=IxyNU_3_GOXlsASig4CIBg&ved=0CEIQ6AEwAw#v=onepage&q=US%20Commonwealth%20Life%20diretoria&f=false

Reply

soh nao descobrem se nao interessar!!!!!!!!!!!!!!!!!ou,soh nao revelam se nao interessar!

Reply

Aposto no "barbinha", Coronel.Afinal, e abençoado com muto$$$ argumento$$$$.

Reply

Acho que pertence a um sujeito que trabalhava em zoológico e o pai tem uma certa influência, será que estou viajando ?

Reply



X9......

Reply


Deve ser a mesma corriola que está por traz do Eike Batista....

Reply

A simples reação de promover alterações nas participações acionarias da Blessed Holding LOGO APÓS o questionamento do Jornal Estadão já é sintoma mais do que suficiente para que se deduza que tem esquema inconfessável envolvendo a FRIBOI !!

Reply

Do jeito que são debochados, aposto que seja o cara....

Reply

" O governo é tão ruim que até o PT quer mudar."
(Aécio Neves)

Nome Próprio

Reply
Ignácio SIlva mod

Coronel, é por isso que eu quero ver o Lula candidato na eleição presidencial, não resiste uma semana. No primeiro dia, a carcaça podre começa a feder.

Reply

13%... hum é só mais um, pois onde tem emprestimo de banco estatal, ou compra ou venda de alguma empresa, ou superfaturamento de obra, pode cavar que sai minhoca. E pior de tudo, minhoca de bilhões.

Reply

Os leitores dos comentários deste blog certamente se lembram de postagens aqui sobre Delaware e o mensalão com clara referência àquela doleira de Santo André nos idos de sua famosa prefeitura e propinas das empresas de ônibus, embriões das falcatruas subsequentes, cujo ápice tem sido noticiado como a Petrobras, tendo em vista que o casal Nelma e Youssef alcançou o cenário midiático somente em 17 de março.
Caso as investigacoes avancem, a famiglia real do agreste será exposta.

Reply

Cadê a receita federal?Enriquecimento ilícito é crime e passível de cadeia.

Túlio Xavier

Reply

13% Pode ser, mas corre no meio bovino que a famiglia tem 100% de outra grande empresa do ramo, razão deles comprarem gado pelo Brasil todo.

Reply

EU NÃO SEI DE NADA, NÃO LEIO JORNAIS E TENHO AZIA DE IMAGINAR QUEM LÊ.

Decreto de V.Majestade o BÊBADO REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA ou o 51 sabe quem é o dono e o criou.

Ele é o multibilionário invisível do Brasil, um "príncipe" não pode se mostrar bilionário no miserável reino de seu alcoólico pai.

Ele saiu das sarjetas acordado por uma cadela vira-latas e entrou na campanha da reeleição da ditacuja.

A dama de paus ou de espada, como preferirem, clamou por socorro pois o CAVALEIRO AÉCIO ROMPEU UMA LINHA DE DEFESA DO PRINCIPADO ETÍLICO e ameaça tomar do tirano o reino e juntar a banânia e recriar o Brasil, projeto abandonado de país substituído por alcateias dos ferozes lobos vermelhos.
O BÊBADO TEM OS OSSOS PARA LOBO.

A população será o caçador que vai DETONAR OS LOBOS e mandar o rei e a dama de paus abdicar e fugir para O INFERNO DE FIDEL CASTRO, onde na praia uma placa diz:

A todos que entram, deixem para trás toda e qualquer esperança.

Reply

Gente, como todo mundo aqui desconfia ou tem certeza, há cerca de dois anos eu soube de comerciantes de gado do noroeste paranaense, fonte segura, que o Lulla tinha se tornado sócio de grande parte do Friboi e até de um banco que eles fundaram em Maringá/PR. E mais, que naquela mesma época, tinha comprado em Dourados/MS 50.000 (!!!) garrotes nelore para o latifúndio que ele tem no Pará. Calculem o preço total da bezerrada mais transporte: troco de pinga?

Reply

O que o Anônimo das 11:44hs falou é verdade, sou desta cidade aí.

E mais: o Barba comprou uma fazenda no Paraguai na época que o Delcídio era governador, em município vizinho a Porto Murtinho, em dinheiro vivo

Reply

O Shopping Perola foi construído a toque de caixa e já está sendo falido.

Tudo pago em dinheiro vivo, inclusive os funcionários.

Reply

Quem soltou esta do JBS foi o Eduardo Cunha, em jantar no RJ.


Lanterna.

Reply

Isto é coisa do Exú dos Nove Dedos

Reply