Até a CNBB faz duras críticas à Copa.

Folheto distribuído pela CNBB
Clique aqui para ler o texto 

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está distribuindo panfletos com críticas à Copa do Mundo. Disponíveis em português, inglês e espanhol, os fôlderes são distribuídos em paróquias e outros pontos de todo o Brasil. O material também está no site da instituição.

Organizado pela Pastoral do Turismo da CNBB especialmente para a Copa, o panfleto lista oito itens com "cartão vermelho" no Mundial. Da remoção de famílias e comunidades ao desrespeito à legislação trabalhista, a conferência não poupa críticas ao que considera como pontos negativos relacionados à competição.

Entre elas, a "apropriação do esporte por entidades privadas e grandes corporações, a quem os governos vêm delegando responsabilidades públicas" e "a inversão de prioridades para com o dinheiro público que deveria servir, prioritariamente, para a saúde, educação, saneamento básico, transporte e segurança".

"O material foi elaborado exatamente para marcar presença no evento para mostrar aquilo que nós condenamos. Desde os gastos absurdos às pessoas que tiveram de deixar suas casas", explica dom Anuar Battisti, da Pastoral do Turismo da CNBB.

Segundo ele, os panfletos serão distribuídos em todas as cidades-sede da Copa, não apenas nas igrejas. Aeroportos, hotéis, restaurantes e outros pontos também já começaram a recebe-los.

Além das críticas, o material também quer ressaltar o que pode ser positivo na Copa. Ele lista o que seria o "gol da vitória", uma série de situações que, se cumpridas, serão muito positivas para o país. Entre elas o fim da exploração sexual e do trabalho escravo, a não criminalização manifestações públicas dos movimentos sociais e o respeito aos torcedores.

Os bispos também destacam a situação dos moradores de rua. "Que as populações dos bairros populares e pessoas em situação de rua tenham garantida a permanência em suas localidades e a segurança para a sua vida, bem como de todos os brasileiros e turistas", diz o panfleto. A CNBB encerra o documento afirmando que a igreja está disponível para torcedores, jogadores e populações vulneráveis.

A pastoral do turismo tem organizado missas em outros idiomas, além de atividades turísticas e visitas aos principais tempos (inclusive não católicos) das cidades que receberão jogos da Copa. "Nós condenamos os erros, mas queremos que a Copa seja de paz e aconteça de uma maneira especial", disse dom Anuar Battisti. (Folha Poder)

21 comentários

A Igreja Católica deveria oferecer suas suntuosas instalações para que os moradores de rua tenham pelo menos um lugar bom para dormir.

Reply

Coronel,

Foi a Igreja Católica que criou este monstro chamado LULLA.

Não levo muita fé na CNB do B.

Reply

Coronel, que vergonha o PT comprando essa gentinha com bolsa esmola, esse povo merece uma vida pequena, jamais chegarão ao nosso nível!

http://vimeo.com/73309361

Reply

Isso mostra que a coerência, o bem comum, o racional, se indigna com esse governo safado, corrupto, ladrão, que só pensa em poder. Fizeram a copa para se manter no poder, e espero que saia pela culatra.

Reply

O apresentador DATENA, esta tarde, aproveitou um ato desequilibrado de um policial militar para criticar duramente, durante o governo do estado de São Paulo...

Criticou a saúde, a educação, a segurança, o metro e ate a democracia Paulista.

Ele aproveitou o fato para descaradamente denegri a imagem do governo do estado de são Paulo...

Como ele e amigo intimo e adora o Lula, da para desconfiar...

Reply

CEL,

A Petralhada deve estar com muitas pulgas atrás das orelhas. Chorem PeTralhas, chorem... Quem diria hem? Até os que ajudaram a colocar o PT no poder estão ficando contra. Quiá Quiá Quiá Quiá... Chorem PeTralhas chorem mais um pouquinho, outubro está chegando. Buá buá buá buá...

Índio Tonto/SP

Reply

CEL,

Abreu e Lima acima às 19:04 h

O Datena é um explorador da miséria humana. Não dou a mínima para esse sujeito. Ganha uma fortuna para explorar os desatinos do povo, a criminalidade e todo tipo de decadência social. Seria muito mais útil se ele apresentasse um programa educativo. Não têm moral para falar do governo de São Paulo.

Índio Tonto/SP

Reply

Falando a linguagem da quadrilha..o PT e Lula privatizaram a Copa. Absurdo que a FIFA ganhe bilhõs às nossas custas sem pagar imposto e se impondo como uma república totalitária.

Reply

Pela primeira vez estamos vendo a CNBB fazer algo pelo Brasil...chegou atrasada !

Gabriel-DF

Reply

CNBB: 'Copa Não Beneficiará o Brasil'

Reply

CNBB: 'Copa Não Beneficiará o Brasil'

Reply

Agoa é tarde, CNBB. Os petralhas estão acabando com o Brasil e os srs ajudaram e muito. Sempre foram a favor do PT e do lulla.

Reply

tudo blá blá blá. Atentaram em quanto tempo foram vendidos os ingressos disponíveis?

Reply

>>

Atenção: Não confie nestes padres, são todos vermelhos. Eles também não gostam de Aécio e de democracia.

<<

Reply

Coronel

O que acontece com seu twitter aí do lado???? Dia sim, dia não, aparece em branco.

Algum problema técnico???

É muito divertido ver seus comentários e de outros.


Chris/SP

Reply

CALA A BOCA datena!

Reply

Coronel,
Estou tendo muita dificuldade para acessar a área de comentários. Demora um tempão até abrir.

Reply

o grande culpado por todo esse dinheiro que esta sendo jogado fora eh um so: o Barba!

foi ele quem trouxe esse evento pra ca...

e, segundo a FIFA, foi ele que inventou de fazer 12 sedes para os jogos...

pior, a FIFA disse que ele queria 17 sedes!!!

tudo por conta do populismo ridículo que ele sempre alimentou...

ficou tao popular que agora nem pode mais dar as caras na rua...

Reply

Coronel,

Jogo duplo para ficar ao lado do povo, pois estão vendo o castelo que ajudaram a construir indo a ruína!!

Eu abandonei o catolicismo na juventude, em 1980, e nunca mais coloquei os pés numa igreja.

JulioK

Reply

JUJU, 4 de junho de 2014 23:32

faz mais ou menos 1 semana que isto ocorre!

Demora para abrir comentários e demora para confirmar que o comentário foi aceito.

Flor Lilás

Reply

Vindo sessa organização comunista e anti-patriótica esse papelucho não serve nem para limpar a bunda.

Reply