Dilma diz que não teme CPI da Petrobras, mas manda Renan Calheiros usar novo truque para atrasar investigação.

Em mais uma manobra que beneficia o governo, o Congresso vai adiar em pelo menos mais uma semana o início da CPI da Petrobras. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou para hoje a instalação da comissão mista (com deputados federais e senadores), mas vai manter suspenso o início dos trabalhos. Renan vai adotar a mesma conduta seguida no Senado, onde há um pedido mais antigo de instalação de comissão de inquérito para investigar a estatal.

O senador vai rejeitar questionamentos do PT e da oposição para que a CPI investigue assuntos externos à Petrobras e irá pedir que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) se manifeste sobre o tema --que tem reunião somente na semana que vem. A oposição acusa Renan de agir para protelar as investigações, de acordo com os interesses do Planalto. O presidente do Senado diz que apenas cumpre as regras e prazos previstos no Legislativo. "O papel de presidente do Congresso é delicado, complexo. A oposição acha que você está delongando, o governo acha que você está agilizando", afirmou.

CPI DO SENADO

O PT insiste na instalação de CPI exclusiva do Senado para investigar a Petrobras, o que abre caminho para que duas comissões de inquérito funcionem em ano eleitoral. O governo acredita que tem maior poder de controle dos trabalhos em uma comissão só do Senado.

DEM e PSDB retiraram as indicações dos senadores que vão participar da CPI do Senado numa tentativa de que apenas a mista seja instalada. Aliados do Planalto reagiram à manobra e pediram que Renan indique os membros se a oposição não recuar.

A oposição espera o apoio de partidos aliados do governo na Câmara dos Deputados para que a CPI mais ampla comece a funcionar na semana que vem. O PMDB, principal aliado do governo, é favorável à comissão mista. Se o "blocão" aderir, os oposicionistas terão o mínimo de 17 membros para dar início aos trabalhos da comissão de inquérito mista mesmo que o PT decida não indicar os seus membros. (Folha de São Paulo)

4 comentários

Coronel

Pois acho que o tal "blocão" da Câmara irá aderir.

Ontem, em entrevista no programa “Os pingos nos Is” de Reinaldo Azevedo/Jovem Pan, Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara se manifestou quanto a CPI Mista afirmando:

“Não vamos fazer o papel nem de beque governista, nem vamos ser ponta de lança oposicionista; nós vamos nos ater aos fatos, que são os fatos que têm que ser apurados. Nós não vamos aceitar que não tenha a CPI mista; ela já está criada”.

E, ainda, emendou: “A gente acha que tem um malfeito, sim, na Petrobras; estes estão fartamente denunciados: há um ex-diretor da Petrobras preso; há uma série de denúncias na imprensa que precisarão ter respostas, e isso tem de ser apurado. A gente quer participar de uma resposta à sociedade sobre esses malfeitos que são denunciados”.

O Sr. Renam junto com bruxa podem fazer as manobras que quiserem, que não conseguirão deter a CPI MISTA!


Chris/SP

Reply

RENAN SEMPRE DE COSTAS PARA O PAÍS E PARA O POVO BRASILEIRO. DE FRENTE? SÓ PARA ELLE MESMO

Reply

Se pegarmos o portifólio, vamos ver que a ANTA tem sempre ao seu lado um capanga armado de artimanhas escusas. PERIGOZÍSSIMA!

FORA PT, BANDO DE MUTRETEIROS.

Reply

Se não teme é porque já achou em quem por a culpa.

Reply