Dilma conduz o Brasil rumo ao último lugar no Ranking da Competitividade. Caímos mais 3 posições em 2014. A queda já é de 16 posições sob a presidência da petista.

Ainda estamos à frente da Argentina de Cristina Kirchner e da Venezuela de Nicolas Maduro, mas já fomos ultrapassados pelo Uruguai de José Mujica.

O Brasil caiu quatro posições no ranking de competitividade e está entre as sete piores economias do Índice de Competitividade Mundial 2014 (World Competitiveness Yearbook - WCY), que será divulgado hoje pelo Institute for Management Development (IMD) e pela Fundação Dom Cabral. O país agora ocupa o 54 ºlugar, somente à frente de Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela. Publicado anualmente desde 1989, o guia avalia 60 países. 

De acordo com Carlos Primo Braga, professor do IMD e diretor do grupo Evian, o mais importante a constatar é que há uma tendência de declínio do Brasil porque pelo quarto ano consecutivo ele apresenta piora na sua classificação. Braga explica que eventualmente de um ano para o outro há casos de pioras pontuais na posição relativa de um país, mas no caso brasileiro já se constata a deterioração em um horizonte de longo prazo. Em quatro anos, o país perdeu 16 posições. Em 2010, quando a pesquisa avaliava 58 países, como comparação, o Brasil ocupava o 38 º lugar.

Segundo Braga, houve piora principalmente do ambiente de negócios, destacou ele, citando, entre vários fatores que contribuem para isso, a baixa produtividade do trabalho, pela pouca qualificação da mão de obra.

O ranking tem quatro pilares para mensuração dos resultados: performance econômica, eficiência do governo, eficiência dos negócios e infraestrutura. São ao todo 338 critérios dos quais dois terços são relacionados a informações estatísticas (os indicadores usados referem-se a 2013) e um terço é elaborado a partir de questionários com empresários.

A pesquisa mostra que o Brasil manteve no ranking de 2014 uma má performance em itens como: infraestrutura, considerada precária; abertura da economia, avaliada como pequena por Braga e ruim para o crescimento do país; e pela sua estrutura institucional-regulatória, tida como ineficiente. Entre outros problemas do país também está o "aumento significativo de preços".

Em relação à eficiência do governo, o Brasil está desde 2011 entre os cinco piores países, por não apresentar "simplificação nas legislações trabalhistas e no sistema regulatório". Pesam desfavoravelmente também a alta carga tributária direta e indireta e as taxas de juros de curto e longo prazos que desestimulam o investimento na produção.

"A redução do custo de se fazer negócios no Brasil deveria ser prioridade do governo, deveria haver formas de reduzir burocracia, de aumentar a transparência e com isso reduzir a possibilidade de corrupção. São coisas que deveriam estar no topo da agenda do governo", diz Braga.

A maioria dos países emergentes apresentou uma piora em relação à sua classificação no ano anterior na pesquisa. De acordo com Braga, além de ter ocorrido uma melhora relativa de economias centrais da Europa (como Alemanha) e do Japão, houve um crescimento econômico menor dos emergentes que explicam essa deterioração. Segundo o ranking, o melhor país em competitividade são os Estados Unidos (que já lideravam em 2013), seguido pela Suíça, Cingapura e Hong Kong. (Valor Econômico)

5 comentários

OFF:

Do blog de Aluizio Amorim:

quinta-feira, maio 22, 2014

MAIS UM LIVRO-BOMBA! EX-GUARDA-COSTA DE FIDEL CASTRO REVELA O LADO OCULTO DO PSICOPATA DE HAVANA: LUXO, RIQUEZA E PRAZERES SEM LIMITE!

(...)
E nunca é demais lembrar que Lula, Dilma e seus sequazes são todos amigos íntimos de Fidel Castro e desejam imitá-lo no Brasil, como faz Maduro na Venezuela. O objetivo do PT é criar no Brasil um sistema de governo similar à ditadura cubana, o que por si só já é motivo suficiente para não eleger ninguém do PT, nem um mísero vereador!, que dirá o presidente da República!
(...)
http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/mais-um-livro-bomba-ex-guarda-costa-de.html


NÃO, OS PETRALHAS NÃO VÃO TRANSFORMAR O BRASIL NUMA CUBA, OU VENEZUELA.

Parafraseando a Flor Lilás:

O BRASIL NÃO É VERMELHO !
O BRASIL É VERDE E AMARELO!


Em outubro, vamos eleger Aécio Neves Presidente!

Em outubro, vamos mudar o Congresso Nacional, não elegendo mais petralhas ou aliados.


Chris/SP


Reply

Cel
Cris, se dependesse só de nós com certeza nenhum petralha seria eleto, porém...
Esther

Reply

A Bulgária estaria ainda pior se dilmente tivesse continuado lá...

Reply

Legenda da foto:

'O DIABO A QUATRO'

Reply

Quatro representantes do atraso de seus Países e da exploração de seu povo.

No lugar de cérebro têm bolo fecal, o mesmo que excretam pelo anus.

Reply