Campanha de Campos quer maquiar programa do PSB escondendo a "socialização dos meios de produção" e "limites à propriedade privada".

A coordenação da pré-campanha do presidenciável Eduardo Campos demonstra preocupação com trechos do manifesto do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que defendem a "socialização dos meios de produção" e limites à propriedade privada. Para tentar anular ataques, a coordenação propõe alterar o documento de fundação do partido. Uma mensagem já circula na internet com críticas ao manifesto do PSB, a fim de atingir Campos.

O tema foi exposto em e-mail enviado ontem pelo coordenador de comunicação da pré-campanha, Alon Feuerwerker, ao próprio Campos. A mensagem foi flagrada pela Folha durante evento do pessebista com a Juventude do PPL (Partido Pátria Livre), no Rio.

No e-mail, Feuerwerker reencaminha uma mensagem enviada por um colaborador que descreve o ataque ao partido que circula na internet. O coordenador questiona Campos, presidente nacional do PSB, se é possível alterar o manifesto do partido na convenção em junho. "Tem como mexer nisso na convenção de junho?", diz o e-mail do coordenador.

O evento será o mesmo em que Campos será oficializado candidato à Presidência, tendo como vice Marina Silva. A sequência de fotos não mostra a resposta de Campos. Feuerwerker confirmou o envio do e-mail, mas não quis se estender em relação à preocupação da campanha com o documento. "Apenas reencaminhei um e-mail que recebi. Ele não respondeu." Procurada, a assessoria de Campos não respondeu às ligações da reportagem.

O manifesto do PSB --partido extinto pela ditadura militar em 1965-- é datado de abril de 1947. Em seu item 7, afirma: "O objetivo do Partido no terreno econômico é a transformação da estrutura da sociedade, incluída a gradual e progressiva socialização dos meios de produção, que procurará realizar na medida em que as condições do país a exigirem".

O programa diz que "a socialização realizar-se-á gradativamente, até a transferência, ao domínio social, de todos os bens passíveis de criar riquezas, mantida a propriedade privada nos limites da possibilidade de sua utilização pessoal, sem prejuízo do interesse coletivo". Após a refundação da legenda, em 1985, o manifesto foi mantido.

DISCURSO PADRÃO

A troca de e-mails também traz um texto classificado de "discurso padrão" de Campos, de ataque à política econômica do governo federal. O mote é mostrar que "o Brasil vinha melhorando, e parou de melhorar". O documento expõe a estratégia do pessebista em apontar o que considera retrocessos da gestão Dilma Roussef no combate à inflação, à desigualdade social e no crescimento do país.

"Achávamos que tínhamos derrotado a inflação, e vemos a inflação bater à porta dos assalariados. É um Brasil que achava que havia terminado o tempo de crescer pouco, e o país volta a crescer menos que a América Latina e o mundo", disse Campos à Juventude do PPL, reproduzindo roteiro. O pessebista afirmou que o país perdeu "o rumo estratégico".

"Em 2010, saímos da crise usando os remédios keynesianos clássicos que animaram a economia. Talvez ali não fizemos um debate de profundidade, de ter uma pauta estratégica além de ganhar a eleição. Parecia que a presidenta ia fazer isso em 2011, mas não fez. Houve o contrário. Cresceu a sensação de que as mudanças para melhor foram interrompidas", disse Campos. Ele criticou o controle do preço da gasolina para segurar a inflação. (Folha de São Paulo)

13 comentários

Ele é a continuação de Lulla. Vide sua Vice. Quais são as suas origens?

Reply

Coronel,

Cuidado, pois pode ser jogo do PT!

Todos sabem disto e também sabem que essa declaração é jurássica.

Destruir o Campos só beneficia o PT!!

JulioK

Reply

Coronel

Esta foto diz muita coisa!

Eduardo Campos sempre foi lulista e, acompanhado da rainha das florestas, fica pior ainda.

Diz Aluizio Amorim:

"Se o Eduardo Campos entrou para valer nessa empreitada tem de pegar o programa do PSB e jogar no lixo. Não sem antes espicaçá-lo.
E para finalizar, fica uma indagação: caso haja segundo turno e Aécio Neves dispute com a Dilma, que fará Eduardo Campos? Volta para o colo de Lula ou apoia Aécio?"

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2014/05/manifesto-do-psb-o-partido-de-eduardo.html



Chris/SP

Reply

Mais uma opinião de blogueiro contra Eduardo Campos:

SOCIALISMO À LA EDUARDO CAMPOS: O VELHO TOTALITARISMO DE SEMPRE.

Brinquei, ontem, no twitter, perguntando a Eduardo Campos o que é socialismo no século XXI. Claro que não obtive resposta. Mas a Folha, na edição de hoje, traz como manchete o manifesto do PSB definindo o que entende por socialismo: é a mesma arenga totalitária do fracassado comunismo - ataque à propriedade privada e, pasmem, "socialização dos meios de produção", ou seja, estatização das empresas.

Preocupada, a coordenação da campanha quer maquiar o documento. Bene, como Campos foi ministro de Lula, deve saber muito bem como fazer maquiagens.
(...)

http://otambosi.blogspot.com.br/2014/05/socialismo-la-eduardo-campos-o-velho.html


Chris/SP

Reply

O que mais me chamou a atenção foi que após os ácidos comentários de sua vice Marina Silva em relação ao Aécio Neves, o Eduardo Campos deve ter levado um chega para lá dela e mudou radicalmente de postura neste final de semana e passou a mostrar para o distinto eleitor, que ele e seu programa de governo não tem nada a ver com o Aécio Neves. Vamos ver se finalmente o Aécio assume de vez a condição de um candidato feroz à presidência da república e passe a fazer uma campanha voltada para isto ou vai continuar com esta sua política nhem nhem nhem elogiando adversários e procurando se assemelhar a eles, como pregam (em comentários) seus inocentes seguidores, que o acham um mestre político. Se ele visa apoio no 2º turno, primeiro precisa garantir que lá esteja ele e depois ver com quem pode fazer coligação apesar de eu achar, que o pessoal da Rede jamais fechará com ele, setores do PSB podem sim.

Reply

hei, amigo, cadê aquela foto do campos com os dizeres "na hora, o azulzinho vira vermelho...????
publica ai, publica ! tá na hora de espalhar pela rede...

Reply

hei, amigo, cadê aquela foto do campos com os dizeres "na hora, o azulzinho vira vermelho...????
publica ai, publica ! tá na hora de espalhar pela rede...

Reply

Campos tem uma carga maior do que o seu caminhãozinho para carregar:
- a sua amizade e a sua participação no governo Lula e também no governo Dilma;
- o socialismo do qual ele é herdeiro do seu avô. Socialismo que ninguém mais acredita: socializar a miséria e "distribuir" a riqueza dos outros enquanto tiverem dinheiro;
- uma mala chamada Osmarina para carregar na campanha eleitoral.
Será que tem cacife para tanto ?

Reply
Jurandir D'almeida mod

E se somarmos com a Marina Silva que não e nada confiável...
Conclusão: SÃO LOBOS EM PEJE DE CORDEIRO...

Reply

Se o pré-jurássico roberto amaral apita alguma coisa no psb, como parece, o partideco continuará travado na ideologia ultrapassada, contraproducente e, o que é muito pior, assassina.

Reply

Cel
Sempre leio os comentários de vários jornais e blogas. Adoro! O que tenho notado é que as pessoas não gostam da Marina e que ela está prejudicando o Campos. Ele é contra a redução da maioridade penal. Pra mim isto basta para não votar nele. Sendo comunista então, é a pá de cal de sua candidatura, pra mim, né.
Esther

Reply

O Campos declarou que é contra a redução da maioridade penal. A sua vice é contra o agronegócio, o qual sustenta o Brasil. Querem mais motivos para NÃO votar no Campos?

Reply

É, elles são membros do foro de SP, ao lado do pt, das farc e outros esquerdopatas liberticidas.

Reply